Hatches Sedãs Segredos-Flagras Toyota

Toyota Etios 2017 terá novos motores e câmbios e painel de instrumentos digital

toyota etios 2017 folder 1

Pouco mais de três anos após sua chegada no mercado nacional, o Toyota Etios vai passar por suas primeiras grandes mudanças. Não será desta vez que o compacto adotará alterações no visual, mas a linha 2017 do modelo vai dispor de novidades importantes, como novos motores, dois novos câmbios e novos equipamentos, como é o caso do painel de instrumentos digital.

O Etios 2017 segue sendo equipados com os blocos 1.3 litro e 1.5 litro que, de acordo com um folder de divulgação vazado na internet, estão mais potentes e eficientes. O primeiro passará a entregar 98 cavalos de potência, ante os 90 cv da versão atual, enquanto o segundo vai passar de 96,5 cv para 107 cv. Esses novos blocos contam com sistema Dual VVT-i, que controla o torque e a força, exigindo menos do motor, e estão até 9% mais econômicos.

toyota etios 2017 folder 2

Ainda de acordo com o material de divulgação, o Etios tem “excelente performance mesmo em baixas rotações” e “ótima aceleração, com agilidade na retomada de força”.

Além disso, o modelo contará com transmissão automática de quatro velocidades, a mesma usada na antiga geração do Corolla, com “trocas de marcha suaves, com muito conforto e segurança”, que deverá ser oferecida apenas com o propulsor 1.5. Já o câmbio manual passará a oferecer seis velocidades, este para ambos os propulsores.

toyota etios 2017 folder 3

Entre os itens, a novidade fica por conta do controle de cruzeiro (piloto automático) com comandos no volante e painel de instrumentos digital, que deverá melhorar a visibilidade, com direito a computador de bordo. O painel, no entanto, continua posicionado na parte central. O interior ainda inclui novas opções de acabamento para os bancos.

De acordo com fontes, o Toyota Etios vai passar a dispor ainda de novos itens de segurança, como Isofix, encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, antena short pole e chave com comando para abertura das portas.

A Toyota deve apresentar o Etios 2017 nas próximas semanas.





  • Derek

    Painel balança Frizolla na sua versão digital agora.

    Brincadeiras à parte, este painel central mata o carro por dentro para mim.

    • Fábio Prates Rocha

      Pode ser um Toyota, mas de designer não tem nada de atraente. Carro feio pra burro. Em tempos de príncipe encatado e lobo mau eles me vem com um sapo desses. Pera lá.

      • Rodrigo

        Todos os Toyota atualmente (tirando a SW4) possuem um design “excêntrico” (pra não dizer feio), na minha opinião.
        Até o tão aclamado Corolla, pra mim, continua um sedã com cara de tiozão. Antes era tiozão de 70 anos, nessa geração é de 60…

        • Mas o pior já passou. Agora ate que o interior ficou bom. Novos motores (que ja era bom), cambio automatico, e tudo com a qualidade e mecanica da Toyota. Uhuuu!!!! kkkkk. As vendas vai subir sem sombra de duvidas. Agora é que passa o Uno, ainda mais com fogo amigo.

      • Dudu Pimentel

        O Logan era feio prá kralho…mas fez um puta sucesso ao ser lançado e faz até hj, que por sinal está muuuito mais bonito…isso pq ele não é caro, é bem equipado; tem um bom desempenho, consome pouco, mesmo com motor 1.6; tem um excelente espaço interno, bem como porta-malas (essas 2 características, assim como baixo consumo taxistas adoram). A proposta do Etios é justamente a mesma, mas ele agrega a qualidade Toyota, bem como a garantia de baixo índice de oficina. Por essa razão ele não é barato e vem tão equipado…agora, se ele parecesse mais com o Corolla ficaria melhor, isso claro se o tal do Yaris (não tenho certeza do nome, mas sei que caso ele venha ele ficará entre o Etios e o Corolla, sendo então o Sonic da Toyota).

        • Gambixx

          yaris sedan novo é lindo, vi no py.

      • Franco da Silva

        Design.

    • Blessa

      Os motores até que são bons, mas o painel e o exterior é difícil de engolir.

      • O exterior passa… agora… esse painel poderiam ter colocado no local correto.
        Sim correto, ali ele está errado, rs.

    • shdn2010

      kkkk cara agora q falou isso e olhando bem parece mesmo…

    • carroair33

      Nao adianta Brasileiro gosta mesmo de carro bonitinho mas ordinario nao estamos preparado para o bom!!!

      • Robinho

        existem uma serie de carros bonitinhos e bons, não precisa ser feio e bom como o Etios.

  • EJ

    Pessoal, divulguem aí as mudanças na linha 2017 do Ka também. O Ka+ ganhou algumas modificações, dentre elas novo desenho dos mostradores do painel, vidros dianteiros com função de um toque de descida para o motorista, interior na cor preta ao invés da combinação de cinza e preto, volante na mesma cor, notei o botão de desembaçador alterado de lugar, remoção do “cordão umbilical” do porta-malas, e nova versão SEL 1.5 Plus, que tem bancos de couro e sensor de estacionamento de série. Isso que pude ver pelas fotos no site da Ford. Podem haver mais mudanças do que essas que citei.

    • ViniciusVS

      O que seria o “cordão umbilical” do porta malas?

      • EJ

        Um fio preto horroroso q ficava exposto qdo vc abre a tampa do porta malas. Difícil achar foto pra te mostrar…

        • ViniciusVS

          Fio do Chicote da lanterna?

          • sepchampions

            É de abertura do porta malas por dentro do carro, no Logan tbm é a mostra.

    • Hélio

      “vidros dianteiros com função de um toque de descida para o motorista” caraca… não tinha isso? cara… esse caro custa 40k dilmas
      as vezes vc acha q não vai se surpreender e de repente: páaaaa na sua cara! pqp

      • Vicente Nassif

        Ja vem com sim de fabrica…pelo menos tenho um 2014 e ja veio

  • JP_SP

    Esse carro aí só explodindo e recomeçando do zero pra ficar bonito, chega de gambiarra e adaptações. Outro dia vi a versão “aventureira” e conseguiu ser mais feio que a Montana.

    • Gran RS 78

      Eu tbm vi um Etios Cross e ainda na cor amarela. Tive pesadelos por vários dias seguidos.

    • Vicente Nassif

      Pode ate nao ser bonito mas é muito bom e econômico

  • Leonel

    “transmissão automática de quatro velocidades, a mesma usada na antiga geração do Corolla”. Dececpionante, porém, vindo da Toyota era de se esperar pouquíssima inovação. Enquanto Onix e HB 20 oferecem AT6, a Toyota vem com um AT4…

    • Tosca16

      Rapaz puro marketing, dizer que tem até um parafuso igual ao do Corolla para muitos é sinônimo de qualidade … Eu sinceramente não duvidaria que se relançassem uma geração antiga do Corolla, com preços mais competitivos o mesmo venderia mais que o Etios.

      • ViniciusVS

        Eu acho que seria interessante:

        – Um Corolla Brad com reestilização na dianteira e traseira mudando parachoques, grade, faróis, lanternas, tampa da mala, maçanetas e dando a identidade atual da marca.

        Mecânica com AT4 ou MT6, motor 1.5 do Etios, e por dentro poderiam manter o mesmo painel mas com iluminação azul/branca, tirar o antigo CD Player e colocar um radio com telinha ( Brasileiro adora), em vez do visor analogico poderia colocar um digital simples igual esse do Etios e mudar o volante para o modelo atual

        Ficaria posicionado como “premium” abaixo do Corolla e acima do Etios, brigando com o City. Seria +- o que a Chevrolet fez com o Astra depois que lançou o Vectra C. Deixar um modelo de ótima qualidade porém defasado um degrau abaixo.

        • ViniciusVS

          Ficaria melhor que o Etios com uma mudança mínima. e por ser um projeto antigo e com alteração na mecânica ( 1.5 VVT-i do Etios e Cambio AT4) teria bom CxB e venderia muito bem sendo um dos melhores da categoria entre o Etios e o Corolla

          • Thales Sobral

            É seu esse carro? Ficou bem legal o volante do corolla atual nele, deu uma atualizada legal.

            • ViniciusVS

              Não é meu carro, eu peguei de um vídeo no youtube. achei que a central e o volante deram um belo UP no carro e esse painel mesmo antiquado da de 10 a 0 no Etios.

              • Edson Fernandes

                Esse é um Etios?

                • ViniciusVS

                  É um Corolla Brad com volante do Corolla novo e central multimídia.

                  • Edson Fernandes

                    Puxa ficou muito bacana.

    • José Eduardo Borba

      Rpz, tbm não gosto de câmbio com 4 marchas, mas para o motor 1.5, deve casar bem.

    • Lucas Mendanha

      Com conhecimento de causa te digo: melhor um bom AT4 bem casado com o motor do que um AT6 indeciso.

      O unico problema desse AT4 dela é que o limitador em 2° marcha não pode ser engatado acima de 95km/h, mesmo a 2° cortando a 120km/h no Corolla. No AT4 do meu Focus nao tem esse limitador, e funciona melhor que o AT6 do cruze, por exemplo, que é indeciso e com relações esquisitas na faixa média de uso em estrada (entre 80 e 130).

      Mas as revistas insistem que quanto mais marchas melhor né..

      • Thales Sobral

        Pois é, o AT4 no corolla já fazia um bom trabalho (ajudado pelo ótimo motor, também), embora o CVT”7″ elevou o conjunto a outro nível.

        • Lucas Mendanha

          Sim.. Gostei do CVT no Corolla pois ele contorna a calibração 8 ou 80 do motor (antes e depois de 4k). O giro sobe mais rápido (pela caracteristica do CVT) e nao cai tanto nas “trocas de marcha”. Casou mto bem.

    • Iran Borges

      O AT4 já é satisfatório no 2.0 do corolla, muito embora eu ache que uma 5ª marcha seria ideal. No etios esse AT4 deve casar bem com o motor, mas concordo… podiam colocar um câmbio mais moderno.

    • Vicente Nassif

      Nao compare Chevrolet e hyundai com Toyota amigo…Toyota da um pau bonito

  • Diego

    Ótima notícia ! Veículos mais eficientes em termos de consumo são muito bem vindos, resta saber a emissão de CO².

  • carnero

    Melhorou o visual interno. Eu gostei.

    O C4 era assim também e não me lembro de ninguém falar mal.

    E o ESP…………

    • Diogo Oliveira

      Nem o Vovôrolla de 110 Mil reais tem ESP.

      • Thiago Fernandes

        Alias com 110 mil eu compro dois carros de 55 mil que serão mais equipados que o Corolla

    • Linkera

      O C4 tem um recuo grande do nível do painel até velocímetro não sendo necessário desviar o olhar do parabrisa para aferir a velocidade, além de que o Conta-Giros fica atrás do volante (normal).
      Diferente do Etios, que tem o velocímetro deslocado imediatamente à direita do volante, sem um recuo suficiente do nível do painel, e o conta-giros ainda mais distante, dificultando – e muito – a leitura das informações.

      • Uislei

        Justamente é isso que me dá aversão ao Etios. Não adianta ter painel digital e o motorista continuar tendo que desviar o olhar para ver a velocidade e demais dados. Um segundo que vc desvia o seu olhar, pode ser tarde demais.
        Pessoas que sofrem de Cinetose também teriam sérios problemas em dirigir um Etios. Ficariam com nauseas rapidamente olhando esse painel “New Filizola”.

        • Deivid

          Fiquei imaginando
          KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Fernando Oliveira

        O recuo do painel no etios é mais do que suficiente. nao é necessario desviar o olhar mais do que vc desvia no seu veiculo para olhar o painel.

        • Linkera

          Sim! E o Corolla é o carro mais seguro do Brasil…

          • Fernando Oliveira

            Eh o Renegade!

  • ViniCarvalho77

    Eu curto o painel digital central… E olha, curto MUITO!

    • daneloi

      Concordo. C4, C4 picasso, xsara picasso e scenic 2a geração tinham e as pessoas não reclamavam. Acho legal tb.

      • Absurdo

        Assim, não é incrível, lindo, maravilhoso, principalmente na geração atual, mas é um carrinho bem interessante dentre os “populares premium” (no conjunto). Esta nova geração ficará interessante, porém, acho que daqui pra frente, teremos muitas opções!

  • Ubiratã Muniz Silva

    Eu SEMPRE bati nessa tecla que o Etios deveria ter um painel digital que, na minha opinião, poderia (por questões de custos inclusive) ser mais simples, no estilo dos antigos do Xsara Picasso (monocromático).

    Já que ainda escolheram um design mais “caprichado”, vai dar uma boa melhorada no interior do carro, já que na minha humilde opinião o mesmo era bem funcional e “neutro” visualmente (sendo que a única coisa que estragava o visual era, especificamente, o quadro de instrumentos que, como todo mundo diz, parecia uma balança de açougue dos anos 80).

    O visual quadrado do carro como um todo pra mim não é tanto problema assim, principalmente levando-se em conta o público-alvo dele.

    só podiam mesmo era dar fim naquela versão Cross, que é a coisa mais esdrúxula que conheço (carro imitando SUV feito a partir de um carro feito para quem não quer se importar com carro).

    • Efulefante

      A Cross amarelo-gema-de-ovo-caipira então… mais feio que briga de foice

  • Maçaranduba o Porradeiro.

    Agora sim vale uns 70k, né Toyota?

  • foraglobodilma

    eu gosto do Etios.

    • Ricardo Santos

      Eu também, mas merecia um facelift a essa altura do campeonato. E esses difusores de ar do Ford Ka 98 também já cansaram.

  • Victor Won

    enquanto hb20 saindo do at4 pro at6 toyota botando só agora o at4 …

    • rafa93

      mas esse câmbio não quebra [/ironic]
      não tive oportunidade de dirigir um hb20 com at4, mas esse câmbio no corolla é agradável, entretanto, deveria ficar no passado.
      Vai entender, quem sabe a Toyota quer mesmo é contrariar as opiniões, porque mantém o painel central e não buscou oferecer o cvt disponível no corolla, para quem não liga para estes aspectos o étios não deixa de ser uma boa opção.

      • Fernando Oliveira

        se o etios continuar economico com este cambio at4, para que um cambio de 6 marchas igual o do hb20 que bebe pra caramba? o etios é um carro leve e possante, o at4 deve dar conta do recado.

        • rafa93

          porque colocar um at4 se há um cvt em linha que prioriza o consumo e não prejudica o desempenho do motor pela ausência de conversor de torque?
          Neste sentido, por que evoluir, enquanto a concorrência oferece câmbios mais atualizados, o ideal é oferecer um câmbio que provavelmente nem deve estar mais nos planos de utilização da toyota em outros países, mas é toyota, deve ser o mesmo motivo da ausência de ESP em outros veículos da linha.
          como disse, o étios não é um veículo ruim, entretanto qualquer câmbio automático oferecido em nossos compactos irá piorar o consumo e o desempenho do veículo, a magnitude do impacto só veremos quando surgirem os testes.

      • Edson Fernandes

        O do HB20 não quebra e hoje ele utiliza o cambio da atual linha de produtos da marca : I30, Elantra, IX35, Santa fé, Azera…

        E o 4 AT também casa bem e é muito suave, só que bebe.

    • Lucas Mendanha

      Mas é um bom cambio. Suave e robusto. Só nao é melhor no Corolla por dois motivos:

      1) a calibração do motor é 8 ou 80, só rendendo bem acima de 4000 rpm

      2) o limitador da 2° marcha não permite que ela seja engatada acima de 95km/h, mesmo ela cortando acima de 120km/h quando ja engatada.

      Tirando isso, entre ele e um AT6 indeciso (sim, nesse motor com baixo torque, ficaria indeciso pra caramba), melhor o AT4.

      Obs: Estou sendo racional e imparcial, visto que normalmente sou quase anti-toyota.

      • Fernando Oliveira

        o que vc quer dizer com calibraçao do motor ser 8 ou 80? o motor atual do etios tem torque em 3500 e é bem elástico, não sei o novo.

        • Lucas Mendanha

          Como disse, estava me referindo ao cambio casado ao 1ZZ-FBE do Corollla.

          O do Etios é um bom motor para um 1.5, realmente bem elastico, mas sem fazer milagres em alta. Tem aquela pegada do 1.5 da antiga Fiorino (torque em baixa, carro leve e relações de marcha adequadas.)

  • Sabatino

    Que carro horrivel. Nunca vi um ao vivo mas nao seria mas facil levar o Yaris para o Brasil?
    Acho engraçado os brasileiros achar que Toyota seja uma marca melhor. LOL
    E’ uma marca popular igual as outras….. na europa por exemplo nao vende bem. O Corolla aqui praticamente nao existe.

    • Fábio

      Na europa pode não vender tão bem, mas e nos EUA, Japão e resto do mundo? É a marca mais vendida do mundo!
      O Etios pode ser projeto indiano, mas a qualidade dele é melhor do que Gol, Palio, Ka, etc…
      E outra: vai no carrosnaweb e veja quais os carros com os donos mais satisfeitos da categoria do Etios.

      • Sabatino

        Eu nunca ficaria satisfeito com um carro com o design do Etios. Posso atè acreditar que a qualidade seja melhor do que Gol e Palio mas nao significa que Toyota seja melhor, mas implismente que VW e Fiat levam carros de pessima qualidade para o Brasil porque os brasileiros aceitam. Na europa por exemplo a VW è a marcar popular que tem a melhor fame pela qualidade (apesar do diselgate).
        Toyota nos Eua este ano vai perder o terceiro lugar para a FCA.
        No Japao è normal que vende bem porque esta em casa.
        Entao a liderança da Toyota nao vem dos paises de primeiro mundo.

      • Lucas Mendanha

        Ja procurei essa melhor qualidade que os citados no XLS 1.5 e não encontrei.. :/ acho igual ou inferior, depende do item. Mas de jeito algum melhor.

        O que salva ele é o pós-venda e o logo Toyota mesmo..

        Mas concordo que quem tem, ta satisfeito. Acredito que até pq compraram sabendo muito bem o que estavam levando pra casa né, sem grandes expectativas..

        • Fernando Oliveira

          A satisfação dos clientes vem do fato de o carro oferecer exatamente o que alguns motoristas estam buscando em um carro. No caso do etios o diferencial em relacao ao gol e palio 1.0 que estao na mesma faixa de preço, são espaço interno, motor mais possante e tão economico quanto, acerto da suspensao e manutenção mais barata. aí se vc quiser comparar com gol e palio 1.4 e 1.6, o etios ganha disparado no custo beneficio pq a diferença de preço é enorme. agora se a pessoa procura design e outras coisas mais, tem que se contentar com um carro com uma engenharia de menor qualidade que é o que as outras marcas fornecem por enquanto.

        • Tiago Batalha

          Igual ou inferior a quem cara pálida? Uno 1.4, palio 1.6, gol/fox 1.0/1.6, sandero/logan1.0/1.6…Qual desses tem: direção elétrica, Velas iridium, escapamento de aço inox?

          • Lucas Mendanha

            “direção elétrica, Velas iridium, escapamento de aço inox”

            Sério que isso é um diferencial significativo?

            • Tiago Batalha

              O que seria um diferencial significativo para você? Um motor 1.6 manco e beberrão (vw), ou um carro que com 10/ 20 mil km e com vários vazamentos de óleo (gm/ fiat). Eu citei 3 itens a favor do Etios anteriormente em relação aos seus concorrentes, mas poderia citar mais 5 ou mais 10 itens, entre eles; economia de combustível, motor com bom torque em baixa rotação,motor com corrente de comando, espaço interno igual ou melhor que seus concorrentes. Eu comparo o Etios com seus concorrentes direto, mas se você quer comparar com honda fit, pug 208, Ford NF, ou Civic 2008, aí são outros 500.

    • Thiago Fernandes

      O mercado de carros brasileiro é simplesmente BURRO !

  • Tosca16

    Eu critiquei a Chery por expecular um obsoleto AT de 4 velocidades no Tiggo 3X, baseado no Celer; mesmo reconhecendo que no Tiggo comercializado aqui o mesmo ainda se torna uma opção acessível no segmento… Agora não duvido que muitos irão elogiar por ser um câmbio já conhecido, por ser um Toyota e etc; bom, de resto vejamos as melhorias mecânicas, o conjunto mecânico era o que ao meu ver salvava o carro, se melhoraram como falado tem mais um argumento para compra do Etios junto aos consumidores.

    • Ah vem nao. No Japao os kei cars sao 4 marchas, O meu eh 4 marchas. Quando o motor é de baixa cilindrada, o de 4 está de bom tamanho.

      • Tosca16

        Rapaz se fosse outra montadora desceriam a lenha aqui, mas lhe entendo, concordo até, só que bom cê sabe como são aqui.

        • Lucas Mendanha

          Desde que as revistas/sites/blogs decretaram que quanto mais marchas melhor, mesmo que a calibracao da caixa e o torque do motor sejam horriveis, acabou.

          Assim como o Lucro Brasil, sou bem satisfeito com o AT4 do meu Focus, e quase satisfeito com o AT4 do corolla de pai, não fosse os dois itens que respondi em outro comentario..Gostei mais que o AT6 do Cruze, por exemplo.

  • Emerson

    Ótimo carro com um câmbio que era bom no Corolla antigo, com 4 marchas mas bem escalonado e resistente. O painel central não chega a ser tão ruim na minha opinião. Tem também um ótimo comportamento dinâmico, economia de combustível e pós venda bem avaliado. De mal mesmo é o design exterior mas se tiver um preço razoavelmente abaixo do HB20 automático será a melhor compra da categoria. O que não dá para comprar são os automatizados que tem muita rejeição de mercado por serem desconfortáveis.

    • Dudu Pimentel

      4 marchas em um mercado que está em 8 ou 9 marchas nos modelos luxuosos e 6 marchas nos modelos compactos? Eu não consigo aceitar isso…podiam ao menos colocar o CVT do Corolla ou fabricar um de 6 marchas mesmo…assim, no futuro possivelmente lançar novos modelos com essa nova transmissão…4 marchas era coisa de modelo de luxo nos anos 70 – 90. De lá prá cá, já houve um monte de mudanças, mesmo no nosso mercado que em relação ao exterior quase sempre está atrasado em lançamentos.

      • Lucas Mendanha

        Mas é um bom cambio. Suave e robusto. Só nao é melhor no Corolla por dois motivos:

        1) a calibração do motor é 8 ou 80, só rendendo bem acima de 4000 rpm

        2) o limitador da 2° marcha não permite que ela seja engatada acima de 95km/h, mesmo ela cortando acima de 120km/h quando ja engatada.

        Tirando isso, entre ele e um AT6 indeciso (sim, nesse motor com baixo torque, ficaria indeciso pra caramba), melhor o AT4.

        Cambios de várias marchas só tem um proposito: manter baixa rpm a todo e qualquer momento. E pra isso precisa de um bom torque. Ou seja, não é o foco desse motorzinho 1.5, que precisa trabalhar bem a elasticidade dele pra render..

        Se fosse um 9 marchas close-ratio, beleza. Mas nao é.. Acho que é isso que o pessoal confunde.

        Obs: Estou sendo racional e imparcial, visto que normalmente sou quase anti-toyota.

    • Dj Vicro

      Concordo que o câmbio de 4 marchas é bem escalonado assim como era o do HB20, só que o Onix/Prisma e o HB20/S já contam com uma transmissão eficaz e moderna com 6 marchas. A Toyota podia ter colocado um câmbio automático com 6 marchas ou partido para um CVT como o do Corolla.

  • Luiz Ramos Jr.

    não adianta enfeitar Toyota!

  • Lucas

    Continua sendo o carro mais feio do mundo.

  • The Monster Man

    Minha esposa tem um XLS, o carro é bom, porém faltavam alguns acessórios que agora serão supridos, se tornará um carro muito bom se não excelente, só espero que a Toyota não aumente demasiadamente os preços.

  • edgar__rj

    Mas ficou Oh… Uma merda igual a o anterior…

    • Robinho

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rodrigo

    Mudou da água para o vinho.
    O interior do Etios atual até acho legal (pelo preço) o que ferrava era o painel. Pelo menos agora foi corrigido.
    E não adianta, a Toyota é extremamente conservadora. Quem apostava num câmbio automático CVT ou outro, caiu do cavalo.
    Só acho que poderiam ter aproveitado as mudanças e incluir mais um limpador de parabrisas…

  • Thiago Czigler

    Carro podre bragarai!!! O sedan parece um Logan com painel horrível… O cara compra um carro podre desses só por causa da marca…

  • Tiago Batalha

    Nossa, é muito mimimi, e 99% dos que fazem mimimi nunca dirigiram o carro. Preferem andar de gol, fox e onix, e ficam de mimimi com o Etios, ou seja preferem ficar com um “design bonitinho” e uma mecânica “fundida”, onde carro com 10/20 mil km tem vazamento na tampa de válvulas e outros, buchas de suportes e suspensão rasgadas. Fora os motores, da década de 90.

    • fbl

      E deu pau no fiesta no acelerados kkkkkkk testados pelo rubinho… foi hilário

      • Bruno

        Kkkkk o etios dirigido pelo rubinho dando pau em outros carro? So se for tipo uma corrida entre uma Ferrari e um corsa.

    • Lucas Mendanha

      Ja dirigi várias vezes o XLS 1.5 do meu tio e nao gostei..

      Mas é que sou exigente mesmo, faço questao de um bom chao e uma boa interação com o carro. Ou seja, ele (bem como qualquer Toyota) não é pra mim.

      Mas atende bem o publico alvo, e no fim, é isso que importa.

  • EDU

    Como era mesmo o ditado??? Por fora bela viola e por dentro pao bolorento. No caso do Etios e o contrario. Po muda logo inteiro de uma vez.

  • fbl

    Feio porém ótimo carrinho popular. Extremamente confiável, de baixa manutenção e boa dirigibilidade e consumo desde o 1.3. Se a Toyota trouxer um bonito quebra o mercado.

  • Mr. Car

    O quadro de instrumentos melhorou, ficou visualmente mais agradável, completo (computador de bordo e…salve, marcador de temperatura!), mas pela posição dos dutos de ventilação na foto, parece que foi só o quadro mesmo, quando deveria ser o painel inteiro. Quanto ao resto, transmissão não faço questão, dirijo quase só em estada, e a melhora do motor é sempre positiva. Apesar de feio, todo mundo diz que o carro é muito bom. Se colocar uma carroceria caprichada, a Toyota não vai se arrepender.

  • vagaroo

    Todos falam de painel Filizola, mas nome italiano para os japoneses significa a meca do design. Assim, os japoneses vão pensar que é elogio. ^-^

  • José Eduardo Borba

    Pronto, pra mim, já resolveu o prol. A visibilidade deve ter melhorado muito! Nunca vi ngm reclamar do painel do C4 Pallas, do mini Cooper, do Twingo…. Logo, o visor sendo digital, já quebrou o galho!

  • Joao Cortes

    Painel vai ficar parecido com o Prius, inteligente da Toyota, e o cambio do Corolla melhor ainda, é possível trocar o óleo de filtro dele em casa de tão simples que é. vai valer a pena esse carro, pena que vai ser bem caro.

  • Franco da Silva

    O que precisava mudar, não mudou!!!

  • Daniel Saraiva Vila Nova

    Já que a toyota não teve condições ainda de investir no exterior( o que eu não ligo muito). Agora melhorou o que já era bom! Se o 1.5 atual com o cambio de 5 marchas. Já era um conjunto muito eficiente. Imagina agora com 10 cv a mais, 6 marchas e ainda mais econômico! Tirando os motores 3 cilindrose turbinados, vai ser o melhor conjunto mecânico desses motores de até 1.6 litros. Tenho 99% de certeza disso!

    • Jaspion

      Mas aquele 1%……

  • Jaspion

    Feio do jeito q é já vende bem, imagina quando chegar a próxima geração daqui uns 3-4 anos…. Toyota não da ponto sem nó, isso tem q ser reconhecido.

    • Gran RS 78

      Como assim vende bem? Ele foi lançado junto com o Onix e com o HB20, e hj esses dois modelos são os mais vendidos do Brasil atualmente. O Etios está no último pelotão, e olha que ele é de uma marca muito conceituada, tem motor maior e preço parecido que o de seus concorrentes. Para mim é um modelo que não pegou, somente agrada quem é fã da marca Toyota ou que não quer um carro mil.

      • Jurandir Filho

        Pela feiúra vende bem sim

      • Jaspion

        vender 3.500 carros por mês desse carro que na minha opinião é horroroso, é um feito enorme. agora se vender bem pra vc é vender igual aos líderes Onix e HB20, aí só tem 2 carros que vendem bem…

        • Gran RS 78

          Mas ele foi lançado junto com o Onix e HB20, inclusive com preços parecidos, sem falar que a intenção da Toyota era vender mais unidades do Etios. Ele tinha que estar pelo menos no top 10, pois é um modelo ” popular”, de baixo custo e tem uma marca fortíssima que é a Toyota, com motores maiores que seus concorrentes e tem preços parecidos. Para vc ver que alguma coisa não está certa com esse modelo é que ele perde em vendas para o Corolla, que é da mesma marca e é bem mais caro que ele.

  • Mayck Colares

    o que mais vejo o pessoal reclamando é do painel na posição central e da feiura do carro ( ou desenho sem sal, como queira). E me vem à Toyota e mexe em tudo menos no que foi reclamado

  • Tosoobservando

    Toyota é assim, a conta-gotas mesmo, pelo menos o interior ne.

  • Laercio Alves

    O Del Rey é mais bonito.

  • Murilo Rodrigues

    A Toyota não entende que aqui no Brasil o design na mente do consumidor vem em primeiro lugar. Vejo muitos elogios desse carro mas quem vai querer abrir mão de um HB20 por exemplo pra andar em uma coisa feia dessa.

    O Sedan ainda dá pra passar mas o hatch é horroroso……mas é um uma excelente compra racional pra quem ta pouco se lixando com design

  • Lucas086

    E agora a torcida pira no painel digital de ultima geração. Kkkkkkkk toyota sem.vergonha, preferiu colocar um.painel digital, que é investimento, que dá um tapa no feitios, parabéns toyota por mais uma vez mostrar que brasileiro merece m*erda mesmo.

  • ViniciusVS

    Misericórdia… pelo menos não tem o “pescoço de ganso”

  • Robinho

    Continua um carro feio, que melhor que seja não consigo olhar para isso todo dia na minha garagem.

    • André Martani

      Idem. Pode até ser um bom carro, mas esse design de 1990 não me atrai, sem contar o painel central que não curto de jeito nenhum.

  • Mak Mak

    O Étios é aquela menina feinha da sala de aula,mas que é de uma boa família.

  • Victor Hugo

    Nunca vi alguém comprar esse carro porque o painel eh central. Mas já vi muita gente desistindo por causa disso. Poxa, Toyota, presta atenção.

  • Fernando Oliveira

    Com certeza vc so levou em consideração o design como a maioria dos criticos do carro. Seu projeto pode ser inexequivel do ponto de vista da engenharia no que diz respeito a segurança, coeficiente aerodinamico, peso da carroceria, alocação dos componentes e uma serie de outros fatores.

  • Gran RS 78

    E o desenho, ou falta dele, continua o mesmo. Não dá para acreditar em uma coisa dessas.

  • marcelo

    Pena que é feio que dói…

  • Thales Sobral

    Ficou muito legal, e a traseira do de baixo lembra um alfa romeo, bem bonito.

  • Cassio

    Agora ficou bonito, hein?! #SQN

  • sigma7777777

    Não vou discutir o design, mas apenas dizer que nos outros quesitos a Toyota fez um ótimo trabalho, resta saber apenas sobre o conforto da suspensão e isolamento acústico.
    Já Nissan com March, Versa e Kicks automáticos também tendem a trazer acessíveis opções com esse câmbio em carros japoneses ao nosso mercado.

  • Igor

    Finalmente a Toyota foi na prateleira do Corolla de 2014: buscou o câmbio de 6 marchas manual, o câmbio automático de 4 marchas e comando de válvulas Dual VVT-i. Só faltou pegar o painel e desenho externo e diminuir um pouco do carro e transformar em Etios. Será que é difícil?

  • Rei Reis

    A toyota não faz um etios bonito pq iria vender igual água e isso não é o foco da marca para o momento, já pensou o pós venda da toyota cheio de carros populares e donos ignorantes que só tem um carro, Iria estragar o pós venda da marca que por sinal é excelente. parabéns TOYOTA.

  • ALVIN_1982

    Esse painel pode ter uma tela de 65″ AMOLED que não vai adiantar nada, muito feio e com essas saídas de ar do centro do painel muito mal planejada… coloquem o painel do old old old Corolla que é bem mais digno que essa coisa aí…

  • Bruno Brasil

    ….

  • Redpeak77

    Acho que dá uma boa melhorada na aparência interna, só de colocar o painel digital.
    O câmbio AT4, embora ultrapassado, era competente no Corolla. Deve fazer um bom par com esses motores novos do Etios.
    Mas esse exterior… não consigo engolir de jeito nenhum!

  • Cesar Mora

    Melhorou muito! era o principal ponto negativo do interior… teve melhoras no conjunto que ja é bom… acho que novas lanternas, faróis e Para-Choques resolviam as críticas… o carro é muito bom, só não encanta aos olhos…

  • Manu Costa

    Isofix, encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes está confirmado? Só vi esses itens nesta matéria e nenhuma menção em outras. Controles de tração e de estabilidade fechariam bem a fatura no quesito segurança, que pena.

  • Carlos Henrique Kroeber

    Mesmo Feio,Indiano,com acabamento pobre…o Etios pode incomodar Fit e City…que nem ajuste pra retrovisor e Isolamento Acústico tem em suas versões DX….Se a Toyota botar ESP e Freios a Disco nas 4 Rodas….ela fecha o caixão dos Honda

  • Edson Fernandes

    Bem… impressionante.

    Olha que interessante: Alguém aqui ja andou em um 208 automatico? Ahhhh mas nesse é ruim né?: cambio de 4 marchas, totalmente desatualizado…. opa! De repente no Etios virou um sonho? É isso mesmo?

    Então o negocio é dizer apenas de ser robusto (alguém vê por aí 208 parado?) e escalonamento de algo que ainda não está disponivel no mercado? Adoro isso, são nesses 2 pesos e 2 medidas que o nosso mercado fica do jeito que está. Ao invpes de exigir o que qualquer outro mercado tem, o melhor é citar algo que ninguem conhece ainda. Mas novamente, no 208 é obrigatoria a mudança.(e garanto: 80% dos que comentam que é desatualizado nunca dirigiram sequer um PSA)

  • Andre Urbanski

    Nova linha Etios ’97, agora com exclusivos parachoques na cor da carroceria e injeção eletrônica.



Send this to friend