Híbridos Mercado Sedãs Tecnologia Toyota

Toyota Corolla Hybrid Flex chega no segundo semestre de 2019

Toyota Corolla Hybrid Flex chega no segundo semestre de 2019

Nesta quarta (17), a Toyota confirmou o que todo mundo já sabia. O Novo Corolla 2020 chega ao final do ano com uma versão híbrida, mas com tecnologia flex. O modelo é tido pela marca japonesa como o primeiro do tipo no mundo e confia que até o último trimestre de 2019, quando o sedã chega ao mercado, não haverá nenhum concorrente antecipando-se.


Com anúncio feito por Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, em conjunto o governador de São Paulo João Doria Jr, agora oficialmente o Novo Corolla foi anunciado com produção no segundo semestre, continuando a ser feito em Indaiatuba, onde a fábrica recebeu R$ 1 bilhão em investimentos para receber a linha de produção da plataforma TNGA, que sustenta este e outros produtos da marca.

Toyota Corolla Hybrid Flex chega no segundo semestre de 2019

A Toyota não deu muitos detalhes sobre o projeto, mas sabe-se que o propulsor será 1.8 Flex, oriundo da mesma mecânica do Prius, que serviu de testes para o projeto tocado no Brasil. Isso significa que o Novo Corolla Hybrid deverá ter algo mais que os 99 cavalos originais desse propulsor de ciclo Atkinson.


No caso do elétrico, não deve haver mudanças, entregando este 72 cavalos. No total, o Novo Corolla Hybrid com gasolina deve manter os 122 cavalos combinados, mas com etanol, pode alcançar um número maior. Com este modelo, que demandou tamanho investimento, a Toyota deve fazer parte do programa estadual IncentivAuto, obtendo assim descontos de ICMS, segundo indicação do governo local.

Toyota Corolla Hybrid Flex chega no segundo semestre de 2019

Além de R$ 1 bilhão, a Toyota também aplicou mais R$ 600 milhões na fábrica de motores em Porto Feliz, cidade próxima de Indaiatuba, onde será feito um novo motor para o Novo Corolla, que terá ainda uma variante 2.0 Dynamic Force com injeção direta de combustível e 170 cavalos. Nos dois casos, o câmbio será CVT.

Com 4,64 m de comprimento e 2,70 m de entre eixos, o Novo Corolla pode simplesmente converter a versão Hybrid em uma opção intermediária, visto que a produção local deve cortar parte do IPI cobrado e dos custos nesse tipo de veículo, ficando a versão 2.0 como topo de linha.

Toyota Corolla Hybrid Flex chega no segundo semestre de 2019

Hoje o Prius – que é importado – custa R$ 125,6 mil. Essa alteração deixaria o sedã numa posição de destaque com preço mais abaixo que o liftback e contribuiria exatamente com o objetivo da marca, que é expandir a propulsão híbrida no mercado brasileiro, ainda mais agora com o uso do etanol.

Toyota Corolla Hybrid Flex chega no segundo semestre de 2019
Nota média 4.6 de 9 votos

  • Alexandro Vieira Lopes

    se a versão hibrida ficar abaixo da 2.0 , deve vender bastante

    • Emanuel Schott

      Prevejo que o XEI e XRS mantenham o 2.0 e o Altis vire híbrido, mantendo as mesmas faixas de preço.

      • RafaelH

        Espero que a Toyota te ouça em relação aos preços.. Apesar de todo o investimento, ela também irá receber muitos incentivos fiscais, mas sabemos que ele se considera melhor que todo mundo e não respeita os brasileiros (por mais que estes paguem os absurdos). Afinal, foi ele que elevou o patamar dos Sedãs “médios” para acima de 100 mil..

        • Emanuel Schott

          A elevação do dos preços foi por conta de natural inflação.

          E considerando que a uns anos atrás o Corolla custava, em dólar, quatro vezes mais que o que custava em outros mercados e, hoje, custa basicamente o mesmo, o aumento foi bem mais baixo que o que os números absolutos dizem.

      • Marcos megdA

        Se em país sério que o novo Corolla ja foi lançado, o aumento foi na casa de 20%, imagina aqui na banânia..

    • TchauQueridos

      Ficará restrita na versão topo de linha.

    • Filipe Augustus

      Se ela fizer um Hibrido PCD ela matou a pau!

      • Unknown

        Impossível vir abaixo dos 70 mil!

  • Osni Duarte

    Parabéns Toyota. Poderá calar a boca de alguns críticos, já que não podem falar de falta de tecnologia. Pensando bem, quem odeia vai achar algo para continuar odiando.

    • Retrato do Papai

      quem ama também acha justificativa para tudo… se amanhã colocarem um carburador no etios vão continuar amando e vão bradar “é para ampliar a já enorme confiabilidade mecânica toyota”… se já acharam justificativa pra porqueiras como falta de pintura (melhor para o meio ambiente kkkk), limpador único (troca da palheta mais barata kkkkkk) e falta de cordinha no porta malas (essa eu não lembro agora), um carburador seria facinho justificar

      • afonso200

        carburador, kkkk, pegou pesado

      • Eng Turbo

        Embreagem a cabo, etc

        • Geraldo Xavier

          Isso a Toyota tem no etios

      • Gabriel Torque

        em pleno 2019 vai lançar carro com 2.0 aspirado, esse híbrido vai passar de 150k, não to entendendo a empolgação

        • Matthew

          Aspirado com sistema de injeção dupla (direta e indireta). Manutenção a longo prazo muito mais tranquila do que os turbos da VW. Toyota sempre foi conservadora, por isso seus carros têm fama de robustez.

          • Marcos megdA

            Robustez = zero inovação, zero emoção, zero empolgação. Porém menos dor de cabeça.
            Prefiro a chance maior de defeito num turbo e dirigir feliz do que a mesmisse de toyota pra dirigir apenas como meio de condução

      • MonHoe

        vejo um Yaris sem um simples sensor de estacionamento o carro de mais de 70 mil, palhaçada

      • Osni Duarte

        Pra mim tanto faz. Não estou em nenhum dos extremos mesmo.

  • Nicolas

    Carro elétrico em volume deve demorar a chegar por aqui e a transição será longa, híbrido penso ser o ideal para o Brasil no momento. Toyota domina a tecnologia e oferece 10~12 anos de garantia na bateria, que custa uns R$10 mil, menos que a troca completa de um câmbio DSG (R$32 mil valor da nota da cc, na garantia para VW/Audi).

    • Louis

      Eu só acharia melhor se fosse híbrido plug-in.

      • Nicolas

        No híbrido a bateria é pequena, não ajuda muito.

      • Emanuel Schott

        A explicação da Toyota é que o Brasil ainda não tem infraestrutura suficiente pra manter híbridos plugins (leia: estações de carregamento rápido). Isso faria as pessoas andarem quase sempre no motor a combustão.

        • Jader_

          Eu gostei da opção da Volvo no S90, XC60 e XC90, mas ai é outro patamar de veículo e preço.
          A opção de recarga via tomada é uma opção bem interessante.

    • Ralf

      Sim, concordo. As características do Brasil, como o seu tamanho geográfico, fazem com que o carro híbrido seja mais adequado. Não que os elétricos não tenham seu espaço nas grandes metrópoles. Mas existe a questão pouco discutida mundo afora do quanto o elétrico polui o ambiente, justamente na geração de energia. Aqui no BR, polui pouco, mas custa muito ao meio ambiente pelas barragens. E a perda na transmissão desta até o ponto de recarga, que no Brasil, pelo que andei lendo, pelas distâncias, beira os 20%.

    • alemigav

      Na verdade são 8 anos de garantia para o sistema híbrido.

  • Matheus

    Seu por R$ 199.999,00

    • Retrato do Papai

      mas se sinta livre para pagar R$ 249.999,98 se quiser

      • Matheus

        Exato! 199.999,00 será somente com o motor a combustão. O motor elétrico é um opcional de 49.999,00

        • Ernesto

          Você aposta que será esse preço?

          • Gabriel Torque

            Eu aposto em 150k

        • Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

          de luxo, sqn.

    • TchauQueridos

      “onde a fábrica recebeu R$ 1 bilhão em investimentos para receber a linha de produção da plataforma TNGA, que sustenta este e outros produtos da marca.”
      Pra custear os investimentos, não pode ser vendido a menos de 150, já que ficará restrita a versão topo.
      Isso sem contar o lucro.

      • Marcos megdA

        Eu chutaria um preço de lançamento 139.990 pra subir até 150 em menos de 6 meses. Moçada compra SW4 por 260 e sai cantando vantagem. Imagina nesse corolinha ai

        • Johnny Cage

          concordo, do jeito que o mercado automotivo anda aqui no Brasil cogito os modelos 2.0 oscilando entre 110 – 120k.

    • Speed Racer

      Chuto uns R$140.000, virá só na versão topo.

  • Domenico Monteleone

    Já começou a desova do atual Corolla, a css da cidade aqui está anunciando XEI para Taxista de 105 por 72 (ipi+icms+12% desconto) e pcd por 85…

    • Edson Fernandes

      Na verdade esse sempre foi o preço anunciado para compra do Corolla.

      Vale lembrar que a versão GLi custa por volta de R$54000 para Taxista e 79000 para PCD.

      • Unknown

        R$ 54.000,00 num Corolla? Você deve estar louco! rsrs

        • Samuel Jesus de Sousa

          54 mil mesmo, ou deve ter aumentado um pouco. Meu tio que é taxista comprou um mais ou menos por esse valor.

          • Edson Fernandes

            E eu que sou louco….

        • José Eduardo D’Acampora Guazzi

          Sim taxista tem isenção total de impostos independente do valor do carro

          • Unknown

            Mas haja desconto em impostos, hein…

  • João

    Adoraria que seguisse como o texto propõe, mas penso que a Toyota não vai perder a oportunidade de estufar os preços tendo em vista o anuncio dessa tecnologia e tamanho investimento. Creio que virá numa versão top de linha apenas, pelo perfil do seu consumidor que se importa com tecnologia e níveis de consumo e emissão mais do que em cavalaria final já que torque terá graças a força das baterias aliadas ao motor convencional.
    Aposto em R$135.000, para o topo hibrido, eles não vão se importar em passar os preços do Prius pq nem todos aprovam o design e as unidades importadas são todas velhas já 2018, eles terão além do efeito novidade, a confiança do nome e a questão de ser nacional e por fim, dizer que é um produto 2020.
    Quando o Civic está a R$128.900, um Corolla hibrido justifica custar quase R$10.000, em nova geração com algum mimo para os carentes clientes Toyota como ar de duas zonas, acabamento claro em couro, aviso de ponto cego e bancos elétricos por exemplo

    • Edson Fernandes

      Além de considerar o unico produto desse porte no mercado que oferta essa opção.

      Ainda que o Prius seja mais moderno em algumas coisas, espero que o Corolla venha a aderir ao pacote do Prius. E se pensar, certamente o marketing vai dizer que esta a frente do mercado essa tecnologia, já que as demais usam o downsizing para se promover.

  • afonso200

    meswmo tendo corte de IPI, duvido eles baixarem 1 centavo

    • Emanuel Schott

      E nem tem como, tem que pagar o 1 bilhão investido. O corte de impostos vai cobrir só parte disso.

  • Eric PB

    Sinceramente duvido que vão deixar o hibrido mais barato… vão arranjar desculpas que o projeto demandou milhões e mais milhões de reais e por mais que abocanhem subsídios vão cobrar o olho da cara. Para eles o custo de produção será menor, mas não vão repassar para o consumidor final. minha opinião.

    • Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

      não é opinião.

      é como empresa grande costuma enganar funcionar aqui, viva o livre mercado!!! (ou não)

  • Speed Racer

    A galera quer é motor turbo, como o do Civic, Cruse e Jetta.

    • Emanuel Schott

      Claro, até porque temos a opção de pagar o preço de um Gol no Corolla né??

      Brasileiro burro paga porque é caridoso e não porque não existe outra opção né??

      Cada uma!

      • Speed Racer

        Quem manda no mercado é o consumidor, lei da oferta e da procura, os preços não são tabelados pelo governo. Opção tem sim, na rede chevrolet o desconto no Cruse é grande, na Volks já tem Jetta sendo vendido abaixo R$90.000, eu não chamei ninguém de burro, até porque, carro é paixão e por isso só lamentei. Exceção só para aqueles que se conformam ou acham uma justificativa pra esses preços abusivos, dizendo que outras marcas também fazem, esses não me parecem mesmo muito integilentes.

        • Emanuel Schott

          Você tá comparando preço de tabela do Corolla com preço de fato dos outros. O Corolla também não é vendido pelo preço que esta nas tabelas. Corolla XEI encontra na casa dos R$90.000.

          • Speed Racer

            Cruse e Jetta estão com desconto porque não vendem tanto, já o desconto do Corolla não é porque não vende e sim porque está em fim de linha, o que é completamente diferente. Ao contrário dos demais carros todo mundo aqui sabe que Corolla só tem desconto quando o modelo está no fim da vida e não recém lançado como Jetta e outros.

    • Vinícius Sza

      Eu não preferi nada preferi minha sv650a

    • Marcos megdA

      Concordo cara. Faço 17km/l no A3 na estrada andando de boa. Se precisar de torque ele tem também. Curto muito a ideia dos híbridos, mas a condução anestesiada da toyota nao me pega

  • @vini_veni_vidi (Instagram)

    Corolla a R$ 150mil, em breve numa concessionária perto de vc.

  • Freaky Boss

    Parem de chorar o preço. Compra quem quer. Opção tem. Como bem disse alguém aí embaixo, cruze tem desconto, jetta idem, etc.
    Mas palmas para a toyota por ter já colocado versão híbrida em um nacional, a despeito do preço que pode vir. Mas vai vir mais caro que o atual, óbvio, é a lógica.

    • Johnny Cage

      Esse mercado está igual o mercado de smartphones, todo mundo quer iphone.. E pasme! existe quem pague 8 mil reais por um iphone. O iphone mais caro do mundo. Mercado automotivo caminha na mesma direção.

  • Cláudio Modesto

    A Toyota vai, obviamente, embolsar todo tipo de incentivo e meter esse carro mais caro que o prius.
    Tão aqui pra ganhar dinheiro e nosso mercado é o mais tolerante do mundo, logo é grana no bolso.
    Resta saber se a diferença de preço pagará a economia de combustível.

    • Johnny Cage

      Nunca vai economizar tanto combustível a ponto de justificar o preço. Vide a nova mercedes Classe C EQ boost com preço de land rover semi nova.

      • Eric PB

        A MB é outra que deu uma inflada nos preços nos últimos anos aqui no Brasil. Eq boost a 220mil é muita coisa. E já existem reportagens demonstrando que ela é mais bêbada que a c180 avantgarde (40mil mais barata)…

  • Johnny Cage

    não sou mãe Diná mas já vejo o futuro: versão hibrida a partir de 130k considerando que o Prius já custa a partir de 125k… Prevejo que os modelos 2.0 oscilem entre 110k e 120k. O povo gosta de tecnologia… então é tecnologia que vão ter… porém; preparem o bolso.

  • Alexandre Maciel

    Por um preço exorbitante e com 122cv eu continuo na gasolina mesmo.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email