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Toyota Corolla XRS: a última volta

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Encarei esta avaliação como a última. Saideira. Quero dizer, a última nesta décima geração do Corolla. Em seis meses, o novo Corolla deverá estar entre nós. Portanto, esta volta tem jeitão de despedida. O interessante é que, apesar de estar às portas da aposentadoria, o Corolla continua vendendo como poucos.



Melhor, como nenhum. O sedã da Toyota é o carro mais vendido da história. Já está próximo de completar 40 milhões de unidades no mundo todo, em seus 47 anos de vida (o modelo nasceu em 1966). No Brasil, em sua categoria, só perde para o Civic, mas continua vendendo bem mais que o terceiro colocado, o Cruze.

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Para entender o fenômeno, basta andar nele. O sedã da Toyota é confortável, bem equipado, silencioso. Você anda em trechos de paralelepípedos como se estivesse no asfalto. Anda no asfalto como se estivesse nas nuvens. Não há barulhos. A suspensão não passa vibração para o interior. O motor faz seu trabalho quietinho, o porta-malas (470 litros) é espaçoso…

As linhas já deram o que tinham que dar, e o câmbio automático de quatro marchas está ultrapassado, mas isso aparentemente não faz tanta diferença para o público cativo do carro, que troca Corolla por Corolla e não quer saber de outra coisa. São mais de 4 mil unidades por mês – às vésperas da aposentadoria, reitero. O Cruze não vende 3 mil.

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Ponto alto: confiabilidade

A primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos em Corolla é na confiabilidade. O carro tem fama de não quebrar. Particularmente, gosto de carros que sejam mais comunicativos, que transmitam as reações. Com suspensão e direção mais firmes e diretas. Se você pensa como eu, o Corolla não é seu carro. Mas experimente perguntar para o seu pai se ele acha tão importante assim saber as reações do veículo. O segredo do Corolla está nos filtros.

Dirigi por uma semana o Corolla XRS. Afora o visual, não há nele nada de esportivo. O modelo vem com aerofólio, saias laterais, extensões nos para-choques (para dar sensação de carro mais baixo), rodas e grade no tom grafite e couro com costuras vermelhas. Mas a carroceria não convence. Está bem envelhecida.

Decididamente, não é um modelo esportivo. Até porque, a despeito do visual, oferece desempenho bem tranquilão. Em um carro com alguma pegada esportiva, você tende a esperar ao menos um ruído um pouco mais nervoso, mas o Corolla é muito certinho, e dali não sai barulho.

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Motor bom; câmbio ultrapassado

O motor 2.0 VVT-i Flex é muito bom. Rende 153 cavalos, tem 16 válvulas e comandos variáveis na admissão e na exaustão. O torque de 20,7 kgfm também agrada, embora o pico apareça somente a 4.800 rpm. Se não oferece desempenho melhor, a culpa não é dele, e sim do câmbio, que gosta de curtir a vida sem pressa, e não tem nada a ver com as letras XRS na lataria. Mas é um conjunto resistente. Uma vez, um mecânico especializado em transmissões automáticas me disse, ao desmontar a caixa de um Corolla com mais de 80 mil km rodados, que encontrou uma transmissão que parecia ser zero-quilômetro. Outra boa surpresa veio na medição de consumo. No trânsito pesado de São Paulo, o modelo fez média de 7,3 km/l (o que não é nada demais), mas obteve 14,0 km/l na estrada, com etanol. O tanque de 60 litros garante boa autonomia.

As respostas são moderadas, embora as passagens de marcha sejam suaves. Se você quiser um pouco de esportividade, pode usar as borboletas do volante. Elas são de bom tamanho, e o volante de couro tem a base achatada nessa versão, além do revestimento de couro e das costuras vermelhas. A direção eletromecânica agrada, mas o pedal de freio, não. O sistema não oferece progressividade na frenagem. Fica difícil modular a força no pedal. Como não dá para dosar muito bem a pressão, o carro ou não para ou para de uma vez.

Mas é claro que isso está apenas no campo das sensações, do feeling. São discos nas quatro rodas, com ABS. Os pneus são largos (205/55), o que garante bom contato com o solo. Em condições normais, o carro mostra boa estabilidade. No limite da aderência, no entanto, a suspensão traseira com eixo de torção pode não ser suficiente para garantir a melhor estabilidade.

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Preço nas alturas

Outro ponto que não atrai é o preço. O Corolla XRS é caro. Custa R$ 77.070. Evidentemente, não vale o investimento. Eu não pagaria isso num carro que tem menos de um ano de vida, antes de uma mudança radical (aliás, uma das mais radicais de sua história). Mas, se serve de consolo, ele vem bem equipado – o que sempre foi uma característica do carro. O Corolla nasceu trazendo itens de conforto normalmente encontrados apenas em categorias superiores.

O sedã tem tela de 6,1 polegadas sensível ao toque, com GPS e câmera de ré. O ar-condicionado é digital, e o volante tem comandos de som e computador de bordo. A alavanca do controlador de velocidade também está bem ao alcance da mão. Os retrovisores são rebatíveis eletricamente, e todos os vidros elétricos dispõem de comando um toque.

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O acabamento é bom. Os materiais são de boa qualidade, e o quadro de instrumentos tem iluminação permanente (Optitron). O modelo ainda vem com porta-luvas duplo, e quatro airbags (frontais e laterais). As lanternas traseiras são de leds.

Mas nem tudo agrada. A chave ainda não é do tipo canivete, e o modelo ainda tem aquelas pequenas alavancas para abrir porta-malas e tanque. Um carro nesse preço teria de ter um pouco mais de sofisticação. Outra coisa que, a meu ver, não ficou muito bem é o revestimento no apoio de braços das portas, onde estão os botões de vidros. A Toyota utilizou ali um material prateado, para dar impressão de alumínio. Mas, como ele é muito liso, não agrada nem à visão nem ao tato. Falta alguma textura, no mínimo.

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Apesar de o entre-eixos não ser muito bom (2,6 metros), o espaço atrás até que é confortável, embora menos do que em concorrentes como o Civic (2,67 m). Além disso, o oponente da Honda ainda tem piso plano, sem o túnel central. Mas tudo isso a essa altura parece crítica póstuma. Vamos esperar pelo próximo. Pelo que se viu até agora, o novo Corolla tem tudo para retomar a coroa (embora eu tenha achado o painel com cara de déjà vu). No mínimo, ele tem as condições para brigar muito por ela. Corolla, em latim, significa “coroa de flores”, e refere-se a glória, triunfo.

Toyota Corolla XRS – Ficha técnica

Motorização

Motor 2.0L Dual VVT-i 16V DOHC Flex
Potência (cv/rpm) 153 / 5.800¹
Torque (kgf.m/rpm) 20,7 / 4.800¹
Combustível Gasolina/ Álcool

Transmissão

Modelo Automática de quatro velocidades com shift gate e Super ECT (Electronic Control Transmission) + shiftronic + paddle shift

Suspensão

Dianteira McPherson com barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção com barra estabilizadora

Direção

Tipo Eletroassistida progressiva (EPS)

Freios

Dianteiros Discos ventilados com ABS (Anti-lock Brake System) e EBD (Electronic Brake Distribution)
Traseiros Discos sólidos com ABS (Anti-lock Brake System) e EBD (Electronic Brake Distribution)

Pneus e Rodas

Pneus 205/55 R16
Rodas Liga leve R16 na cor grafite

Dimensões e Capacidades

Comprimento (mm) 4.540
Largura (mm) 1.760
Altura (mm) 1.480
Distância entre eixos (mm) 2.600
Vão Livre mínimo do solo (mm) 160
Peso em ordem de marcha (kg) manual/automático 1285 (A/T)
Volume do porta-malas (l) 470
Capacidade do tanque (l) 60

Fotos Fabio Aro

4.0

  • adriano1989

    Essa versão do corola é bonita demais, é o unico corola que eu teria coragem de comprar, usado claro, pois zero km jamais!!!!

    • MM_

      Sério? É a única que eu nunca teria coragem de comprar( fora a XLI, logico). Parece o tiozao que pinta o cabelo e tenta arrumar menininhas de 20 anos.

      • TacodeSinuca

        O detalhe é que pinta o cabelo e em vez de esconder os cabelos brancos acaba ficando com o cabelo da cor verde musgo kkkkk
        Já vários tios deste nipe dirigindo Corolla e Civic por aqui

        • Muito lindo!! hahaha E apesar de ser um corolla que existem um milhão deles na rua, chama a atenção!

        • JPaulo10

          Um dia você vai pintar/perder cabelos e ter um Corolla …

          • PONCIO PILATOS

            kkk isso se der sorte.
            envelhecer é uma virtude…uma grandeza, uma sorte…
            hoje sinto tanta falta dos meus pai e mãe (velhos)…
            detalhe, tenho 43, e ainda não tenho cabelos grisalhos…
            muitos morrem antes de envelhecer, por isso, envelhecer é uma dádiva do Criador Onipotente.
            Parabéns JPaulo, pelo comentário.

            • fep

              Com certeza !

          • TacodeSinuca

            Não mesmo, eu já tenho alguns cabelos brancos e me orgulho deles, deixo meu cabelo ficar branco como a neve mas não uso esses ensebantes que esses vovôs passam

            • EduP

              É isso aí Taco. O melhor da vida é curtir cada fase dela sem tentar aparentar algo que não somos. Meu motor é 6.3 (kkkk) e me orgulho dos meus cabelos brancos. Dos que restaram, é claro.

              • Dell

                Oiaa.. Motor da C63 AMG?

          • MM_

            Ter um Corolla pode ser, mas pintar os cabelos? Eu tenho cabelos brancos desde os 20 anos e agora com 41 tem muito mais.

            Provavelmente em 4 ou 5 anos vou estar parecendo o Cid Moreira ou o Walmor Chagas, mas é bem mais "digno" do que ter cabelos "acaju". rs.

            • Thiagusss

              Cid Moreira: " B-O-A N-O-I-T-E ! "

            • JPaulo10

              Grecin 2000 é melhor, MM. rsrsr

      • Marcos

        Meu cunhado tem um Corolla e pinta os cabelos grisalhos, vou mostrar esse post para ele. Devfe ser a prática dos donos do vovorolla.

        huehue

    • GreatU2

      Eu ia comprar essa, mas tem um porém muito grande. Por ele ser "XRS", o seguro quase dobra, pq o considera um carro esportivo, apesar de ser IDÊNTICO ao XEi.

      Por isso eu acabei comprando o XEi mesmo, que inclusive, tem um valor de revenda maior que o XRS

      • EduP

        Não é o meu caso mas essa é uma boa dica para quem está decidindo pelo Corolla atual.

  • Leandro1978

    O pessoal fala que está ultrapassado, é carro de tiozão, etc, mas ainda o acho bonito. Pelo menos os sedans médios e grandes, prefiro os modelo com visual mais tradicional, como é o caso dele, do Jetta (para mim, um dos mais bonitos do seu segmento), entre outros. Opinião pessoal, claro. Não que não ache um Civic bonito (que erroneamente falam que ficou "tradicional" nesta geração, não, não ficou, basta compará-lo justamente com o novo Corolla). Não vou entrar na questão dos valores, porque é chover no molhado. Acho que, ao menos nesta versão "esportiva", poderia ter o cambio mecânico como opcional.

    • PONCIO PILATOS

      concordo em tudo, sobretudo o cambio.
      vacilo foi não ter feito esse carro na cor branco polar…
      eu compraria fácil fácil…

    • GreatU2

      O carro é sensacional! E é um clássico. É q tem nego que gosta de Hyundai de paniel azul e design feito por uma criança de 5 anos que imagina um carro que voa… Lógico, esse visual chama a atenção, mas daqui a 6 meses vc não aguenta mais olhar pro carro

      • fep

        kkkkkkkk com certeza !

    • JPaulo10

      O Corsário uma vez definiu bem o Corolla: não se sobressai em nada, mas é eficiente em tudo.

      O estilo é clássico, como deve ser um sedã, na minha concepção. Talvez seja essa a tendência, conforme se vê nos lançamentos C4 Lounge e Nissan Sentra. (Ainda não vi pessoalmente um focus. É bonito nas fotos, mas você sabe as maravilhas que um photoshopinho faz)

      • O_Corsario

        POis é, por isso que digo que ele é o "gol dos sedãs médios".

    • Mc_

      É tudo questão de ponto de referência. Aqui chamam de carro de tiozão porque não sabem o que é uma carro "careta" ou tradicional de verdade! Nos EUA, é carro de adolescente que tirou carta e dona-de-casa, no Japão é de operário e na Tailândia é de taxista. Acho o Corolla um dos melhores carros vendidos no mundo, mas a essência dele é completamente popular. Então essa fama brasileira de "carro de tiozão" ou "carro de médico" está mais pra um elogio.

    • MarceloAmorim

      Pessoal que critica,acredite,a maioria sequer andou num Corolla.Pode ser o tiozao,o carro que nao passa emocao,mas tem um rodar sólido e uma qualidade inquestionavel.Quando possuirem um Corolla,ver que a manutencao é baixa,o valor de revenda é alto e o carro nao te deixa na mao,vao entender o porque do sucesso.

      • TecoPadaratz

        É pq muita gente só olha a beleza……..gosta ou não gosta do desenho do carro………..

        O carro ´pode ser uma porc@ria para dirigir, mas é bonitinho e isso que importa…….

    • BOB MARLEY

      Só uma coisa até relacionada ao assunto. Um Corolla XRS 0km ou um Lancer GT, o top com teto banco de couro e central por 65.000 com 10.000km? To incerto pra fechar negócio

      • KTA

        PÔ! um Lancer é muito mais bonito que o Corolla! além de ser um carro mais exclusivo (hoje em dia tem um Corolla em cada esquina). Mas a Toyota tem seu famoso pós-venda (manutenção fácil e barata, etc.). Não conheço o pós-venda da Mit (se tiver uma Concessionária da Mit perto da sua casa será até melhor).

        Mas como você está cogitando comprar um carro usado, eu indicaria um Civic EXS 2012, que hoje em dia está valendo no mercado de usados em torno de 68 mil, com atrativos como teto solar, central multimídia, suspensão traseira multilink, direção elétrica, controle de tração e estabilidade, ECON, I-Mind, etc. (desses que eu mencionei o Corolla só tem a Central Multimídia).

        Eu estou cogitando de pegar um Civic desses no final do ano.

  • eduardo

    NÃO, obrigado

  • edy_caceres

    Concordo com o repórter, quem comprar esses 4 mil e poucos corolla que vender por mês pouco estão se importando se ele esta se aposentando ou se a transmissão tem apenas 4 marchas.

  • TacodeSinuca

    22º GM /CRUZE SEDAN 3.095

    Como assim não vende 3 mil?
    Esse carro continua ridículo, pelo valor e itens de segurança que oferece não existe motivos para compra-lo.
    Se eu quisesse um carro que não quebra eu comprava um jeep Defender
    Enquanto não tiver 6Ab e ESP pelo menos como opcional ele não é uma compra racional

    • Maycon102

      Desde o lançamento a milhares de anos foi o primeiro e único mês que vendeu 3. A realidade é que a média do GM era +- 2 mil e poucos. Honestamente o carro da GM não briga com a dupla japonesa em lugar nenhum do planeta.

      • PONCIO PILATOS

        O cruze não "pegou", embora seja o GM mais vendido "mundialmente".
        A dupla nippônica aqui é invencível, alternando o gosto entre quem quer algo "mais moderno e esportivo" ou "sóbrio e tracicional"… fico com esse último, mas já preferi o primeiro…
        hehehee

        • granrs78

          Como que não pegou? O Cruze sempre vendeu bem, desde o lançamento, e algumas vezes chegou a ultrapassar o Civic e Corolla em vendas. Pode reparar que as vendas do Cruze começaram a " cair ', foi justamente com a chegada da versão Sport6, que acabou abocanhando alguns clientes do modelo sedan, justamente pelo seu visual mais esportivo e sem abrir mão do porta malas, que o do hatch não fica muito atrás do Cruze sedan.

      • TacodeSinuca

        O problema é que 6AB e ESP a Toyota aqui do Brasil nunca ouviu falar, sem contar a monoestrela para criança no banco traseiro, até Um ka tirou nota maior.
        Só manjador para preferir um Corolla aqui do que um Cruze ou qualquer outro rival mais moderno

        • PONCIO PILATOS

          hehehe

          • TacodeSinuca

            O Civic pelo menos ESP tem, mesmo não tendo AB de cortina, pelo menos não está em uma caverna como a Toyota.

            • granrs78

              O Civic tem esse dispositivo, só que na versão de mais de 80 mil reais, que na minha opinião, o preço está completamente fora da realidade, ainda mais com o Cruze de 68 mil reais possuindo esse dispositivo já nas versões de entrada.

            • fep

              Civic por mais de 80 mil ? Totalmente fora da realidade !
              Não justifica um teto solar nem um ESP, o carro não tem nada !

      • fep

        Realmente o Cruze não pegou até agora, e o por que eu não sei.

    • Bruno Alves

      Jeep Defender? É uma mutação de um Wrangler com um Defender?

      • TacodeSinuca

        Jeep é como Bombril kkkkkk
        Antes de ganharem o nome de SUV era tudo Jipe, ai confundia-se com a marca Jeep e carro alto feito para encarar lama era automaticamente proclamado Jeep/jipe

        • Bruno Alves

          Bom, mas estamos em um site automotivo. Aqui você não pode falar que seu filho vai para a escola de "Kombi" se ele vai para a escola de Ducato.

    • Davi-PE

      Rapaz eu conheço bem o cruze e o corolla. A diferença encontra-se, sobretudo, no conforto, espaço nos bancos dianteiros e simplicidade. O cruze é muito duro e o banco do motorista é bem apertado, principalmente para quem é gordinho ou alto. Por outro lado, no quesito segurança, itens de conveniência e direção esportiva (correr na estrada e fazer curvas com o carro na mão), o cruze ganha de lavada. No entanto, a maioria dos compradores de carros nessa faixa de preço estão mais preocupados com o conforto, confiabilidade da marca e muitas vezes não sabem nem utilizar esses itens tecnológicos que os carros dispõem, aqueles que tem pais com mais de 50 anos irão concordar comigo, razão pela qual o corolla vende mais que o cruze, apesar deste ser mais barato.

  • Y07

    Faltou o teto solar.

    • KTA

      Pois é! O Civic EXS tem isso + Controle de Tração e Estabilidade, suspensão traseira Multilink, direção elétrica, e câmbio automático com uma marcha a mais. Esqueci algo? há sim: a chave canivete, kkkkkkkkkk.

    • Leo

      Teto solar ??? você acha que só falta isso no "vovorolla"??? Pergunto: Para que serve esta P… de Teto solar mesmo ??? Próxima pergunta: Vc compra um carro somente por ele ter ou não um teto solar??? se sim, meus pêsames. Brasileiro precisa acordar e avaliar melhor suas aquisições, pois já pagamos muito caro por elas !!!

  • Edson Roberto

    Parece que por ser um carro "conhecido", esse carro não precisou de uma analise mais detalhada? Sinceramente…. a avaliação de 1 semana era muito melhor qdo havia mais detalhes. Era uma delicia ver os reais detalhes do carro (que nao fossem fotos profissionais) e informações melhores no dia a dia.

    E isso eu quero dizer que, não comento sobre videos, mas uma vivencia mais profunda do que o carro pode oferecer. Tenho certeza que o Corolla é bem elogiado pois é um carro que todo brasileiro espera. É o conforto, silencio, boa resposta e por fim consumo bom. Achei totalmente compativel o consumo de 7,3km/l que em um motor dessa configuração, em outros rivais, não fazem mais do que 6km/l. Fazer 14km/l de etanol……. só demonstra que nem Fiesta com cambio PS, nem outros modelos conseguem tal economia.

    Não justifica a compra, mesmo sendo um produto bom, principalmente por estar saindo de linha e custar o que custa. É como eu sempre digo, brasileiro gosta de conforto e, mesmo sendo um carro que rola a carroceria, nem de longe demonstra falta de segurança. Mas é fato que quem compra espera conforto no lugar de esportividade. É por exemplo o total oposto da linha PSA que por isso pode ser outro ponto desprezado no mercado. E ainda, será mesmo que o pessoal não quer conforto?

    Ao menos o Hairton tem bom senso a dizer que a preferencia dele é por mais esportividade, pois muitos jornalistas, pisam na bola ao dizer qeu todos os carros deveriam ser duros para serem bons de estabilidade.

    • blindzector

      Boaaa Edson…

      Vc pensa como eu… e sinto falta do comportamento Estrada / Cidade… apontavam situacoes bem bacanas quanto ao dia dia do veiculo… Sinto falta Eber! E nao e so eu!

      Quanto ao Corolla , sou a pessoa errada em falar… hahaha.. tenho um e amo o meu! Mas o meu e 2003, e ateh hoje e um carrinho que eu elogio muito… conforto e muito bom, suspencao macia, e um motorzin bacana! Melhor qe muitos usando batedeira ao inves de motor!

      Pois o que ele falou so falo, foi uma das melhores compras que ja fiz, um Corolla …. Podem dizer que e de Tiozao, ou qe o carro nao presta, nao tem potencia… bla bla bla… enfim… Ao menos ele entrega um bom pacote de equipamentos ( sem muitaaaa seguranca ) mas entrega algo qe muitos mesmo com anos de mercado nao dao… Confiabilidade!

      • saosao

        Confiabilidade emum bem que é tão caro é essencial. Em casa tivemos Corolla 2004, 2010 e 2012 e só confirmo o que vc falou.
        Não, não é o melhor carro em equipamentos ou preço, mas é só ver a opiniões dos donos de Corolla para entender o consumidor mundial e pq ele é o mais vendido da história.

        • fep

          Por isso estou no meu quarto Corolla, e esperando o novo 2014.

    • JPaulo10

      Edson,
      1. Existem reportagens mostrando que o Youtube, no Brasil, começa a ser um veículo essencial em negócios e serviços. Grandes empresas e pessoas investem sua imagem no Youtube. Dali saem bons negócios.
      Sinceramente, repito, sinceramente, não dá para ver dois adolescentes testando um Camaro, como aquele canal TopSpeed. Éber deixou um vazio muito grande, que ainda não está ocupado.
      2. O Corolla não é esportivo, mas foi 1s mais rápido que o Fluence GT (mais por força do controle de tração do segundo, porém ainda assim rápido) em Interlagos. E bem mais veloz que o Sentra: esse não passou de 150 km/h a 6000 rpm em velocidade final. (Note-se que o Sentra novo terá o mesmo motor, tal qual o Fluence).
      3. Talvez ficasse aqui uma dica ao Hairton Porciano Vaz. Todo mundo fala do preço alto do Corolla, mas que tal uma reportagem sobre o preço REAL do carro? O que a Toyota faz para atrair o comprador: desconto? Financiamento? Valorização do carro usado dado na entrada?
      Isso solveria muitas dúvidas e preconceitos, penso eu.

      • vitimsl

        JPaulo10, onde vc viu esse comparativo? Tem outros modelos?

        • JPaulo10

          1. Sobre o teste do Fluence GT em Interlagos, está no Canal FullpowerTV, no video
          Fluence GT – Fullpower Lap http://www.youtube.com/watch?v=ZDVMcGi_slU
          A questão do controle de tração prejudicar o desempenho dele foi discutida no teste NA Fluence GT.

          2. Sobre o desempenho do Sentra em Interlagos, está no canal Carros do Portuga, no vídeo
          Portuga de Sentra em Interlagos http://www.youtube.com/watch?v=85iTd6Y9b-U
          A Mercedes deu uma volta no Sentra antes dele completar sua primeira volta. E note como os focus fazem a Curva do Bico do Pato.

          • vitimsl

            Obrigado!

      • PONCIO PILATOS

        JPAULO, comentário lúcido. parabéns.

      • W_Costa

        [desabafo]
        Esse canal TopSpeed é simplesmente ridículo, dois moleques brincando de avaliadores.
        É quase ilógico dois moleques terem opinião formada e experiência de vida pra formar uma opinião sólida seja sobre carros ou qualquer outra coisa, no máximo têm atitude ou simpatia/antipatia por algo, opinião sólida baseada em experiências reais de quem batalha e dah duro no dia-a-dia como nós é o que queremos ouvir. Esse canal TopSpeed é uma piada, coisa feita de adolescentes para crianças, ou vice-versa, porém talvez a perda e a falta que os vídeos do Eber tem feito, me faz sentir ódio desses amadores ridículos.
        Realmente foi uma perda inestimável, principalmente pra nós que já estavamos habituados com os vídeos do NA e agora temos que nos contentar com esses amadores ridículos, afffhh…

    • lachard

      Edson, esses 14Km/L só no pianinho, se precisar manter em subida a caixa paleozoica vai abaixar bem isso ai.

      • Edson Roberto

        Bem… o Hairton dirigiu o carro por 1 semana…. para ele dizer essa média, é porque certamente conseguiu atingir por mais de uma vez e possivelmente não seria teste de imprensa e sim uso diario. Ou seja… dá para acreditar que é possível, independente da pessoa pegar subidas ou não.

        Comumente é facil vermos que carros 2.0 fazem consumo até 12km/l (alcool) e quando muitos deles fazem 14km/j na gasoilna e na estrada já é motivo de soltar fogos. Já pensou então com o Corolla que faz mais? Esse é um fator que chama atençaõ nas pessoas e darão sim atenção ao bom consumo.

        • lachard

          Concordo mas com certeza a velocidade de cruzeiro foi bem baixa, evitando-se ao máximo as retomadas. Tenho uma Fielder 2008 com 139K e não consigo fazer mais de 12 – 12,5 km/L com gasolina a 120 km/h. A caixa de 4 velocidades da Toyota esta muito aquém do motor do carro. Falo que esse cambio tem 3 marchas e um overdrive que em qualquer subida, se quiser manter a velocidade, vai desarmar e o consumo e barulho no carro vão aumentar bastante. Apesar disso não vendo a perua, muito confortável e confiável, pra mim o melhor Toyota já produzido aqui.

    • DCcar

      Concordo Edson…e complemento…gostava muito mais quando podia vir ao NA pra assistir aos videos do Eber… não q o Hairton escreva mal….mas sei la….acho um pouco parcial nos elogios ao carro… certo q o Corolla é quase unanimidade entre os brasileiros mas,,,

      Tentar se acostumar com esse novo formato das avaliações…e assistir aos videos do canal top speed =S (apelando já)

  • fpfor

    Atualmente esse carro só vende tanto por ser UM Corolla e não por ser O Corolla.
    Mas quando o novo vier, acredito que venderá muito, superando em muitas unidades o Civic.

    • Pedro_Rocha

      Não é por nada, mas o novo Corolla CVT tem tudo para virar uma Strada. E esse é meu medo, pois carros assim distorcem o mercado.

    • fep

      Estou ansioso pelo novo, desde já.

  • filipe

    Volante de etios no vovorola

  • Neanderthal_Man

    Sabe no fim da feira quando sobram apenas laranjas murchas? Pois é, o normal é o dono da barraca fazer 1 real a dúzia. Mas e se ele resolvesse cobrar 5 reais a dúzia naquele horário, alguém compraria? Eu não.
    Eis o Corolla no mercado atual. Para ver como tal mercado é imaturo, é como se as pessoas adorassem pagar caro por laranjas murchas.

    • PONCIO PILATOS

      não vejo desta forma.
      comprei o meu este mês, pois ficaria sem um carro médio até a chegada do próximo.
      fiz drive no civic, e ainda assim preferi o vovorolla…
      detalhe, o anterior meu era um vovorolla também, ano 11/12.
      essas laranjas não tem nada de murchas, tão é vistosas…muito vistosas, comparadas as que vc indicou serem as "mais frescas"… estou presumindo.

      • Pedro_Rocha

        Esse pessoal que compara tabelas de carros em vez de carros não consegue entender as qualidades do Corolla.

      • O_Corsario

        Cara, costumo acompanhar seus comentários, mas me explica, trocou um corolla 11/12 por outro 13/14? Porque? Deu algum problema?

        • PONCIO PILATOS

          Corsario, não deu. nem tinha pinta de dar.
          o meu era prata, e queria um branco, hoje acho mais bonito (já achei mais feio)….
          entao um colega meu (que é "otoridade" delegado de puliça), destruiu o dele, que era 10/11 (modelo antigo) numa capotada. ai o seguro pagou, e ele ficou no meu pé pra vender o meu… entao, vendi bem vendido pra ele, e paguei bem pago no 13/14, 69.900,00 num xei, que era o mesmo modelo do anterior, mais um pacote generoso de "gracinhas" que já citei por aqui em alguns comentários.
          na verdade, botei mais 7.000 cruzeiros pra trocar o 11/12 pelo 13/14… e mais 100,00 para transferir o seguro…
          logo achei interessante e estou feliz, que é o que importa.
          gostei do branco.
          vejo carro, como carrinhos de criança… vc compra "brinca, brinca, brinca, e enjoa"…
          assim, enjoei do outro.
          tenho carros antigos e passo ate dois anos sem dar partida em alguns deles, depois vou la, ligo e rodo meses…. sou assim, não sei explicar, só sei que é assim (lembra do auto da compadecida?) hehehe
          mas corolla véio, na boa, so entende quem tem, ou vc ama, ou odeia…. EU AMO.

          • O_Corsario

            entendi, tbm sou da teoria que o importante é estar feliz, é que fiquei curioso mesmo! rs

            • PONCIO PILATOS

              entendo perfeitamente, eu tb ficaria.hehehe.
              abração.

        • fep

          Eu troquei o meu 2012 GLi pelo 2013 XEi, a agora espero o 2014.

    • aleneo2

      mas o corolla ta com um bom desconto, o XEI de 754meu sogro comprou a pouco mais de 1 mes por 69, já emplacado com ipva e pintura metálica, considerando que nao consegui o cruze por menos de 71 e com espera de 30 dias e o civic por menos de 74 entendi que é por isso que o corolla vende tanto.

      Eu pessoalmente adoro o cruze mas atualmente nao compraria de jeito nenhum só por causa da raiva que a assistencia da GM me fez nos ultimos 2 carros, nos proximos agora só de outra marca nao compro GM por um bom tempo.

      • PONCIO PILATOS

        aleneo, paguei 69.900, num vovorolla branco, hoje, os brancos tão mais caros que os perolizados.
        ganhei uns mimos, que gostei, algo que na ponta da caneta, seriam uns tres contos, o meu é o XEI…
        ganhei modulos para recolher as orelhas e subir/descer vidros (850,00), grade do altis (900,00), frisos laterais (500,00), emplacamento (650,00), sensor de estacionamento (250,00), ponteira cromada (230,00), e pelicula, (que dispensei, pq é um lixo (250,00)….
        pra mim ficou interessante, tou feliz. contando as horas para ver o novo, se eu gostar do CVT, trocarei. acredito que o novo deva vir la pra junho…

        • saosao

          Mas o XEI já não tem recolhimento do retrovisor e função um-toque de série? Pelo menos o do meu pai tem.

          • PONCIO PILATOS

            tem sim, mas vc tem que apertar um botaozinho…
            para ele fazer isso no alarme, tem um modulo, que custa 500,00 cruzeiros, ai vc arma o alarme ele recolhe, vc desarma, ele abre, tudo no botao, entendeu? no mais antigo, 11/12, ele so recolhia, e so abria, qdo ligava a chave no contacto.
            ta, ja sei, é pilantragem da toyota, mas fazer o que né?

            • saosao

              Agora entendi! …é, no 2012 tem um botão que recolhe/abre.

        • Fabio D.

          Cara, modinha de cor é soda… Cobrar mais caro num carro branco? Qual a dificuldade de pintar nessa cor? A mesma de um preto! Agora, vai ver quem tá mais caro… Meu carro é bege e não tô nem aí… Comprei com uns 30 dias de estoque, vendedor me deu quase 5 mil de desconto pra levar aquele e não o preto que tinha escolhido (e já negociado desconto).

          Aí vem o argumento de dificuldade na revenda. Na boa, se o vendedor não tirar valor pela cor, vai tirar por qualquer outra coisa que encontrar, o negócio é te tirar dinheiro.

          • PONCIO PILATOS

            concordo, mas meu outro era prata, mudei pra branco, pq gosto tb…ja tive preto, e é uma cor que excluo na hora., definitivamente não gostei.

            • Fabio D.

              Sim, eu percebi que não comprou pela tal "modinha". Eu também escolhi o Cruze da minha mãe junto com ela, optamos pelo branco porque caía melhor no carro… O Corolla preto é estranho mesmo, não teria um nessa cor… Sei lá, me lembra taxi executivo.

              • PONCIO PILATOS

                bicho, ja tive um porschinho preto, e um linea preto… nunca mais.
                ja o branco, hoje, estão mais "brancos", mais bonitos.
                tou gostando de ver, sem contar que é mais "resistente" e mais fácil retocar.

                • O_Corsario

                  porschinho preto? 914?

                  • PONCIO PILATOS

                    ano 64, 356, era de coleção.

                    • O_Corsario

                      Belo carro! Parabéns!

                    • PONCIO PILATOS

                      obrigado, excepcional.

                    • Fabio D.

                      Cacilda, já tava babando só de vc falar que teve um Porsche… Agora é cachoeira de saliva mesmo, 356 é lindo demais!!! Meus parabéns, meu caro! Vi que vc tem uns carros antigos na garagem, acho isso fantástico demais… Queria ter tempo e garagem pra botar um Opalão pra fuçar fim de semana… Amo esse tipo de coisa!

                    • PONCIO PILATOS

                      é uma otima terapia… com certeza. tem otimos prós e contras, o contra é que é um sumidouro de dinheiro, e as mulheres costumam ficar enciumadas, de resto é so pró.
                      eu recomendo de olhos fechados.

                    • Fabio D.

                      Quanto a ser sumidouro de dinheiro, imagino, pois meu carro, um Cliozinho humilde que não me dá dor de cabeça com nada, me consome uns bons trocados em manutenção preventiva, imagino com um antigo em restauração… Enfim, coisa pro futuro, quando tiver casa grande, um carro bacana pra usar todo dia… E sim, as esposas reclamam horrores, minha namorada já chia de eu ficar a manhã de sábado inteira lavando o carango huaahuauhahu

                    • PONCIO PILATOS

                      kkkkkkkkkkkkkkkkkk é por aí mesmo. a mulherada tem ciúmes.

            • EduP

              Vi um XEI 2013 branco e posso dizer que a cor branca vai muito bem nele. Parabéns pela compra.

              • PONCIO PILATOS

                obrigado véio, realmente o corolla, me parece a melhor cor a branca, assim como nas BMw NOVAS…as brancas tão o bicho, de preferência com o interior caramelo… quem aqui não se rende aos encantos do AZZERÃO branco??? eu me rendo na hora.

            • FlavioBlom

              Carro preto só é legal na mão dos outros. Além de sempre parecer mais sujo que está (o que nem é grande problema), está sempre com uns risquinhos visíveis.

          • 3ic

            e pensar que a 18 anos todos tinham horrores pela cor branca ( fui um dos poucos corajosos na época que adquiri um Monza branco por sinal até hj comigo)

            • Fabio D.

              Pois é, moda mesmo… Diziam que era cor de Taxi de São Paulo, carro de empresa, etc.

            • PONCIO PILATOS

              sim, branco ha algum tempo, nem de graça… tenho um PUMA GTE 78/79, prata andino, praticamente zero km, penso que qdo foi comprada deveria ser o bicho, hoje, nem se vê ela no trânsito apesar de ter placa preta.

              • O_Corsario

                Bom gosto! Adoro pumas… Mas a GTE na cor prata, especialmente hoje em dia, deve dar uma sumida mesmo.

                • PONCIO PILATOS

                  tenho algumas, mas uma em espccial muito rara, uma versão GTI ano 80/81, amarea (mas perolizada) pintura de fabrica, jamais restaurada, teto solar slide away, sistema de som, roadstar grandprix e modulo infinity, autos bravos caramujo… essa é a 000, ou seja, a que foi usada para homologar, sou o segundo dono, mas gosto de um gol gti ano 92, praticamente zero, pra mim é o que se pode chamar de esportivo (à brasileira), um carro ágil, impetuoso, barulhento, instavel, mal humorado e inconstante….uma delicia.. e tudo isso sem abs, controle de tração e estabilidade e nem direção hidráulica…. isso ´sim, é tocada… as vezes converso com nelson piquet, ele fala que desliga todos os controles de seus carros, pq é como dirigir carrinho de compras em supermercado…totalmente sem graça…
                  eu tb gosto assim. não no dia a dia, mas numa tocada esportiva, é igual ao GTI, não perdoa falhas…

                  • O_Corsario

                    Hehehe é bem por aí! Hoje minha rotina permite que dirigir no dia-a-dia ainda seja um prazer… MAs parabéns pela coleção, esta puma 000 é incrível!

                    • PONCIO PILATOS

                      tem fotos no meu blog, procure puma universo.blogspot

                    • O_Corsario

                      muito legal! O TC é seu? O primeiro KG anda com um preço absurdo, os TC são menos apreciados e estão menos hiper-valorizados, este laranja está muito lindo!

                    • PONCIO PILATOS

                      o TC não é meu, é do vandeco, mesmo dono do opala ss71.
                      os TC realmente nao alcançam um bom preço, mas são genuninamente nacionais, como o SP2 e puma… gosto muito, mas o desenho dele é controvertido, é como o etios… hehehe

                    • O_Corsario

                      Esse Vandeco tem que se decidir, ou vai pros VW ou pros GM, ficar assim no meio?? rs
                      POis é, eu tbm (como todo mundo) gostava mais do primeiro KG, mas hoje estou gostando mais do TC, talvez eu veja nele um substituto mais viável para um 911… rs

                    • PONCIO PILATOS

                      hehehe.. é um vira-fóia, ama o opalão, mas num separa do TC…
                      pois é, na época, qdo foi lançado, disseram que ele teria sido inspirado no PORSCHE 911E… particularmente nao vejo absolutamente nenhuma semelhança… a nao ser pela traseira cortada "a machado" ou fastback… é a unica coincidencia, visto que era tendencia na época, relembre ferraris 250 e 275, mustang GT 500 fastback, o famoso bullit, aquele que steve macqueen, deu um show…e por aí vai.
                      mas tem o charme, na verdade o TC foi uma contraproposta ao avanço das puma gte, no mercado dos boys endinheirados (filhinhos de papai), mas como nao rendia, era pesado, comportamento dinamico simplorio, a VW entrou com o SP1 e 2, carros "luxuosos" bem acabado, mas fracos, manco, se comparados aos pumas com com os lendarios comandos P2 E P3, mas o TC foi o unico karmann ghia diferente dos demais, e o bom, totalmente brasileiro, hoje no mercado mundial, é disputado no tapa, pena que aqui nao valorizamos.
                      mas tem pega bom preço, tem peças dificilimas e carissimas, dentre elas, as lentes das lanternas traseiras, que originais, passam fácil dos 5.000 cruzeiros, cada.

                    • Fabio D.

                      Tô fuçando lá seu blog… Já digo de cara que babei no Karmann Ghia TC Ocre que vcs trouxeram de Sertãozinho… Lindo demais!

                    • PONCIO PILATOS

                      sim, ocre marajó, é uma linda cor, no TC, a que mais gosto, depois do branco lotus.

                    • O_Corsario

                      É a famosa "cor de pão" típica da época! rs

                    • PONCIO PILATOS

                      pra mim, umas das mais bonitas, juntamente com o amarelo caju. isso para o TC, para o karmann ghia bolinha, gosto do azul mont blanc, vermelho montana e branco lotus, pro sp2, gosto do violeta pop metalico e vermelho iberico.

                    • O_Corsario

                      Esta P-18 é bem rara, não? Está linda demais. A mecânica está original ou colocou algum veneno?

                    • PONCIO PILATOS

                      essa P18 é a numero 033, de 45 feitas. hoje ta com motor original.
                      essa na época tava com um motor 1.9 forjado, bomba eletrica do gti, trambulador jamar, refrigerador eletrico, bobina accel, com dois solecao 40, comando crow, molas de aço, escape feito, fez 140 cv no dinamometro, fortinha. chegava a 200 em retas, muito boa de tocar, visto que tem de fábrica suspensao traseira com juntas homocinéticas e não facão… nao faz o cloc.cloc, em curvas… boa demais. é muito rara, é o desenho mais comportado dos pumas, que deram origem as pumas AM (alfa metais)…
                      ela é levinha, levinha, numa tocada hostil, é a melhor… parece uma mocinha de 15 anos… um brinquedo.

              • 3ic

                raridade hj em dia esse carro. quando aparece muitos ainda torcem o pescoço para olhar….

    • fep

      Andei no Civic ano passado e neste ano, e não me convenceu nem com o novo motor. Peguei o XEi e já estou esperando o novo.

  • fip_mengo

    Se o novo vier com o mesmo comportamento desse corolla (ou melhor), com o visual melhorado, será campeão até que se prove ao contrário! Falar do preço nem adianta, é caro e ainda vende bastante!

  • Tiago

    Acho que seria mais interessante colocar o consumo com gasolina, visto que o Etanol ainda é vantajoso em poucos estados do Brasil. Eu chutaria que na cidade ele possa fazer uns 10 km/ L na cidade e 16/17 na estrada, utilizando gasolina.

    • Filipe Sales Wanderley

      é por ai, aqui tem um prata 6000km

      • Davi-PE

        Duvido esse carro fazer 14km/l na estrada com etanol. Essa medição está errada. Meu pai tem um 12 1.8 e ele não faz isso nem na gasolina. Acho que essa medição foi pelo computador de bordo e este estava com defeito.

  • É caro? Claro..Mas não tão caro! Esse preço de tabela não se aplica!! E todos sabemos! Temos dois Corollas aqui em casa, meu pai um Xei e eu um XRS, nada a declarar, excelentes carros! Ah…O meu foi 71 em junho passado e o do meu pai 71 também em Julho desse ano! Bem longe dos 77….

  • willyaugusto

    Muito boa a avaliação Hairton! E essa marca de 14 km/l no etanol realmente é fantástica.

    • Anderson Menezes

      Tem alguma coisa errada com essa média de consumo. Está mais para gasolina do que etanol.

      • Pedro_Rocha

        Isso vai depender da velocidade. Andando a 90Km/h já consegui marcar 15.3Km/l com um Corolla 1.8 e com gasolina, fora picos de consumo superiores em determinados momentos.

        • O_Corsario

          POis é… Andando a 90km/h em pista plana meu Polo 2,0 faz 19km/l com gasolina.
          Discutir consumo é perda de tempo, existem centenas de fatores que influenciam, por isso é bom testes padronizados do inmetro e etc para se ter uma idéia.

          • ZEKINHA71

            Já fiz 22km/l com gasolina em um Fit, nunca mais consegui chegar perto.

          • lachard

            Sim, minha Fielder 2008 não faz mais de 11 – 12 km/L em estradas a 120 km/h com gasolina, a caixa paleozoica detona o consumo se quiser manter a velocidade em subidas, por menores que sejam. Na verdade eu considero um cambio de 3 marchas com overdrive (quarta) que só funciona na reta.

          • PONCIO PILATOS

            é vero corsário, meu muleque (extremamente civilizado no volante, tem so 18 anos) faz 17 no golzinho 2013 1.6 trend dele…. o afobado aqui, faz 13,5…
            ele nunca liga o ar..heheheh
            eu parece que tenho "menospausa", nunca desligo…
            nunca levo desaforo, nem ando atras… sei que é falta de educação, mas não tenho.
            já o guri, nem esquenta a piolhenta….liga o som, e "f.o.d.a.s.e o mundo, ele nem se chama, raimundo"… hehehe
            já sei.. ja sei… mas sou um caso raro ou único, de pai que tem um filho como idolo…. em geral é o contrário né?

          • FlavioBlom

            Acho que nunca conseguirei dizer quanto meu carro gasta a 90km/h… haja paciência, hein?!

            • O_Corsario

              Não é questão de paciência. É questão de seguir a lei ou o bom senso.
              Tá cheio de estradinha com limite até mais baixo… OU mesmo estradona, como a Imigrantes, com longos trechos a 80km/h.
              E, claro, estradas com limite bem mais alto lotadas, onde não dá para andar com segurança muito rápido. ENtão trava no controle de cruzeiro e vai embora…

        • fep

          Não sei como pode, estranho, com o meu XEi 2013 fiz 16 sem o ar condicionado na estrada a 110 no piloto automático.

          • Pedro_Rocha

            Nesse dia eu estava usando gasosa Podium numa estrada plana, com ar ligado e com meus pais e minha sobrinha de carona. Entretanto, andando sozinho, com Podium no tanque e oscilando entre 90Km/h e 110Km/l também já consegui marcar mais de 16km/l em boas condições de tráfego.

            É o tipo de equação que possui muitas variáveis.

      • fep

        Já fiz 16 com o meu vazio e sem o ar ligado na estrada, XEi 2.0 2013.

  • Maycon102

    Tive até um pouco de tristeza em ler a matéria kkk realmente é um clima de despedida, mas o que da para alegrar é que o novo está mais bonito e provavelmente melhor.

    • fep

      Com certeza, falou tudo! O carro é maravilhoso, e o novo vai ser melhor, com certeza.

  • Louis

    Externamente não está tão cansado. Mas o interior…Parece carro de 15 anos atrás.

  • arianoneves

    Achei a reportagem fraca e vou dizer porque: Não tocou no assunto da segurança ativa e passiva, é um absurdo um carro com esse preço não disponibilizar ESP/BAS/TCS e mais airbags! Dizem que o problema é do brasileiro desinformado que não faz questão! Mas se a imprensa especializada como essa aqui também não faz, então a coisa está feia mesmo. Venho sempre aqui falar de ESP e tal porque já precisei e fiquei encantado com o funcionamento, porque já morei em um país de primeiro mundo onde todos olham primeiro para segurança e não entendo porque um veículo como o noticiiasautomotivas não faz o papel de tentar mudar esse cenário.

    • TacodeSinuca

      É que se falar dessa parte qualquer carro da Toyota passa vergonha, é a empresa que mais capa os carros aqui no Brasil e o pessoal aí bate palma.
      Por esse motivo eu jamais pensaria em comprar qualquer coisa de uma empresa que não tem respeito por mim, duvidando da inteligência das pessoas.

      • Fabio D.

        Cara, até entendo teu ponto de vista, a empresa não te respeita como consumidor. Bacana, eu também exijo respeito daqueles que me fornecem produtos e serviços. Mas me diz uma empresa que fabrique ou venda carros no país que respeite integralmente o consumidor. É **gada pra todo lado, meu caro. Não erra aqui, erra ali. É ver o que te atende "mais ou menos" e comprar, porque tudo, é impossível. Abraço!

        • TacodeSinuca

          Sim, eu concordo, todas as fabricantes chutam nossa cara, mas a maioria delas no quesito segurança nem se for como opcional ou nas versões top de linha oferecem os itens de segurança, acho que na categoria médio a Toyota é a unica que não oferece ESP nem como opcional

    • vitimsl

      Com os novos padrões do LatiNCap, é possível que o Corolla tire nota 0 em segurança para o banco traseiro e NINGUEM comenta isso. O Corolla pode ser um bom carro no geral, mas depois do teste de segurança (o modelo tirou 1 estrela para o banco traseiro, pior que muitos populares), eu desconsidero o veículo. A avaliação foi fraca mesmo: "Mas, se serve de consolo, ele vem bem equipado – o que sempre foi uma característica do carro. O Corolla nasceu trazendo itens de conforto normalmente encontrados apenas em categorias superiores". Na boa, não concordo nem um pouco…

    • rrr

      Concordo, é uma critica positiva, eu também senti falta de um "puxão" de orelha na marca, por não oferecer um ESP em um carro que tem abs e discos nas 4….

    • fep

      Pior o Civic ter ESP e teto solar só no top de linha, mais de 80 mil !

  • Diggo

    Gosto é do interior deste carro e eu dispensaria as perfumarias visuais. Não combina com o carro.

    • fep

      Eu também,.

  • Andrex2501

    Eu sinceramente acho esse carro bem bonito e bons equipamentos! Mas esse câmbio de quatro marchas, por mais durabilidade que tenha, não desce!

    Mas o Corolla não depende de beleza, tampouco desempenho para vender bem e, sim, sobriedade, conforto e aquela confiabilidade que a Toyota sempre disponibiliza em seus carros!

    • GreatU2

      Cara, eu tenho o XEi, e garanto pra você; o câmbio de 4 marchas é muito bom. Vc pega carro de 5 marchas q consome muito mais, e carro que precisa de 6 marchas pra chegar no consumo dele.

      Ele tem apenas 4 marchas, mas são perfeitamente distribuídas.

      Seria melhor se tivesse 5? Com certeza! Mas as 4 marchas DELE dão conta do recado

      • Fabio D.

        Da experiência que eu tenho com o carro, também não acho, não…

      • lachard

        Não gosto da caixa, me incomoda bastante no barulho e consumo. Pra mim são 3 velocidades com um overdrive que na primeira subida desarma. Ja tive Civic e percebi a falta que uma marcha a mais faz. Apesar disso continuo com o carro, em condições normais o rodar é insuperável.

      • fep

        O próprio Cruze com 6 marchas e sendo 1.8 bebe mais que o Corolla GLi1.8 e o Civic 1.8.

  • kikofar

    Nessas horas que eu percebo que as avaliações aqui no NA estão ficando "chapa branca"… Parece muito com padrão de Quatro-Rodas. Quando fala de um ponto contra, na mesma frase já botam um argumento contrariando a tal desvantagem. Podem notar, sobretudo quando falam do câmbio de 4 marchas, do visual e do preço absurdo pra um carro com firulas estéticas a mais somente!

    E mais: "…O Corolla nasceu trazendo itens de conforto normalmente encontrados apenas em categorias superiores." Tá de brincadeira né??? Dizer que os japoneses tem funcionamento suave, conforto e ótima durabilidade, tudo bem. Mas que a Toyota equipa com 'algo a mais' do que os concorrentes… aí não dá pra deixar passar, tenho que criticar!

    • adolfofrota

      Também notei isso. As avaliações estão perdendo aquele tom "informal", porém técnico que era o diferencial.

    • Pedro_Rocha

      Perceba que o texto disse que "o Corolla nasceu". A geração atual do Corolla é de 2008 e naquela época ele era superior à concorrência.

      Como está vendendo bem, a Toyota não sofre a pressão de criar uma geração nova imediatamente, dando-se ao luxo de ficar por último e estudando o mercado.

      O Corolla atual vende bem em todo o planeta e a próxima geração não será diferente. Receio até de um "efeito Strada" entre os sedãs médios, o que seria ruim pois mataria a concorrência como a Strada está fazendo no seu nicho (enterrou a Courier e Hoggar, a Horrível, está chegando lá).

    • MarcosObs

      Eu parei de criticar. Mas também acho isso.

    • fep

      Sinto falta dos vídeos do Eber.

  • netovski

    Negócio agora seria a Toyota lançar o americano, que tem uma proposta mais jovial, como o novo XRS e deixar o europeu para o público de sempre. Com um conjunto mecânico condizente com a proposta esportiva, claro.

    • Fabio D.

      Não acho má ideia. O problema é colocar isso numa empresa, já que são carros "diferentes". Basicamente, seria lançar dois modelos ao invés de um, o que pede investimentos. E, para lançar um carro, são necessários caminhões de grana. Dois, então, nem se fale.

      • netovski

        Penso que seria mais simples que lançar o Brad e a Fielder, já que são o mesmo carro com carrocerias diferenciadas.

        As margens altas que ela pratica no XRS tornaria interessante, além de satisfazer plenamente o público já que atenderia de alguma forma quem não gostou tanto da versão européia.

  • apzeiro2013

    90% dos que falam mal do corolla aqui no NA nunca dirigiram um!
    Tive a oportunidade de ficar com um XRS por uma semana ano passado e só tenho a dizer que o carro é muito bom, tem mais qualidades do que defeitos e se destaca especialmente na estrada. Infelizmente está ultrapassado e o novo virá em boa hora, uma pena que o preço deve subir!!

    • PONCIO PILATOS

      apzeiro? tenho um GTI 2.000 ano 92, cinza andino e um gt 86 biela curta, lhe diz algo?

      hehehehe

    • fep

      Infelizmente aqui no N.A ninguém respeita a opinião e nem os carros, eles acham que você e assim como eu, temos que ter o carro deles,
      e se não tivermos, somos caretas ou vovôs. Tenho 34 anos e estou no meu quarto Corolla,
      não me canso de dizer isto aqui, tem muita gente no N.A que comenta e não tem conteúdo,
      só querem brincar, falar mal do carro dos outros e dos comentários.
      Liga não, esse troço nunca vai acabar …

  • Fabio D.

    O carro é bom mesmo… Um amigo tem um SE-G 2003 desde 2006 e hoje, ainda, o carro é silencioso. Isso porque ele é ultra relaxado com a manutenção. O carro tá feio demais, pintura queimada, suspensão baleada… Entra no carro e anda com ele pra ver. O bicho não faz um "ai". Impressionante…

    Meu sogro já teve 4 Corollas seguidos. Esse ano comprou um City, sabe-se lá por quê. O carro tem 6 meses e ele já quer trocar no 'Vovô' de novo, tá esperando só o novo chegar… Ele ama esse carro!

    • kikofar

      Eu mesmo tenho um, ano 2000. Um 'tanque' pra 'guerra do dia a dia'! rsrsrs Robusto, confiável e econômico (o meu é automático e faz 12 km/L aqui pelas ruas de Brasília).

      • Fabio D.

        Consumo bom…

    • KTA

      Pô, mas de Corolla para City seu sogro deu uma boa queda!

      City é o Siena da Honda, que só cobra caro nele por causa da sua fama. Já vi muita reclamação no site reclame aqui de dono de City. Teve um que reclamou que dá para ouvir o barulho do combustível se mexendo dentro do tanque enquanto ele anda com o carro (tosco!)

      Acho que ele deveria ter experimentado um Civic ao invés do City…

    • fep

      É muito bom! Eu já tive um XLi 1.6 2002, XEi 2005, GLi 2012 e agora um XEi 2013, e estou esperando o novo.

  • MuriloSoares

    Esportividade a um metro de altura do chão, visual de gosto duvidoso!

  • phaelrj

    cara….que itens de conforto que o Corolla tem que os concorrentes não tem e que são geralmente encontrados em categorias superiores?!?!?!?não vi nenhum até agora……o corolla eh um bom carro, mas jah foi…..esta na hora de renovar….

    • Hairton

      Eu disse que o carro "nasceu" com itens que não eram encontrados na concorrência. Estou falando do carro quando ele foi lançado, em 1966.

      • phaelrj

        agora entendi o que realmente quis dizer, mas no texto a continuação após isso me gerou essa dúvida….abç

  • krokao

    Depois reclamam da FIAT e o "esportivos de adesivo".

  • Claudio

    77mil? Haaaaaaaaaa…continuo com o 408 THP….bonito, muito bonito, por dentro e por fora, e…………..6 airbags, câmbio AT 6, ESP, ABS, além do motor BMW, com o maior torque, cavalos-vapor e aceleração da categoria…ah, claro, custando entre 70 e 73 mil, a depender do Estado.

    Corolla e Civic têm seus méritos, mas o preconceito ainda é o grande entrave ao ingresso de novidades no Brasil (por isso temos veículos com câmbio AT4…inaceitável)…sempre tive carros franceses e NUNCA tive do quê reclamar…quem reclama é porque tem mentalidade de dono de Gol/Palio…quer colocar óleo mineral a granel e peças paralelas no carro…aí, realmente, fica complicado…mas se vc cuidar bem dos franceses, eles cuidarão ainda melhor de vc…

    Repito…77mil? Vou de THP e guardo o "troco" para 2 ou 3 anos de seguro (sim, o seguro do THP está em R$2.350,00 no MEU perfil, homem-solteiro-menos de 35 anos).

    • Dilson Marx

      E assim eu os declaro marido e mulher…

      Nisso o Corolla e Civic, são imbatíveis.

      • Vitor Corlen

        Hahahahahaha… Muito boa!

      • Fabio D.

        Esse é o problema, desvalorização. Pra pegar zero, sedãs franceses são injustificadamente muito desvalorizados quando passados à frente. Compara um Pallas e um Civic, de mesmo ano e condições de uso pra ver quem custa mais pra comprar… É gritante a diferença… Com o Corolla é pior ainda!

        • Dilson Marx

          Por isso na troca do meu carro, acabei optando por um Corolla Xei 2013, daqui a 2 anos, que é minha meta pra ficar com ele, estarei trocando em um Camry, acabei gostando da marca.

          Detalhe, fui dono de um Ford Focus 2005, 149 Mil Km bem rodados, nunca deu 1 problema, vendi com dó no coração, meu plano era ficar com ele também, mas acabei desistindo, ele iria ficar lá parado mesmo…

  • O_Corsario

    Carro bom para quem desistiu de gostar de carros e só quer um meio de transporte que não encha o saco.
    Isso não é bom nem ruim, depende do gosto de quem compra.
    O maior "senão" fica mesmo pelos equipamentos oferecidos visto a concorrência. Mas muitas vezes seu consumidor não quer mesmo nada, quer carro simples, sem "coisas complicadas" ou tecnológicas.
    Por este viés o Corolla atual é bem equilibrado. Acho que o novo, na ânsia de ser modernoso, pode acabar perdendo um público fiel que gosta de sumir na multidão.

    • Fabio D.

      Corsário, mas o pensamento sensato é esse mesmo, ter um carro bom que não encha o saco. Vc evita e muito a probabilidade de fazer besteira comprando carro por emoção…

      • O_Corsario

        O sensato ou racional para mim é comprar o carro que te faz feliz.
        Alguém pode ser feliz comprando um "transportador de pessoas" invisível como o Corolla. Não empolga, não emociona, mas dificilmente falha. Vai resolver um problema de transporte e deixar esta pessoa feliz.
        Já eu, por exemplo, acho que emoção é importante. Se aquele carro não me emocionar, não abrir um sorriso no meu rosto toda vez que entrar nele, então será um dinheiro mal gasto, pois não me fará feliz.
        No fim o importante é achar a equação que equilibra melhor o que te faz feliz. Acho que o Corolla está num extremo desta equação. No outro temos carros apaixonantes mas notoriamente problemáticos (as alfas já foram um caso clássico de carros temperamentais mas apaixonantes).
        Isso é completamente diferente da compra IMPULSIVA, que é feita sem critério. Um cara pode comprar um corolla de forma impulsiva e ficar infeliz pela direção anestesiada que ela tem, por exemplo.

    • lachard

      Sim, a discrição é um ponto importante pra muitas pessoas, haja vista a quantidade de Corollas blindados, não chama a atenção e continua confortável no rodar. Geralmente vejo em São Paulo muitos motoristas levando as crianças pra escola nesses blindados que no final de semana ficam na garagem…ai o patrão vai viajar de MB ou BMW

      • O_Corsario

        Pois é, e isto torna curioso a insistência de colocar que tal carro "chama a atenção" como algo positivo e generalizado.

    • hal_cwb

      Perfeita a tua definição Corsário, um carro que é só um meio de transporte que não dá problema. No momento eu ainda não curto esse tipo de carro, talvez quando eu for mais velho.

  • Ubaldir

    Eu só não concordo muito com essa de "o carro mais vendido de todos os tempos". A pecha certa seria "o nome de carro mais vendido de todos os tempos", não? Do primeiro Corolla de 1966 pra cá só temos o nome. O carro mesmo mudou um sem fim de vezes, não mantendo sequer a silhueta original. O primeiro de 1966 parecia mais o Corcelzinho de primeira geração nosso. Seria o mesmo que a Ford chamar o Focus de hoje de Corcel e contabilizar as vendas todas no nome. Aí fica fácil. É só ficar soltando modelo novo e mantendo o nome.
    Carro que pode se vangloriar mesmo de ter se perenizado e vendido horrores e de ter uma carreira de muita longevidade foi somente o Fusca (claro que não se pode considerar o Beatle ou o Fusca lançado recentemente), que se manteve como o mesmo modelo de seu lançamento na década de 30 até o fim de sua última linha de produção no México em 2003.
    Temos outros exemplos por aí, como o Golf, o Civic, o Porche 911 (esse ao menos mantém o estilo quase intocado), o próprio Gol aqui no Brasil, que depois da chamada geração 5 (seria mais apropriado dizer que esta que temos hoje é a segunda) nada mais tem a ver com a versão original. O Ford Escort também fez escola nesse sentido.

    • O_Corsario

      Pois é, ia comentar isso mas achei que ia parecer que estava pegando no pé.
      Tem carros como 911 ou Golf que, ainda que mudem muita coisa (ou praticamente tudo) mantém algumas características bem marcantes. Não é o caso do Corolla.

  • shdn2010

    O carro e a mecanica, são muito boas, mas essa versão deveria de vir com algum diferencial, pelo menos com um cambio melhor, andei em um xrs e o altis, sao os mesmo carros, nao muda nada. Apenas configuraçoes de equipamentos, com certeza um cambio de 6 marchas, já faria uma enorme diferença no xrs.

  • o corolla e um carro bom dmais! teria facilmente um se eu tvesse 70mil na minha conta… o civic tmb teria um facilmente apesar deste atender mais ao meu temperamento

  • #CJ#

    Bem como sempre digo, existem certos conceitos que no Brasil JAMAIS DEIXARÃO DE EXISTIR… sedan médio tem que ser japones. Os outros não tem chance alguma. Vendo os comentários, não como consumidor, mas se fosse diretor da Toyota mandaria aumentar o preço desse carro em pelo menos 5k a mais, pois a toyota está perdendo muito dinheiro. Quem já tem corola, compraria do mesmo jeito, afinal eles AMAM o corola e só trocariam por outro.
    Se fosse diretor da honda. Ficaria meio irritado no 1º momento, mas depois iria ficar de boa, pois o mercado fica alternando eu o meu produto e o único (é claro considerado por mim) concorrente.
    Se fosse diretor de uma marca francesa, mandaria cancelar qualquer projeto referente a essa categoria de carro para o Brasil, afinal não valeria a pena, não iria vender mesmo se o produto for bom. Para ter uma chance de vencer o preconceito teria que vender mais barato, ou melhor, muito mais barato, mesmo assim não venderia a meta para o mercado e no final a conclusão seria de que tem de vender por margem mesmo para pelo menos compensar o prejuizo de ter trazido e vendendo a quantidade que for.
    Se fosse de outra, teria duvida no que fazer, pois seria uma das 4 "marcas" nacionais então logo posso vender o produto que eu quiser pelo preço que quiser. (obs.: A Fiat não se enquadra nessa categoria pois a Fiat não tem condições de fabricar sedans médios porque ela produz palio e uno).
    INFELIZMENTE ENQUANTO OS BRASILEIROS NÃO COMPARAREM PRODUTO X PRODUTO ENTRE TODOS OS POSSÍVEIS, DEIXANDO DE LADO CONCEITOS FÍCTICIOS SEREMOS SEMPRE ESCRAVOS DO MERCADO COMO SOMOS.

    • Jason

      Pra entender bem isso, é preciso dar uma olhada na história dos sedãs médios. Do fim da década de 90 pro começo dos anos 2000, quem liderava as vendas dos médios era o Vectra B. Então, no mesmo período, o Civic e o Corolla começaram sua ascensão. As japonesas se aproveitaram do relaxo das montadoras daqui e começaram a investir em pós-venda, tecnologia… Tanto que os motores, quando estes carros chegaram, eram o que havia de avançado.

      E aí foram conquistando os clientes das 4 grandes. A GM perdeu a liderança nos médios para Honda e Toyota, que, desde então, passaram a dar as cartas nesse segmento, se revezando na liderança. Os Japoneses são bons em vender o seu peixe. Basta ver os elogios que muita gente rasga ao pós-venda.

      Acho que isso é que consolidou a imagem de "sedã médio japonês" ou mesmo de "carro japonês" no nosso cenário.

    • KTA

      Calma amigo!

      Acho que não dá para fazer uma análise criteriosa do mercado somente levando em consideração o número absoluto de vendas de cada carro. Teríamos que considerar a capacidade de produção da fábrica, o número de concessionária espalhadas pelo país, o grau de satisfação do cliente com o produto (fidelização), etc.

      Quanto ao grau de satisfação, realmente as japonesas Honda e Toyota trabalharam e alcançaram um nível de eficiência de pós-venda no Brasil que é famoso (tanto no boca-a-boca, quanto nas pesquisas). Acho que é na quatro-rodas que anualmente essas japonesas tem se revesado no 1º lugar de satisfação entre os cliente, ano após ano. Mas a Renault, por exemplo, tem figurado com frequencia na 3ª colocação (talvez seja por isso que o Fluence estabilizou-se na média de 1.500 unidades mensais, enquanto que seu antecessor, o Mégane, vendia no máximo a metade). A Ford, por exemplo, nunca emplacou o Focus Sedã, apesar de ser um carro super elogiado na época de seu lançamento (normalmente vencia o Civic e o Corolla nos comparativos das revistas). Mas, pelo que eu saiba o pós-venda da Ford é bastante criticado na internet, assim como da Peugeot (vejo muito proprietário e ex-proprietário de carros dessa marca dizendo que nunca mais querem repetir a experiência). Nissan, Citroen e Kia também tem um pós-venda bastante criticado (preço das peças de reposição, falta de peças, etc.)…

  • Carrinho sem graça . . .

  • Marciomaster

    Nada justifica a compra desse carro, simples assim.

    • fep

      Para mim justifica, quando você diz NADA justifica, está generalizando, e isto é errado,
      por que o que justifica no Corolla, para mim não justifica no Civic e em outros carros.
      Respeito sua opinião até um certo ponto, sem generalizar.

  • Rodriggo2012

    Boa tarde. Respeito os comentários de todos, minha opinião é hoje não existem mais esportivos como antigamente. Hoje mudam somente o casco e motor permanece igual, olhem o veloster, kia koup, corolla XRS entre outros, carros lindos dentro e fora só que na hora do pisar no acelerador é aquele fiasco. Bons tempos do GTI, GTS, GSI, Uno Turbo, XR3….Me lembro que na minha época pra 'envenenar' um golzinho aspirado(CL ou GL) 1.8 á alcool, se trocava o comando de válvula original pelo do GTS,dava um UP num carburador 3E, dava uma leve rebaixada na tampa de cabeçote, instalava um 4×1 e de-lhe pau….cara bons tempos.

    • Fabio D.

      Cara, peraí, o motor do Koup é diferente sim… o Cerato normal usa um 1.6 de 126 cv e o Koup, um 2.0 de 156 cv…

      Sinceramente, pensa comigo. Lancemos o novo Gol GTi com base na carroceria G6. Motor 2.0 do Jetta TSi, bancos esportivos, cores exclusivas, dentre outras coisas. Ou um Palio Abarth, motor 1.4T, itens esportivos, blablabla… Coloquemos preço nessas máquinas.

      Sabe o que vão falar? Que é muito dinheiro num Palio ou num Gol… Não vende! Os tempos são outros, as opções de carros são enormes (diferente dos anos 80, no qual não existiam importados e tal).

      Agora, de preparar motor de carro comum… ô tempo bom, era mecânica pura! Hoje é muito de computador, eficiente mas sem emoção. Enfim, tempos modernos.

      • Rodriggo2012

        Cara, sobre o Koup eu achei que era 1.6 mesmo de tão lerdo, fiz um test drive e não achei aquilo tudo e olha que o visual mata a pau. Quanto as valores realmente, se hoje tu vai colocar um canhão de motor dentro de um gol, palio… o preço vai la na alturas mesmo. Valeu.

    • hal_cwb

      Eu acho que os tempos estão mudando, como as opções estão enormes no nosso mercado, estão sendo criados vários modelos, dentre alguns com toques de esportividade e não só no visual. Hoje em dia temos Punto e Bravo T-Jet, Jetta TSI, 308 e 408 THP, DS3, Fluence GT e desembarcando aí o Golf GTI. O único problema é que eu não tenho dinheiro pra nenhum desses, mas um dia vou ter, nem que eu tenha 80 anos… ehehe

  • Fudencio

    Qual item que o Corolla tem que só vemos em segmentos superiores?

    O carro perde em tudo no quesito tecnologia pros concorrentes, além de perder também em segurança.. tai uma compra sem sentido algum.. carro com visual da decada de 90, painel da decada de 90, equipamentos da decada de 90. Isso tudo por um preço de 78 mil hahahha

    Ainda tem quem compre, fazer o que?

    • GPS na versão intermediária? Retrovisor rebatível na intermediária tb!?

    • Jason

      Cambio da década de 90…

  • shemhazai

    Tem seus defeitos, mas é muuuuuuuuuuuuito confortável…..

    Quem reclama desse cambio muitas vezes não dirigiu o carro. Apesar de ser 4AT, dá um banho em outros com a mesma quantidade de marchas.

  • Agenor

    Falem o que quiser de Civic e Corolla, mas façam uma análise na rua. Vejo muitos Civics e Corollas antigos (desde os importados, passando por aqueles do final da década de 90 até as gerações mais próximas) e a esmagadora maioria deles não fazem os barulhos (rolamentos de correias, comando de válvulas, suspensão cansada, etc.) que os outros carros velhinhos fazem. Ainda mais os nacionais. Isto prova que, além de uma manutenção adequada (os donos destes carros realmente são, regra geral mais cuidadosos) Civic e Corolla são bem-construídos. Não é para menos que a peãozada, que mora nos suburbios (ou periferia em SP) está comprando estes carros usados para usá-los no batente duro do dia-a-dia deles (rodando dezenas de Kms por dia, com 5 caras dentro, indo para uma obra autônoma, por exemplo). As peças podem até ser caras, mas os carros são virtualmente inquebráveis. Tá certo. São caros mesmo. Mas, por enquanto, carros francês tem uma qualidade construtiva pior. Basta ver o Fluence, que vem com defeito de solda na coluna B.

  • Dragoniten

    "No Brasil, em sua categoria, só perde para o Civic, mas continua vendendo bem mais que o terceiro colocado, o Cruze."

    Me diga que você escreveu isso se referindo ao número de vendas e não à qualidade do produto…

    E que estrada maravilhosa é essa que as médias com etanol são sempre espetaculares? Esse consumo na estrada com etanol seria o equivalente a 20km/l na gasolina, se a diferença no preço estiver nos 70%.

    "Mas, se serve de consolo, ele vem bem equipado – o que sempre foi uma característica do carro."

    Bem equipado com os 6 airbags ou o ESP? Ah, pera…

  • JCS_2000

    Esse carro não me agrada, e olha que eu já estou com 42 anos. Talvez quando eu estiver com um 52 anos as coisas mudem. Desenho muito sóbrio e sem graça, e interior mais sem graça ainda. Prefiro ir de Civic.

  • Jason

    Pra mim, esse carro tá caro, obsoleto, ficou muito tempo sem receber versões melhores, enquanto a concorrência não dormiu no ponto. Se ele vende bem é porque tem atributos que, mesmo ante sua obsolência, ainda fazem sentido contra os concorrentes. Ou seja, não há muito carro melhor que o Corolla, e mesmo o Civic – que pra mim, além de mais bonito, tem um acabamento interior mais agradável que o do Corolla – perde alguns pontos contra ele.

    Enfim, espero que a nova versão não demore tanto a vir. E o interior deste da reportagem é particularmente feio.

  • Chico Latacha

    Com esse preço tinha que ter o cambio do Camry

  • jkpops

    um carro muito bom porem não vale mais que 60K http://www.youtube.com/watch?v=LBbXhpehi0Y

  • Adalberto

    Estou ansioso para chegada do Novo Corolla, não vejo a hora de trocá-lo no meu Cruze LTZ .

  • fep

    Estou no meu quarto Corolla, passei das versões XEi 1.8 e GLi 1.8 também, agora estou com XEi 2.0 e o consumo é correto, está de acordo com a matéria.

    • lachard

      Fep, também tive alguns Corollas (3) e nunca consegui baixar de 12 12,5 com gasolina na estrada, a única certeza que fica então é que costumo andar mais rápido mesmo.

      • fep

        Pode ser sim, isto por que na estrada eu não costumo a variar a velocidade, sempre mantenho uma constante
        e quando acelero, e devagar, uma encostadinha no acelerador e ele já responde, valeu.

  • fep

    Vou deixar bem claro aqui uma coisa. A Toyota NUNCA fez um Corolla com pegada esportiva aqui no Brasil,

    desdo modelo Brad Pit.

    Eles apenas fizeram um modelo chamado '' S '' que era nada mais nada menos que um XEi também.
    E assim ela repete a dose colocando " equipamentos e acessórios '' esportivos no carro, mas nuca

    falam que ele é esportivo, pelo menos a Toyota não faz como o VEBOSTER, que não anda nada e ainda
    passaram informações erradas, enganadoras pelo site.

  • fep

    Não gosto das matérias assim, prefiro os vídeos detalhados do Eber, sinto falta dos vídeos.

  • lauro

    pra mim Toyota corolla e honda são uns dos melhores mesmo do mercado já e o segundo corolla que possuo tenho um xei 2.0 2012 exelente mesmo acho tb que tem um desempenho muito bom na faixa de preço não e um azera 6 cilindro mas não deixa a desejar ao nível de um azera nora 8 pras duas versões citadas

  • Artur

    Eu acho que o Corolla foi um baita sucesso ,vendendo um carro com um visual de 2006 até os dias atuais isso só prova que o novo modelo 2014 vai tirar o civic do topo :D :D

  • Rafael

    Ficou bonitão… mas ainda prefiro o Citroen C4 Lounge: http://www.citroen.vc/Hub/Cliente/Index?campanha=

  • CldFrancelin

    Galera, acho que opiniões sobre carros são muitas vezes de características muito pessoais. Tinha um SUV de marca americana, V6, com todos opcionais possíveis e simplesmente cansei de TORRAR dinheiro com as manutenções. A última, de 30.000 km – em um carro 2011 – me apresentaram o orçamento de, acreditem, R$ 5.000,00 alegando que precisavam trocar as pastilhas e discos de freio por desgaste normal. Confesso que eu que solicitei a verificação, pois ouvia um barulho de ferro com ferro ao acionar os freios. Disseram que apesar da pouca km, o carro é pesado e exige muito do sistema de frenagem. Fiquei P da vida, vendi para um particular (Não fiz a manutenção dos freios), depois corri e comprei um Corolla XEi 2014 por R$ 68.000,00 à vista. Confesso que em um primeiro momento não era o carro que desejava, mas pela fama de confiabilidade (meu pai tem um 2010) e pelo preço um pouco mais barato (acredito que pela nova versão que está vindo) decidi pela compra. Aí veio, já no primeiro final de semana, uma viagem de 600km. Aí todas dúvidas que eu tinha se disfezeram de uma maneira muito positiva: carro confortável, estável, econômico (9,5 na cidade e 13 na rodovia com gas). Tenho 42 anos e estou muitíssimo satisfeito com o carro. Agora, todo mundo que encontro, me diz: nunca mais vc vai comprar outro carro. Vamos ver. Abs a todos

  • FlavioBlom

    Toda vez perco 40 segundos lendo as notícias e 15 minutos lendo os comentários… são estes que valem a pena!

  • W_Costa

    Se já estão achando caro o Corolla XRS por 77 mil, que dirá o novo Civic Si 2014 por mais de 100 mil, porém convenhamos que esportividade não é muito o forte do Corolla (câmbio AT 4 marchas e suspensão "náutica", simplesmente nada a ver com esportividade, mas o aerofólio dá conta do recado, rsrsrs….).

    Já o Civic até na sua versão de "luxo" percebe-se características de esportivo, me arrisco a dizer que o Si 2014 seria então um verdadeiro "puro-sangue" (pois virá cupê), com as suas qualidades postas na mesa talvez esteja bem posicionado dentro da realidade Brasil, mesmo perante os lançamentos com o Golf GTi, afinal todo Honda aqui é caro demais.

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