Toyota Corolla Cross Hybrid AWD tem 197 cv nos EUA

corolla cross hybrid awd 1

O Toyota Corolla Cross Hybrid para o mercado americano chega com duas novidades, sendo uma delas a tração AWD e a outra, o conjunto híbrido mais potente, com 197 cavalos combinados.


Disponível nas versões LE, XLE, S, SE e XSE, o Corolla Cross Hybrid tem grade esportiva nas três últimas opções, mas o detalhe mesmo é o conjunto motriz.

A Toyota não deu detalhes do motor, mas provavelmente é o 2.0 Dynamic Force de ciclo Atkinson e transmissão transaxle com motor elétrico duplo.

corolla cross hybrid awd 2

Nesse caso, usado no Corolla hatchback na Europa, o conjunto entrega 181 cavalos, mas no caso do Corolla Cross Hybrid, o arranjo tem um terceiro motor elétrico, fixado no eixo traseiro.

Com a soma do que ele entrega, mais a perda comum aos carros híbridos, o Corolla Cross Hybrid passa a ter tração nas quatro rodas nos EUA, diferente do modelo tailandês.

corolla cross hybrid awd 3

Nessa configuração, o Toyota Corolla Cross Hybrid AWD tem aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos, algo muito melhor que o Corolla Cross Hybrid brasileiro, por exemplo, que tem 123 cavalos.

O crossover no Brasil consegue o mesmo em torno de 13 segundos, mostrando a enorme diferença do AWD 2.0 do 1.8 FWD.

corolla cross hybrid awd 4

Por lá, o Toyota Corolla Cross Hybrid AWD vem com o pacote Toyota Safety Sense 3.0, aprimorado em diversas funções, tendo controle de cruzeiro adaptativo, alerta de faixa e ponto cego, entre outros.

O modelo da Toyota tem ainda conexão 4G LTE com Wi-Fi e projeção sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.

corolla cross hybrid awd 5

Com pacote de assistência avançado, assim como HD Radio, rádio-satélite e outras funcionalidades que só existem nos EUA, o Corolla Cross Hybrid AWD agora pode enfrentar melhor pistas de baixa aderência.

Visualmente, ele adiciona uma grade pronunciada como do modelo japonês, assim como um para-choque pronunciado e faróis de LED com desenho diferenciado.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.