*Destaque *Featured Hatches Preços Sedãs Toyota

Toyota Etios 2019 foca em segurança e conteúdo

toyota etios sedan 2019 x x plus xls platinum 10 - Toyota Etios 2019 foca em segurança e conteúdo

O Toyota Etios 2019 ganhou bastante alterações para ampliar seu mercado no Brasil. O compacto de entrada da marca japonesa agora adiciona duas versões, bem como recebe alterações no visual e conteúdo, focando especialmente em segurança. A composição das versões muda também é com isso, o hatch parte de R$ 47.270, enquanto o sedã começa em R$ 52.110.


Entre as novidades, o Etios 2019 passa a dispor da versão X-STD. Ela é focada em vendas diretas e frotistas. Ela fica abaixo da versão X e traz um conteúdo menor, tendo de série ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e traseiros elétricos, além de travas elétricas, abertura elétrica do porta-malas (hatch), chave com telecomando e alarme basicamente. Obrigatoriamente, airbag duplo e freios ABS estão presentes.

toyota etios sedan 2019 x x plus xls platinum 6 - Toyota Etios 2019 foca em segurança e conteúdo

Na versão X, adiciona-se uma grade com acabamento preto e faróis com máscara negra. Outra mudança foi a extinção da versão XS, que foi substituída pela X-Plus. Mais completa, ele traz de série volante com comandos do computador de bordo e áudio, controle de cruzeiro e apoio de braço retrátil para a versão automática, sistema de áudio com USB e Bluetooth, rodas de liga leve aro 15 polegadas, conjunto de alto-falantes e tweeters, retrovisores com repetidores de direção, bancos em dois tons, botão para abertura do porta-malas e difusores de ar e pomo do câmbio cromados.


Outra novidade nesta versão é a função EcoWallet, que permite inserir o valor do litro do combustível para que o veículo faça um cálculo e monitoramento do gasto durante a condução. Então, a versão XLS permanece e oferece rodas de liga leve aro 15 exclusivas, bancos Comfort Drive, faróis de neblina, sistema de áudio com tela sensível ao toque e espelhamento de smartphones, volante em couro e friso cromado no porta-malas.

toyota etios sedan 2019 x x plus xls platinum 15 - Toyota Etios 2019 foca em segurança e conteúdo

Na Platinum, acrescenta-se ainda detalhes cromados na grade, aerofólio traseiro (sedã), rodas de liga leve aro 15 exclusivas, manopla do câmbio em couro, tapetes em carpete e sensor de estacionamento, além da multimídia Toyota Play, que traz DVD, TV Digital, Bluetooth, navegador GPS e câmera de ré.

Na mecânica, sem mudanças, mantendo o portfólio com os motores 1.3 Dual VVT-i de 88 cv com gasolina e 98 cv com etanol, contando ainda com torque de 12,5 kgfm na gasolina e 13,1 kgfm no etanol. Esta opção é oferecida apenas no hatch Etios X-STD e X, incluindo com opção automática. Já o 1.5 Dual VVT-i oferece 102 cv e 14,6 kgfm no derivado de petróleo, bem como 107 cv e 14,9 kgfm no combustível de origem vegetal. Para os dois propulsores, o câmbio é manual de seis marchas ou automático com quatro velocidades.

toyota etios sedan 2019 x x plus xls platinum 14 - Toyota Etios 2019 foca em segurança e conteúdo

Segurança

O Toyota Etios 2019 já dispunha de quatro estrelas no Latin NCAP, mas para reforçar a proposta de proteção dos ocupantes e terceiros, adicionou de fábrica em todas as versões, exceto a X-STD, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos, além de Isofix para fixação de cadeiras infantis.

Toyota Etios 2019 – Preços

  • Etios 1.3 X-STD – R$ 47.270
  • Etios 1.3 X – R$ 48.400
  • Etios 1.3 X AT – R$ 53.440
  • Etios 1.5 X-Plus – R$ 54.920
  • Etios 1.5 X-Plus AT – R$ 59.960
  • Etios 1.5 XLS AT – R$ 64.440
  • Etios 1.5 Platinum AT – R$ 67.690
  • Etios Sedan 1.5 X-STD – R$ 52.110
  • Etios Sedan 1.5 X – R$ 53.240
  • Etios Sedan 1.5 X AT – R$ 58.270
  • Etios Sedan 1.5 X-Plus – R$ 57.770
  • Etios Sedan 1.5 X-Plus AT – R$ 62.820
  • Etios Sedan 1.5 XLS AT – R$ 67.320
  • Etios Sedan 1.5 Platinum AT – R$ 71.150

Toyota Etios 2019 – Galeria de fotos

COMPARTILHAR:
  • adrielmenezes

    Nunca imaginei isso, mas o Etios é mais seguro que o City
    Parabéns Honda, conseguiram fazer algo inimaginável

    • Djalma

      Precisa ver se na vida real é mesmo; precisa fazer teste de impacto.

    • Nicolas_RS

      Em qual universo? City tirou 5 estralas no NCAP!

      • Ricardo Diniz

        Nos testes atuais, City conseguiria no máximo três estrelas

        • Will

          Etios também, já que não tem airbags laterais para o teste do poste.

          • Ricardo Diniz

            Etios tem ESP…atingiria 4 estrelas

            • Djalma

              E daí; um carro com ESP pode atingir 4 estrelas, só que com 10 pontos em impacto frontal e lateral. O outro pode ter 3 estrelas com 15 a 16 pontos nesses dois testes de impacto. Qual vai ser mais seguro?

              • Ricardo Diniz

                Fica mais fácil de entender quando se analisa os fatos: City não tem ESP…faz uma grande diferença…ESP pode salvar sua vida! Tanto que vai ser obrigatório! Por isso um carro com ESP é melhor avaliado…e mais seguro!

                • Djalma

                  O Latin CAP dá o mesmo peso, 1 ponto para ESP e 1 ponto para AB lateral, que somado aos pontos dos testes de impacto, dá a Nota Final. O Dirtor da Fiat Argentina disse que o Cronos vai atingir nota máxima por causa da estrutura, ou seja, vai muito bem nos testes de impacto e só não leva 5 estrelas por não ter ESP e Airg Bag lateral. Isso não significa que vai ser mais inseguro que um carro que leva 4 estrelas por causa de ESP mas tira nota baixa nos testes de impacto. Ex. Kwid. Ficou com 3 estrelas mas teve 9,5 no teste de impacto frontal. O Up, no mesmo teste ficou com quase 16.

                  • Ricardo Diniz

                    Na mesma situação hipotética de acidente, o motorista do Etios vai desviar pq tinha ESP…se for em um carro sem ESP vai acidentar e torcer pra estrutura aguentar…não é 100% das situações que o ESP vai salvar e nem 100% das situações que a estrutura melhor do carro vai salvar…mas na hora do problemas é melhor ter ESP e ter uma chance de evitar o acidente!

            • Gran RS 78

              Sem air bags laterais? Difícil.

              • Ricardo Diniz

                A falta de air bags laterais não permite o teste do poste…e impede o carro de ser classificado como 5 estrelas…com ESP o Etios pode atingir 4 estrelas sim!

                • Djalma

                  Vai depender. No teste anterior quando conseguiu 4 estrelas em impacto frontal para adultos e 2 estrelas para crianças, ele não fez teste lateral. Conseguiu 12,87 para adultos em 16 possíveis, no frontal e 17,38 em 49 possíveis para crianças.
                  A questão é como se sairia nesse teste e impacto lateral? O KA foi bem no frontal e zerou no lateral.

                  • Ricardo Diniz

                    Tem que esperar fazer o teste! Mas o certo é que se for bem no teste…ele pode manter as 4 estrelas que tem…mas não pode atingir 5 estrelas pq não tem air bag lateral.

      • Luciano RC

        Hoje ele tira no máximo 3… sem ESP/ASR.

        • foratemer globo

          eu gosto Etios e City

    • Gran RS 78

      O City tem opção com seis air bags. Duvido muito que o Etios seja mais seguro que o City.

      • adrielmenezes

        Isso para quando colidir
        Passa numa poça de óleo na rodovia com o City e depois num carro com ESP
        É melhor não colidir do que contar com airbag

        • Gran RS 78

          O Esp é importantíssimo, eu sei disso, mas air bags laterais tbm são. Em uma batida lateral isso fará toda a diferença entre viver ou morrer.

      • Ricardo Diniz

        City é menos seguro sim…pode ter 10 air bags…mas não tem ESP…Ele evita o acidente de acontecer, assim como o ABS…por isso um carro com ESP é melhor avaliado e mais seguro.

        • Djalma

          Evita acidentes mas não faz milagres, espera um pouco, Não evita todos os acidentes; ESP não é o salvador da pátria.

          • Ricardo Diniz

            Acho que vc pensaria diferente se já tivesse passado por uma situação e o ESP tivesse salvado sua vida, como um caminhão vir sem controle em curva na contramão e vc precisar dar uma guinada em direção ao acostamento e conseguir voltar pra pista ainda ao invés de cair numa ribanceira!

        • Gran RS 78

          Vc pode evitar um acidente, mas em um choque lateral não fará diferença alguma, pois com os air bags laterais isso fará toda a diferença.

          • Ricardo Diniz

            Claro que nesse acidente lateral, eu gostaria muito de contar com air bags laterais. No Etios não será possível contar com tais air bags, por isso ele só pode ser 4 estrelas. Mas o City por não ter controle de estabilidade fica só nas 3 estrelas. Quem diz disso é o LAtinNcap:
            “O ESC é o avanço mais significativo em segurança viária desde a introdução do cinto de segurança, sendo um dos sistemas mais importantes, atualmente disponível, que evita a perda do controle do automóvel. Esta tecnologia vem contribuindo para evitar centenas de milhares de acidentes por perda de controle; assim, vem salvando centenas de milhares de vidas. Essa tecnologia é necessária para obter as 4 e 5 estrelas em ocupantes adultos, sempre que for cumprido com o exigido pelo Latin NCAP e que, tecnicamente, consiga passar o teste conforme normas da ONU.”Concorda agora que o City 3 estrelas é menos seguro que o Etios?

  • Lyn

    Bacana a iniciativa de colocar esp de serie porem as versões XLS e Platinum não valem a pena. E ja passou da hora da toyota colocar um central com android auto.

    • Luciano RC

      As versões que realmente compensam são as de entrada… a X Plus AT4 é ótima. Seria a escola certa do Etios.

    • Leonardo Carneiro

      A versão X é bem competitiva. Sem olhar a beleza, ela ganha das versões similares do HB20 e UP!.

  • igor vighi viscardi

    ESSE CARRO SÓ NASCENDO DE NOVO QUE COISA HORRENDA! MAIS FEIO QUE BATER NA MÃE!

    • Luciano RC

      É feio, mas agora entrega um bom pacote, ótima segurança e tem um acerto de fazer inveja em carros melhores. O Etios tem dirigibilidade de Compacto Premium.

      • Mambo Ted

        O que seria compacto premium para vc ?

        • Luciano RC

          Polo, Argo, Fiesta, C3, 208, etc. São esses modelos que as montadoras classificam como Compacto, porém Premium pela lista de equipamentos e melhor qualidade.

          • Mambo Ted

            Hum !!!
            Ao meu ver hoje só se vende 2 premiums compactos no Brasil. A1 e mini. Esses que vc citou são compactos.

            • Luciano RC

              Compactos Premium. Como o mercado os coloca.
              Esses que você citou são modelos de nicho. Rico solteiro que gosta para usar no dia a dia.

              • Mambo Ted

                Mas quem os coloca assim são suas revendas … igual a Hyundai prega suas piadas do melhor do mundo … há carros comuns , premiums , luxo e super esportivo o resto é falácia de vendedor. No Brasil é único mercado que quem conta Toyota vê status neste produto, por falácia de anos. Premiun compacto só esses 2 que citei esses que vc citou tem um capricho a mais em seus acabamentos e nada mais. Um vw jamais será premium assim como nenhum Toyota tb será .

                • Luciano RC

                  É um nominação para diferenciar os modelos. Alguns modelos, tem espaço e desempenho até abaixo dos compactos de entrada. O Ka anda mais e é mais espaçoso que o Fiesta… porém o Fiesta é mais refinado (era antes desse tapa horrível) e era vendido acima dele.
                  O mesmo acontece com vários modelos. Da mesma forma que o Inmetro coloca o WR-V como SUV. É sua nomenclatura para o mercado.

                  Premium mesmo, só carros de 200 mil pra cima atualmente.

                  • Mambo Ted

                    Ok, mas são nomenclaturas para enganar os compradores desavisados.

                    • Luciano RC

                      Para diferenciar o mercado. O segmento automobilístico no Brasil é uma enganação.

                    • Mambo Ted

                      Únicos carros confiáveis a venda no país são os importados. A bmw montada em Sc é inferior à europeia

                    • Luciano RC

                      Não andei KM suficiente para ter certeza da superioridade dos modelos importados comparado aos de fabricação local, porém sei que algumas marcas produzem e exportam. Se não me engano, a BMW monta em CKD e ainda envia os modelos para vários países. Não acredito que tenha essa queda de qualidade só por ser nacional.

                    • Mambo Ted

                      Bmw e mb apenas montam aqui , porém a bmw é ruim . Tive 1 por 7600 km retirado 0km. Fiz test drive numa importada e me entregaram uma tralha nacional. Pior da bmw são as revisões com8 meses já tinha realizado 2.

                    • Luciano RC

                      O plano de manutenção da BMW é todo estranho… porém eu não notei diferença de qualidade nelas.

                    • Mambo Ted

                      Não é estranho é desonesto mesmo . Montagem de ma qualidade , rebarbas e desalinhamento de lanternas traseiras. Te digo que é um produto inferior ao que era importado

              • Pete Alves

                A situação dos “compactos premium” é até mais simples do que a dos SUVs falsos. O primeiro é uma bobagem inventada por departamentos de marketing e aceita pelo publico, pois no nosso mercado, assim como em muitos outros países atrasados, há a peculiaridade de diferentes gerações de um mesmo carro, ou de carros diferentes de uma mesma marca, que em tese ocupariam o mesmo segmento, coexistirem. Já a questão do SUV eu creio ser mais assustadora, pois é uma autarquia federal, no caso o Inmetro, responsável por avaliar e classificar a qualidade dos produtos colocados no mercado, entre outras atribuições, que em razão de critérios técnicos duvidosos, como tudo que envolve o governo no Brasil, que determinado carro como um WR-V, ou um Kwid! é SUV

              • Pete Alves

                A situação dos “compactos premium” é até mais simples do que a dos SUVs
                falsos. A primeiro é uma bobagem inventada por departamentos de
                marketing, e aceita pelo publico, em razão de uma peculiaridade do nosso mercado, também comum em
                muitos outros países atrasados, de diferentes
                gerações de um mesmo carro, ou de carros diferentes da mesma marca,
                que em tese ocupariam o mesmo segmento, coexistirem. Já a questão do SUV
                eu creio ser mais assustadora, pois é uma autarquia federal, no caso o
                Inmetro, responsável por avaliar e classificar a qualidade dos produtos
                colocados no mercado, entre outras atribuições, que em razão de
                critérios técnicos duvidosos – como tudo que envolve o governo no Brasil –
                que diz ao mercado que determinado carro como um WR-V, ou um Kwid! é SUV

      • afonso200

        realmente com esse cambio AT4 ele é um bom carro……

        • Luciano RC

          Durabilidade e economia, é o que ele entrega. Acredito que o Etios será aquele compacto que com 8 anos de uso você poderá comprar sem se preocupar com problemas.

          • afonso200

            pois é, realmente eu nao conseguia olhar pra eeese etios….dai em final de 2016 veio o cambio 4AT…. dai começei a mudar, mas pra ver a questao de economia, vendo videos no youtube…e pra minha esposa que tem Fusion , se deslocar 80-100km diarios em hora de rush pesa no bolso, entao estamos pensando em pegar um XS 16-17 4AT pra usar nos dias de trabalho…..e nos findes usamos o fusion e o azera……..tenho uma fielder 2005 AT sou o 2dono desdde 2011 hoje tem mais de 500mil km . uso ela pra firma. e posso dizer que essa geração de corolla é guerreiro, ta lokoooo, se fosse qualquer outro popular ja teria trocado um a cada ano

      • Sinceramente eu não o acho feio, e sim desatualizado mas isso é subjetivo. Tinha birra desse carro pela aparência, mas mudei minha visão depois que o pai de um amigo deu a ele um Etios X 2017. Levei ele na css pra conhecer o carro, fez teste drive (não resolveu muito pois ele é do tipo que só quer que o carro ande).
        Depois que ele pegou o carro, fiquei um tempo com ele e me surpreendi com o acerto motor/cambio, realmente gostoso de dirigir.

        • Luciano RC

          É nisso que ele conquista.

        • Ernesto

          Meu pai tem um, Hatch XLS automático. Carro bem gostoso de andar mesmo! E o melhor, o cluster melhorou muito em relação aos primeiros!

      • Leonardo M. G.

        Sem contar o índice de reparabilidade, só perde pro Up! nesse quesito, mas tem mais espaço interno…

      • Djalma

        Cara, mas nunca que um Etios tem a dirigibilidade de um Polo. Meu colega aqui do lado gosta de dirigir mais o meu Polo anterior do que o Etios dele.

        • Fernando Bento Chaves Santana

          Sei que é uma opinião parcial, mas o Rubinho elogiou o muito o comportamento do Etios em circuito no “Acelerados”, tinha um bom chão, mas faltava motor.

          • Djalma

            Quando você não tem muita expectativa sobre um carro e ele supera essa expectativa é claro que você vai elogiar. E tenho ouvido um monte de gente falar que o carro supera as expectativas. Meu filho comprou um agora;fez test drive e gostou do carro. Só não comprou Virtus de bronca, por causa da maldita falta do retrovisor elétrico, ouviu dona VW, mais um!

  • Natán Barreto

    Tem q ter muita coragem pra dar 70 mil num Etios

    • Snaro

      O pior é que eu conheço um que comprou um sedã Platinum 0 Km por R$ 68.000,00 e se acha o cara mais esperto do mundo pelo desconto que conseguiu.

      E sai arrotando por aí chamando o carro de “Corollinha”, lol.

      • Leonardo

        “E sai arrotando por aí chamando o carro de “Corollinha””

        Eu teria vergonha disso, já tô sentindo vergonha alheia dele

        • JOSE DO EGITO

          Quem tem ETIOS so elogia o carro ,agora esses comentarios pejorativos sao de quem nem entrou em um sequer

          • Hendel Marques

            Eu sou um. Nunca cogitei nem ver essa peste feia, ate a seguradora me deixar 30 dias com um AT. O carro é delicioso de andar e muito economico. Fora o porta-malas do seda que é enorme. Paguei a lingua.

        • Leonardo Carneiro

          Eu também sou um que mordi a língua. Fiz isso quando foi lançado o FIT de primeira geração também. Acabei possuindo os dois e não me arrependo. Ta certo que o Etios so comprei depois dessa ultima estilização e confesso que é um carro muito bom. Mais macio que o UP! e o HB20 mas peca com os itens de conforto. O painel já me acostumei mas não perdoei ainda a falta de proteção acústica do teto do carro. Chuva forte e falar ao celular não existe no Etios.

      • Luciano RC

        Em termos de dirigibilidade e qualidade ele realmente é um “Corolinha”. O problema é ser feio. Agora tem equipamentos e um bom acerto. Porém, a Toyota precisa manda-lo de volta a prancheta e refazer o design terrível que ele tem.

      • VeeDub

        Ué,ele não comprou qualquer versão, mas a PLATINUM…kkk

        • adrielmenezes

          Até parece cartão de crédito. Standard, Gold, Platinum e a tão exclusiva Black

      • Paulino Lino

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…… coitado desse cara!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk será que é certo da cabeça?

    • Nicolas_RS

      E quem compra 2 Etios? 2014 e 2015? kkkkkkkkk já vi nego fazendo essa besteira.

    • Paulino Lino

      Eu diria até que coragem é pouco; tem que ser fraco da cabeça mesmo!!!

  • RPM

    Essa foto do Étios sedan de traseira…….parece que ele está derretendo…

    • André Luis Versiani

      Hahahaha Boa!

  • Fabio Alm

    Esse carro deve ter uma margem mto grande, basicamente todo ano a toyota melhora o conteúdo e tenta dar uma aliviada na feiura

    • Geraldo Xavier

      Tenta mas não consegue. É simples fazer. A Renault fez com o logan

  • Xandy Paiva

    Até quando esse marcador de velocidade vai ficar na posição central?????

    • “Perguntador”

      A Toyota usa esse tipo de marcador na Europa também em alguns modelos. Duvido que tirem. Eu já dirigi um carro assim e confesso que em uns 20 min já não percebia diferença para os convencionais. Vendo fotos continuo achando estranho, mas não deixaria de comprar um carro por isso, para mim a praticidade é a mesma.

      • Wellington Myph13

        Mas isso no Digital né? Porque quando era de ponteiro, era/é terrível de leitura, chegando a incomodar de verdade no uso do dia a dia…
        Já no digital é show de bola, mostradores grandes, da pra ver tranquilamente sem desviar atenção…

        • “Perguntador”

          Sim. O que eu usei era digital. O antigo nunca vi pessoalmente.

          • Wellington Myph13

            O Digital é muito melhor…
            O primeiro de todos era simplesmente tenebroso… O de 2014 melhoraram um pouco pra ficar mais legível, mas ainda assim não era nada agradável, até mesmo o “computador de bordo” que tinha era minúsculo, era +/- do tamanho da tela do relógio “del-rey” do Corolla, mas com informação do tanque e etc…

      • Ubiratã Muniz Silva

        a Citroën também usava, e eu vou ser sincero, eu gostava disso nos carros da francesa. Os Citroën atuais nada mais são que Peugeots metidos a besta.

        • Ricardo Diniz

          Já percebi que o único carro até hoje criticado por ter painel central é o Etios…Os citroen como você citou usavam…o Prius também tem…Concordo que o analógico central era ruim de leitura…mas esse digital…é excelente…

      • Leonardo Carneiro

        Tenho um e a posição central do velocímetro não incomoda. O que incomoda é o manuseio dos botões do display. Uma porcaria. Os antigos erram tenebrosos, como disse o colega acima.

    • IVM1809

      Eu vi um Etios em Chicago com o marcador de velocidade atrás do volante. Existe, é só querer mudar.

      • Basilio Mlira

        Vc viu o Yaris, o etios não tem la.

        • IVM1809

          É verdade. Pesquisando sobre o Yaris, vi que foi um 2012, muito parecido com o nosso. Valeu.

      • Dula Bude

        Só isso que acho terrível nesse carro.
        Pq não mudam aqui??? Seria perfeito!

    • Basilio Mlira

      Se fosse só o visor… mas tudo é feio, a posição dos difusores do AC, a tampa do porta luvas. Só outro painel, esse já deu PT antes de nascer.

    • Luciano RC

      Com esse painel digital, ficou perfeito. Problema era o ponteiro que ficava invisível e atrapalhava demais.

    • Djalma

      Isso aí foi economia de escala. Como o carro foi projetado na Índia; lá é o sistema inglês de transitoi, e iria ser vendido no Ocidente, ela colocou no meio, assim em cada país que fosse vendido não precisaria mexer muito.

  • zeh

    …2019…e ele continua a sobreviver…chegando longe….a que preços….

  • Bruno Leite

    eu iria no virtus 1.6 etios nem pra ser carro de tiozão serve

    • Fanjos

      Cheguei a mostrar o Etios para o meu pai que gosta de Honda e Toyota e a primeira coisa que ele disse é: Esse carro não é japonês não, até carro chines tem acabamento melhor

    • Ricardo Diniz

      Dê um exemplo por favor com preços e equipamentos…

  • O Coringa

    Faltou um item interessante, que está presente no indiano, o rebatimento elétrico dos retrovisores.

    • Ricardo Diniz

      Concordo…

  • Alessandro Araujo

    Horroroso!

  • Uzumaki Jiraya

    Horroroso! Tropeço Adams dos carros.

    • Samluzbh

      Voce esta ofendendo o Tropeço!

  • Marcio LJ

    Esse painel consegue ser mais gracioso que o do C4 Lounge 2018.

  • Mauro Banqueiro

    Se esse carro se chamasse outra coisa diferente de Toyota, a fábrica já teria até fechado. Mas como é Toyota, vocês vão continuar reclamando mas até pessoas das vossas famílias irão continuar comprando. Esse carro deve estar dando muito dinheiro a toyota, daqui a nada vai aparecer com 6 airbags. Honda vacilão

    • Djalma

      Pior que é verdade, meu filho tá comprando um. Foram muitos os conselhos, mas não adiantou. E duro é se conformar de ver o cara comprar uma coisa dessas e deixar de comprar um Virtus por diferença de 3 a 4 mil reais.

      • Samluzbh

        Seu filho tem quantos anos, 60?

        • Djalma

          É bem novo,

      • Mambo Ted

        Compraria um fetios caso tivesse uma empresa e terceiros tivessem que dirigir . Não atrai nem assaltante , manutenção baixa e as peças caem direto com isso teriam cuidado maior com a porcaria …

      • Diego G. de Lima

        Deserda ele Djalma. Kkkkkk

      • Ricardo Diniz

        De qual versão do Etios e Virtus estamos falando aqui?

        • Djalma

          Me referi a Etios Sedan 1.5X Plus Man. e ao Viruts MSI.
          Agora até que ficou mais interessante pois essa semana foi lançado o 2019 já com ESP, Controle de Tração e roda de liga leve de série. O aumento na tabela foi de mil reais.

          • Ricardo Diniz

            Virtus MSI com controle de estabilidade, pintura metálica e os mesmos equipamentos do Etios(câmbio manual e sem retrovisor elétrico)=64390. Etios sedan X Plus(câmbio automático e retrovisor elétrico)63770. Não sei como ele poderia estar fazendo um mau negócio. Leva um câmbio automático de verdade, retrovisores elétricos, motor mais moderno e ainda sobra troco.

            • Djalma

              Ele não quer automático! E o motor do MSI 1.6 16v é superior no desempenho e igual no consumo ao 1.5 16V.

              • Ricardo Diniz

                Virtus MSI com controle de estabilidade, pintura metálica e os mesmos equipamentos do Etios(câmbio manual e sem retrovisor elétrico)=64390. Etios sedan X Plus(câmbio manual e retrovisor elétrico)58720.
                São exatos 5670 reais a mais no Virtus, sem qualquer justificativa…Retrovisor elétrico é uma falta imperdoável nesse preço. Vamos aguardar os comparativos de desempenho e consumo…Mas se fosse para pegar manual, prefiro o câmbio da Volks. Mas ainda ficaria com um pé atrás por causa dessa correia dentada…não sei se o motor do Virtus MSI é todo de alumínio, variador de fase na admissão e escape, velas de irídio igual no Etios…já pesquisou isso? Mas o visual do Virtus…é muito melhor…mas tem esse diferença de quase 6000 reais entre os dois…mas eu não engulo esse retrovisor com ajuste manual de jeito nenhum…Acho que o Virtus vale a pena o super completo…de 87040…aí pelo menos tem equipamentos que tentam justificar o preço…ou pelo menos um comfortline recheado de equipamentos…Cada pessoa valoriza uma coisa…se quer beleza e o melhor câmbio manual = Virtus(vai pagar mais caro)…se quer um carro racional, sem apelo visual,excelente motor e gostoso de dirigir(vai economizar na compra) = etios.

                • Djalma

                  Como assim, sem qualquer justificativa? Tem que ser mais caro mesmo, pois é um carro de padrão superior ao Etios em todos os aspectos; eu pagaria 5 ou 6 mil a mais sem pensar duas vezes. Construção mais refinada, tecnologicamente mais avançado, mais seguro, etc. O Virtus é um carro de seguimento superior ao Etios, que na verdade concorre com Prisma, HB20S , Versa, etc, e até acho que pelo aspecto da qualidade de construção é até inferior a esses.

                  • Ricardo Diniz

                    Concordo com você…acho que me expressei mal quando disse sem qualquer justificativa…O Virtus tem construção mais refinada sim, super seguro(5 estrelas). Nisso ele é melhor. Tecnologicamente mais avançado? Em que? Motor não é…painel do Etios é digital com tecnologia parecida com Prius…Virtus MSI fica pra tras…categoria superior? porta malas do Etios é maior e espaço interno igual…O Virtus é mais comprido 10 cm e tem entre eixos maior…o Versa tem as mesmas dimensões(um pouco mais estreito, assim como cobalt)…Mas Versa e Cobalt tem preços alinhados com Etios. A VW quer tentar criar uma imagem de que o Virtus é um Corolla ou Cruze ou Civic…não é e nunca será…Se tiver dúvidas, compare as dimensões do Versa X COBALT X VIRTUS. Vai perceber que a Volks está enfiando a faca sem dó.

                    • Djalma

                      Na realidade a Toyota tentou compensar a construção e acabamento boqueta; com uma mecanica razoável; cambio automático “de verdade” mas só de quatro marchas, o que leva a versão automática ser beberrona, contra 6 marchas dos concorrentes e um motor razoável, que já começa a perder espaço para motores com a mesma cilindrada e mais potência.
                      E a VW não quer criar imagem que o Virtus é um Corolla ou Cruze ou Civic, isso fica por sua conta, já que ela mesma citou que os concorrentes do Virtus são Cobalt, City e o futuro Yaris. E tenha paciência, falar que o Etios tem mesmo espaço interno que o Virtus é desconhecer os dois carros.

                    • Ricardo Diniz

                      Espaço interno não se mede pelo entre eixos…quem teve fit e etios sabe disso…tabela Inmetro para etios sedan automático é 12,2 na cidade…acho que o Virtus não faz isso…e com câmbio de 4 marchas…não se apegue a números…o conjunto todo, em movimento, é o que importa…

                    • Djalma

                      No caso do Virtus se mede pelo entre eixos sim, tá lá, o carro parece uma sala de visitas atrás.

                    • Ricardo Diniz

                      Mas ainda acho que o Virtus MSi com retrovisor elétrico e câmbio AT dominaria o mercado por 65000. Não dá pra entender a estratégia da Volkswagen..

                    • Renato

                      Meu amigo, de onde tirou que a versão automática é beberrona? Da uma pesquisada no YT que vc vai ver várias pessoas fazendo em torno de 15 km/l em ciclo misto

                    • Djalma

                      Cara que trabalha comigo roda 70% estrada e 30% cidade; carro faz 9 km/l em média com etanol.

                    • Renato

                      Hehehehehehehe, não adianta discutir, o pior cego é aquele que não quer ver…

                    • Djalma

                      Era da esposa dele; ele tinha um mt, só que ela viajava 90 km todo dia para uma outra cidade onde trabalha, só que ela teve que trocar com ele pois o consumo era bem maior, 30% a mais; mais do que normalmente é, entre 7 e 10% entre um AT e um MT.

                    • Ricardo Diniz

                      Tabela Inmetro para o sedan AT é 8,5 km/l na cidade com álcool e 10,5 km/l na estrada. Com gasolina é 12,2 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada. São números excelentes para um AT.

      • Salim Mahmood

        seu filho e um cara dotado super inteligente toma conta bem dele

      • Ernesto

        Essa diferença de 3 a 4 mil seria de qual versão do Etios para o Polo?

        • Djalma

          1.5 Xplus.= 57.770.00

          • Ernesto

            Esse Etios Sedam, de R$57.770,00, se colocar a pintura metálica, chega a R$58.720,00, mas acredito que a Toyota faça desconto nesse carro. Quanto ao Virtus, sendo a versão 1.6, para colocar pintura + equipamentos que o deixem como esse Etios, você tem que pagar R$64.390,00 (e mesmo assim ficará sem espelhos elétricos). A diferença é de quase 6K ou até mais, dependendo da negociação feita pelo seu filho.
            Edit: eu não acho o Virtus ou Polo 1.6 os melhores custo/benefícios entre suas versões. Eu acho que a versão Comfortline é a que tem melhor custo/benefício.

  • Fanjos

    Esse carro só tem dois problemas…
    O visual e o todo o resto

    • Mambo Ted

      Feio, pior acabamento e auto desmontável

      • JOSE DO EGITO

        Vcs devem preferir o ONIX,mas ate entendo essa preferencia pq o ONIX vem com um motor moderno,com uma nota de segurança exemplar,e olha so,vem ate com um filtro de AC,.isso sem falar que o ONIX é lindo de MORRER !!!

        • Mambo Ted

          Ônix é um lixo menos feio que o lixo fetios .

          • Marco

            E sem falar que a embreagem do feyETIOS é a cabo e não hidráulica. Tenho um tio taxista que caiu na besteira de comprar uma carniça dessas e está “P” da vida porque com 41 mil km teve de trocar a embreagem. Antes dele, tinha um Linea que vendeu com 238 mil km com a embreagem original e ainda sem problemas. A Toyota deveria ter vergonha de lançar algo tão desprovido de bom senso, como é este carro, uma verdadeira b…@

            • Mambo Ted

              Fetios é estilo China mesmo . Porém possue um bom câmbio, apesar de antiquado, e um motor robusto. Acabamento ridículo, peças que se soltam sozinhas e são mal encaixadas, provalmente um dos 5 carros mais feios da história … mas aqui como tem um T na frente o povo pensa que algo muito bom … se arrumassem o design no final da década de 80 seria uma opção interessante. Competiria com o gol geladeira .

            • Ricardo Diniz

              Ate 2016 era a cabo. 2017 em diante é hidráulica

        • Djalma

          Acho que o Onix, pelo menos é mais honesto, apesar da falta de ESP que o Etios também não tinha até ontem. A Toyota cobra por atum e entrega sardinha.

          • Ricardo Diniz

            Onix pelo que sei continua sem ESP…

            • Djalma

              Sim, continua, conforme mencionei.

          • Ernesto

            Mas o Etios nunca foi 0 estrelas.

        • Wagner Lopes

          Que nada…são duas carroças exclusivas para terceiro mundo…

          • Ricardo Diniz

            Concordo…uma carroça 4 estrelas…e outra que já foi 0…(ZERO)…devia ser proibido de vender…problema é que tem gente que compra…mas acho que por falta de conhecimento mesmo…metade das pessoas compram carro sem fazer test drive…quanto mais avaliar a segurança de um carro…acho que tem gente que não sabe o que um crash test…não faz sentido comprar um carro nota ZERO

      • Fanjos

        Sem contar que na primeira chuva vai se lembrar do barulho de lata de sardinha pingando.
        Desde a época dos primeiros Unos que eu não via um carro fazer barulho de chuva assim…veiculo desprezível

        • Mambo Ted

          Esses dias peguei um Uber com um carro chinês. Bati a cabeça ao entrar e sair da carroça . Fetios é nível chinês . Dos carros 0 km fetios é um dos que merece o selo chinês de escrotice

      • Ernesto

        Auto desmontável? Fale mais sobre sua experiência com o seu Etios que desmontou.

        • Mambo Ted

          OPA ! Jamais compraria essa aberracao, mas no meu trabalho por 3 x tive desprazer de andar nesse carro de 1980. Caiu a proteção da caixa de som , tampo do porta luva e o motorista saiu com o trinco na mão . Belíssima porcaria que vende para pessoas que acreditam que Toyota da status .

          • Allan Marconato Marum

            Caramba!
            Este carro deve ter sofrido muito, meu Etios 13/13 está firme e forte com 140k km. Nadinha saiu do lugar.

            • Mambo Ted

              Não sei , pois é carro que passa por varios motoristas. Que dirigem gol, uno e outras porcarias e apenas o fetios aconteceu isso …

          • Ernesto

            Ah, çei.

            • Mambo Ted

              Há pessoas que tem exigências e tem outras que não …
              Abraço

    • Djalma

      Cara, olha no material do painel, aquele plástico vagabundo e brilhoso.

      • JOSE DO EGITO

        Eu acho o HB20 FEIO demais,carro sem graça

        • Djalma

          Gosto do Hatch, mas não do Sedan.

      • Nicolas_RS

        Pra mim o problema é aquelas saídas de ar uma em cima da outra, me da um nervoso aqui.

        • Marco

          O problema dele é ser feio por inteiro. Não tem motor bom que dê jeito num visual tão horroroso como esse. Cruz-Credo nesta aberração….

        • Djalma

          Na realidade, é difícil achar um painel na linha Toyota que seja bonito.

  • Djalma

    Mas pelas fotos, esse painel horroroso continua lá, e a construção de nível boqueta continua lá, é só observar as montagens, o gap entre as partes; nem o Kwid é tão marreta! No mais, só vale a pena pelos bons motores, e nas versões mais baratas, pois nas mais caras tem carro melhor pelo mesmo preço.

    • Ricardo Diniz

      Concordo…até a X-plus vale a pena…depois disso…só se for com MUUUUito desconto

  • Abdallah

    Tesão…. o preço dele completo é o valor cobrado de verdadeiros sedans de alguns aninhos atrás!

  • Vinícius

    Enquanto não mudarem esse design externo e interno, vai continuar vendendo pouco.

  • Renato

    Olha, posso estar nadando contra a corrente, mas eu fiz um test drive em um Etios sedan versão XS essa semana e, apesar de concordar que não é o carro mais bonito do mundo, não acho que deixa a desejar em nada comparado ao que os concorrentes oferecem por ai. Lembrando que você pode comprar um Etios XS (uma versão intermediária) por quase 5 mil reais a menos do que o HB20S 1.6 mais barato. Enfim, estética a parte, carro honesto, mecânica confiável, câmbio de 6 marchas, motor esperto e econômico, completo, espaço interno absurdo por um preço não muito diferente da concorrência. O único carro que me faz ressalvar a compra de um Etios hoje seria o Polo/Virtus.

    • Basilio Mlira

      A questão não é ele não ser o carro mais bonito do mundo, é ele ser o carro mais feio do mundo.

      • Renato

        Compra um Lifan 530 que é bem bonito, então, Champz

        • Basilio Mlira

          kkkkkkkk Lifan 530 bonito? Tá explicado a sua defesa do etios.

    • Ubiratã Muniz Silva

      e, como proprietário de um HB20, devo dizer: a condução do Etios é muito mais agradável (além de ser absurdamente mais econômico, mesmo com o câmbio AT4). Fiz um test drive recentemente. Dados de consumo eu peguei de um motorista de uber outro dia (um sedan XS 1.5 AT, fazia em torno de 2 a 3 km/l a menos que meu HB20 – também AT4).

      Ao HB20 falta a direção elétrica, a postura de direção do Etios é melhor (no HB20 sem regulagem de altura do volante este fica muito baixo obstruindo a visão), a suspensão do Etios é mais firme (do HB é excessivamente molenga, o carro oscila muito) e agora pra completar o pacote o kit de ESP/hill start etc desde a versão de entrada (a de frotistas não conta). O espaço interno do Etios também é superior, bem como a visibilidade (que no HB20, especialmente para trás, é sofrível).

      A única coisa que sou forçado a admitir é que mesmo com o visual já cansado pelos anos os HB20 ainda são nem mais bonitos. Mas como dizem, só beleza não põe mesa.

      • Ernesto

        Pelo que entendi, o Etios gasta mais combustível que o HB20, é isso?

        • Ubiratã Muniz Silva

          Não, exatamente o contrário…falha de redação. Quis dizer 2 a 3 km/l a mais.

          • Ernesto

            Ah, certo. Estava achando estranho. Valeu!

  • Roxxton

    Bacana seria colocar o painel de instrumentos do lado esquerdo, para o motorista, e não no meio!
    Apesar de achar o design desse uma merdh@, esse painel centralizado é o que mais me incomoda!

    • Nicolas_RS

      E as saídas de ar….

  • Basilio Mlira

    Por que eles só não mudam o que tem de mais feio no carro? (painel e lanterna traseira do hatch)

  • Felipe Alves

    Tão excitante quanto um rodízio de xuxu…

    • Ricardo Diniz

      Crítica mais engraçada que já li….kkkkk

  • Marco

    ESSA CARNIÇA É HORRÍVEL. O sedã é medonho, dá calo no olho de olhar uma aberração dessas. O hatch parece um sapo debaixo da pedra. O interior parece ter sido criado por algum retardado e a dianteira do feyETIOS é um plágio sem-vergonha da Renault. Isso dá cadeia, dona “Toyô” !!! Esse carro é como o coCobált, Spin e o finado k-h-Agile: Só voltando prá prancheta e começando do zero. O design desse monstro é uma afronta ao bom gosto. Deus o livre… Mas a pergunta que não quer calar: QUANDO É QUE ESTA ABERRAÇÃO SAI DE LINHA??? Sim, porque quando chegar o YARIS em suas versões hatch e sedã, esta marmota não vende mais. Só se colocarem os preços dos novos integrantes partindo de 80 mil, o que vindo da Toyota é completamente normal e fácil de se esperar.

    • Ricardo Diniz

      Vc só citou o design…Não sei se você percebeu mas a matéria diz que o Etios na linha 2019 foca em SEGURANÇA E CONTEÚDO…Acho que você ainda não percebeu que ele traz controle de estabilidade e tração, alem de assistencia de partida em rampa de SERIE, EM TODAS AS VERSÕES. A propósito que carro você tem?(É uma pergunta de retórica, só pra você meditar consigo mesmo)

  • Willian

    Será que colocaram ajuste de altura no cinto de segurança?

  • Johne Edder

    100% das pessoas que falam mal do Etios, nunca sequer dirigiram um, pois se tivessem dirigido não falariam mal.

    • Alexandre Maciel

      Hahaha… acho que não é bem assim. Mecânica acertada e preço alto. O sedã chega a 71 mil reais e oferece, de diferencial, NADA!

      • Ricardo Diniz

        Nesse preço não vale a pena…

      • Ernesto

        E por que falar do modelo mais caro, sendo que há versões mais em conta? Parece até que todos os carros vendidos no Brasil são as versões top.

        • Alexandre Maciel

          Porque existe e é vendido, queira ou não.

          Edit: aliás, se o mais caro não custasse essa “pequena fortuna”, o intermediário certamente custaria menos.

          • Ricardo Diniz

            todos os carros a venda no brasil são caros…mas se vc quiser um automático de verdade…até a versão X-plus do Etios, não haverá concorrente com melhor custo beneficio.

          • Ernesto

            Existe, é vendido, mas não é o MAIS vendido, simples assim. Tomar como base o mais caro para argumentar não faz sentido.

  • adrielmenezes

    Quando a Toyota chamou a equipe de designers para criar um novo carro com nome de Etios, os diretores devem ter falado: Façam o mais feio que conseguirem

  • Wolfpack

    Nunca imaginei que esta porcaria iria sobreviver por tanto tempo nestas terras. O que a toyota está tentando fazer é colocar uma cobertura de chocolate em um bolo recheado de M.

  • RTEC30

    medonho

  • Ricardo Diniz

    Por esses preços, já deveria ser 5 estrelas em segurança. Do jeito que está na linha 2019 só conseguiria 4 estrelas num eventual novo teste.

  • Paulino Lino

    Antes de focar em segurança e conteúdo,focou na FEIURA!!!

    • Ricardo Diniz

      O bom é que até ladrão acha feio…e o preço do seguro acompanha esse pensamento…

  • Salim Mahmood

    a salvacao do Brasil Toyota Etios

  • carlos rodrigues

    O Etios possui um conjunto mecânico louvável. Melhorou um termos de segurança com adição desses controles de tração e estabilidade, melhoraria mais ainda se adicionasse pelo menos 4 airbags e essa proteção contra impactos laterais.

    • Djalma

      Não custa lembrar que ele não fez teste de impacto lateral ainda. NO teste de impacto frontal a Nota foi razoável.

  • Emerson Soares

    Carro Horrível. Quem compra um desses não se importa muito com design ou tem gosto pra lá duvidoso. Só vende por que é toyota.

    • Ernesto

      Não é bem assim. Leia os comentários e verá que algumas pessoas achavam o mesmo que você, mas mudaram de opinião depois de andar por um tempo com um.

  • Ubiratã Muniz Silva

    gostei do novo pacote de itens de segurança!

  • Unknown

    Não dá para negar que se tornou um dos mais completos entre os carros de entrada, apesar do preço absurdo! Porém este painel com dois difusores na vertical, além do cluster centralizado, é simplesmente horrendo!

  • Rafael Guerra

    No trecho da reportagem “…adiciona-se uma grade com acabamento preto e faróis com máscara negra…” lê-se: “…retira-se o acabameto cromado dos farois e da grade…”, kkkkkkkk. Marketing é uma coisa engraçada.
    Mas por enquanto, a versão de entrada comparando com a categoria entrega o melhor produto pelo menor preço.

  • Esquilo Tranquilo

    Poha mas câmbio de 4 marchas é dureza hein, tem q meter um at6.

  • Roxxton

    Agora eu queria um pequeno esforço da Toyota em colocar esse painel do lado esquerdo.

  • Ricardo Diniz

    Só falta ser 5 estrelas em segurança agora…acho que não vai demorar muito para o brasileiro começar a ler sobre crash tests e começar a avaliar um carro pelo nível de segurança que ele oferece para ele e sua família…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email