EUA Montadoras/Fábricas SUVs Toyota

Toyota anuncia produção de novo SUV nos EUA – Poderia ser brasileiro

Toyota anuncia produção de novo SUV nos EUA - Poderia ser brasileiro

A Toyota está construindo uma fábrica nova em Huntsville, Alabama. A nova planta americana será operada em conjunto com a Mazda, tendo capacidade para 300.000 carros por ano, sendo 50% do volume para cada fabricante. No lado da gigante japonesa, a unidade faria o Novo Corolla. Entretanto, a coisa não sairá mais como planejado.


O motivo é que as vendas do Novo Corolla estão em baixa nos EUA. A culpa recai sobre os SUVs, agora preferência da maioria dos consumidores. Por isso, o carro que tomará o lugar do best seller mundial será um novo utilitário esportivo. A Toyota não revelou detalhes do produto, apenas dizendo que o mesmo ainda será anunciado oficialmente.

Toyota anuncia produção de novo SUV nos EUA - Poderia ser brasileiro

Isso indica que o produto não tem similar atualmente, dentro da marca. A única suspeita que recai sobre o produto é o conceito FT-4X, apresentado em Nova Iorque há dois anos e prometido para produção. O SUV é um produto que foca no 4×4, assim como o Jeep Renegade, por exemplo.


Feito na plataforma TNGA ou semelhante da Mazda, o Toyota FT-4X se encaixa como um SUV “da moda” e que deve arrastar muitos consumidores para as concessionárias americanas, ainda mais com pacotes de personalização. E por que ele nos interessa? Com 4,249 m de comprimento, 1,821 m de largura, 1,623 m de altura e 2,639 m de entre eixos, se converte em um forte SUV compacto aqui.

Toyota anuncia produção de novo SUV nos EUA - Poderia ser brasileiro

A planta de Indaiatuba-SP poderá fazer qualquer carro TNGA e este utilitário esportivo, com um aumento da produção da unidade, seria um anti-Renegade (atual líder nacional) da Toyota. Seu potencial o leva ainda para Índia, Rússia, Sudeste Asiático e, obviamente, a China. Isso sem contar o próprio Japão.

Enquanto a Toyota vê potencial num SUV novo, também percebe que o Novo Corolla não está imune à onda de SUVs nos EUA. Suas vendas caíram de 360.483 carros em 2016 para 280.886 em 2018. Ou seja, não se justifica uma segunda planta nos states (Blue Springs, Mississippi, é a outra).

Toyota FT-4X Concept – Galeria de fotos

[Fonte: Carscoops]

Toyota anuncia produção de novo SUV nos EUA – Poderia ser brasileiro
Nota média 3.9 de 9 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • vi.22

    Esse tem cara de jipe, aparentemente um veículo mais rústico e robusto.

  • Benny Blanco

    Renegade Nippon.

  • Ricardo

    Q coisa horrível!

  • CanalhaRS

    O SUV da Toyota aqui já está decidido.
    Será o DN Trec, da Daihatsu, talvez com alguns detalhes mexidos para ficar ao gosto dos brasileiro.

    • vi.22

      E um carro interessante ..

      • CanalhaRS

        O problema é que se trata de um produto inferior, de uma marca popular, que a Toyota venderá com sua. Mais ou menos como a Renault vendendo Dacia aqui.
        E sabendo que a japonesa mete a faca nos preços, fica uma frustração enorme. Mereciamos algo melhor da marca.

        • ( ͡° ͜ʖ ͡°) 🇭 🇺 🇬 🇴

          Corre por fora o SUV vendido na Ásia Rush com 4,40 metros , é um Toyota de nascimento , mas parece ser um projeto baixo custo igual o Yaris nacional.

          • andrevilsonpereira

            pode ser 2 suvs ao invés de 1 o Dn Trec enfrentaria o Renegade e a versão de produção desse FT 4X para enfrentar o Compass já que Rav4 entra numa faixa de preço maior que os supracitados, ao invés desse Dn Trec poderia ser o Rush (lembrando que o Rush também é vendido como Daihatsu Terios) agradaria mais o publico do que o dn trec

            • ( ͡° ͜ʖ ͡°) 🇭 🇺 🇬 🇴

              Ft4x é muito pequeno para enfrentar o Compass.

              • andrevilsonpereira

                de fato é mesmo, a Toyota poderia trazer o Rush para enfrenta-lo pois tem pelas fotos ele tem mais o porte do Compass que do Renegade

  • Edgar

    Esse conceito é muito bacana, tem tudo pra ser um concorrente do Renegade e Cia…

  • Paulo

    Tem um visual bem interessante. Quem se lembra do FJ Cruiser? Era diferente e interessante ao mesmo tempo.

  • leitor

    Uma questão dos SUVs é ser preferido por e para madames. Acho que nenhuma vai gostar desse. Consequentemente existe uma chance de ficar com outro segmento que gosta desse tipo de carro. Tem consumidor pra isso, mas não tantos.

    • Funcionou com o Renegade. Não sei porque não funcionaria com a Toyota, que goza de uma reputação de robustez até superior à da Jeep por aqui. Acho que se viesse, teria tudo para ser best-seller. Só não sei com relação a custos, como seria. Mas nem mesmo preço alto na venda costuma ser problema para Honda e Toyota por aqui…

      • leitor

        Como disse, tem consumidor pra isso. Sim, Renegade é uma releitura do Jeep, isso conta muito. Só não é o mais desejado.

  • Dadu_V8

    Já que estão fazendo versões SUV até de carrinho de rolimã, que venha esse novo Toyota Bandeirante!

  • 4lex5andro

    Lembrou o Kia Soul e o Jeep Renegade, boa solução da Toyota nesse estilo ”quadrado”.

    Só não ficou bem explicado como funcionaria esse painel, como seriam as telas de navegação, se projetadas no para-brisa ou na forma de um cluster, alternando informações nos mostradores convencionais.

    Sendo o ft-4x a base do novo Suv, que ao menos, o estepe não fique necessariamente pra fora e as maçanetas sejam ”normais”.

    • Ernesto

      Acho que teve inspiração dentro da própria Toyota: o FJ Cruizer.

  • zekinha71

    E aqueles squeeze nas portas com função de puxadores.

    • Coisa de carro-conceito, mesmo. Deve vir bem mais convencional na versão de produção.

  • Interessante conceito. Faria sucesso por aqui.
    A Toyota no Brasil vai ter que começar a pensar em um SUV no curto prazo. Os sedãs médios são os próximos da lista de vítimas dos SUV’s compactos, pode escrever aí. Depois de peruas, vans e hatches médios, certeza que o processo de ostracismo vivido por essas categorias está em curso agora entre os sedãs médios. É questão de tempo.

  • RKK

    Não dava para fazer mais feio ?

  • Airplane

    Bizarro !

  • Klaus Nickel

    Achei interessante a telinha atrás do volante. Pode ser uma tendência.

  • André Martani

    A Lego agradece, é só copiar…😂

  • Wagner Martins

    Design interessante. Parece um Hummer menor. Podiam trazer o Chr também.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email