Toyota: Camry e Prius saem do mercado, mas voltam na linha 2022

Toyota: Camry e Prius saem do mercado, mas voltam na linha 2022

UPDATE: Posicionamento da Toyota sobre a saída de Camry e Prius. 


Eles sumiram do site da Toyota, embora ainda constem na tabela de preços da marca japonesa no Brasil. Contudo, Camry e Prius, deixam o mercado nacional por questões comerciais, mas a empresa garante que eles retornam na linha 2022.

O Camry, por exemplo, não teve nenhum emplacamento em 2021 e deverá voltar como híbrido, ficando assim mais sofisticado e eficiente em consumo, dado que a versão até então vendida no mercado, tinha motor V6 3.5 de 310 cavalos.

Vendido somente na versão XLE, o Camry tinha transmissão automática de oito marchas e 37,7 kgfm, suficientes para um bom desempenho do sedã importado dos EUA, que custava R$ 319.290.

Parcialmente completo, o Toyota Camry XLE (confira aqui a Avaliação NA) contrastava com a falta de alguns itens merecidos em um carro de sua classe, como, por exemplo, a falta de Google Android Auto e CarPlay, como na Lexus.

Também não tinha teto solar elétrico, nem aquecimento ou ventilação dos bancos, mas, em contrapartida, tinha bancos traseiros com encostos elétricos, persianas nas portas traseiras e elétrica na vigia traseira.

Toyota: Camry e Prius saem do mercado, mas voltam na linha 2022

Tinha modo de acesso para o banco do motorista e ajustes de som para quem vai atrás. Seu pacote era um tanto estranho, é verdade, mas isso pode mudar quando o híbrido chegar, sendo este mais fraco: 218 cavalos e 22,5 kgfm.

O Camry Hybrid já foi até registrado no INPI e faz mais sentido que um V6 3.5 tradicional. Já o Prius é outra ausência sentida, porém, deverá retornar com mais eficiência na linha 2022.

Estranhamente, ele não tem versão flex, apesar de usar o mesmo motor dos Corolla e Corolla Cross, porém, é um produto importado.

Com sedã e crossover já oferecidos aqui, o Prius perdeu mais do pouco apelo que já tinha e não faz sentido voltar ao mercado. Este ano, apenas três unidades foram emplacadas. Em seu lugar, a Toyota poderia trazer outro produto. Nesse caso, qual você queria ver por aqui?

Nota oficial da Toyota:

A Toyota do Brasil informa que, por questões estratégicas comerciais, as importações dos modelos Camry e Prius foram suspensas temporariamente no País. Estamos avaliando a retomada da oferta destes produtos para o início do ano que vem, já com as novidades das versões ano/modelo 2022, seguindo nosso compromisso de oferecer produtos de alta qualidade e tragam sorriso no rosto dos nossos consumidores, atendendo às suas necessidades de mobilidade.

Seguimos oferecendo no Brasil uma linha de produtos robusta que conta com os SUVs Corolla Cross, SW4 e RAV4, Yaris hatch e sedã, a picape Hilux e o sedã médio Corolla. Os modelos estão disponíveis em toda rede de concessionárias da marca no País.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.