Toyota confirma compacto híbrido flex no Brasil

Toyota confirma compacto híbrido flex no Brasil

A Toyota confirmou que terá um compacto com motorização híbrida flex no Brasil. Massahiro Inoue, presidente da Toyota na região, falou sobre a eletrificação e o etanol em entrevista para o jornal Folha de São Paulo.


Questionado sobre a possibilidade de um compacto híbrido flex no Brasil, Inoue confirmou que a montadora japonesa terá um “carro pequeno” com esse tipo de motorização no mercado nacional.

Para a Toyota, o híbrido flex é a solução para o Brasil, que já utiliza o combustível vegetal há 40 anos e, hoje, ele é praticamente carbono neutro, com emissões de CO2 somente na produção do álcool.

Toyota confirma compacto híbrido flex no Brasil

Por isso, segundo Inoue, não é interessante gastar muito dinheiro para produzir baterias num país que não tem a infraestrutura necessária para abraçar os carros elétricos.

No caso do compacto, Inoue não deu detalhes, mas muito provavelmente este modelo será um crossover compacto abaixo do Corolla Cross, uma variante de baixo custo para mercados emergentes do atual Yaris Cross europeu.

O produto – como híbrido essencialmente – deverá ser produzido em Sorocaba-SP, assim como na Tailândia, Indonésia e possivelmente Filipinas, assim como na China.

Toyota confirma compacto híbrido flex no Brasil

O projeto ainda está na “Skunk Works” da Toyota, mas usará a plataforma modular TNGA (GA-B), a mesma do Toyota Aqua, que acaba de chegar ao mercado japonês em sua segunda geração.

Seguindo os passos do Aqua, o Yaris Cross “EM” (Emerging Market) deve aparecer por aqui com motor M15A-FXE 1.5 Dynamic Force Flex com 90 cavalos na gasolina e pelo menos uns 92 cavalos no etanol, além de motor dual elétrico de 61 cavalos.

Tendo esse pacote com caixa Transaxle (CVT) e modos de condução Eco, Power e EV, o Yaris Cross Hybrid poderia nascer puramente híbrido por aqui.

Ainda assim, o M15A-FXS entrega 120 cavalos e 14,7 kgfm, podendo ser usado com o CVT de sete marchas ou Direct Shift de 10 marchas nas versões mais baratas, tal como o M20A é usado nos Corolla e Corolla Cross.

[Fonte: Folha]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.