Esportivos Híbridos Hatches Japão Toyota

Toyota Corolla 2019: hot hatch híbrido para pegar Golf GTI

Toyota Corolla 2019: hot hatch híbrido para pegar Golf GTI

A Toyota está ficando bem ousada ultimamente. Além de aplicar uma estética bem expressiva, como fez na Lexus, a marca japonesa quer uma hibridização quase que total. Uma das propostas mais recentes vem da Austrália, onde o site Drive revelou intenções veladas do fabricante para ter um hot hatch híbrido.


A proposta é montar o projeto no Toyota Corolla 2019 que em alguns mercados é vendido como Auris em sua versão hatchback. Yasushi Ueda, engenheiro-chefe da empresa, disse que existem diversas possibilidades de motorização híbrida para este esportivo compacto da marca japonesa.

Ueda disse que a proposta de hibridização com gasolina “soa muito bem para ele” e disse: Eu tenho que considerar isso, eu tenho que investigar, pesquisar …” Ou seja, o projeto ainda está em seus estágios iniciais. Mas, a ideia é criar um produto para rivalizar com os hot hatches europeus, em especial o Golf GTI.

Toyota Corolla 2019: hot hatch híbrido para pegar Golf GTI


O engenheiro nipônico abriu o jogo: “Ainda não temos nenhum plano detalhado”, mas disse que a estrutura da plataforma TNGA beneficia o esportivo no sentido de fornecer-lhe a capacidade de tração nas quatro rodas. Nesse caso, especula-se que o motor elétrico fique instalado no eixo traseiro, enquanto o propulsor move o carro nas rodas dianteiras.

“Essa é a estrutura básica dentro da Toyota.”, disse Ueda sobre a versatilidade da TNGA nesse aspecto. Para a Toyota, o caminho do híbrido não tem volta e a lógica de um hot hatch movido parcialmente por energia faz todo sentido. Mas, como seria esse Corolla esportivo? Para ter um desempenho realmente empolgante, motor elétrico e baterias deverão ser mais potentes.

Além disso, o propulsor terá um papel fundamental tanto para mover o veículo quanto para recarregar as células de energia. Uma opção que seria viável atualmente é o motor 2.0 Turbo empregado pela Lexus no NX 300, por exemplo.

Toyota Corolla 2019: hot hatch híbrido para pegar Golf GTI

Ele tem 238 cavalos e, com um motor elétrico do Prius, já conseguiria um bom resultado em performance, podendo ir de encontro aos europeus Volkswagen Golf GTI Clubsport, Renault Megane RS, Ford Focus ST e Peugeot 308 GTi S, por exemplo. Até uma caixa automática poderia substituir a CVT nesse caso.

Para algo mais extremo, a Toyota teria mesmo que investir em baterias maiores e um motor elétrico mais potente, o que aumentaria o custo e obrigaria seu uso em outros carros da marca, talvez, muitos dos quais nem estejam na lista de prioridades para uma tocada esportiva. E aqui? Nada de esportivo, apenas o híbrido flex estará na pauta do dia.

[Fonte: Drive]

 

Toyota Corolla 2019: hot hatch híbrido para pegar Golf GTI
Nota média 5 de 6 votos

  • Ford Opala Attractive 200TSI

    Ousado, mas continua feio.

    • catucadão

      sem chances de ser considerado esportivo.

  • Sasaki

    Lindão ainda mais nesse azul calcinha!!!

    • Adriano Cardoso

      Essa só quem é dos anos 80 vai entender .

    • Louis

      O azul da primeira foto eu não gostei, agora o segundo azul, escuro e metálico, achei lindo. Se tivesse um azul desse no Yaris, eu compraria.

      • Edson Fernandes

        Eu não compraria o Yaris, mas que seria uma linda cor, seria.

        Se eu não me engano, essa cor existe para o Etios.

        Veja o primeiro anuncio:
        https://www.webmotors.com.br/carros/df/toyota/etios/cor.azul

        • Louis

          No Etios ficou horrível kkkk
          Na verdade acho que não é a mesma tonalidade.
          No Yaris tem um azul, mas que pra mim fica muito próximo do cinza, bem “apagado”.

          • Edson Fernandes

            Pensa que vc está vendo uma foto desse azul profissional que o cara aproveita o melhor angulo e inclusive usa efeito de computador para deixar esse tom reluzente e bonito.

            No Etios não né? rs

            Mas a cor é bem bonita sim, mesmo no Etios (já não digo o mesmo do carro).

            Se liga numa foto profissional:
            https://www.chavesnamao.com.br/tudo-sobre-carros-e-motos/toyota-etios/27/

  • Emanuel

    Se o nosso Corolla fosse híbrido eu acharia interessante mesmo custando o que custa no nosso mercado.

    • Edson Fernandes

      A ideia é que a proxima geração tenha na versão de topo uma versão hibrida. E isso ameaça inclusive a retirada do Prius do nosso mercado.

      • Emanuel

        Eu acredito que seja uma decisão acertada. O Prius é um carro mais de nicho, o Corolla entrando pra categoria dos híbridos com toda certeza vai trazer avanços pra todos nós se o público não rejeitar. Se o atual defasado e caro não foi rejeitado eu duvido que um hibrido não faça sucesso. Tem tudo para dar certo.

        • Edson Fernandes

          Na verdade, o Prius só é de nicho pelo preço. Só que na proxima geração do Corolla, ele irá ocupar essa faixa. E o problema seria um carro canibalizar o outro.

          E o Corolla teria um novo apelo para sua versão de topo… já que seria hibrida e não disputaria diretamente com outros produtos de topo devido a proposta do carro. (e venderia muito bem, pois a ideia de um sedan confiavel e robusto é o que mais passa por donos de Corolla).

          • Emanuel

            Fora o design que é muito futurista estereotipado e acaba afastando quem gosta de visuais mais sóbrios. Acredito que seja um dos principais pontos que levam o Prius a fazer pouco sucesso por aqui.

            • Edson Fernandes

              Concordo. Eu acho bonito de frente, mas extremamente carregado e feio de traseira.

              E eu mesmo se tivesse um, trocaria essas rodas ridiculas que a Toyota colocou.

  • Cardoso (não aquele)

    Por aqui o Hatch nem vai dar as caras.

    Achei esse Corolla Hatch novo muito bonito.

    • Diego Lip

      Há rumores de que possa vir importado e na versão híbrida.

  • Alexandre Maciel

    A Toyota tem o 86 e nunca quis trazer para cá.

    • Gabriel Loio

      O 86 n é hatch. É como um nissan 370z, como um audi TT, é um carro mais caro e de nicho que seria um Golf GTI

      • Alexandre Maciel

        Você tem razão A questão é que, nunca tendo trazido o modelo, para mim ela quer dizer que não tem interesse em segmentos mais exclusivos por aqui.

  • Wolfpack

    Muitos tentaram mas poucos cnseguiram rivalizar com o mito, mais um pra entrar pra lista. Toyota não tem carisma e tenta criar uma história em competições. Para mim o Célica foi o único que chegou perto da eternidade. Supra para fãs de drift, mas nada mais do que isso. Em Le Mans tentou, tentou e somente teve sucesso neste ano pela desistência da Porsche. Correu sozinha e ganhou. Outro mico foi a Fórmula 1 onde não existe espaço para amadores. Quando é chamado para o embate com os grandes, a Toyota fraqueja, seus métodos de desenvolvimento e inovação não se provam eficazes e esta falha e perde. Diferente da Honda, e Mitsubishi e mesmo Nissan que não fazem propaganda de seus métodos mas provam na pista seu valor. Ethios melhorado!

    • Edson Fernandes

      Rapaz… a Toyota no passado tem muita coisa incrivel viu. Tem um motor V6 dela que é biturbo, foi usado por diversos modelos inclusive em sedans grandes de luxo. Vale a pena pesquisar melhor sobre a historia de esportivos deles.

  • Salim Mahmood

    Carro Bonito e Arrojado se vier para o Brasil vai revitalizar o setor de hatch medios so a Toyota que tem essa capacidade o resto e urubu

  • Isaac Ferreira Santo

    Tem ao menos uma coisa que o GOLF GTI sempre terá a mais que qualquer hot hatch. HISTÓRIA e TRADIÇÃO

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email