Híbridos Mercado Toyota

Toyota comemora mais de 15 milhões de híbridos vendidos no mundo

Toyota comemora mais de 15 milhões de híbridos vendidos no mundo

Em 1997, um sedã compacto de linhas chamava atenção no Japão por ter dois motores a bordo. Um era movido por gasolina, enquanto o outro era elétrico, alimentado por uma bateria de níquel-hidreto metálico e pelo 1.5. Este era o Toyota Prius.


Com ele, a Toyota deu início a uma importante revolução nos automóveis, a hibridização em massa. Hoje, 23 anos depois, a marca japonesa já vendeu mais de 15 milhões de carros com essa tecnologia. Desde o conceito há 25 anos, a montadora foca essencialmente no futuro com o lançamento presente de vários modelos.

Toyota comemora mais de 15 milhões de híbridos vendidos no mundo

Ao todo, 44 produtos da Toyota atualmente possuem tecnologia híbrida, que inclui ainda o sistema plug-in de recarga externa da bateria (de lítio, nesse caso) e células de combustível com hidrogênio. De acordo com a empresa, 120 milhões de toneladas de CO2 foram evitadas em 23 anos de atuação dos híbridos da marca.

Entre as ofertas atuais, a Toyota cita também os elétricos puros, mas é no híbrido que a marca japonesa se destaca, especialmente em relação ao Brasil, tendo lançado no ano passado o Toyota Corolla Hybrid, que a empresa imaginava vender 20% do mix. Contudo, ela se enganou.

Toyota comemora mais de 15 milhões de híbridos vendidos no mundo

Atualmente, o mix de vendas do Corolla Hybrid é de quase 40%, alterando a programação da montadora com seu fornecedor japonês, a fim de atender a demanda. Equipado com motor 1.8 Flex, sendo o primeiro híbrido do mundo com essa tecnologia, o sedã médio entrega 123 cavalos e tem consumo que pode chegar a 20 km/l com etanol.

Pelo movimento da marca, o Corolla Hybrid não ficará muito tempo sozinho na produção brasileira, já que se espera que o “Corolla Cross Hybrid” complete a gama com produção em Sorocaba. O potencial ainda chega aos compactos, onde se espera pela hibridização do próximo Yaris nacional e seus derivados.

Toyota comemora mais de 15 milhões de híbridos vendidos no mundo

Além disso, o Toyota RAV4 Hybrid está vendendo bem no mercado, vindo ele importado, assim como o precursor de tudo isso, o próprio Prius, que está no mercado brasileiro há alguns anos.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • T1000

    Não sabia que usava este tipo de bateria; é um dos melhores que existem, com a maior vida útil e densidade de carga em relação a outros tipos. É bem cara.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email