Toyota Aygo X é a nova proposta de entrada da japonesa na Europa

Toyota Aygo X é a nova proposta de entrada da japonesa na Europa

Enquanto muitas marcas estabelecidas na Europa já se preparam para encerrar com os subcompactos urbanos, outras reforçam que ainda é possível vendê-los em meio à eletrificação forçada no continente. Este é o caso do Toyota Aygo X.


Sem a PSA, que é uma das que desistiram de produtos como Citroën C1 e Peugeot 108, a Toyota aposta no Aygo X como uma alternativa de visual apelativo e preço comedido, ainda que esteja longe de ser um Dacia.

Toyota Aygo X é a nova proposta de entrada da japonesa na Europa

Terceira geração do Aygo, que teve sempre os irmãos franceses, o Aygo X andará sozinho no segmento dos subcompactos com a plataforma modular GA-B da Toyota Global New Architecture (TNGA), a mesma do Yaris francês e do Yaris Cross.

Andrea Carlucci, vice-presidente de produto e marketing, Toyota Motor Europe, diz: “o segmento A é muito importante para nós.

Toyota Aygo X é a nova proposta de entrada da japonesa na Europa

Não só trouxe muitos novos clientes para a Toyota. Também cumpre a nossa missão de fornecer a todos a solução de mobilidade certa”.

Com 3,700 m de comprimento, 1,745 m de largura, 1,510 m de altura e 2,430 m de entre-eixos, 90 mm maior que o anterior, o Toyota Aygo X tem 231 litros no bagageiro e mais espaço interno.

Tendo visual expressivo, chama atenção pelos novos faróis de LED com luzes diurnas bem envolventes, enquanto a grade inferior embute ainda os faróis de neblina.

Toyota Aygo X é a nova proposta de entrada da japonesa na Europa

Na carroceria nova, apliques pretos se destacam nas saias de rodas, base das portas e coluna C, elevando-se até o teto. Isso, sem dúvida, marca bem o visual do Toyota Aygo X.

Isso sem contar que ele recobre teto e toda a traseira, exceto uma parte do para-choque. Já as lanternas em LED estilosas e pronunciadas, ajudam a quebrar com o preto do acabamento traseiro.

Toyota Aygo X é a nova proposta de entrada da japonesa na Europa

A Toyota deu uma virada de mesa no interior, com painel trazendo elementos arredondados nos difusores de ar e, em especial, no centro do conjunto, onde fica a multimídia Smart Connect com Android Auto e Apple CarPlay.

Já o cluster tem velocímetro analógico no topo do conjunto, com display inferior digital e indicadores de temperatura da água e nível de combustível nas extremidades.

Toyota Aygo X é a nova proposta de entrada da japonesa na Europa

As portas também possuem formas arredondadas. O sistema de som JBL tem 300 watts. Ele tem quatro pacotes de cores e customização: Cardamom, Chilli, Ginger e Juniper.

Com alerta de colisão com frenagem automática, o Aygo X tem controle de cruzeiro adaptativo, leitor de faixa e alerta de ponto cego, bem como múltiplos airbags.

Toyota Aygo X é a nova proposta de entrada da japonesa na Europa

Equipado com rodas aros 17 ou 18 polegadas, o pequeno tem motor 1KR-FE de 1 litro e 3 cilindros, entregando 72 cavalos e 9,5 kgfm, com transmissão Super CVT, que tem engrenagem de saída e correias/polias nas demais.

Há também opção manual, mas o S-CVT é 0,1 segundo mais rápido, indo de 0 a 100 km/h em 15,5 segundos, mas indo até 151 km/h contra 158 km/h do manual. O consumo médio é de 21,7 km/l.

Toyota Aygo X 2022 – Galeria de fotos

 

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.