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Toyota Etios 2018: preço, versões, fotos, consumo, detalhes

Toyota-Etios-2018-2 Toyota Etios 2018: preço, versões, fotos, consumo, detalhes

O Toyota Etios 2018 é um dos carros que mais sofreram mudanças desde sua estreia no mercado brasileiro. Em pouco mais de quatro anos, o Etios já mudou as rodas, a tonalidade do painel, o volante, o painel de instrumentos, detalhes de acabamento no interior, a motorização, o câmbio, parte dos bancos… E desta vez, o Etios 2018 traz uma nova dianteira, que até então estava disponível apenas nas versões Ready e Platinum e agora passa a ser oferecida em todas as configurações “civis” (o modelo Cross segue com a aparência antiga), como principal novidade para a linha 2018.



Etios 2018 – detalhes

O Etios é um desenvolvimento da Toyota para mercados emergentes, sendo concentrado nos mercados da Índia e Brasil, onde possui plantas de produção dedicadas ao modelo. O projeto partiu de estudos com carros de baixo custo presentes nos dois mercados. Lançado inicialmente na Índia, o modelo chamou a atenção por ser o primeiro produto da marca japonesa dedicado ao consumidor de baixo poder aquisitivo e por consequência, o primeiro a ser focado na redução de custos para um mercado sensível aos preços.

Quando chegou ao Brasil, o Toyota Etios teve um grande impacto, mas não necessariamente positivo. As linhas bem simples e até consideradas antiquadas não atraíram olhares. Com formato geral quadradão, o modelo parecia ter saído do início dos anos 90, antes mesmo da era New Age.

Os faróis eram bem simples, com repetidores de direção integrados, assim como a grade e as lanternas traseiras compactas e verticais. De tão singela, a arquitetura até parecia frágil diante dos novos tempos, mas no Latin NCAP o Etios provou o contrário ao conseguir 4 estrelas, sendo melhor que muito compacto rival com desenho bem contemporâneo.

Com 3,77 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,46 m de entre eixos, o Etios 2018 apresenta um aspecto renovado com a última atualização, que deu ao compacto um visual mais moderno, mas sem conseguir substituir a simplicidade estética do anterior. Grade em “V”, para-choque mais aerodinâmico e esportivo, bem como lanternas repaginadas deram apenas uma maquiada no hatch, que só ganhou estas mudanças inicialmente na versão mais cara.

Por dentro, o baixo custo do Etios era e ainda é aparente. Tudo muito simples e prático, como um verdadeiro carro popular. Ele chegou com um painel de instrumentos centralizado, incompleto e de péssimo gosto. O display do hodômetro era tão pequeno que mal dava para visualizar o nível de combustível durante um dia de sol forte. O volante era simples, assim como o console. A única solução interessante era a abertura invertida do porta-luvas.

toyota-etios-ready-18 Toyota Etios 2018: preço, versões, fotos, consumo, detalhes

Materiais de baixo custo e montagem defeituosa ficaram evidentes, assim como a ausência completa de pintura no cofre do motor. Nem mesmo retrovisores elétricos ele oferecia, o que denotava falta de atenção da marca para com o consumidor. O espaço interno, no entanto, era bom. O porta-malas tem espaço razoável, mas ainda melhor que o do Ford Ka 2018, por exemplo, que é o terceiro mais vendido do país. São 270 litros.

Mas a Toyota ouviu as reclamações e começou a mudar seu compacto nos meses que foram passando e com isso começou a ganhar o consumidor. Logo surgiu a versão aventureira Etios Cross e então veio a atualização de meia vida. Nesta, a marca japonesa mudou o painel, apresentando um cluster – ainda centralizado – com duas telas TFT de 4,2 polegadas que substituíram os mostradores analógicos em meia lua e o microscópico display multifuncional. Esse novo conjunto é o mesmo visto no Prius, por exemplo. Uma multimídia com navegador GPS também foi adicionada.

Além disso, a Toyota decidiu tornar o Etios mais econômico e introduziu mudanças nos motores 1.3 e 1.5, que passaram a ter a tecnologia Dual VVT-i com duplo comando de válvulas variável e melhor rendimento, entregando no 1.3 Dual VVT-i 88 cv com gasolina e 98 cv com etanol, enquanto o 1.5 oferece 102 cv na gasolina e 107 cv no etanol. O torque geral melhorou, sendo de 12,5 kgfm no derivado de petróleo e 13,1 kgfm no produto da cana, ambos no 1.3. O 1.5 ficou com 14,6/14,9 kgfm, respectivamente nos dois combustíveis.

Junto com esses dois motores, a Toyota introduziu uma nova caixa de câmbio manual de seis marchas e uma opção automática com quatro velocidades. Isso permite que o Etios 1.3 vá de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos com máxima de 170 km/h. Este motor com câmbio automático, faz o mesmo em 12,5 segundos, com a mesma velocidade final. Por fim, a versão 1.5 manual precisa de 11,1 segundos com máxima de 173 km/h, enquanto o 1.5 automático tem a mesma final, mas com aceleração de 11,8 segundos.

No consumo, o Etios 2018 faz 8,6 km/litro e 9,8 km/litro com etanol, respectivamente em cidade e estrada. Na gasolina, 12,6/14,2 km/litro. Isso com câmbio manual de seis marchas. No automático, o 1.3 tem consumos de 8,2/9,2 km/litro no etanol e 11,8/13,3 km/litro na gasolina, respectivamente em cidade e estrada. No 1.5 manual, o Etios faz 8,3/9,8 km/litro no etanol e 12,4/14,1 km/litro no derivado do petróleo. Já com as quatro marchas do automático, o compacto faz 8,1/9,2 km/litro no etanol e 11,9/13,2 km/litro na gasolina, seguindo a mesma ordem.

Etios 2018 – novidades

A dianteira do Etios 2018 traz como destaque a nova grade, com formato mais afilado e o logotipo da Toyota no centro, além do para-choque com formato mais pronunciado e um detalhe em plástico preto central como destaque. O para-choque traseiro também é novo. Além disso, a versão XLS passa a oferecer saias laterais (antes disponível apenas na Platinum), enquanto a Platinum ganhou um detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete.

No interior, nenhuma mudança. O Toyota Etios 2018 traz acabamento predominante em tons escuros e painel com acabamento total Black. Se sobressai o painel de instrumentos com tela TFT de 4,2 polegadas, batizado de Toyota Smart Screen.

Etios Cross 2018

O modelo Cross não traz alterações no visual. Como diferenciais, há o desenho das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro e jogo de tapetes com a inscrição Cross.

Por fim, o Etios Platinum conta com rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo; manopla de câmbio em couro; máscara negra na lanterna traseira; detalhe cromado na grade; aerofólio (na versão sedã); tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado.

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Etios 2018 – versões

Confira abaixo as versões do Toyota Etios 2018:

  • Etios X 1.3L 16V manual
  • Etios X 1.3L 16V automático
  • Etios XS 1.5L 16V manual
  • Etios XS 1.5L 16V automático
  • Etios Ready 1.5L 16V automático
  • Etios XLS 1.5L 16V automático
  • Etios Cross 1.5L 16V automático
  • Etios Platinum 1.5L 16V automático

Etios 2018 – equipamentos

Entre os equipamentos, o Toyota Etios 2018 na versão de entrada X oferece painel de instrumentos digital; computador de bordo; banco traseiro com encosto rebatível; direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS.

A variante XS agrega sistema de som com Bluetooth e entradas auxiliar e USB; controle de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática); alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem.

O modelo Ready é baseado na versão XS hatchback com câmbio automático e agrega bolsa organizadora e tapetes para porta-malas; suporte para bolsas/mochilas; sensor de estacionamento traseiro na cor do veículo e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado.

O Etios XLS inclui rodas de liga leve de 15 polegadas (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas); sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).

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Etios 2018 – preços

Confira abaixo os preços do Toyota Etios 2018:

Modelo

VersãoPreço
Toyota Etios
hatchback 2018
Etios X 1.3L 16V manualR$ 45.990
Etios X 1.3L 16V automáticoR$ 50.890
Etios XS 1.5L 16V manualR$ 51.190
Etios XS 1.5L 16V automáticoR$ 56.090
Etios Ready 1.5L 16V automáticoR$ 59.840
Etios XLS 1.5L 16V automáticoR$ 61.390
Etios Cross 1.5L 16V automáticoR$ 64.290
Etios Platinum 1.5L 16V automáticoR$ 64.990
Toyota Etios
sedã 2018
X 1.5L 16V manualR$ 50.690
X 1.5L 16V automáticoR$ 55.590
XS 1.5L 16V manualR$ 53.990
XS 1.5L 16V automáticoR$ 58.890
XLS 1.5L 16V automáticoR$ 64.190
Platinum 1.5L 16V automáticoR$ 68.390

Etios 2018 – motor

Os motores são os mesmos. Há o 1.3 Dual VVT-i flex, que desenvolve 88 cv com gasolina e 98 cv com etanol, a 5.600 rpm, e torque de 12,5 e 13,1 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm, e o 1.5 Dual VVT-i flex, que rende até 102 cv e 107 cv, a 5.600 rpm, e 14,3 e 14,7 kgfm, a 4.000 rpm, ambos com bloco e cabeçote em alumínio.

A linha do Etios 2018 oferece transmissão manual de seis velocidades e automática de quatro marchas. Porém, na nova linha, apenas as versões X e XS dispõem das duas opções, enquanto a Ready, XLS, Cross e Platinum são oferecidas apenas com caixa automática de quatro velocidades.

Esse dupla de propulsores já é bem antiga na Toyota, mas é versátil e conta com grande oferta de peças e componentes na cadeia produtiva mundial. Eles chegaram mesmo a ser copiados na China. A caixa de câmbio automática é a mesma do Corolla, também muito resistente e já consolidada, podendo ainda ser a mesma usada no superluxuoso Lexus LS 500h 2018, que tem no mesmo conjunto motriz, uma caixa CVT.

Para o futuro, a Toyota deve utilizar um propulsor mais moderno, possivelmente um 1.2 com Turbo nas versões mais caras do sucessor do Etios, assim como um 1.0 turbinado ou algo semelhante. Comenta-se que a Toyota irá produzir em Porto Feliz-SP um novo tipo de motor turbinado que abastecerá o Corolla e provavelmente outros modelos nacionais. O câmbio CVT deve substituir o velho automático no próximo modelo, que pode ser o Yaris Activ e sua variante hatchback.

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Etios 2018 – desempenho

O Etios 2018 na versão 1.3 mostra uma performance animadora para um carro com motor desse tamanho. O propulsor 1.3 Dual VVT-i tem boa resposta em baixa rotação e certa esperteza que o faz ser elogiado na imprensa nacional. Se antes com câmbio de cinco marchas ele já atendia bem, agora com seis velocidades ele é ainda melhor.

O motor tem boa saída e retomadas interessantes, rodando geralmente abaixo de 2.500 rpm, garantindo economia e conforto. O câmbio tem bons engates e certa maciez, apresentando grande capacidade de redução e dificilmente pedindo quinta ou sexta no ciclo urbano. Na estrada, o 1.3 se mostra bem dimensionado para o Etios 2018, rodando na casa de 3.000 rpm com desenvoltura.

O Etios 1.3 não dispõe de tanta força assim na estrada, mas dá conta do recado em uma condução sem compromisso de performance e sem o carro lotado. No automático, a caixa tem quatro velocidades bem espaçadas, mas que se aproveitam bem do torque disponível no 1.3 Dual VVT-i para mante-lo na casa dos 2.500 rpm na estrada e abaixo de 2.000 rpm na cidade.

Nas ultrapassagens e retomadas, no entanto, o propulsor acaba tendo que subir até mais de 3.500 rpm para cumprir a missão com segurança. Aí, ele fica barulhento. Se a condução for mais agressiva, a rotação fica na casa dos 4.000 rpm sem cerimônia. Afinal, o motor 1.3 Dual VVT-i tem seu limite e a caixa poda boa parte com suas quatro marchas.

No caso do 1.5 Dual VVT-i, que equipa as versões mais caras do Etios 2018, o propulsor tem mais disposição, mas em alta rotação, sendo mais adequado para a estrada e menos para a cidade. Próximo do 1.3, ele deveria ser mais esperto em baixa, mas acaba passando a impressão de fraqueza nas saídas e retomadas. O 1.5 precisa de mais de 3.000 rpm para responder de forma razoável, mas acima disso assume seu papel de opção mais potente, embora a diferença no geral não seja tão empolgante.

Os números de aceleração e velocidade mostram bem isso: 1.3 MT/AT faz 11,8/12,5 segundos e atinge máxima de 170 km/h em ambos. No caso do 1.5, o Etios 2018 precisa de 11,1/11,8 segundos para fazer o mesmo, respectivamente manual e automático. A máxima é de apenas 173 km/h. Ou seja, uma diferença de 3 km/h.

Por conta disso, não é tão vantagem ter o 1.5, mas se sua opção não for a versão X, então não há saída, terá de levar o 1.5 mesmo. O escalonamento de marchas no câmbio manual é boa, mas o automático de quatro marchas sofre mais para manter um bom ritmo sem exigir demais do motor. Em alta rotação e carregado, o Etios 1.5 2018 até que se comporta de forma razoável, considerando sua proposta.

No geral, mesmo não sendo um primor em estilo e muito menos em acabamento, o Toyota Etios é um bom carro para dirigir. Ele é leve e agradável ao volante, cuja assistência elétrica, precisa e progressiva. Os freios são bem ajustados, assim como o conjunto de suspensão, devidamente adequado à realidade brasileira. A posição de dirigir é cômoda e a dirigibilidade de forma ampla é muito boa.

Etios 2018 – consumo

Cidade

  • Etios 2018 com motor 1.3 MT – 8,6 km/l com álcool e 12,6 km/l com gasolina
  • Etios 2018 com motor 1.3 AT – 8,2 km/l com álcool e 11,8 km/l com gasolina
  • Etios 2018 com motor 1.5 MT – 8,3 km/l com álcool e 12,4 km/l com gasolina
  • Etios 2018 com motor 1.5 AT – 8,1 km/l com álcool e 11,9 km/l com gasolina

Estrada 

  • Etios 2018 com motor 1.3 MT – 9,8 km/l com álcool e 14,2 km/l com gasolina
  • Etios 2018 com motor 1.3 AT – 9,2 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina
  • Etios 2018 com motor 1.5 MT – 9,8 km/l com álcool e 14,1 km/l com gasolina
  • Etios 2018 com motor 1.5 AT – 9,2 km/l com álcool e 13,2 km/l com gasolina

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Etios 2018 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.3

Preços 1.5

10.000 km

R$ 230

R$ 230

20.000 km

R$ 480

R$ 480

30.000 km

R$ 417

R$ 417

40.000 km

R$ 699

R$ 699

50.000 km

R$ 369

R$ 369

60.000 km

R$ 636

R$ 636

Etios 2018 – ficha técnica

Motor

1.3 Dual VVT-i

1.5 Dual VVT-i

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1329

1476

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

13:1

13:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 88 cv @ 5600 rpm / Etanol: 98 cv @ 5600 rpm

Gasolina: 102 cv @ 5600 rpm / Etanol: 107 cv @ 5600 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 12,5 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 13,1 kgfm @ 4000 rpm

Gasolina: 14,3 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 14,7 kgfm @ 4000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas / Automático 4 marchas

Manual 6 marchas / Automático 4 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / tambor

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas

Liga Leve aro 15 polegadas

Pneus

175/65 R14

185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3777

3777

Largura sem retrovisores (mm)

1695

1695

Altura (mm)

1510

1510

Distância entre os eixos (mm)

2460

2460

Capacidades

Porta-malas (litros)

270

270

Tanque (litros)

45

45

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

945

945 (MT) / 965 (AT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,33

0,33

Etios 2018 – fotos

4.0

  • Nicolas Negri

    Não vou nem rir, vai que é doença

    • GPE

      Kkkkkkkkkkkk

    • GPE

      Isso aí é como uma pessoa feia: por mais que faça plástica, bote roupas, legais, estude… a essência da feiura não sai dela

      • Kadu_CE

        kkkkkk

      • leandro

        E essa não tem nem beleza interior, aquele painel central no meu gosto é horroroso

      • pedro rt

        e como se ele falasse ” eu tento sair da feiura, mas a feiura nao sai de mim!”

        • DougSampaNA

          Observe, agora o monstro mostra os dentes..kkkkkk

          e que dentões novo medonhos../

        • Dead Lock

          Quanto mais rezamos para ele melhorar o visual, mais assombração parece.

      • Adriano Lius II

        É quase uma ana maria braga, nao tem conserto, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Marcelo SR

        Então podemos chamar o Etios de Geisy Arruda?

        • Adriano Lius II

          Rapaz, greti que o dia, haiuhaihaiuhaiua

      • CaradePau

        Hortência que o diga kkkkkkk

        • Marco

          Zilu Camargo também… :D

        • Adriano Lius II

          Greti manda lembranças ao etios

      • André Luis Versiani

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • JCosta

      kkkkkkkkk

    • DougSampaNA

      Não adianta evoluir o que foi feito para ser 1o preço, não passará nunca com esta carroceria mal desenhada e remendo sobre remendo, mas ( como tudo tem sua exceção) se fosse equipado com um cambio cvt sem aumento preços poderia até ser ignorável tal pobreza de desenho.

    • Martini Stripes

      Foi sensacional. ahahahahah

    • André Luis Versiani

      Kakakakakakaka

  • Ricardo

    Cada lista de preços de carros no Brasil é uma piada, pior que muitos aceitam de boa!

    • ViniciusVS

      Só achei mancada não colocar o rádio do XS na versão X, um carro 2018 sem rádio é lamentável.

      • pedro rt

        pelo menos o X tem como vantagem tirar aquela tampa e colocar a multimidia do XLS como acessorio

        • ViniciusVS

          Vantagem? Isso da para fazer no XS tirando o radio e colocando a multimidia do XLS.

          Isso ai é economia porca mesmo.

      • Marcelo SR

        Eu acho que falta nesse carro:
        1) Design que não agrida os olhos;
        2) Painel de instrumentos de verdade, atrás do volante;
        3) Acabamento minimamente decente;
        4) Preço coerente;

  • Dias

    Mal começou 2017 e já lançaram a versão 2018? Que loucura é essa que as montadoras estão fazendo? Não tem algum tipo de lei ou algo parecido que proíba isso? E o pior que ainda tem gente que compra!

    • Mr. Car

      Se não tem, deveria ter. Carro do ano que vem? Só em Novembro do ano vigente.

      • Jhon

        Pra que lei? Ninguém é obrigado a comprar. Se tá vendendo, vão continuar fazendo. Quem dita isso é o mercado, não precisamos de leis pra isso.

        • Mr. Car

          Lei para acabar com uma palhaçada. Independente de comprarem, ou não.

          • Felipe S. Rangel

            concordo! Pra mim, tinha que acabar essa estória de modelo. Só ano de fabricação e
            pronto. Se o carro for remodelado ou de uma geração diferente, nào tem
            problema: Carro X 2017, Carro X G2 2017. Pronto… palhaçada isso.

    • Newton Freitas

      A mudança do ano de um modelo irá depender da última mudança de ano que um modelo recebeu

      • Total car

        Seguindo seu raciocínio, a ultima mudança foi agora em 2017, então esse modelo é um autêntico 2017.
        Outra coisa, modelo 2018 é marketing…

        • Newton Freitas

          Quero dizer o seguinte, exemplo:
          Se um carro foi lançado em março de 2016 já como modelo 2017, ele só pode virar 2018 em Março de 2017. e sim, o ano do modelo dos carros é uma questão de marketing que ocorre em todo o globo.

    • Hélio

      verdade, versão do próximo ano só deveria ter depois de junho, no mínimo.
      fora uma época que teve dois modelos de palio, dai nego comprava versão desatualizada

    • ViniciusVS

      E qual o problema? compra quem quer. e no caso a pessoa ficará até dezembro de 2018 ( 2 anos) com um carro “do ano”. na prática não faz diferença.

      • Luiz Assumpção

        E se eu for comprar usado de um lojista em Julho, vou comprar um carro que é considerado por eles 2018 … mas estamos em 2017. é como se eu pudesse dirigir o futuro. Para a FIPE, ele tb será do ano que vem. Estrou tendo um bug mental.

    • Daniel dos Passos

      Logo eles lançam o modelo 2019 em novembro de 2017.

    • pedro rt

      pois e, vi essa noticia hj de manha e fiquei chocado com essa agilidade da toyota de em pelo mes de janeiro lançar logo um modelo do ano seguinte

      • Coruja

        Isso não é novidade. A Ford fez o mesmo com o Ka em 2008, lançado em janeiro daquele ano como modelo 2009.

    • TijucaBH

      RIDICULO essa atitude da Toyota em lançar em janeiro um carro 2018. Na tabela fipe, o que vale é o ano modelo e nao o ano fabricação. Teoricamente, pela tabela um Etios 18/18 comprado em julho de 2018 vale o mesmo que um 17/18 comprado em janeiro de 2017. Se bem que nesse ritmo, em janeiro de 2018 já teremos o Etios 2019 kkkk.
      Depois reclamam que no Brasil tem lei pra tudo, mas tem que ter pra evitar abusos como esse. Toyota caiu muito no meu conceito com essa atitude, imagina se eu tivesse comprado um Etios 16/17 em dezembro do ano passado? Teria odio eterno dessa marca japonesa!

      • silvio luis

        Pois é amigo, comprei meu etios 16/17 em 16 de dezembro e um mÊs depois lançam o 2018 :)

    • Coruja

      Mas pro primeiro comprador é excelente.

    • Felipe S. Rangel

      Pra mim, tinha que acabar essa estória de modelo. Só ano de fabricação e pronto. Se o carro for remodelado ou de uma geração diferente, nào tem problema: Carro X 2017, Carro X G2 2017. Pronto… palhaçada isso.

    • Jorge

      Deveriam logo era pular essa versão 2018 e 2019 também e lançar logo a 2020 pra ver se já melhoraram algo no carro.
      Entra ano e sai ano e esse etios ainda não acertou a mão, mas ta vendendo né, então pra que investir em desenvolvimento?

    • Retrato do Papai

      capoco tá igual ao gol, que tem 2013-g4, 2013-g5 e 2013-g6 hahaha

  • Dias

    Fico pensando como seria se o mercado automotivo os carros dependendo da sua categoria tivessem o preço tabelado. Será que daria certo?

    • zekinha71

      Anos 80 os carros eram tabelados, e só rico comprava, pra ter ideia as vendas anuais passavam um pouco do meio milhão.

    • Leandro

      Preço tabelado é algo que definitivamente não funciona. Seria uma idiotice sem tamanho. Mercado não funciona assim.

      • Thales Sobral

        Lembrei dos “fiscais do Sarney”, e do exército sendo utilizado na nobilíssima atividade de ir capturar gado no pasto… rs

    • MMM

      Nos anos 90 teve carro tabelado e eu trabalhava na Fiat na época. Sabe o q acontecia? Vc ia comprar um carro de 10 mil e tinha que pagar 2 mil por fora, sem nota ou recibo se quisesse ter o carro na, senão esperava 6 meses. Fora q vc vendia carro com 6 meses de uso mais caro q 0km, exatamente pq vc não conseguia comprar um 0km a pronta entrega.

      • Emanuel Martins

        Nessa época carro era classificado como investimento e não somente como bem de consumo :P

  • Paulo Vítor

    Ano 2018 estilo 1990.

  • Matheus

    E essas saídas de ar condicionado central que são só para o passageiro…
    No indiano ficam do lado do motorista ou é invertido?

  • Luiz camurça neto

    Cada dia ficando melhor. Se adaptando. Agora em dezembro adquirimos o terceiro Etios e somos testemunhas da evolução, do painel claro para o escuro, e agora para o motor VVT-i com 6 marchas e o painel em TFT. Com certeza, o carrinho está se preparando para disputar liderança, assim como ocorreram com Hilux, SW4 e Corolla do final da decada de 90 para 2000 em diante.

    É justo ressaltar que os lideres atuais Onix e HB20, tambem se atualizaram bastante desde o lançamento, com mudanças continuas em design e equipamentos. Até o GOL, com mudanças visuais, motorização e interior. Ficando somente o Palio sem nenhuma mudança e não é a toa que despencou nas vendas.

    • Linkera

      Se adaptando ao mercado indiano, só se for.
      As vendas do Etios são pífias frente aos seus dois principais concorrentes lançados, inclusive na mesma época e que vendem bem desde que nasceram (HB20 e Onix). O Etios vende 1/3 do que vendem estes concorrentes.
      O Etios é um carro bom, porém feio e com péssima ergonomia. A cabeçada da Toyota foi achar que poderiam vender carro com visual indiano no mercado brasileiro. No Brasil o carro é um patrimonio (o IPVA está ai pra comprovar isto) e o brasileiro gosta de carro porque despende de tanto dinheiro pra adquiri-lo que passa a ter cuidado com seu bem. Então é muito lógico que o brasileiro vai querer algo que lhe agrade tanto o bolso quanto os olhos.
      Acho o Etios um carro muito bom, mas o visual não agradou o mercado no geral. Talvez na próxima a Toyota acerte e traga o Yaris para cá ou remodele o Etios por inteiro e o coloque com a mesma identidade visual que consagra a marca nos mercados desenvolvidos.

      • Tosoobservando

        Acho engraçado falarem que o brasileiro gosta de visual, mas porque sera que a Toyota nao vende Etios na Europa, Japao, etc…? Pq sera que europeus tem Aygo, Yaris, Matrix, o mundo desenvolvido não compra carro pela segurança, equipamentos? kkkkk

        • Tiago

          Toyota não vende Etios no Japão porque é um projeto pra país em desenvolvimento mesmo. Não ser vendido no Japão nada tem a ver com aparência, afinal dá uma olhada nos carros que são vendidos por lá que você vai achar uma tonelada de carros com aparência “excêntrica” para os nossos padrões.

          • Tosoobservando

            Não confunda carros feios como o Etios com key cars, para nos ocidentais esses carrinhos parecem estranhos, mas nenhum chega no nivel de “beleza” desse ETios. Pra vc ter uma ideia, se vc colocar o Yaris de 1999 do lado do Etios, o Yaris 1999 vai parecer mais moderno e bonito. https://uploads.disquscdn.com/images/e4017a5675cb07750f5c440eb30e7cbdb69ab82fffe7520c3fb6b8b1e516f7ca.jpg

            • Tiago

              Não estou confundindo nada, estou comparando Etios com Key cars. Por que não poderia? Só pq key cars tem uma proposta diferente? Continuam existindo uns que são feios. A sua argumentação foi de que em mercados desenvolvidos não se vendem carros feios e eu discordo porque em todo mercado tem carro bizarro. Lembra que o twingo um dia já foi super feio e nem por isso deixou de ver vendido na europa….. E me desculpa mas esse Yaris 1999 não me parece nem mais moderno nem mais bonito que o Etios.. Não que precisasse ser dado o lapso temporal entre um e outro.

              • Tosoobservando

                Q isso esse Yaris e ate um Corsa 94 dao um banho no Etios no quesito visual, ergonomia, fluidez etc… Etios não foi desenhado e sim gorfado. Mas me mostre um carro da Toyota no Japão ou outro mercado desenvolvido, apenas um, que seja igual ou pior que o ETios, ae a discussão termina e you win!!

                • Tiago

                  Cara, eu não numa competição e não quero ganhar discussão nenhuma. Mas aí é realmente muito difícil discutir visual de carro…. Pra mim você está forçando uma barra legal ao dizer que corsa e yaris são mais bonitos ou mesmo ergonômicos que o Etios (olha o painel desse Yaris que você mesmo postou!), mas se você acha não posso discutir seu gosto.

                  Além disso, meu comentário inicial foi pra contestar você que disse que não se vende carro feio em mercado rico… Bem, Renault Twingo, Fiat Multipla, Pontiac Aztec estão aí pra invalidar isso. Agora você já especificou para um carro feio da Toyota no Japão hahahaha Tudo bem.. tem o Toyota Mirai… Daqui a pouco você me pede pra falar um carro da Toyota, no Japão, que comece com a letra F e seja feio… Enfim.. acho que a discussão já está superada, abç.

                  • Tosoobservando

                    Kra, estou falando de carros feitos atualmente, todos que vc citou sao do passado, ja sairam de linha. Não falei que nunca foi vendido carro feio em país desenvolvido, mas é obvio que aparencia conta sim, em qq país. Agora tu dizer
                    que Toyota MIrai é feio, pior ou igual ao Etios, ae é forçar a amizade parça. SE o Etios tivesse so a frente do Mirai, ja seria lider, nem vou comenta o interior pq ae humilha. Tem ido no oculista? https://uploads.disquscdn.com/images/010a1cac2f8c4a8839d91c37617962c290160b0605528100e5ef11c52494e45a.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/11997ab52098aa8d00f98055fac4d9abb95e5a52ef6845588f31f17ac708388e.jpg

                    • Tiago

                      Em compensação a traseira desse carro hahahahaha
                      É claro que o interior do carro é melhor… A categoria deles é tão igual quanto a da Kombi e do Passat.

                      E sim, aparência conta em qualquer país, eu nunca discordei disso. E apesar de ser um item que é importante nem por isso os monstrinhos deixam de aparecer no mundo todo.

                    • Tosoobservando

                      A traseira dele segue tendencia de carros ecologicos, sao exoticos mesmo, mas da de 10 mil a 0 no Fetios. Não adianta kra, nao tem desculpa, comparar Mirai com ETios, brincadeira..

    • JCosta

      Ironic mode on, certo?

    • Coruja

      O pessoal no geral só lembras das mudanças estéticas, mas os motores, que já eram bons, também foram bastante aperfeiçoados. Ficaram mais elásticos e mais econômicos. O carro é uma delícia de dirigir. Se meu orçamento fosse limitado a essa categoria, seria com certeza minha escolha.

      • Tiago

        O carro tá bem melhor do que as primeiras versões. Motor melhor, isolamento acústico melhor… Funcionalidades a mais no volante… Mas ainda assim ficou muito caro. O salto de preços do de dois anos pra cá tá bem alto… Mas isso é coisa de Brasil.

  • Igor Guimasi

    Ô galera do NA. Deixaram passar um errinho de concordância logo aí no início do texto. Abraços.

  • Diogo Augusto

    Sabe quando você faz uma m#rd# aí você tenta arrumar, mas aí você só piora tudo, aí você pensa: ”-Ah deixa eu tentar dar uma arrumada tive uma ideia!” Aí só piora mais ainda? Então, esses são os Designers do Etios…

    • carroair30

      Deixa de ser HBBOY o ETIOS tem a melhor qualidade mecanica entenda-se Robustes mecanica,durabilidade e preço relativamente baixo de custo para mante-lo .Ai vem um monte de HBBOYS “bater na mesma tecla” que o carro é feio ,que seu desenho é isso e aquilo……mas vcs preferem pagar o mesmo valor em um carro 1.0 apertado so pq é bonitinho,quero ver quando tiver que trocar as bobinas queimadas…..

      • Diogo Augusto

        Perae mas tá escrito ”Engenheiros do Etios” ou ”Designers do Etios” no meu comentário?

      • Diogo Augusto

        OBS: Não gosto muito do HB20

      • Diogo Augusto

        O Etios tem uma excelente mecânica, quase inquebrável e parece ser bom para dirigir, sem falar que ele é seguro e tirou 5/4 estrelas no CT, tem um excelente espaço interno e a versão sedan tem um porta-malas gigantesco… mas aí vem os problemas o carro é horrível de feio, o acabamento é horrível, só aquela parte central que se salva com acabamento em Black Piano, apesar do painel ter ficado digital, a visualização continua ruim, ainda por cima tem os parafusos à mostra no carro, e os bancos traseiros são retos como uma tábua, e o câmbio automático então? 4 marchas cara!! E não preciso nem falar nos preços absurdos desse carro, a versão platinum 1.5 já chegou aos 68 mil e em breve alcança os 70…

        • Fábio Carvalho

          Apoiado em suas palavras. O carro tem coisas boas que os outros têm, mas é bem feio, com um painel de visualização ruim e bancos ruins. Já andei em um e não compraria. Prefiro Ford.

          • Robinho

            Exatamente o Etios tem qualidades que outros tbm tem, com a diferença que é o mais feio dos concorrentes. Agora só porque é um Toyota ai é o supro sumo do bagaço, prefiro o Ka e ou HB20 (tanto que estou preste a compra um dos dois para minha esposa trabalhar).

          • Diogo Augusto

            Eu diria que o Etios manda bem em mecânica mas perde em conforto…

          • Coruja

            A vida é assim, tem quem goste de escola de samba mesmo.

        • carroair30

          Mas beleza é SUBJETIVO e qualidade MECANICA nao ou é ou nao é bom agora eu respeito nos que querem andar no 1.0 apertadooo,que queima as bobinas com 30.000KM e nem é tao bonitinho assim!!

          • Essa história de queimar bobinas é boato. pode ter acontecido com um ou outro, mas nada padrão. Assim como o Etios, o HB20 tem suas qualidades e faz tempo que está em segundo lugar no mercado, provando seus méritos inquestionáveis.
            O Etios é bem legal no ponto de vista racional, mas precisa nascer de novo pra ser atraente e interessante de fato para o grande público.

        • Tiago Batalha

          A maioria das pessoas que criticam o Etios nunca dirigiram ele, isso é incrível.
          “Ah, mas ele é feio”, você vai comer na sobremesa o carro? Ou vai comprar para deixar parado e apreciar sua beleza?
          Ou, quer um carro para chamar atenção das cocotas, ou dos amigos/ vizinhos machos? Hummmm

          • Diogo Augusto

            Obs: eu acabei de falar que o lado ruim do Etios é o conforto e a ergonomia… Já disse que a mecânica é muito boa!
            OBS: O Final do seu comentário foi muito babaca

            • Já avisamos ele que mais um comentário com esse tipo de ofensa ele será banido.

            • Tiago Batalha

              E o adjetivo “babaca” é um comentário muito inteligente e rebuscado.
              Mas e você, já sentou no banco do motorista e dirigiu um Etios? Pois na minha opinião, é algo relativamente sem sentido alguém descrever a respeito das características de: conforto e a ergonomia de um carro, sem nunca ter dirigido o mesmo, seja qualquer veículo. Mas essa é apenas minha opinião. Pois, se você tem um critério diferente diferente para avaliar, eu respeito, apesar de discordar.

          • Gostaria de avisar que mais um comentário seu com insinuações com relação a orientação sexual de outros comentaristas, você será banido.

      • Stéfano

        Robustez mecânica? Compro carros com 1~2 anos e vendo com 3~4, rodando uma média de 15/17mil km/ ano e acha que me preocupo se meu carro roda 1 milhão de km sem precisar de manutenção? Carro até 5 anos não dá problema, salvo excessões. É só fazer as manutençoes básicas ou a garantia cobre.

        • rgrigio

          Também acho que esse papo é para quem roda pelo menos (no mínimo) 150.000km com o carro. Essa “robustez” só se faz sentir lá no final de vida de um veículo (10+anos). Os carros novos, bem cuidados, todos duram isso, salvo um ou outro que acaba pegando má fama, pois o povo generaliza. Seria a mesma coisa que falar que os 1.0 da volks em grande proporção ainda fundem…

        • Tiago Batalha

          Se você estiver se referindo a um carro de categoria superior (médio, “compacto premium”), tudo bem. Mas dizer que carro popular (Onix, Palio, Uno, Gol, Fox, HB20, Ford ka, etc) não dão problemas com 3 a 4 anos, é brincadeira!

          Não digo que problemas acontecem com 100% dos carros populares fabricados, mas uma porcentagem entre 30 a 50%, isso sim é normal. Problema que eu falo, não é desgaste natural (lâmpadas, pastilhas etc). Mas sim: vazamentos (óleo, arrefecimento), problemas na suspensão (buchas, terminais,..), problemas na parte elétrica do carro, entre outros.

      • DougSampaNA

        Tem razão, o hbboy exagerou , é medonho mesmo.completamente descartável! Mas respeito o gosto, jamais dizer que seja melhor que hb20.

        • carroair30

          Os HBBOYs acham que ter um carro “bonitinho” é analogo de carro robusto,duravel e com manutençao barata,mas ,nao é ,muitos aqui falam que o que o ETIOS tem de qualidades outros tambem tem mas NINGUEM exemplificou pq sera?

  • Mr. Car

    Se era para embelezar, Toyota, lamento informar que não deu certo. Outra coisa: sou absolutamente contra este negócio de lançar o modelo do próximo ano, já no comecinho do ano anterior, mas já que lançou, poderia ter cumprido a promessa de colocar o controle de estabilidade. Espero que cumpra em breve. Ainda assim, se fosse trocar de carro hoje, pelas qualidades que já tem, meu escolhido seria um Etios, mais precisamente o Hatch XS 1.5 MT.

    • Quando o Corolla tiver controle de estabilidade, no ano seguinte a Toyota pode pensar em colocar no Etios, mas antes dele, jamais.

      • André

        Quando o corolla altis vier com controle de estabilidade , na próxima geração do corolla todos virão com ESP , ai a Toyota irá pensar em colocar em algum etios

  • Fanjos

    gorfei

    • Hitman Cwb

      …2

    • rgrigio

      Uma boa mecânica em um carro difícil de deglutir… Mas me faz pensar o quão caro está um certo carrinho da volks (up! tsi).

  • Wall André

    “Platinum 1.5L 16V automático R$ 68.390”

    Eu preciso de óculos, não estou enxergando direito.

    • DougSampaNA

      isso é pra comprovar o quanto o lixo do brasileiro é o mais rico do mundo..kkkkkk

  • cefaf

    Daqui a pouco vão lançar o modelo 2019 ainda em 2017…

    • Rodrigo Alves Buriti

      Não duvido nada…

    • pedro rt

      o 2019 sera o nova geracao pode ter certeza

  • Freaky Boss

    agora vai!!!

  • Ubiratã Muniz Silva

    Daqui a pouco em dezembro já tão lançando a linha 2019. Aí teremos carros 2017/2019.

    pombas, ainda nem acabou janeiro, catzo!!!!

  • Alexandre Maciel

    “Platinum 1.5L 16V automático – R$ 68.390”. Sem mimos, sem “luxo”, sem nada demais… inadmissível!!!

    • Adriano Lius II

      com 68 mil vc anda de focus titanium semi novo, de ds5 , de bmw, cruze ltz, se é louco.

      • Thales Sobral

        Ahhhh a BMW V8 seminova que ganha todos os super trunfos! Meu amor! rsrsrsrs

        • Adriano Lius II

          Rapaz, pensa só, o cara chega com seu Etios de 68 + emplacamento etc, vai beirar os 70 pila. Ai vc chega de BMW, pode ser ate a 120i de 50, 60 mil, já poe no bolso, chega de focus titanium estacionando sozinho, chega de DS5, só esses já são suficientes, kkkkk. Pra quem é solteiro igual eu, rapaz, jamais pegaria um Etios, e se ganhasse um venderia no ato, Isso é igual a ana maria braga, cheio de remendos e jamais vai ser top.

          • Thiago Pessoa

            Concordo.
            Mas então a luz da direção elétrica acende no painel do BM 2013 e a css cobra 14.000 reais pra consertar essa bronca do módulo da direção.
            De toda formá, impensável pagar 70 mil em Etios e HB20. É o Apocalipse.

  • Douglas

    Maldita ditadura do câmbio automático, agora quem quer um Etios manual completo não pode mais ter.
    Até a linha anterior tinha o XLS manual.

    • pedro rt

      o cross tmb perdeu o cambio manual

    • MMM

      Não é questão de ditadura e sim escala. Se pouca gente compra, deixa de existir.

  • SAVEIRO CD

    Esse parachoque novo não harmoniza com o restante do carro, gosto mais do anterior.

  • Celso Iron Head

    Tá loko, pagar esta grana toda neste troço feio pra caramba é tirar onda da nossa cara, sei q o carro é bom, mas é muito feio, o interior então é de chorar, até os chinas são mais descentes. Se ainda fosse o Yaris q vendem no chile até valeria o q cobram… Mas este troço aí!!!

  • Lucas086

    Toyota, esse nome tem poder!

  • Hernan Carlos Granda

    um carro horroroso!!!

  • Fabio Marquez

    Meio tosco, mas prefiro esse do que o Ônix/Prisma…

  • Kadu_CE

    Queria poder gostar do etios.. mas n dá. Deve ter ótima mecânica, mas não curto seu visual. Esses instrumentos no centro tbm não me agradam.

    • pedro rt

      eu desde 2012 tento gostar dele mas n consigo, e horroroso ao extremo… parece aquela deputada do rj q o clodovil xingou de “feia”… kkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Kadu_CE

        kkkkkkk

  • MARCELO

    Mais do mesmo!!! Sempre desenho de caricatura!

  • Natán Barreto

    Esse carro é uma piada de mau gosto

    • Diogo Augusto

      Muito mau gosto

    • Hater x Haters

      O carro é ótimo, melhor que muita coisa que os concorrentes. Aliás, ele É melhor que os concorrentes! Seu único porém é o design.
      Se esse carro fosse uma piada de mau gosto não venderia tanto.

      • Pedro154

        A galera fala que o carro é ruim por causa do design, como se fossem experts. Nem tudo num carro se resume a design.

        • Certa vez li uma entrevista de um diretor de uma grande marca de sapatos femininos. Sabe o que a empresa fez para vender mais sapatos? A empresa simplesmente começou a melhorar o desenho das embalagens (caixa) onde o sapato vai dentro, trabalhando paisagens, fotos de mulheres bem vestidas e cor. Foi feito um acordo com logistas para colocar na vitrine o sapato em cima da caixa. Acredite, algumas pessoas compram sapatos porque a caixa é bonita. No mundo dos automóveis não poderia ser diferente.

          • invalid_pilot

            Diria que maioria compra design e depois mecânica.
            Etios é robusto pq usa mecânica de 1985 , se nao me engano tem acionamento de embreagem a cabo

            • kravmaga

              Não tem carro mais robusto do que um Fusca antigo.

              Imagina se a VW fizesse um modelo com motor boxer refrigerado a ar, com carburador, acelerador e embreagem por cabo, chassi e colocasse uma carroceria com formato de SUVinho ?

              Venderia horrores no Brasil, que gosta de carros “inquebráveis” e com manutenção barata, mesmo que às custas de tecnologias antigas.

              • invalid_pilot

                Só não vendem Boxer a ar pelas emissões e barulheira kkkk

                Mas realmente, quem enche a boca pra falar do Etios não pode exigir o “estado da arte em tecnologia” porque está comprando um carro anos 90 em pleno 2017

              • carroair30

                vai dizer que vc naogosta de carros “inquebraveis” e com manutençao barata?????!!! aff aqui so tem HBBOYs

                • kravmaga

                  Eu gosto de carros bons e com tecnologia. Ponto.

      • Natán Barreto

        Esse carro é apenas mais um embuste da Toyota que se aproveita do status de premium que os brasileiros dão a ela pra vender carros caros. Vide a linha da Toyota com 5 modelos e todos mais caros que os concorrentes.

        Eu já andei no Etios, os bancos são duros (como todo carro de baixo custo), o painel tem um acabamento extremamente pobre.

        E o carro ser piada mau gosto não impede que ele seja sucesso de vendas. Vide Gol, Palio, Celta, Classic e cia há anos no topo dos rankings. Vender bem não é sinônimo de qualidade, às vezes é sinônimo de ignorância.

        • Hater x Haters

          “Eu já andei no Etios, os bancos são duros (como todo carro de baixo custo), o painel tem um acabamento extremamente pobre.”

          Kkkkkkkk como todo carro de baixo custo. Vc acha que HB20, Gol, Onix e Palio são Premium? O Etios é melhor que os concorrentes em um ou outro aspecto. Se é a mesma coisa, pelo menos não é pior como muitos endemonizam.

          Porém, para o seu ódio hater, o Etios TEM qualidade que alguns concorrentes não tem. Vide a opinião de consumidores no bestcars, carrosnaweb, icarros e etc, com grande índice de satisfação.

          Além disso tem robustez e o pós-venda da Toyota. Pronto! Vc queria saber pq o Etios vende tanto? Por causa do ótimo pós-venda da Toyota, e onde os concorrentes pecam. Aliás, da VW, Fiat e Ford são vomitáveis! Muito consumidor nessa faixa de preço não quer dor de cabeça, por isso o Etios vende tanto. E no caso dele, vender bem é sinônimo de qualidade. Ora, o mesmo é reconhecido pela qualidade!

          Não vou falar das qualidades, pq pra mim é chover no molhado. Espero que vc fale das qualidades no próximo post!

          • Vamos aos pontos, procurando demonstrar no que o Etios é de fato melhor que seus principais concorrentes, que formam o pódio da categoria, descontando o ponto subjetivo e relativo ao gosto a cada um, que é o design, em ordem, do melhor para o pior.

            Câmbio automático: Onix e HB20 – AT6 (melhores), Etios – AT4, Ka – não tem;
            Câmbio manual de entrada: Onix e Etios – MT6 (melhores), HB20 – MT5, Ka – MT5;
            Câmbio manual de topo: Onix, HB20 e Etios – MT6 (melhores), Ka – MT5;
            Motor de entrada: Etios – 1.3 16V CVVT DOHC 98/88cv e/g (melhor), Ka – 1.0 12V TiVCT 85/80cv e/g, HB20 1.0 12V CVVT DOHC 82/77cv e/g, Onix 1.0 8V 80/78cv e/g;
            Motor de topo: HB20 – 1.6 16V CVVT DOHC 128/122cv e/g (melhor), Ka – 1.5 16V TiVCT 110/105cv e/g, Etios – 1.5 CVVT DOHC 107/102cv e/g, Onix – 1.4 8V 106/98cv e/g;
            Menor depreciação média (Tabela Molicar): Onix – 8,3% (melhor), Ka – 9,9%, Etios – 10,6%, HB20 – 11,3%;
            Índice de Manutenção Veicular (CESVI): Etios – 20 (melhor), HB20 e Ka – 22, Onix – 23;

            Pontuando pela lista, dá para entender o motivo do Onix ser líder e o HB20, vice, pois ambos apresentam melhor equilíbrio de características.

      • Lucas086

        Vcs dizem que o carro é bom e bla bla bla, mas todas os testes dizem a mesma coisa: acabamento abaixo do segmento, câmbio automático defasado, falta de simples equipamentos como travamento das portas ao rodar… se vcs dizem que as pessoas dizem que é ruim pq é feio, eu digo que vcs dizem que é bom por ser toyota, e na verdade, é isso que acontece, qq coisa que a toyota empurra, vira “bom”, pq vender um etios por quase 70 mil, é atestar a burrice do brasileiro.

        • Pedro154

          Pois o que eu vi em grande parte das avaliações foi que o câmbio ficou muito bem casado com motor.

          E você fala do Etios como se os concorrentes fossem muito melhores que ele.

          • Lucas086

            No carplace tem um teste dizendo que na estrada, o motor berra e consome mais que os concorrentes, justamente por em 2017, a toyota lança um carro com cambio 4 marchas… e o pior, pelo mesmo preço da concorrência . Só ver os testes que verá.

            • Hater x Haters

              Pára de inventar hater. O Etios AT é mais barato que os concorrentes. Em média 4000 reais mais barato que o Onix e HB20 ATs. 4000 reais é muita grana nessa faixa de preço. Nem vem me citar outros concorrentes com aquelas porcarias de automatizados ;)
              E o motor é ótimo e moderno perto dos concorrentes, portanto deixa de choro.

              • Lucas086

                Hater? Kkkkkkkkk sai dai fã da toyota, defender um negócio feito na india, que nem na india vende direito, e desde quando onix e hb20 são automatizados? So se for no grupo do watsshap “amamos o etios” kkkkkkkkkkkkkkkk maldita casas bahia.

                • Hater x Haters

                  Leia direito. Seu ódio hater te faz sangrar pelos olhos e tá te cegando? Por acaso eu disse que o Onix e HB20 são automatizados. Reconhece a sigla “AT”? Eu disse pra vc não citar Uno, Palio, Sandero, Gol, e outros com o mesmo preço, ou até mais baratos, porém equipados com o lixo do câmbio automatizado. Não to nem aí pra Índia, lá é outra realidade. Que eu saiba o Etios vende bem aqui e na Argentina para o seu desespero kkkkkkkkk. E sabe pq? Pq entrega o que o consumidor quer! Chora.

                  • Tosoobservando

                    Etios vende bem onde? Hb20 vende bem, ONix vende bem. Etios vende razoavel, ate o Corolla vende mais no lineup Toyota.

                    • Lucas086

                      Deixa a cegueira dele cara, deve ser mais um fã da toyota que aceita qq coisa que é empurrada.

                  • Lucas086

                    Cara, a internet é livre e se tem acesso de várias maneiras, para de ser fã boy de toyota e vá ver o preço do hb20, que ganha do etios por ter bag lateral e ar digital, e do onix, cego é vc que deve ser torcedor da toyota, aceita caladoqq embuste que a mesma empurra, em um carro que foi feito pros indianos e não vende bem em canto nenhum. A toyota sabe o carro inferior que tem e vive fazendo promoção do etios, dando fipe pro usado e tudo mais, veja se ela faz pro corolla? O etios é inferior sim, e aceita que doi menos, fã boy! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

              • Etios XS 1.5 AT4 – R$ 56.090, HB20 Comfort Plus 1.6 AT6 – R$56.880, Onix LT 1.4 AT – R$ 55.790, March SV 1.6 CVT – R$ 55.790.
                Vale lembrar que HB20 tem CVVT DOHC assim como o Etios, mas com motor mais potente, o Onix anda na mesma pegada do Etios, mesmo tendo motor mais obsoleto e custa menos, em versão equivalente, e o March, além de ter motor 1.6 moderno, o casa com o CVT, custando menos que o Etios também.

        • Thiago Pessoa

          Lem brando que há apenas 4 ou 5 meses atrás ainda havia Corolla GLi CVT pelado no varejo por 69.900,00
          Hoje você leva um belíssimo Etios com volante de Corolla e painel digital, que pra mim só era atraente no Kadett GSi quando eu era criança.

          • Lucas086

            Kadett Gsi, sonho até hoje em ter um… mataram o Gli pq não vendia nada, pois para mim, é o melhor corolla, motor bom e econômico, os 5 air bags, da para colocar um som melhor qur a central xing ling que vem… mas agora, o cara vai levar um etios no lugar de um corolla.

  • Paulo Roberto Steindoff

    Pretendo esperar até abril e comprar o modelo 2017/2019. Talvez esperar o décimo terceiro e comprar em dezembro o Etios 2017/2021

  • FocusMan

    Puta que pariu… quebrou a tela do meu celular vendo essas fotos!

  • Joaquim Grillo

    Até o Uno é mais bonito que isso

  • Gustavo Zoch

    Existem carros feios. Existem carros caros. E existe o Etios.

  • Zé Mundico

    Sinceramente, dentre esses carros populares da praça, talvez o Etios seja o mais honesto e coerente. Sem dizer que é super econômico nesses tempos de liseira e desemprego.
    O pessoal reclama que é simples e pé-duro, mas é carro de entrada, de baixo custo e direcionado para gente com pouca grana.
    Tá certo que é feinho, mas coisa barata não dá para sair muito bonita, senão ofusca a beleza do proprietário..
    Quem quiser coisa melhor, pegue um pseudo-premium desses e pague uns 10 mil a mais para sair bonito na fita.
    Ou meta a mão no bolso e pegue um Corolla, esse sim, carro de gente esperta.

    • Lucas086

      Em aracaju, tem c3 origine por 39,990, em quê um etios é melhor?

    • Dias

      E um carro de 45mil é para quem tem pouca grana? Creio que não viu, pelo menos no meu ponto de vista. Carro para quem tem pouca grana é tipo o mobi na faixa de 32mil.

      • Zé Mundico

        A esmagadora maioria das vendas de carros de entrada é realizada em financiamentos ou com uma entrada pequena e o resto parcelado. A maioria dos compradores só olha para o valor da prestação.

    • invalid_pilot

      Corolla carro de gente esperta… Kkkkkkkkkk

      • Robinho

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • kravmaga

        Devem ser “ixpertos” como ele…

    • kravmaga

      Corolla, carro de gente esperta ?!

      O Etios pelo menos está menos defasado relação à concorrência no respectivo segmento do que o Corolla. Diria que é o carro menos desonesto da marca no Brasil, apesar de ser feio demais.

  • Vitor C

    O carro é até bom, mas o preço é ridículo de alto e por esses preços já tem coisa melhor.
    O design terrível até da para relevar sendo que se trata de um projeto de baixo custo, mas essa cabine medíocre e mal projetada já é demais.

  • Adriano Lius II

    68 mil nesse carro? A véiii… nem vou comentar.

  • Willian Silva

    o design que fez esse carro deve ter fumado um nervoso e o executivo que aprovou o projeto então, vixi…. é uma mistura pior que vodka quente com vinho, cerveja (quente) e tubão

  • Felipe Faria

    Como pode ser tão ridículo esse interio? Pqp!

  • JCosta

    Essa jaca não tem jeito… só uma geração nova tem o potencial de consertar o carro mais feio de todos os tempos. Vejamos: tirar o painel Filizola, trocar a traseira horrenda e a dianteira também…

    • Carlos Eduardo Gomes

      O amigo tá meio desatualizado: o painel Filizola já foi trocado por outro completamente diferente a partir do modelo 2017, um painel digital de facílima visualização. Continua central, que pra mim não atrapalha em nada, pois, embora seja central, ele é mais distante da borda do painel, o que torna o ângulo de visão igual aos painéis tradicionais. Quanto ao aspecto externo, eu não vou discutir porque beleza é sempre subjetiva, embora eu não considere o carro tão feio como muita gente diz.

      • JCosta

        Filizola digital…

  • Robinho

    meu Deus quando acho que não dá para ficar pior, fica…aguardando o design do Etios Cross…

  • Dherik

    Sou sempre um consumidor em potencial de bons carros de entrada. Mas, com este painel central, nunca irão conseguir meu dinheiro.

    • Thiago Pessoa

      Então.
      O carro tem suas qualidades, mas não dá pra habitar ali. Nem faria questao do design, mas nao dirijo o carro do lado de fora. O Etios pode ser andador, confiável, economico, mas dirigi-lo me daria tristeza com esse interior medonho que só escapa o volante. E o mal estar que me causaria por dentro é tamanho que faz sumir as outras qualidades.
      Eu pegaria um Hatch XS se custasse até 43990. Mas custa quase 10 mil a mais do que isso.

  • deviling

    A tristeza no design é proporcional ao bigodão cromado…

  • pedro rt

    eu nao sei por qual dos 2 motivos eu fico mais aflito, se pelo design q continua feio ou se pela toyota em pleno mes de janeiro de 2017 ja lançar um modelo 2018…

  • Carlos Eduardo Gomes

    Cada um decide as suas prioridades. Eu não ligo tanto pra beleza quando eu sei que o produto é bom. Eu tive um Etios 2013/14. Como eu era representante comercial, eu viajava muito com ele por todo o estado do RS, vendi ele com quase 90 mil e nunca tive nenhum problema. Carro gostoso de dirigir, confiável, durável e com boa resposta ao acelerador. E isso q era 1.3 hein? Agora peguei um 1.5 XS 2016/17 e to completamente apaixonado pelo carro. Em termos de custo-benefício, pra mim é uma das melhores opções do mercado. Beleza eu procuro em mulher; em carro eu procuro é qualidade mecânica. Mas, como eu disse, cada um com suas prioridades. E na minha opinião, nem tão feio é o Etios… O pessoal dá uma boa exagerada…

    • O Etios, assim como o UP, é um carro ideal para esta finalidade que você deu: comercial. Racional, simples, barato de manter e com rede ampla de CSS, todavia não é uma boa opção para o uso pessoal, pois pelo mesmo preço ou pouco mais, se encontram opções interessantes e mais agradáveis no visual e no conteúdo geral, assim como o custo de manter, em geral, é semelhante.

      • Carlos Eduardo Gomes

        Respeito a tua opinião, mas discordo totalmente dela. Talvez eu não tenha sido claro: eu usava pra trabalhar, mas também pra uso pessoal. E o carro é excelente pra esse propósito também, pois o espaço interno pra quem vai atrás é um dos melhores da categoria. Visual eu não vou nem discutir, pois eu também não o considero dos mais belos externamente. Por dentro eu acho bonito, o painel central eu acho muito bacana, não atrapalha em nada, especialmente nesse modelo 2017. E quanto às outras opções mais interessantes com mesmo preço ou pouco superior, eu até gostaria que o amigo me indicasse que tantas opções são essas, porque eu não encontrei. O único que é de um padrão semelhante ao Etios com um preço também semelhante é o Nissan March. Outros concorrentes como Onix, Gol, Palio e Peugeot 208, na minha opinião, têm um péssimo custo-benefício. O HB20 é um ótimo carro com um design bonito, mas é muito visado pela bandidagem, o que eleva o valor do seguro, além de ter peças demoradas. E o pós-venda da Toyota, pra quem, como eu, já teve carros da Volks e da Ford, é incomparável. Enfim, eu não me arrependo um pingo de ter optado pelo Etios e não pretendo trocar por outra marca tão cedo.

        • JPaulo10

          As outras montadoras garantem a RECOMPRA do modelo adquirido?
          Nos tempos de hoje, quem compra carro com dinheiro do próprio bolso sabe muito bem a importância do custo-benefício em relação à beleza/feiura.
          Já para quem ganha carro de presente, a estória pode ser outra …

  • Rodrigo

    Não vou dizer que o Etios é feio porque é muito subjetivo. Eu achei que a reestilização frontal deu uma melhorada. A traseira do hatch até vai, a do sedã é conservadora demais, mas o que pega mesmo pra mim são os detalhes que denotam, numa rápida olhada, o projeto de baixo custo que de fato o carro tem. E não adianta a Toyota maquiar, colocar itens de carros mais caros, motores melhores e cobrar bem mais caro por isso. Você olha o carpete, os parafusos à mostra, os plásticos das portas e o tecido dos bancos e a qualidade similar ao de um chinês salta aos olhos. Não chamaria tanto a atenção se os preços não começassem em R$45 mil e chegassem a absurdos R$68 mil quando completos. Dai a conta pesa e, por mais qualidades construtivas que o carro possua a seu favor acabam morrendo.

    • Marcelo SR

      Tudo isso, e além de tudo é FEIO… E isso não é subjetivo. Mais de 90% das pessoas afirma que o carro é feio. Os comentários desse tópico são uma excelente amostra disso. O carro é feio e caro demais pelo que oferece (apenas feiúra). Simples assim.

      • Rodrigo

        Pra vc ver como é subjetivo sim (e isso nada tem a ver com senso comum): eu acho o March e o Mobi muito mais feios que o Etios.
        Agora se formos falar em acabamento, o Etios fica um pouco atrás deles. Se formos falar em confiabilidade e segurança o Etios está bem à frente deles. E assim por diante…
        Não podemos julgar um veículo apenas por um parâmetro. E os que fazem sucesso também não são campeões absolutos em nenhum deles, mas no conjunto da obra (somatória de tudo o que é importante para o nicho de mercado em que se encontram) acabam se destacando.
        Quer outro exemplo? Eu acho o acabamento interno (qualidade dos materiais) do Onix e do Ka o melhor entre os compactos, porém a qualidade de montagem é pior que a do HB20.

  • Conferente Rafael

    Mudou e ficou pior! Que carro feio! Acho que por R$69.000,00 dá tranquilamente para comprar um automóvel condizente com o ano de 2017 depois de Nosso Senhor.

  • Mário Leonardo Pires

    “As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”

  • Carlos C.O.

    Tenho um Etios XS 1.5 2014/2015 e digo que mecanicamente é muito bom e o preço equivalia a um 1.0 de outras marcas. Não estou arrependido, mas tenho que reconhecer alguns pontos negativos como: é um carro feio, seu câmbio (principalmente a ré) é difícil de encaixar, o painel central é estreito e ruim de visualizar, e o volante sobe pouco – deixando as pernas de pessoas mais altas raspando no volante.

    • Tosoobservando

      Gambiarra Wins!!!

  • Wolfpack

    Como é lindo este Carro, um exemplo de design. Parabéns a academia toyota e seus ensinamentos de como produzir a carroça, digo carro, mais aterrorizante domindo! E ainda insistem em continuar com o erro. Aprendam Toyota e Renault, Brasil não é a Romenia, e nem a India.

  • mariostefa

    a frente e o painel, simplizmente MEDONHO.

  • Diego Berri

    Essa tabela de preços é uma piada pronta…

  • Malokeyro

    Modelo 2018 em Janeiro de 2017?
    Toyota, que vergonha de você….
    Apelação para vender esse “frankstein”.

  • Impala_67
    • Marcelo SR

      Aquelas véias ricas, que mexem tanto na cara, que o resultado final é MUITO PIOR que o rosto original… Melhor se não tivesse mexido em nada, né?!?

  • Marcelo SR

    68,3K num Etios… Vem meteoro, vem!!!

  • Luccas Villela

    Não acho que o hatch seja tão feio assim não. E o interior, eu gosto bastante… Agora, o sedã não tem conserto.

  • LUIZ ANTONIO SOUZA

    Meu vizinho comprou um Etios sedan 2017 por meros 66 mil. E quis tirar sarro de mim que comprei uma captiva 2014 por 65 mil. Dizendo que estou com um carro desatualizado. Ele com esse ícone da beleza e modernidade.

    • Lucas086

      Cara, interna esse seu amigo, que ele deve estar em surto…

  • CaradePau

    Pode continuar mudando tudo, mas a feirura não muda, o desgraça de carro feio do demonho.

    68k é de morrer de rir

  • Marcelo SR

    Ao pessoal do Marketing da Toyota: LEIAM o que escrevemos sobre esse carro e APRENDAM algo, pelamordeDeus… Agora eu tenho que ensinar padre a rezar Missa?!?

  • Ronaldo

    Não sou um Etios Defender, mas o carro é bom viu, confortavel e com consumo excelente e potencia então, nem se fala.
    agora quero andar nessa versão Hatch 1.5L, deve ser massa.

  • Leonardo M. G.

    Ia comprar um XS Sedan manual, mas as concessionárias NÃO POSSUEM tal modelo (só encomendando, sem descontos), te forçando a pegar o X pelado ou o XLS bem mais caro (só com perfumaria). Descontos mínimos e falta de negociação (mesmo no final do ano), me empurraram pros concorrentes.

  • Felipe S. Rangel

    feio. só isso.

  • Monize Modas

    Nada é tão ruim que não possa piorar. KKKKK

  • NaoFaloComBandeirantes

    Torcendo para alguma montadora lançar qualquer coisa ou sair mais alguma lista de aumento de preços só para esse Etios sair da página inicial do NA!

    Ô carrinho judiado!

  • Gustavo

    Bixo, com um pouquinho só de conhecimento de desenho, um pouquinho só a mais de bom senso, esse desenho já melhoraria e muito. Fiz alterações aqui no meu pc, que melhoraram bastante o visual da traseira. Eu não sei o que os caras da Toyota tem na cabeça, sério!

  • Paulo De Bellis

    Putz conseguiram piorar o monstro….que falta de criatividade….até menino(a) de escola primária desenha coisa melhor….deveriam se envergonhar disso.

  • Até o Logan ficou bonito e isso ai continua uma assombração kkkkkkkk

  • Marco

    Fizeram um plágio descarado do novo Logan/Sandero na dianteira. Isso merecia até uma ação na justiça. Mudar o interior grotesco e a traseira medonha (principalmente do sedan) que é bom nada, né dona Toyota. Obrigado, mas passo a vez…

  • Marcos Silva

    o painel é totalmente digital??

  • Carlos Eduardo Gomes

    O pessoal fala, fala, fala mal do Etios, que é feio, que é horroroso, ridículo etc. Muitos até reconhecem a qualidade geral do carro, mas rechaça totalmente o carro por ser supostamente horroroso. Eu até nem vou entrar nessa discussão, porque, como eu já disse aqui em outro comentário, pra mim beleza é subjetiva demais pra se discutir e cada um elege as suas prioridades. Mas vejo muitos dizerem que pelos preços que são cobrados pelo Etios tem carros muito melhores no mercado. Sério? Eu gostaria que me dissessem que carros tão fantásticos são esses no mercado pelos mesmos preços do Etios. Vou dar um exemplo: vou pegar o topo de linha do Etios, que é a versão Platinum sedan. Esses dias eu fui a uma concessionária Honda pra fazer um test drive no Honda Fit. O Fit tem uma versão intermediária que possui praticamente os mesmos opcionais e mesmas características do Etios Platinum, com uma central multimídia equivalente, tudo parecido. Sabe quanto a mais? 12 MIL REAIS A MAIS! Sabe o que oferece a mais que o Etios? O câmbio CVT (do Etios é automático, mas muito bom), banco traseiro bipartido, rodas de 16 polegadas (do Etios são de 15) e alguns cavalos a mais de potência, cuja diferença muito pouco se nota. Vou pagar 12 mil reais a mais pra ter só essas vantagens e porque é supostamente mais bonitinho? Eu não. Mas quem quer pagar, fique à vontade, gosto é gosto e ninguém precisa concordar com ninguém. Cada um elege as suas prioridades.

  • Eng Peixoto

    Isso é serio ? 46mil no pé de boi.
    O Etios sedan vc lembra de algo.

    Nissan Tiida da 10 a zero nessa piada
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  • Jorge

    Nova dianteira?
    Eu quero é novo interior.

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