Toyota bZ4X segue a Honda como o primeiro SUV elétrico da marca

Toyota bZ4X segue a Honda como o primeiro SUV elétrico da marca

A Toyota também entrou na dança dos elétricos e agora o bZ4X surge como o primeiro integrante de uma nova linha de carros 100% energizados no maior fabricante de híbridos do mundo. “Conceito”, ele poderia ser emplacado e sair rodando de tão fiel à produção.


Também relutante com carros elétricos, assim como a Honda, a Toyota busca uma contrapartida para manter-se na tendência mundial de eletrificação plena, trazendo o bZ4X à luz numa proposta que terá ainda outros irmãos.

Feito sobre a plataforma TNGA, o Toyota bZ4X terá um papel mais global que o Honda e: prototype, por exemplo. Embora ostente o logo da marca, a linha bZ (Beyond Zero) será de fato uma submarca vendida na China, Japão, Europa e EUA.

Toyota bZ4X segue a Honda como o primeiro SUV elétrico da marca

Andrea Carlucci, gerente de marketing e desenvolvimento de produto da Toyota Europa, diz: “Decidimos criar o que podemos chamar de ‘submarca’: uma nova geração de veículos com uma linguagem de design bastante consistente e, em última análise, uma experiência de consumidor consistente”.

Carlucci completa: “E, fundamentalmente, esta raça de veículos pertencerá a uma família que não pode ser associada a outros veículos.” Com 17 milhões de eletrificados vendidos em mais de 20 anos, a Toyota emplacou 1,95 milhão em 2020.

Toyota bZ4X segue a Honda como o primeiro SUV elétrico da marca

Ela também gerou o primeiro híbrido flex do mundo, mas no campo dos carros elétricos, a Toyota está apenas começando e já trazendo um produto conceitualmente interessante.

Por fora, o bZ4X não exibe a agressividade de alguns modelos, mas chama atenção pelos faróis full LED com barra escura no lugar que seria de uma grade se tivesse motor a combustão.

A frente pronunciada destoa da área envidraçada pouco fluida, enquanto as colunas C inclinadas reforçam a dianteira, assim como as lanternas em LED inteligentes sob um pequeno defletor de ar.

Toyota bZ4X segue a Honda como o primeiro SUV elétrico da marca

Por dentro, o Toyota bZ4X tem um painel modular, com revestimentos em tecido, tela central da multimídia como se fosse a de um notebook implantado ali, enquanto o cluster digital é tão recuado que ocupa a função de HUD.

Mas, o que vai estragar a vida de muitos “puristas” da Toyota, especialmente no Brasil, é o volante em estilo manche, que faria inveja à Elon Musk. Nele, não há como “ordenhar vaca”, já que as mãos precisam estar nos lados da direção ou o motorista é um piloto comercial na aproximação final…

A Toyota diz que ele é aderente às condições de direção e responsivo, além de oferecer sensação de mais espaço interno. Nesse volante, curva fechadas ou desvios de trajetória, assim como manobras, terão variação de giro.

Toyota bZ4X segue a Honda como o primeiro SUV elétrico da marca

O console elevado tem elemento vazado e uma “mesa” em preto brilhante com os comandos de marcha e modos de condução.

A Toyota infelizmente não revelou o pacote de baterias e nem dos motores, mas diz que ele terá tração AWD em parceria com a Subaru, provendo desempenho off road destacável. Vem? É claro, que não… Pelo menos não tão cedo.

Toyota bZ4X Concept – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira
Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

Deixe um comentário