Hatches Sedãs Segredos-Flagras Toyota

Toyota Etios 2017 contará com opção de câmbio automático

toyota etios

A Toyota já está preparando a chegada da linha 2017 do Etios no mercado brasileiro. Ao que tudo indica, o novo modelo deverá ser lançado entre abril e maio e trará como principal novidade a opção de transmissão automática, seguindo a linha dos rivais Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

No entanto, ao contrário dos concorrentes, que dispõem de uma caixa de seis velocidades, o novo Toyota Etios vai oferecer um câmbio automático de quatro marchas, o mesmo usado pela antiga geração do Corolla. No compacto, a novidade estará disponível com o motor 1.5 litro flex.

Outra novidade esperada na nova linha do Etios são novos motores 1.3 e 1.5 litros. Durante uma entrevista, o coordenador-chefe da Toyota para a América Latina e Caribe, Luis Carlos Andrade, revelou que a empresa deverá inaugurar neste semestre a fábrica de Porto Feliz (SP), que será responsável pela produção dos motores do compacto.

Segundo o executivo, serão novos motores, diferentes dos atuais. Ainda não há detalhes, mas acredita-se que os propulsores deverão ficar mais potentes (o 1.3 entrega 90 cv e 12,8 kgfm e o 1.5, 96,5 cv e 13,9 kgfm).

O Etios pode ganhar ainda mudanças no visual e aprimoramentos no acabamento interno. O característico painel com o cluster de instrumentos na parte central, porém, deverá continuar sem grandes alterações.

[Fonte: Quatro Rodas e Automotive Business]





  • Lucas086

    Os fãs da Toyota piram no painel felizola… todo mundo saindo dos at4 e a toyota querendo usar, é muita mangação

    • JCosta

      Felizola… kkkkkk

      • tokusatsu

        da pra enxergar bem velocimetro

    • vinicius

      É um ótimo câmbio muito robusto, ñ quebra, mesmo sendo de quatro marchas é melhor q a maioria

      • PSTC

        tip tronic aisin

      • Peuooo

        kkkkkkk é toyota, podemos aceitar coisas velhas! ai vem a peugeot com o AT4 dela, ai não presta… ou o tal o Imotion ou dualogic são podres… e o tal do Powershift? o treme treme da galera?

        • Pacheco

          O cambio é bom em durabilidade, mas ter só 4 marchas vai matar o excelente motor que ele tem. É um carro muito bem acertado e economico, se tivesse um CVT ou cambio de 6 marchas seria bem melhor.

          • Lucas086

            Isso que penso, o que adianta ser bom e “matar” o desempenho, só pra dizer que é toyota?

            • Pacheco

              Mas isso todo cambio antigo fazia. Vectra 2.0 manual andava mais que o 2.4 automatico pq o cambio matava o carro.

              Infelizmente a Toyota está pensando na durabilidade e baixa manutenção em sacrificio ao consumo e desempenho do carro.

              Sabemos que essa caixa não vai dar 1 problema, porem pode queimar a imagem de economico e carro gostoso de guiar. Qm ja dirigiu um, sabe o acerto que ele tem.

              • Lucas086

                Vc disse bem, antigo, estamos em 2016, vai ser o retrocesso ela usar esse câmbio em um carro que tem desempenho bom e consumo (assumo que nunca dirigir e nem entrei, e não conheço ninguém teve coragem de compra-ló). E eu penso que ela está pensando em lucrar cada vez mais, com uma caixa de projeto pago a muuuuuuito tempo, não acho que ela está pensando em durabilidade, já escutou dizer de problemas na caixa do hb20, ou onix?

                • Pedro Rocha

                  Não diria retrocesso, já que hoje ele oferece apenas câmbio manual como alguns de seus concorrentes, como Nissan e marcas chinesas. Com câmbio AT4, o Etios será superior a esses concorrentes e à VW, FIAT e Renault, que usam apenas câmbios automatizados, ficará igual aos concorrentes da PSA e atrás apenas da Ford, Hyundai e Chevrolet, os três últimos com câmbios de 6 velocidades.
                  O verdadeiro retrocesso foi feito pela Renault, que deixou de oferecer câmbio automático de verdade no Logan e no Sandero para usar uma ridícula caixa automatizada: caso único no mercado automotivo nacional!

                  • Lucas086

                    Realmente vc está certo, a Renault estrapolou no quesito “brasileiro trouxa” com esse cambio easy’r. Eu disse retrocesso, pq carros que vão custam o mesmo que esse etios tem câmbio melhores, atualizados. A hyundai foi uma que teve câmbio 4 marchas e depois de algumas críticas, principalmente consumo, colocou câmbio 6 marchas e parece que o carro ficou muito bom. Então, a toyota deve ter alguma caixa de 5 ou 6 velocidades e deveria dá essa cartada, pq se o etios já vende do jeito que é , imagina com um powertrain melhor? Quem não queria ostentar a marca toyota? Kkkkkkk

                • Pacheco

                  Do HB20 e do Onix não… mas do Fiesta, em alguns CVT e até mesmo nos Automatizados sim. Acredito que ela tem esse cambio e o CVT na prateleira. O CVT deve ficar caro e precisar de muitos ajustes, então vai o 4 marchas mesmo.

                  Não vai desenvolver e nem comprar no mercado outra caixa para o carro. É a questão custo aliado a durabilidade e confiança.

                  Pelo menos é melhor que colocar um robo na embreagem e entregar um dualtranco.

                  • Lucas086

                    Ford é bomba, por isso nem mencionei, os terrorista já já vão estar usando kkkk qual CVT vc viu problemas? Sério, tirando os de alguns Audis, não escutei nada muito relevante, o do novo corolla mesmo, aqui em casa tá com um , gostei bastante. A toyota sabe que vai vender do mermo jeito, então vai de at4 mesmo, eu só torço para darem um tapa no carro, pq não sei o que é pior, dentro ou fora, nisso concordamos né? Kkkkk abs

                    • Pacheco

                      O CVT do Lancer veio sem radiador e todos derretem. E lembro que falaram de alguns Sentra/Fluence que deram problema no inicio e hj não dão mais.

                    • Lucas086

                      Tinha esquecido do lancer mesmo, agora fluence e sentra nem sabia mesmo.

                    • vinicius

                      Handa fit CVT primeira geração tb tinha probkema de tripidar

                  • Caio Ferrari

                    Eu preferiria o Dualtranco. Dirigi esse carro por muitos km e existe muita desinformação e preconceito neste câmbio. Se não é excelente, pelos menos não reduz a performance nem piora o consumo do carro.

                    • Pacheco

                      Eu dirigi Stilo, Linea e Idea. O Idea era 2014 e estava muito mais ajustado que o Linea 1.9 e o Stilo 1.8. Porem, ainda acho um cambio ruim, prefiro automatico.

                    • Caio Ferrari

                      Preferir eu também prefiro. Mas não aceito perder em performance ou economia de combustível. A aceleração continua de um conversor de torque não me seduz a esse ponto.
                      Agora, falando da Toyota, eles deveriam ter vergonha de vender um automático de apenas 4 marchas hoje em dia.
                      Mas eles sempre cobram muito pelo que oferecem. Ainda surfam na boa fama.

                    • kravmaga

                      Também acho que o pessoal exagera demais no ataque aos câmbios automatizados de embreagem simples. Eles foram sendo melhorados ao longo dos anos e hoje são plenamente utilizáveis. Já dirigi um carro com i-motion e gostei.

                      Até a troca de embreagem nesses automatizados também acontecem nos carros manuais. E o conserto deve ser até mais simples do que um automático de verdade pois a parte mais complicada e cara é uma placa eletrônica. E todos sabemos que eletrônica hoje em dia pode ser muito barata se o fabricante quiser.

                    • Caio Ferrari

                      Sim. Mas a mídia automotiva Brasileira em geral é muito ruim. São rasos, falam qualquer coisa para vender revista. A internet, por outro lado, está cheia de haters que repetem críticas duras a carros que muitas vezes nunca sequer dirigiram. E todo esse povo ajuda a formar opinião no nosso país.
                      Melhor do que o IMotion é o Dualogic que tem a função creeping que ajuda muito em manobras.

                      Lembrando que os Dualogic e IMotion já vem com borboletas para troca de marcha e piloto automático, coisa que muitos automáticos não tem. Perde-se o conforto da aceleração continua, mas ganha-se em performance, consumo e funções.

                • fbl

                  Nao precisa nem entrar pra saber que de longe esse autentico cambio automatico, mesmo que 4 marchas, é anos luz melhor e mais confiável que os dualogic e i-motion da vida ne.

              • afonso200

                só painel ferrrrra

              • ViniciusVS

                Acredito que não queima não, Os donos são bem conservadores em sua maioria e é um carro popular, O Corolla que é simples também para a sua categoria está como lider mesmo injeção direta, turbo, tecnologia embarcada, segurança e outros mimos.
                Ele vai perder um pouco o folego mas vai ganhar em conforto para quem busca um Automático.

                Vejo o etios como um “novo classic” obviamente o Etios é bem melhor mas usando como referencia pois é um carro conservador, simples e confiável. Não tem o mínimo de emoção. é 100% racional.

                • Zoran Borut

                  Aquele painel do Etios não é conservador. Se ao menos fosse conservador, ainda seria menos feio e ruim de usar e não pareceria saído de um carrinho de brinquedo de plástico de 1,99.

                  • ViniciusVS

                    Existe uma projeção de um blog que mostra como mudanças simples conseguem salvar esse carro.

              • fbl

                Provavelmente menos econômico que o manual mas vamos aguardar pra ver se isso fará dele um beberrão da categoria. Esse carro como um todo é um projeto barato, para o terceiro mundo ja que no primeiro tem o Yaris, e eles devem continuar focando no baixo consumo de combustível e robustez, que inegavelmente é uma marca dele.

            • fbl

              Talvez seja melhor do que precisar entrar na justiça pra usar o seu carro popular…. Vide powershit, dualogic… Só bomba

          • Daniel Saraiva Vila Nova

            Parece que o novo motor vai ser um 1.5 vvti(similar ao VTEC da Honda) que já equipa o toyota Vitz(yaris) e tem 110 CV. Dessa forma ficará com o mesmo conjunto Yaris mas numa carroceria mais leve. Essa potência extra compensa as perdas do câmbio. É continuará andando bem, só vai beber um pouco mais talvez.

          • T1000

            isso o que eu acho, cvt o cambio ideal para carros pequenos. Vide os key cars.

        • Pedro Rocha

          Primeiro, a conversa é sobre câmbio automático; nesse caso, Imotion e Dualogic não contam porque são remendos automatizados.
          Gostemos ou não, a Toyota “pode” oferecer menos que a concorrência porque tem credibilidade, algo que a PSA não tem nem aqui nem nos EUA, o maior e mais importante mercado automotivo do mundo. Tenho um Corolla e já andei em C4 Pallas e i30, os três com câmbio AT4, e de longe o câmbio usado pela Toyota é bem superior. Nesse ponto, entra outra questão: o câmbio Aisin AT4 da Toyota é defasado mas “presta”, enquanto os da concorrência são defasados e ruins: eis a diferença.
          Para o mercado de compactos brasileiro, câmbio AT4 ainda é aceitável, já que hoje ainda há marcas que sequer oferecem isso como: FIAT, VW, Nissan, chinesas etc.. Entretanto, o Etios continuará sendo um dinossauro perto do Fiesta e mesmo do HB20, tendo apenas a confiabilidade da Toyota a seu favor.

          • Pacheco

            Acho que vai de gosto, mas eu prefiro o cambio de 4 marchas da PSA. Ele faz reduções antes das curvas e freio motor sozinho. Mas isso é de gosto, e eu prefiro os PSA.

            Porem posso afirmar com toda certeza que o cambio da GM, Toyota e Honda tem a durabilidade nota 10 e a PSA da problemas.

          • Zoran Borut

            Fiquei confuso.Quais carros da Fiat, VW e Nissan usam AT4 em 2016? A VW só oferece I-motion automatizado 5 marchas ou Tiptronic 6 Marchas há anos, a Fiat só o Dualogic 5 marchas, o automático de 6 marchas do 500 ou o ZF9 da Toro, e o último Nissan com 4 marchas foi o Livina que saiu de linha.

            • Pedro Rocha

              Câmbios automáticos no mercado de hatches e sedans compactos hoje:
              * Nissan e chinesas -> apenas câmbios manuais;
              * VW, FIAT e Renault -> câmbios automatizados;
              * Peugeot, Citroen e Suzuki -> câmbios AT4;
              * Chevrolet, Ford e Hyundai -> câmbios AT6.
              Acho que agora ficou mais claro.

          • kravmaga

            O AT4 do Corolla é muito bom para quem dirige pacatamente ou dirige quase só em cidade, mas basta pegar uma estrada com muitas serras, cruvas, etc para perceber como a falta de mais marchas faz muita falta.

            Já tive um Coroola com AT4 e vendi justamente por isso. Gosto de pegar estradas assim e o câmbio com poucas marchas, a direção pouco comunicativa e a suspensão mole matavam o desempenho do carro nessa situação.

            • Pedro Rocha

              Quanto à direção não tenho do que reclamar, mas concordo plenamente no que concerne à suspensão (com o veículo cheio, esbarra em qualquer quebra-mola) e às limitações do câmbio (principalmente freio-motor).

        • vinicius

          O At da Peg ñ presta porq da problemaa trava em terceira marcha, ele ñ é ruim por ser quatro marchas. Os automatizados sao ruins, pelos trancos e superaquecumento.
          Já o toyota ñ tem problemas crônicos

      • Lucas086

        Quebra, tudo pode, bom depende do ponto de vista, robusto é sim, pelo preço que vai ser vendido, pelo menos tem que ser robusto.

        • 320i

          Ironia… nao pegou a piada? rs

          • Lucas086

            Malz kkkkk

      • Deadlock

        De fato, esse jurássico câmbio automático de 4 marchas não é nenhuma maravilha, mas é bem melhor que os automatizados mono-embreagem utilizados pela VW e pela Fiat. Para o Etios o ideal seria um CVT.

      • fbl

        Realmente é o melhor at4 disparado. Quem ja andou no corolla ate 2014 sabe. Mas poderia ser um at5 ne toyota? Rsrs é que esse carrinho é muito india.

      • FearWRX

        Vai dormir vai, por favor AHDIAUSHDIAUAHDA

      • Diogo Reis

        Concordo Vinicius. O que falta em tecnologia, sobra em durabilidade e confiança.

      • beto

        Um ótimo câmbio pra 5 ou 10 anos atrás. Já faz tempo que um câmbio de 4 marchas é muito defasado. É a mesma coisa de comprar uma tv de tubo só pq não dá defeito.

    • tokusatsu

      vc tem Etios?

      • Lucas086

        Não, pq?

        • tokusatsu

          anda pra ver , eu ja andei

          • Lucas086

            Apesar de não ter dito que era um carro bom ou ruim, dizem ter boa dirigibilidade, consumo e desempenho bons, mas o que eu disse que ele era feio e caro, teve uma epoca que o 1.3 era vendido por uns 38 mil, ai sim até compensava a feiura.

            • tokusatsu

              qual carro barato que tem?

            • PSTC

              barato so marido da barata

              não votei na Dilma

              • Poperon

                Você e esse tal de tokusatsu tem problemas sérios. Deveriam ser banidos.

            • Pacheco

              O Acelerados fez o teste dos carros e o Etios 1.5 andou mais que o Fiesta 1.6 Sport. Realmente ele tem um acerto perfeito, o que conquista qm resolve esquecer a feiura e o pacote basico que a Toyota coloca.

              • Lucas086

                Convenhamos de que de Sport o Fiesta mal tem o nome né kkkkkkk o Etios é muito leve, pelo menoa foi o que o rubinho disse, então ajudou na pista. Mas a “andada” do etios é boa sim, já ouvi falar.

                • Pacheco

                  Sim, isso que valeu a pena. Mas ele gostou do acerto. O carro segura bem nas curvas, tem um ajuste legal. Eu já dirigi e achei bem gostoso. Claro que tem carros melhores, mas a Toyota caprixou nisso.

            • PEDAORM

              Nem assim, dói os olhos, mesmo se fosse o melhor carro da categoria eu não conseguiria ser racional, é muito feio.

        • PSTC

          qual carro vc tem?

          • Lucas086

            Pq?
            Vai me dar um melhor?

            • tokusatsu

              vc me da 1 Etios eu aceito

              • Lucas086

                Que bom, cada um tem um gosto, o que seria azul se todo mundo gostasse do vermelho

            • PSTC

              seu pai deu carro pra vc?qual carro seu pai deu?

              • Lucas086

                No que engrandece a discussão? Não li a noticia “vamos falar do carro de fulano”.

    • tokusatsu

      da pra enxergar bem o velocimetro

    • Blessa

      Se a Toyota usar câmbio AT de 3 marchas, os fãs compram do mesmo jeito, nada importa para eles, apenas importa continuar a vida toda comprando Toyota e ter um carro na cabeça deles ” indestrutível ” , ” confiável “.

    • Diogo Oliveira

      Aquele velocimetro do Etios e muito bom de enxergar, principalmente quando o carro ta capotando porque você não prestou atenção na rua e se distraiu com o quadro de instrumentos central.

    • fbl

      filizola mas tudo bem, foi muito boa. kkk

  • VW_Freak

    Quatro marchas? …

    • Fanjos

      Só 4 seu moço..mas é Toyota intão é bão

      • João Cagnoni

        É bão não senhor…

        • Fanjos

          eh bão sim senhó, tu pode rodar 550 mil km sem troca oio

          • Pacheco

            Pior que isso é verdade… mas bem q ela poderia ter colocado um CVT nesse carro né. Esse cambio vai matar o excelente motor e consumo.

          • Lucas086

            Kkkkkkkkkk pode usar oio de cozinha né

          • Matheus Lelis

            Se for gasolina Premium basta abastecer uma vez. Aí aproveita e calibra o pneu

          • Boris

            e os pneu

      • Feliphe Santos

        é muito bão, não quebra!

      • afonso200

        coroa tem uma fielder com 210mil km, cambio AT 2005,,,,,trocou o oleo do cambio la nos 80mil km do antigo dono, e só anda..

      • Adriano

        Se tem toyota a galera vibra, se fosse de uma marcha, ainda sim seria o mais top

    • João Cagnoni

      Sim, só 4… A primeira, segunda, terceira e quarta… Ah, tem a ré também.

      • Pedro Rocha

        Para falar a verdade é a 1º, 2ª, 4ª e 5ª, já que a 2ª se estica para compensar a falta da 3ª mas ainda assim fica um “buraco” que o conta-giros sempre aponta.

        • Deivid

          É isso mesmo.
          Temos um Astra aqui em casa que tem o mesmíssimo câmbio do Corolla e a 2ª parece infinita! KKKKKKK

    • EJ

      Respeite o câmbio automático MULTIMARCHAS! (Lembra das propagandas antigas da Hyundai na TV e revistas?)kkkk….

      • Feliphe Santos

        Deve ser porque tem câmbio UNOMARCHAS né rs

        • Pacheco

          Hahahahaha… era uma jogada de marketing ferrada da Hyundai… kkkkk

        • Pedro Rocha

          CVT.
          =D

          • Pacheco

            Ou o CVT pode ser infinitas marchas, pq ele usa todas as relações dentro do limite das polias.

  • Vicente

    Entrei só pra avacalhar com a Nissan, que esperou até agora para lançar o March CVT (isso SE realmente lançar agora em junho/julho, né?), mas… pô Toyota?!?! Quatro marchas!?!?!

    • João Cagnoni

      Esperou até agora? O March CVT existe nos EUA há uns 10 anos, mas 90% do que vemos lá é o Versa (que chamam de March).

      • Leandro

        March só no Canada. Nos EUA versa e versa note.

        • FerSaccon

          Micra :D Que aliás é mais difícil de ser encontrado do que seus irmãos maiores.

      • Vicente

        Mas não é óbvio que estou falando do Brasil??

        • Leandro

          Ainda nem chegou o March automático por essas bandas… Se chegar tudo bem….

        • Leandro

          Ta doido jovem? Eu respondi o outro cidadão ali….

  • Vattt

    Quem tiver isenção aproveite os ultimos Corollas, pq vai sobrar só essa “coisafeiadagota” pra comprar abaixo dos 70 mil. Vamos aguardar a Nissan com os CVT no Versa.

    • Clovislauro

      Não precisa de isenção de nada para comprar um Corolla Gli automático por 69.900, esse é o valor dele na tabela para qualquer um mortal comprar. Apenas que ele vem com calotas e sem rádio, falo por experiencia própria.

      • Vattt

        Justamente, tu acha que a Toyota vai manter esse carro tendo o etios para assumir??? Assim aconteceu com a Honda (Civic e City) Hoje só tem o City na versão básica e intermediária com isenção total.

      • João Cagnoni

        Qualquer mortal comprar? Quem tem 70 mil pra dar em um carro hoje em dia?

        • Clovislauro

          Me referi a que não precisa ser deficiente físico, nem governo, nem frotista, nem funcionário para comprar nesse valor.

      • Lucas086

        Rapaz, um amigo meu penou pra comprar um viu, só queriam empurrar o Upper, diziam que até o site tava errado, que esse carro não chegava e tal, foi uma mola, ele ligou no sac da toyota e ai conseguiu fazer pedido de um.

      • R.C.B.

        Creio que ele falou em sentido de pessoas que podem ser beneficiadas com a isenção do IPI e IOF por ser portadora de alguma deficiência, no qual tem o limite de até R$ 70 mil para aquisição de um veículo, aí dentro da Toyota com a adoção desse tipo de câmbio, nessa faixa limite de preço, sobraria só o Etios, onde provavelmente o Corolla vai aumentar, por se tratar de um mercado automobilístico sacana.

      • Uislei

        Onde é isso? Aqui em Salvador-BA um GLI CVT não sai por menos de 78 mil. Digo isso, pq fui ver e acabei saindo correndo quando me informaram o preço.

        • Daniel

          Esse é o Gli Upper… tem que pedir o GLi “tecido”.
          Estamos comprando um pro meu pai (com isenção)… mas, sim, eles dificultam um pouco pra vc comprar.

      • José Eduardo Borba

        É uma pena que realmente esse preço deve subir com a chegada do Etios aut! Se brincar vai subir até o Upper!

      • Daniel

        Ele custa 69990 só por causa da isenção… O medo é a Toyota dizer: Agora temos já temos um sedan automatico abaixo dos 70mil, podemos subir o Corolla (como a Honda fez, deixando apenas o City/Fit LX abaixo dos 70mil…)

  • beto

    Design antigo, cambio antigo. Viva a década de 90.

    • rkimwb

      Aí você descobre que o Etios veio ao mundo em 2010 e percebe o quanto a Toyota errou ao criar o carro.

      • Gran RS 78

        E o pior é que ela insiste em continuar errando com esse modelo.

        • Linkera

          Mas a Toyota paga caro por isso. O HB20 e o Onix, que foram lançados na mesma época, hoje são “só” os lideres de venda no mercado nacional.
          O Etios não vende mal, cerca de 2500 a versão HB, mas poderia sim estar vendendo na casa das 8000, 10000 unidades/mês se tivessem acertado no design deste carro.

          • Gran RS 78

            Mas a Toyota tem um modelo que iria arrebentar em vendas por aqui que é o Yaris. Mesmo que ele seja um modelo mais requintado que HB20 ou Onix, a Toyota poderia usar a base do Etios mas com o desenho do Yaris. Veja o Ka, que hj está em terceiro lugar, se a marca tivesse mexido no Etios em seus pontos fracos que são design e painel, hj ele estaria brigando pelo podium.

            • Linkera

              Sem dúvidas, o Yaris Sport é animal e poderia vender muito bem aqui. Só não sei se venderia no patamar de HB20 e Onix por causa do preço.
              Talvez um Etios inspirado no design do Yaris fosse o suficiente.
              Mas eles trataram o Brasil como mercado indiano e deu no que deu.

          • Pacheco

            O problema é q a Toyota está feliz, pq ela não tem fabrica para atender demanda de 8 mil carros/mes.

          • Pedro Rocha

            Os 2 maiores problemas do Etios são: o painel Filizola e falta de câmbio automático.
            A solução definitiva para ambos a Toyota ainda ficará devendo, já que não mexerão no painel e o câmbio vai ser AT4, melhor que muitos concorrentes mas inferior a outros.

    • Zoran Borut

      Antes a moda retrô era anos 50, depois virou anos 70, agora é anos 90. O reloginho digital do Corolla não me deixa mentir, rsrsrsrs.

  • Leandro

    C3, 208 e 2008 ganham mais um companheiro no grupo dos carros de 4 marchas em pleno 2016.

    • João Cagnoni

      Em 2016 só deveriam existir carros CVT. Não sei porque insistem em automáticos convencionais, principalmente os ultrapassados de 4 marchas.

      • Vattt

        Ainda conseguem ser melhores que os “automatilixos” que VW e Fiat usam e vendem muito!!! E ningué reclama do cambio do Corollão 2003. O problema do Etio é por que o bichinho é feio demais, só nascendo novamente o coitado.

      • Rodolfo

        Não vejo problemas em automáticos convencionais, com conversor de torque. Possuo um carro com este sistema e não tenho do que reclamar. Suave e rápido nas trocas.
        Aliás, odeio o comportamento anestesiado do CVT. Nem sempre o que te agrada, agrada ao restante.

        O ideal é termos o máximo de opções possíveis. Automático, CVT, automatizado de mono e dupla embreagem, manual…
        Quanto mais opções para o consumidor, melhor.

        Quanto à apenas quatro velocidades no câmbio: continuará existindo se o mercado aceitar. A partir do momento que as pessoas rejeitarem o produto, ou a empresa reage, ou não vende.

      • Pedro Rocha

        Os câmbios AT4 ainda não foram extintos nem mesmo nos EUA, o mais importante mercado automotivo do mundo e onde câmbio AT é quase obrigatório.
        No caso do Brasil, o Etios AT4 ficará em uma situação intermediária, já que ele tem concorrentes apenas com câmbio manual (Nissan e chineses), com câmbio automatizado monoembreagem (FIAT, VW e Renault) e AT4 (PSA), destacando-se entre os AT4 por oferecer uma caixa de boa qualidade. Poder-se-ia apontar prós a favor do Etios mesmo se comparados ao Onix/Prisma/Cobalt, que possuem câmbios AT6 mas motores ultrapassados, enquanto no modelo Toyota é ao contrário, com bons motores mas câmbio ultrapassado.
        Obviamente, ficará atrás dos modelos da Ford (automatizados de dupla embreagem) e da Hyundai (AT6).

    • Gran RS 78

      Concordo, ainda tem coisa pior como os robotizados com embreagem simples.

      • Pacheco

        Confesso que eu prefiro um cambio automatico mais antigo do que um dupla embreagem. Tenho medo da manutenção de um DSG ou PowerShift

    • Kaian Reis

      Não se esqueça do Duster também

  • Vattt

    Sinceramente a Toyota c@g@ na cabeça do brasileiro, eles poderiam sim fazer um facelift mais profundo nesse carro sem muito custo, assim como VW fez com o Gol e Fiat com Palio num período de 3 anos e meio. E acho que esse motor não vai ser melhor que o atual e sim mais barato par eles!!!

    • Leandro

      Só mudar o painel já bastava pra esse carro, igual a vw fez no gol 2017.

      • Vattt

        Acredite, não tenho muito a reclamar do painel, acho apenas incomum! Mas a frente, traseira dão a impressão de que o carro ficou perto de um forno e derreteu parcialmete, kkkkkkkk. Mas seria bom mudar o painel, já que é um ponto item muito criticado.

      • Vattt

        ….s

  • Wesley

    Olho para o Etios (esteticamente) e vejo um carro no ano em que estamos 2016, fabricado em 1990! Cambio 4 marchas? Interessante…. Toyota é Toyota!!! rsrs
    Enquanto isso outras marcas aperfeiçoando câmbios para obter em velocidade inferiores, baixas rotações, baixo consumo… sei lá vai q cola!

    • Leandro

      O corsa 1994 hoje em dia é bem mais resolvido que o Etios.O Etios perderia feio, literalmente, para o Corsa, Palio, Gol G2, e afins da década de 90…

      • Wesley

        Pois é, a partir dessa eṕoca os carros começaram a tomar formas mais arredondadas, por exemplo um monza tubarão, tempra e outros carros quadrados foram sumindo. Único painel central “menos feio” seria do cooper. Por isso usei exemplo de carros de 90, não desmerecendo, mas lembrando quão “quadrado ele é” rsrsrs. A propósito, o corsa seria bem mais resolvido mesmo, descobri a pouco que na época foi lançado versão com cambio automático dele, não sabia!

        • Leandro

          Sim, Corsa automático 1.6, gls, completo, com bancos e revestimento de veludo nas portas, ar condicionado, vidros elétricos, rodas de liga leve, direção hidráulica e aquele TID, com informações de data e hora…

          • Matthew

            Pois é, e o câmbio já nessa época tinha 4 marchas e aquele controle Neutro automático em parada.

  • Gran RS 78

    Cambio com quatro marchas, visual nada inspirado e ainda por cima aquele painel ridiculo. Realmente a Toyota não quer que o Etios venda bem como os seus concorrentes.

  • Apopololo

    Conta com um visual novo e bonito que é bom nada né Toyota?

  • fschulz84

    Câmbio 4 marchas em pleno 2016… Mas vai vender horrores, segundo nossos entendidos brhuehue, Toyota não quebra e este câmbio mais simples é para não dar manutenção.

    • Pedro Rocha

      Ainda mais que tem concorrente que nem isso oferece, como VW, FIAT, Renault, Nissan e chineses, enquanto a PSA oferece um modelo de câmbio AT4 de menor confiabilidade.

  • Leandro

    O que o leigo pensa:
    Franceses: câmbio 4 marchas? Lixo! Porcaria!
    Toyota: câmbio 4 marchas? Conforto e praticidade, melhor que os robotizados monoembreagem e os cvt.

    • Feliphe Santos

      complementando o pensamento toyota:
      Muito melhor que os de dupla embreagem que vivem dando problema!

    • Pedro Rocha

      Entre os AT4, o da Toyota é o menos ruim que conheço. Entretanto, não sei dizer qual o pior AT4: o do i30 ou o do C4 Pallas.

  • Darwin Luis Hardt

    a peugeot já consegue vender o 2008 e o 208 com câmbio 4 marchas AT imagina a toyota então…

  • EJ

    Não é possível que não vão mexer no painel. Povo teimoso, viu. Nem cambio automático compensa aquele painel.

  • kravmaga

    Se esse câmbio de 4 marchas já matava o desempenho de um Corolla 2.0 na estrada (tive um), imagino como deve ser uma desgraça dirigir um Etios 1.3 nas estradas de serra.

    A Toyota está simplesmente desencalhando esse câmbio ultrapassado no Etios.

    • Feliphe Santos

      Só estará disponível no motor 1.5!

      • kravmaga

        OK, mas mesmo assim acho pouco motor para esse tipo de câmbio.

  • JP_SP

    Eu entrei na notícia pronto pra dar risada caso fosse o câmbio de 4 marchas e foi isso mesmo que aconteceu kkk
    Tomara que seja brincadeira de primeiro de abril.

    • Fanjos

      Não é não kkkkkkkkkkk
      Vamos apontar e rir kkkkkkkkkkk

      • Wellington Myph13

        kkkkkkkkkk

    • Total car

      Vamos rir da Toyota por conta desse câmbio at4, exceto quem tiver um automatizado mono embreagem kkkkkk

  • Wesley

    Yaris deveria vir para o Brasil no lugar do “DinoEtios” seu conjunto óptico é mais agradável.

    • Feliphe Santos

      Ele é TODO mais agradável! rs

      • Wesley

        kkkkk essa é a realidade!!!

    • Jad Bal Ja

      A Toyota já deve ter ouvido isso umas 200 mil vezes, alias antes de lançar o Etios as pessoas já diziam que queriam o Yaris, mas dona Toyota decidiu que ele era bom demais para o Brasil. E como brasileiro compra tudo que a Toyota lança não importando o preço, tamos ai de Etios ate hoje.

    • Pacheco

      Seria um concorrente do 208, C3 e Fiesta.

  • Yuri Chaves Souza

    (off) Renault pode lançar o Clio Stepway, enquanto o Kwid não chega::

    • Leonardo

      Medonho

    • Pacheco

      Não da ideia… kkkkk. Mais feio que a Scenic aventureira que inventaram uma vez.

  • Zeca Piroto

    Aí a Toyota fala… “Primeiro de Abril!! Não vai ter câmbio AT nenhum, só o aumento no preço! Rá”

  • Gian

    Esses dias vi um taxista que colocou o Smartphone naqueles suportes de ventosa de colar no para-brisas de uma forma que estava posicionado bem onde deveria estar o painel no Etios.
    O mais engraçado é que estava com um aplicativo que simulava velocímetro! kkkk

    Mas a vontade de andar de Toyota era maior…

  • Vattt

    Na, fiz uma montagem para um facelif pro Etio e gostaria de postar aqui, como faço???

    • Wesley

      Ao lado esquerdo de Postar como Vattt, tem uma imagem para fazer upload de images.

      • Vattt

        Obrigado Wesley, postei minha montagem!!!

        • Diogo Oliveira

          Poderia me mostrar sua montagem?

          • Vattt

            Anexei como Wesley falou, não sei se dá pra ver?

            • Diogo Oliveira

              Ficou interessante.

              • Vattt

                Pois é, não se trata de uma mudança radical, e sim de um facelift que provavelmente não afetaria nos lucros da montadora e da dá um ar mais atual para o carro que já nasceu velho!!!

    • Diogo Oliveira

      Hey cara sou eu o Diogo da Projeção do Nissan GTR feita no Paint. Minha conta foi banida do site então criei outra. E eu fiz uma projeção de como poderia ser o Novo Etios

    • Diogo Oliveira

      Hey cara eu também fiz uma montagem de como poderia ser uma Perua/StationWagon baseada no Etios. O Nome seria Etios Advantage. Sei que as lanternas traseiras parecem meio estranhas à primeira vista mas a minha intenção em desenhá-las era deixar o carro mais moderno.

    • Diogo Oliveira

      Hey cara, sou eu denovo, desta vez voltei com uma ”projeção” de um Toyota Etios Sedan 2017.

    • Diogo Oliveira

      Hey cara, sou eu denovo, desta vez voltei com uma ”projeção” de um Toyota Etios Sedan 2017. O que achou?

  • Zé Mundico

    Claro que um câmbio cvt iria melhor, mas iria encarecer demais um carro que deve ser popular e barato. Dependendo da relação do escalonamento motor/câmbio , o câmbio de 4 marchas tá bom demais. O Corolla usava e ninguém achava ruim , vão frescar agora?

    • Matthew

      Até pode ser popular, do pior tipo que existe. Mas barato não é.

      • Zé Mundico

        Em relação as outras opções do mercado, está dentro da faixa.
        Caro ou barato vai depender do bolso do comprador.

  • Total car

    Melhor esse AT4 que os Imotion/Dualogic da vida. A Toyota c@ga para o consumidor brasileiro nos equipamentos e tecnologia do Corolla, imagina no Etios…

  • pedro rt

    a materia esqueçeu de citar q a linha 2017 do etios vai ter tmb um leve face lift tanto no exterior como um novo painel

  • Guilherme Eduardo

    Mas eles não tem o CVT? Se fosse com 7 marchas simuladas iria até ajudar na propaganda (falando que os outros tem só 4 ou 6 marchas).

  • Fabricio d

    É feio,tem painel tosco, mas tem excelente acerto de suspensão, macio, sem ser molenga, de longe o melhor nesse quesito, no seu seguimento.

  • Diogo Oliveira

    Fiz uma projeção (Bem tosca mesmo) feita no paint (kkk). De como poderia ser o Novo Etios

    • Vattt

      Nasceu novamente esse Toyota, Show!!!!

      • Diogo Oliveira

        Valeu!! As projeções são toscas feitas no Paint mas no final saem bonitas.

  • Franco da Silva

    Só tem que mudar por fora!! Urgente! Não mexe no motor!!!

  • Pedro Henrique

    at4?
    nossa eu tava até feliz vendo o titulo da matéria, pensando num cvt em um compacto…
    falar nisso, e ai Carlos Ghosn, o cvt no march sai ou não sai? essa promessa já ta indo pra faculdade já…

  • Caio Ferrari

    Gente. 1.3 e 1.5 LITRO. Litros, só se for igual ou superior a 2. Outra, no Brasil, separador de decimal é ponto, não vírgula. Logo, 1,3 e 1,5 Litro m

  • Alemao Alemao

    Pessoal eu não sei pq tanta briga quem fala que não gosta do etios está xeretando oque aqui tenho um etios 2013 1.5 e uma fielder 2005 o etios faz 17 na estrada a fielder faz 14 todo mundo fala que a fielder é ótima é só tem 4 marchas a minha está com 430 mil km rodados e nunca mexi em motor e muito menos no câmbio agora o etios automático mesmo sendo 4 marchas vai dar um show nos outros carros do mesmo porte

  • Caio Ferrari

    Como sempre, Honda e Toyota oferencendo menos por mais. Porém, conquistaram a boa fama e agora ganham dinheiro com isso. justo.

  • Vattt

    Um Facelift leve inspirado no Corolla americano! Depois coloco a versão sedan.

  • fbl

    Acho que a Toyota ta zombando do powershit, ja que esse cambio vai rodar mais que o famigerado…:kkkkkkk mas merecia um at5 ao menos no carrinho indiano ne japonesada. Tragam o Yaris!

  • afonso200

    parabenssssss, demoraram a lançar cambio AT,,,,,,se o 1.5 faz 17km/l na estrada com o AT vai fazer 16km/l……. e coloquei o painel no lugar certo…..se nao nunca vou comprar isso

  • Vattt

    Facelift leve inspirado no Corolla americano! O sedan foi que não achei uma boa manteira, mas foi assim mesmo!
    Sobre o cambio AT do velho Toyota, acredito que seja melhor do que de muitos carros novos do atual mercado, por isso vai vingar!!!

    • Antonio

      Eu tenho um 2014, ele faz 9 de média (etanol)dentro de SP. Não quero outro! Quanto ao painel, você se acostuma com o tempo, e as pessoas elogiam a beleza dele a noite. O câmbio automático do Corolla sempre foi muito confiável e nem que AT4 será bem vindo. O meu já está com 67000 Km e faço todas as revisões na concessionária e nunca tive que trocar nada, nem pastilhas de freio!
      Quero sim automático! Quem quer beleza compra Maserati, Ferrari e afins.Quero um carro confiável!

  • Daniel

    Eu acredito que o principal defeito do Etios continuará sendo o painel Filizola (com uma pequena evolução nas cores. Para quem não sabe o verdadeiro motivo do painel Central é justamente redução de custos de ferramentais para veículos que possuem direção no lado direito. Quanto ao câmbio automático de 4 velocidades (suficiente pela potência do Etios), tudo vai depender do nível de consumo e espero que neste quesito ele seja um dos melhores.

  • Pedro Cunha

    Será que dá pra botar placa preta?

  • Cassio

    Pode colocar câmbio automático, pode colocar asas, pode colocar o que for nesse Etios, que eu vou continuar preferindo os concorrentes.

    Nicho de mercado do Etios: carro feio, onde reina absoluto após o lançamento da recente geração do Logan

  • Diogo Oliveira

    Fiz uma projeção (Muito tosca) feita no paint (kkk) de como poderia ser esse Novo Etios.

  • Martins Junior

    Agora ficou bom, R$ 50 mil nisso e ainda vem de série o moderno vidro a manivela!

  • Léo Hung

    Nada como ser depósito de tranqueiras defasadas. Sobrou câmbio velho? Desova no Brasil. É só botar um marketing do bom, tipo “Câmbio at4 Toyota: robustez e a confiança que você conhece” e tá sussa.

    PQP. Esse carro é tosco demais.

  • Esse aí só nascendo de novo. Nasceu tosco e vai ser tosco até o fim.

  • Redpeak77

    Entrei na reportagem para confirmar que seria o AT4 mesmo…
    Pense como a Toyota. A capacidade das plantas deles aqui está totalmente coberta. O Etios é um carro trazido pronto para cá para ser “mais barato” e naturalmente trazer uma boa margem. Se não fosse para isso, eles teriam trazido o Vitz, ou um compacto dedicado para cá, como fez a Hyundai. Mas aí teriam que pesar o risco de montar uma fábrica maior e ficar com ela ociosa, como a Hyundai mesmo assumiu e agora está pagando (bem pouco, mas está).
    Por que eles iriam colocar uma outra caixa mais cara nele? Para baixar a margem? Quem ainda imaginou que não fosse o AT4 seria muito ingênuo…
    De qualquer maneira, não é uma caixa ruim. O Corolla anterior poderia ter outra melhor, mas para a maioria do público para o qual é destinado (tiozão conservador endinheirado), já era suficiente.

  • Milton Tavares

    Pena que vai continuar sendo um dos mais feios do mercado.

  • Edson Fernandes

    Não esperava por essa. Mas não tem jeito, Toyota ainda querendo lançar com cambio defasado. Sendo detentora da Aisin, custava colocar um cambio de 6 marchas? Custa sim, só que pelo que pagamos deveria.

    Não sei para o pessoal, mas eu não compro hoje em dia cambios de 4 marchas. Tive um e sei do buraco que existe para conseguir conciliar respostas… e ainda mais em um compacto com premissa de ser economico.



Send this to friend