Carros Conceito Ecologia EUA Híbridos Veículos Comerciais

Toyota apresenta caminhão movido por hidrogênio

toyota-truck-hydrogen Toyota apresenta caminhão movido por hidrogênio

A Toyota tem planos para oferecer uma frota de caminhões movida por células de combustível nos EUA. O projeto gerou um conceito movido por hidrogênio, que poderá ser um concorrente da Nikola Motors e até da Tesla. Ele faz parte de um programa de emissão zero em transporte do porto de Los Angeles, que pretende reduzir as emissões de poluentes no complexo portuário.

Para construir seu caminhão ecológico, a Toyota utilizou a americana Kenworth, que pertence à Paccar, com um modelo da Classe 8. De acordo com o divulgado, o veículo tem potência superior a 670 cv e 182,5 kgfm. Além disso, o caminhão conta com duas pilhas de células de combustível do Mirai e bateria de lítio de 12 kWh.

toyota-truck-hydrogen-a Toyota apresenta caminhão movido por hidrogênio

O conjunto motriz permite ao caminhão Kenworth-Toyota tracionar até 36,3 toneladas. A autonomia estimada é de 322 km. Para movimentação de cargas no porto de Los Angeles, o caminhão parece atender bem, mas para viagens de longa distância, ainda não é uma opção viável, bem diferente do rival da Nikola, que terá autonomia de 1.930 km quando estiver no mercado, em 2020.

Para a Toyota, o caminhão movido por hidrogênio é apenas o começo, pois em 2020, a montadora disponibilizará ônibus equipados com células de combustível para os Jogos Olímpicos de Tóquio, zerando assim as emissões de poluentes durante e após o evento, já que a frota deve ficar à disposição do transporte público de passageiros.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend