Crossovers Recalls Sedãs Toyota

Toyota Corolla, Camry e RAV4 têm 80 mil unidades envolvidas em recall

toyota corolla xei 2011

A Toyota está convocando a partir de hoje (quarta-feira, 4) os modelos Corolla, Camry e RAV4 para recall no Brasil. De acordo com o divulgado da montadora japonesa, 80.212 unidades dos três modelos podem apresentar falha na lubrificação dos contatos elétricos do interruptor de acionamento do vidro elétrico da porta dianteira esquerda dos veículos.

O defeito pode causar derretimento dos componentes internos do interruptor, com a produção de fumaça e o seu não funcionamento, com baixo risco de incêndio no local, ocasionando lesões físicas e/ou danos materiais aos ocupantes do veículo.

toyota camry 2007

Para solucionar o problema, a Toyota vai promover a inspeção e a aplicação de graxa apropriada no interruptor do vidro elétrico da porta dianteira esquerda do veículo. Caso necessário, o componente será substituído.

O recall envolve unidades do Toyota Corolla fabricadas entre janeiro de 2009 e dezembro de 2010, do Toyota Camry de janeiro de 2006 a novembro de 2008 e do Toyota RAV4 de agosto de 2005 a junho de 2010. Confira abaixo os chassis envolvidos:

Toyota Corolla (XLi, GLi, XEi, SEG e Altis): de 5005966 a 5008071; de 5055804 a 5154345; de 5054790 a 5126227; de 5054765 a 5154426 e de 5054739 a 5126244.
Toyota Camry (XLE): de 3001147 a 3045580.
Toyota RAV4 (A/T 2.4L): de 5005722 a 5259611.

toyota rav4 2006

Para mais informações, a Toyota disponibiliza o SAC através do 0800 703 02 06 e o site www.toyota.com.br/servicos/recall.





  • Junoba

    Ho não fui enganado ! Me disseram que carro da Toyota nunca dava problema, e por isso boletei meu Corolla Altis em 72 vezes !

    • Stefano

      Eu concordo que há uma grande parcela de consumidores burros que não pesquisam nada e compram tudo em formação de manada… Como “maria-vai-com-as-outras”…

      MAS… cuidado com o recalque.

      • Junoba

        Estou ironizando a situação, não tem nada haver com ´´recalque“.

        • Stefano

          Tem a ver, sim… Está criticando gratuitamente as pessoas que compram Corolla financiado…

          Já disse: muitos são tontos, mas não são todos. É um dos carros mais vendidos do mundo inteiro, por sinal.

          É caro no Brasil? Outra conversa.

          • Junoba

            Estou criticando os tapados com caem na conversa da Toyota e que boletam a perder de vista.

            • dCarvalho

              Gostei do “boletar”, vou incorporá-lo ao meu vocabulário.

              • Junoba

                Fique avontade…

            • leomix leo

              Infelizmente minha mãe foi nessa manada em 2012, e graças a deus ela se desfez dele ano passado. Resumindo-se a um carro comum, com acabamento na media dos concorrentes, extremamente frágil, ruidoso, e com manutenção nada barata fora da garantia. O fusion pode ter seguro mais caro, manutenção mais cara, mais é muito mais carro, mais confortável, mais seguro, mais completo, mais potente e muito mais bonito. Pelos 100 mil pedidos a ele, fico com o da Ford sem pensar, foi o que minha mãe fez no final do ano passado.

              • Bittencourt

                As características que você citou podem ser atribuídas ao Corolla sem problemas, dependendo do seu referencial (o Fusion, por exemplo), mas frágil?!
                Não sei a forma, nem por onde sua mãe dirige, mas essa “qualidade” não se atribui ao Corolla não, a não ser que ela tenha sido “premiada” com algum modelo problemático.
                Quais os defeitos que ele apresentou?

              • GPE

                To longe de ser fã do Corolla. Agora dizer q é frágil e ruidoso é complicado. Já andei por um relativo tempo em 3 Corollas dessa geração antiga, todos rodaram na mão de motoristas de órgão do governo e nenhum quebrou. E o mais incrível é q passaram dos 50mil km praticamente sem grilos

            • Bittencourt

              Conversa não, Junoba.
              Os Toyotas se vendem sozinhos, não precisam de “conversa de vendedor”.
              Suas qualidades (e seus defeitos) são conhecidos de cor pelos seus clientes, e, adivinhe, eles continuam sendo vendidos.
              Será que todo mundo é tão tapado assim?!

    • Para voce ver que a concorrencia é pior. kkkkkkkk. by ADG.

    • Hox

      Melhor que os LIXOS chineses!

      • Junoba

        Hater !!! tem até um bixo zoiudo no perfil !

        • Deixa ver… E você não é hater do Corolla?

          • Junoba

            Eu tenho motivos, basta ver os exageros que escrevem da Toyota por ai.

            • Ahan…. Nós sempre temos motivos… Os problemas são os outros, não é?
              Isso me lembra um comentário de um cara do NA que tinha comprado um Ágile Zero Km e dizia que ele tinha adquirido o carro conscientemente, que o problema do mercado era outras pessoas que compravam… O problema é sempre outro…
              Junoba, quando falam aqui no blog para você crescer, acredite: O menor dos problemas é a sua idade.

              • Stefano

                HAHAHA

                Essa foi demais. Xinga o outro de hater, mas ELE tem motivos para ser hater

                Agora vc foi desmascarado, hein @Junoba:disqus

              • Rmx

                Estamos esperando a data e o local para botar fim a essa disputa.
                Duelo até a morte A.Lagoero VS J. Junoba!!!!!

                • Hahah… “Junoba, chame seus padrinhos”.
                  Rmx, conhece as regras: Dois fanboys entram. Um hater sai.

                  • Gustavo73

                    KKKKKK

                  • Gustavo73

                    Mas vou confessar a primeira imagem que veio na minha cabeça foram as pernas da Tina.

                    • Naquela época ela só tinha 120 anos e ainda dava pau em muita menininha..

                    • Gustavo73

                      Na época eu tinha doze, a ainda lembro bem daquelas pernas.

                    • Eu era mais inocente! Só lembro da música! Heheh..

                    • Gustavo73

                      Sei… Rsrsrs

                    • Junoba

                      Que tina é essa que eu não to sabendo… !?

                    • Mad Max: Além da Cúpula do Trovão. Acho inferior ao segundo filme da franquia, mas virou muito mais cult. Talvez pela presença da Tina Turner, a música do filme, a lendária cúpula do trovão, as frases… Uma delas é daquelas marcantes:
                      “Sei que não violarão as regras. Elas não existem”.

                • Junoba

                  Kkkkkkk… Essa disputa vai sempre durar enquanto um de nos dois estiver por aqui ! E é assim que tem que ser !…rsrs

                  • -“Éber, dois homens brigando”
                    “Fomos ofendidos, todos são minhas testemunhas, queremos a cúpula do Fiestão”
                    “Conhece as regras: Dois fanboys entram. Um hater sai”
                    “Com o garçom aqui 100 xinglovers entram, e apenas um Tempra Lover sai”

                  • Na verdade, e acho que sabe disso, não tenho nada contra você que por sinal nem conheço. Concordo em algumas coisas contigo, discordo radicalmente de outras… Mas acho que o espaço é justamente para discutir isso, pontos de vista, não pessoas… O que não pode ter é desrespeito com a figura da pessoa. E a título de curiosidade, o diálogo do filme é mais ou menos assim:

                    Master: Pescoço quebrado em 3, 2, 1
                    Todo mundo aponta a arma para Blaster, seu gigante pessoal que iria quebrar o pescoço do Max, o Vagabundo.
                    Careca medonho: Titia, dois homens brigando.
                    Master: Fomos ofendidos, todos são minhas testemunhas, queremos a cúpula do trovão.
                    Titia: Conhece as regras: Dois homens entram, um homem sai.
                    Master: Com Blaster 100 homens entram, e apenas ele sai.

              • Junoba

                Logoeiro, Lagoeiro, se solte um pouco, tem zuera no meio também!!!….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

              • ObservadorCWB

                Ops .. hater do Ágile detected ??? Rindo muito….

            • DeTomaso

              Bom, eu tive 2 Corollas (1997 e 2009) e um Camry (2008), e hoje só não continuo na Toyota por que a situação atual me permite possuir um carro de marca premium. Então eu posso falar com propriedade, que de longe a Toyota é a fabricante de veículos com a mecânica mais durável que já conheci. Já maltratei muito meus Corollas, principalmente o 1997, e ele nunca me deixou na mão.
              Pode ser caro, pode faltar o ESP, mas na parte mecânica eu boto a mão no fogo por ele e pelo Civic.

              • shdn2010

                O duro que de premium ele nao tem nada, somente no brasil mesmo que é considerado premium.

                • DeTomaso

                  Sim, justamente por isso eu troquei e hoje tenho um veículo verdadeiramente premium, nunca pagaria mais de 100 mil em um Corolla. Por mais que goste do mesmo.

              • Edson Fernandes

                Te pergunto: Você vê carros rivais do Corolla em especifico quebrando por aí?
                Que eu me lembre entre 1997 e 2015, posso citar poucos modelos que realmente tinham um problema e outro como o caso do cambio AL4 da PSA. Mas fazendo jus aos rivais, me desculpe, são tão competentes quanto.

                • Matheus Lelis

                  Verdade, a galera fala parecendo que os concorrentes só ficam em oficina, e não sei mais o que. É um papo quase que único, gravado, repetitivo, onde Toyota não quebra e tal. Tem suas qualidades, é claro, como todas tem, mas perfeita não é, mais uma vez um erro de produção. Quando é recall de outras, é porque a marca não presta, quando é de umas duas aí é respeito. Respeito esse bem pago quando se paga a mais por menos

                  • Edson Fernandes

                    Pois é. Eu não falo sobre opção de compra, pq se o cara enxergou que é o carro que ele quer, ele compra e tudo bem.

                    O que me incomoda é ficar nessa que outros carros quebram sendo que esses se não cuidar tbm quebra. E no caso da Toyota ao contrário da Honda, é caro o custo de manutenção das peças (não falo das revisões).

                    Para mim como consumidor, eu não enxergo opção de compra o Corolla por exemplo.

                    • Matheus Lelis

                      Eu só não compraria um corola, porque ele custa muito mais do que os concorrentes, e os concorrentes oferecem muitos mais itens que eu acho prioridade do que o corola, então porque pagar ai 10, 15 mil a mais por um carro que oferece menos?
                      Eu só acho irritante é o papo da galera que compra, fala que comprou porque nunca estraga, um amigo meu até comenta, que pode até não quebrar, mas quando quebrar é ele e o dono.

                      Mas se alguém compra achando que é porque não estraga, tudo bem, opinião de cada um, mas sair falando mal dos outros carros, como se só vivesse em oficina, ai também não, como se o único bom fosse os carros da dupla japonesa.
                      (Prefiro um carro que “quebra” mas com itens de segurança que eu acho necessário, do que um mais caro que não tem os mesmos itens, mais caro e nunca estraga, exceto nos vários recalls sofridos, não sei como sofre recall, porque já que não estraga, é porque a linha de montagem tem que ser muito boa, juntamente com a qualidade das peças) vai saber né..

                    • Edson Fernandes

                      Eu concordo. No meu caso inclusive adquirir justamente um modelo que tem tudo que espero (de segurança) e não daria no caso da dupla japonesa, ainda que um 0km seja possível adquirir no Civic.

                • DeTomaso

                  Em qual momento eu falei que os concorrentes saem quebrando por aí? Como eu disse, eu maltratei muito meus Corollas, pois meus funcionários usavam, o 97 já rodou sem óleo, já rodou com álcool por que um funcionário achou que era flex (não me pergunte o por que) entre outras coisas que ninguém faria com um carro importado. E vendi esse mesmo Corolla com 276 mil km rodados sem ter uma dor de cabeça se quer . Agora me responda, se o Corolla é “só mais um” por que é o carro mais vendido da história? Por que a Toyota é a maior montadora do mundo? Sera que o globo está repleto de idiotas ou será que realmente os carros são extremamente duráveis? Até o programa Top Gear se rendeu a durabilidade da Hilux em um dos seus episódios. Agora, fazendo a manutenção periodicamente, rodando na cidade, cuidando com todo o zelo, todo carro é bom. Quero ver um Fluence, um C4, um Cruze na mão de quem não cuida se dura metade do que um Honda ou Toyota.

                  • Matheus Lelis

                    Rodou sem óleo quanto tempo e km? Agora deu, primeiro motor que roda sem óleo , com outro combustível e não estraga.

                    • Junoba

                      Kkkkkk… Já falei isso aqui outras vezes, não precisa fazer alinhamento/balanceamento e nem precisa usar óleo ! Realmente acertei a minha previsão !

                    • Matheus Lelis

                      Verdade, acho que acertou. Já to pensando em comprar um, acho um saco ter que levar em oficina pra trocar o óleo, com ele não vai precisar mais

                  • Matheus

                    no teste de rodagem e desmonte da 4 rodas o cruze foi mais elogiado que o corolla e civic… isso que falam que gm da pau, recall, que isso e aquilo, agora essa de rodar com álcool no lugar de gasolina, conta outra… e sem óleo tbm? 0 de oleo? n é pq a vareta n ta mostrando que ta sem óleo, cuidado ai… sem “indestrutivel” não diz nada em termos de ser um bom carro ja vi ford ka 2002 com 170 mil km rodando de boa sem abrir motor, mas é um carro pelado, no meu ver, o carro é um conjunto, e quem compra tem que saber manter, uma ferrari nunca vai rodar tantos km sem abrir igual um sedan médio, mas vai dizer então que o sedan é melhor que a ferrari?

                    • Matheus Lelis

                      Pra vc ver onde chega o fanatismo

                  • Edson Fernandes

                    Opa, essa como uma fonte de informação eu nem vou citar exemplos meus, mas sim de taxistas. Pergunte para um taxista de Fluence que ele poderá lhe dizer.

                    Só como titulo de referencia, vc pode questionar donos de Sentra também. Como disse, tirando cambio ruim de C4 Pallas, podemos colocar aqui a nova leva de sedans para ajudar na opção.

                    Ser o mais vendido necessariamente nem sempre é o mais confiavel, até por que, ser confiavel em nosso mercado os carros o são. O que poderiamos desabonar um simples HB20 perante um Corolla? Só para dar exemplo de que nem porte de produto conta.

                    Usar inadequadamente pode ser uma loteria: Pode dar certo como errado. Meu pai colocou alcool em um Celta que ele é dono… (o modelo dele é somente a gasolina) e pipocou todo…. já um amigo de infancia teve um mille antes de se tornar flex e mesmo colocando alcool o carro não apresentou problemas.

                    Eu vou dizer experiencias minhas: Minha ex namorada tinha um Uno 1989 da versão “top”. Esse carro passou por duas enchentes (eu morria de nojo dos bancos e então usava toalha para sentar), usava oleo de moto (monograde dizia na embalagem) e agua mineral no arrefecimento. Esse carro durou 4 anos na mõa dela até estourar a correia dentada.

                    Nessa epoca ainda namorando com ela, eu comprei o uno que era do meu pai, sugeri que pudessemos usar o meu carro deixando o dela no mecanico para arrumar o que fosse necessário (precisava trocar molas, alinhamento, balanceamento, troca de peças da suspensão e amortecedores). Não feliz ela comprou recondicionado o amortecedor…rs

                    Enfim… por tudo isso o carro sobreviveu, alias, sobreviveu em uma epoca complicada financeiramente com freio “no disco”. (não tinha mais pastilha)

                    E foram 4 anos assim na mão dela. E por conta disso então devo só concordar que pela robustez e propaganda que é o unico produto tanque de guerra? Não… porque as referencias existem e eu conheço (e tive) carros tão duraveis quanto um Corolla.

                    PS: Esse uno tinha mais de 300000km rodados.

                    • Matheus Lelis

                      Na prefeitura daqui, tinham só fiat uno, todos fire, rodaram mais de 400 mil km, agora venderam eles, eles nunca deram problema, e na mão de vários motoristas que andam sem dó do carro, então posso concluir que ele dura a mesma coisa de um corola

                    • Edson Fernandes

                      Ou mais….

              • Bittencourt

                QUASE NINGUÉM consegue entender isso!!!

            • Bittencourt

              Se seus motivos são os que escrevem enaltecendo os Toyotas, então você não tem um motivo.
              Já teve algum problema com um Toyota em casa, na família?

          • Kkkkk nosso amigo Alessandro voltando com seu belo sarcasmo… Hehehe

            Só falta os aumentos para o renascimento do fanjos…

          • Bittencourt

            Pois é…

  • EDUVINHAS

    De novo Toyota !!!! kkkkkk

  • Whering Alberto

    Infelizmente, quanto mais se vende, mais expostas são as falhas do produto – para qualquer montadora. Todas estão passíveis a isso.

    • Zoran Borut

      Será mesmo? Pense em quantos carros venderam muito mais que o RAV4 e o Camry convocados nesse recall, sem terem sofrido recalls semelhantes.

      • Whering Alberto

        Duas possibilidades: omissão do recall ou sorte – até porque TODA REGRA TEM SUA EXCEÇÃO. ;)

        • Zoran Borut

          E um mesmo modelo passar por diversos recalls diferentes é a regra ou a exceção?

          • Whering Alberto

            Ai é má qualidade do projeto mesmo. ;)

  • rafael morozini

    uai mas para justificar o preço da sw4 falaram que a marca em si nunca da problemas , estou vendo ! …

  • Dick Buck

    OFF TOPIC: O Latin NCap vai apresentar no dia 16 desse mês, o resultados de uma nova bateria de carros, com 6 modelos. Resta a dúvida para saber quais carros são. Sandero? Celer? Hr-v? Ou algum modelo vendido somente em outros paises latinos?
    Fonte: Próprio site do Latin Ncap.

    • Gustavo73

      Seria interessante algums compactos, Ka, Fox, Punto, Sandero.

      • Foxtrot

        Podiam jogar uns chineses contra a parede também.

        • Gustavo73

          Sou da opinião que todos deveriam. Mas pelos custos e logística hoje não dá. Por isso gostaria que modwlos com participação maior (falando dos vendidos no Brasil) tenham prioridade.

    • C.A.

      Hr-V é o mais provável. Junto dele, vai a Oroch para o paredão também (eu acho).

  • Gustavo73

    O fornecedor é mesmo dos Hondas que tiveram problema parecido no passado.

  • Augusto

    Ué Toyota…

  • paulo33sp

    Esse problema é muito pequeno que pode acontecer,mas uma engenharia de qualidade igual da TOYOTA conseguiu identificar e resolver muito mas muito diferente da CITROEN que estava arrebentando a correia dentada com menos de 20.000KM isso sim é defeito grave!!

    • Matheus Lelis

      Eu não acho simples se minha porta de uma hora pra outra começasse a pegar um foguinho, ainda mais que eu nunca iria pensar que o inquebrável aconteceria isso. Paulo, isso so mostra que não tem essa de perfeita, inquebrável, pois todas dão problemas. Muitos não querem ver isso, mas é a realidade. É airbag que estilhaça, porta que pode ter princípio de incêndio.

      • paulo33sp

        Matheus por acaso vc ja ouviu falar concretamente que houve um incendio em pelo menos 1 carro da TOYOTA ,tenho certeza que nao,mas mesmo que haja um apossibilidade muito remota acontecer a Toyota vai fazer a correçao e obviamente que todo carro é passivel de quebrar mas se vc comparar com outras montadoras a TOYOTA o indice é muito pequeno agora da uma olhada na CITROEN e vc vai ver a diferença e saber do que estou falando

        • Matheus Lelis

          É muita confiança essa sua garantia que não tem 1. Mas tudo bem, continue achando que é inquebrável, nem precisaria de recall então. Cada um pensa de um jeito, ainda bem. Não vou falar mais nada não, mas cuidado, um dia pode ter o primeiro caso

      • Carro que acelera sozinho…

  • Bruno Silva

    Cada vez mais tenho certeza que a Toyota é uma das marcas mais confiáveis. Esses tipos de recall, tenho certeza que muitas montadoras passam batido. A Toyota pega, vai lá e conserta! Temos problemas crônicos em vários modelos e as marcas cag*m e andam para os consumidores. Não sou fã boy da japonesa, aqui em casa temos VW e Ford (2015), mas reconheço que a Toyota se preocupa nos mínimos detalhes com sua imagem.

    • Junoba

      Será mesmo !? Porque então Toyota e Honda tiveram multas bilionárias por causa dos problemas dos Airbags que escondiam !?…haha

      • Matheus Lelis

        É como falei em outro comentário. Se é recall da dupla é um respeito com o consumidor, e tal, se é outro é porque a marca não presta. É difícil viu

    • Zoran Borut

      Problemas crônicos todos têm, mas recall é somente para problemas que afetam a segurança dos ocupantes, como esse possível incêndio na porta.

  • Me surpreende mais uma vez, uma marca com a tal credibilidade da Toyota, passar mais uma vez por problema de Recall.

    Cadê o famoso controle de qualidade com os treinamentos de repetição, além do livro de administração da Toyota.

    Um carro vendido no Brasil com status de Premium, mas sem ESP, suspensão por eixo de torção, entre outras peladices feitas.

    O Civic LXR e EXR, se apresenta muito melhor que o rival da Toyota. Sem contar em Jetta Tsi, Citroën C4 Lounge THP e Sentra SL.

  • Ramom Alencar

    se fosse a fiat ou a gm todo mundo estava descendo a lenha, mas como é certa japonesa…

    • Matheus Lelis

      Tem que manter o padrão de “qualidade”, começando por não criticar, defender até a morte, inclusive com depoimentos de ” carros” que rodaram sem óleo, com outros combustíveis.

      • Matheus

        essa de que o cara rodou no álcool com um carro só a gasolina foi o cumulo da mentira…

        • Colorado

          Acreditaria mais nele se dissesse que o carro tinha feito 15km com uma latinha de cerveja no tanque

          • Matheus Lelis

            Mesmo sendo um Toyota vc não acredita? Kkkkkkk

            • Colorado

              Acredito, meu proximo carro vai ser um Etios sedan, o pessoal na rua provavelmente vai quebrar o pescoço ao ver tanta beleza em um carro, vou abastecer com agua da chuva e colocar oleo de soja comprado no mercado, se precisar trocar a bateria, coloco a do meu celular, e com 500 mil km rodados em um mes, enviarei um relato ao NA.

        • Olha, rodar roda. Um colega meu fazia isso com o Astra importado dele. Demorava para pegar mas andava. Pior foi a parte sem óleo. Mas também roda. Só tenho dúvida de quantos metros. E o que acontece com o motor depois.

          • ObservadorCWB

            Ele não colocava óleo para economizar mas usava a dupla Militec/Molikote … rsrs

          • Matheus Lelis

            Diz ele que vendeu depois com não sei quantos mil km, acho que 270 mil + – sem nenhum problema. É ai que vemos a lavagem cerebral na pessoa

        • Matheus Lelis

          É muito comédia esses que acham que Toyota é inquebrável, o pior que exageram demais, nem fica vermelho em falar

  • CanalhaRS

    Toyota voltando a sua rotina de recalls, depois de umas férias (para o consumidor).
    Com um pouco mais de esforço poderá brigar com a GM, campeã global em defeitos.
    Força Toyota!!!

  • Cesar Mora

    Os haters vão vir aqui e apontar o dedo para a Toyota… mas dificilmente as marcas fazem reparos de coisas “bobas” como essas… 3 dos 5 C3 2010-2011 que eu conheço trocaram maquinas de vidro elétrico antes de 70.000 km, ou mesmo o problema crônico da cinta do Air Bag do Megane ( o meu teve ) que era um problema amplamente conhecido no clube do Renault…

    • Matheus Lelis

      Acho que o pessoal só está mostrando que não tem essa que carros dessa marca não dão defeito, esse ano já tivemos várias provas que se a linha de produção fosse tão eficiente, perfeita como alguns acham, não teriam tantos problemas. No caso dos airbags, é outra empresa que fábrica? Sim!, mas como vai usar esse produto em seu veículo deveria ter um controle de qualidade, uma verificação maior. Acho que o povo só quer mostrar isso, que não é uma montadora perfeita como dizem, pode ser melhor em alguns aspectos, ter seus fiéis clientes, conseguidos por méritos, mas acho que já deu esse papo de não ter problemas. Agora além de não ter problemas, roda sem óleo, e com álcool em um veículo mono a gasolina. É muita mentira ou fanatismo mesmo

      • Cesar Mora

        hahahaha não.. esses exageros são ridículos mesmo rs… mas que o cuidado em alguns aspectos é maior isso é claro.. assim como outras tem um viés tecnológico maior.. cada marca tem suas caracteristicas… e devido ao uso e os custos para ter um carro no Brasil, robustez, durabilidade e confiabilidade são primordiais…

  • Hudson Borges

    Entrei no site e não consta ainda o recall deste equipamento!
    Já apareceu pra alguém??



Send this to friend