*Destaque Hatches Pickups Recalls Sedãs SUVs Toyota

Toyota Etios, Corolla, Hilux e SW4 têm 538 mil unidades convocadas para recall no Brasil

Toyota-Corolla-2014-12 Toyota Etios, Corolla, Hilux e SW4 têm 538 mil unidades convocadas para recall no Brasil

A Toyota anunciou hoje (terça-feira, 4) que outras 538.750 unidades dos modelos Etios, Corolla, Hilux e SW4 estão envolvidas no mega recall dos airbags produzidos pela Takata. Ao todo, já são pelo menos 50 milhões de veículos afetados em todo o mundo, sendo que, destes, 2,1 milhões estão no Brasil. A campanha será realizada em três etapas, a partir dos dias 4 de abril, 17 de abril e 26 de junho.



São 138.346 unidades do modelo Etios (produzido de agosto de 2012 a dezembro de 2014), 223.518 do modelo Corolla (janeiro de 2010 a dezembro de 2014) e 176.866 da picape Hilux e do SUV SW4 (outubro de 2011 a dezembro de 2014).

De acordo com o divulgado da fabricante, foi constatada a degradação do deflagrador do airbag do motorista dos modelos envolvidos após longos períodos de exposição a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e alta umidade.

Este fato torna o componente mais suscetível de romper-se inadequadamente, no caso de colisão do veículo, o que pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça do deflagrador, juntamente com a bolsa, e causar danos materiais, lesões físicas graves ou até mesmo fatais ao motorista e ocupantes do veículo.

toyota-etios-2014-10 Toyota Etios, Corolla, Hilux e SW4 têm 538 mil unidades convocadas para recall no Brasil

A partir de hoje, a Toyota vai atender os proprietários dos veículos Corolla fabricados de janeiro de 2010 a dezembro de 2012. A marca vai desativar o deflagrador do airbag do passageiro dianteiro e fixará uma etiqueta adesiva no painel do carro, alertando o consumidor sobre a desativação temporária do airbag.

Na segunda etapa, no dia 26 de junho de 2017, a Toyota vai substituir o deflagrador dos Corolla, reativar a bolsa do airbag do passageiro dianteiro e remover a etiqueta de alerta. Já no caso do airbag do motorista, a partir de 17 de abril a Toyota vai promover a troca do deflagrador do sistema dos modelos fabricados entre outubro de 2013 e dezembro de 2014.

Para o Etios, os reparos serão realizados a partir dos dias 4 de abril e 7 de agosto (para os modelos produzidos entre agosto de 2012 e dezembro de 2014) e 17 de abril (para os carros de janeiro de 2014 a dezembro de 2014), respectivamente. Por fim, para a Hilux e o SW4, a marca vai substituir o deflagrador do airbag do motorista a partir do dia 19 de junho.

toyota-hilux-sw4-2014 Toyota Etios, Corolla, Hilux e SW4 têm 538 mil unidades convocadas para recall no Brasil

Confira abaixo os chassis dos modelos envolvidos:

COROLLA
ModeloAirbag envolvidoData de fabricaçãoChassis envolvidos
Código alfanuméricoÚltimos 8 dígitos do chassi
CorollaMotoristaOutubro/2013
a Dezembro/2014
9BRBLWHE*
9BRBDWHE*
9BRBD3HE*
F0001002 – F0022219
F0200007 – F0250230
F0200001 – F0250216
Passageiro
dianteiro
Janeiro/2010
a Dezembro/2012
9BRBB42E*
9BRBB48E*
9BRBD48E*
A5116534 – B5158588
A5116531 – A5126284
A2500001 – D2602035 
ETIOS
ModeloAirbag envolvidoData de fabricaçãoChassis envolvidos
Código alfanuméricoÚltimos 8 dígitos do chassi
EtiosMotoristaJaneiro/2014
a Dezembro/2014
9BRK29BT*
9BRK19BT*
9BRB29BT*
D0001031 – F0051789
D2000025 – F2045086
D2000038 – F2069135
Passageiro
dianteiro
Agosto/2012
a Dezembro/2014
9BRK29BT*
9BRK19BT*
9BRB29BT*
D0001001 – F0051789
D2000000 – F2045086
D2000000 – F2069135 
HILUX e SW4
ModeloData de fabricaçãoChassis envolvidos
Código alfanuméricoÚltimos 8 dígitos do chassi
Hilux &
SW4
Outubro/2011
a Dezembro/2014
8AJCX32G*
8AJDR22G*
8AJDY22G*
8AJEX32G*
8AJEX39G*
8AJEZ32G*
8AJFR22G*
8AJFX22G*
8AJFX29G*
8AJFY22G*
8AJFY29G*
8AJFZ22G*
8AJFZ29G*
8AJYU59G*
8AJYY52G*
8AJYY59G*
8AJYZ59G*
8AJZX62G*
B2000837
C4016137 – C4017023
C7000003 – F7007713
B4032475 – F4039754
B3000003 – F3001480
B1009150
C4553263 – C4556730
D6004742 – F6005161
B6600002 – F6607508
C8000000 – F8021050
C8500000 – F8581257
B5017357 – C5019149
C6140912 – C6156535
B9000738 – D9000743
C6000000 – F6000160
C6500000 – F6529363
C3054900 – C3060474
B5001025 – F5008366

  • Yuri Chaves Souza

    Ah, mas é Toyota!
    Toyota é sinônimo de qualidade. Carro inquebrável. Mais caro q os concorrentes, menos equipado mas tem boa construção.

    Vai vendo.
    Dispenso qualquer Toyota vendido no Brasil.

    • lheu

      já são pelo menos 50 milhões de veículos afetados em todo o mundo

      que implicância com a toyota

    • Daniel dos Santos

      Troque na sua frase a palavra Toyota por Takata…

    • Ernesto

      Tipos como você se acham os “experts”, mas não percebem a diferença de Toyota para Takata, um fornecedor não só da Toyota, como de outras montadoras.

    • Bruno Silva

      Takata, Takata, Takata. E ao menos, a montadora tá fazendo recall e tem atendimento descente. Tem montadoras aí que esperam acontecer acidentes, tragedias enfim para tomar alguma providência.

      • MMM

        Atendimento decente? Vc leva o carro em Abril, eles desativar o airbag e vc tem q voltar em Agosto para trocar a peça é reativar o equipamento. Baita absurdo.

        • Yuri Lima

          Mas o pós venda Toyota é perfeito. Quem blasfemar a Toyota será linchado!

    • arzanette

      problema nao e da Toyota e sim da takata nao sei se vc leu a matéria…… e um fornecedor nada a ver

      • MMM

        Se tivesse comprado da Sueca Autoliv não teria problemas. Quis o mais barato….

        • sepchampions

          A Volvo usa Autoliv??

          • MMM

            Nao, por incrivel que pareça usa Takata.

            • sepchampions

              Se nem a montadora sueca dá moral pra Autoliv não seria as estrangeiras que fariam.

              • MMM

                No mundo real não existe “dar moral”. Existe pagar mais barato, que nesse caso saiu mais caro.

    • pablorj

      Cara, esse foi um dos comentários mais desprovidos de inteligência que eu já li aqui nesse site. Parabéns.

    • Yuri Lima

      Sim, a Takata é a responsável pelo recall, mas, ora, não se tem um controle de qualidade numa fábrica dessas? Se uma fabricante X deixa o carro largar a roda do eixo porque o fornecedor lhe passou um lote de má qualidade do cubo ela não é responsável também e deixou isso passar batido no QC? Óbvio que sim.
      “Ah, mas ela pelo menos está fazendo o recall”
      É obrigação dela! Para uma fabricante que vende carros medianos aqui com preços de categoria superior é o mínimo a ser feito.

      • Luan Carvalho Andrade

        Cara, como que testa um airbag no fim da linha de montagem? Essa poha só se usa uma vez, e o problema é de deterioração do material das bolsas pela ação do tempo e por temperaturas altas, que caso sejam infladas em uma colisão possam se romper antes do previsto.

        • Yuri Lima

          Ora, meu amigo, testando!
          Essas fabricantes separam uma tiragem do lote para testar e ver se funcionam ou não (tanto é que é assim que descobrem a necessidade de se fazer um recall), ou então só se descobre que funciona na hora?

          Toda fabricante deve ter um QC em sua linha de montagem e verificar isso. Foi erro feio da Takata, foi erro da Toyota e demais fabricantes.

    • Luan Carvalho Andrade

      mais de 2/3 dos veículos produzidos no mundo utilizam airbag da Takata, vai compra o quer para andar?

      • Yuri Lima

        Foi erro feio da Takata, erro também da Toyota e demais fabricantes. Todas elas possuem um QC na linha de montagem para justamente testar os equipamentos. Mesmo que o air bag seja de uso único, é retirada uma quantidade para amostragem do lote.
        O que comentei é que muitos se apoiam nessa imagem de “carro inquebrável” da Toyota e topa ser feito de bobo pagando muito por quase nada.
        Vide uma SW4 custar o mesmo que uma Land Rover Discovery (ah, mas a SW não dá problema)
        Uma Hylux custar bem mais que uma S10/Frontier/Ranger e não ter nada melhor do que elas (mas Toyota é Toyota)
        Um Etios 1.5 at custar o mesmo que um Fit 1.5 at
        Se a questão for essa imagem de “boa qualidade”, essa noticia é a prova de que a Toyota não tem nada acima dos concorrentes, é igual, pior, cobra mais caro com menos equipamentos para um publico que acredita estar levando “qualidade”.

  • HENRY ME

    Sera que onix, ka14, hb20 estão inclusos neste recall takata ?

  • GPE

    Pense num recall suave… quase carro nenhum!

  • João Holmes

    Como é que essa Tanaka não faliu ainda? Todo airbag que ela vende tem que trocar depois. Acho que ela já embute no preço um segundo airbag, tipo pague um e leve dois.

  • Matheus

    Demorou hein!?!

  • Leo Araújo

    Pelo que entendi, o problema do airbag não é quando está novo e sim após algum tempo de “uso”, que algum material vai se deteriorando. Sendo assim imagino que não seria possível perceber tal deficiência do material num teste comum. Somente com testes químicos, eu acredito.

  • Janderson von Neumann

    Protesto veementemente, mentiras foram escritas aqui, os Air-Bags dos carros dessa montadora citada na reportagem ao abrirem soltam confetes dentro do veículo alegrando o motorista e passageiro, em conjunto começa a tocar no rádio a nona sinfonia de Beethoven e uma faixa sai do teto do lugar onde deveriam estar o air-bag de cortina com os dizeres, parabéns caro cliente por comprar e dirigir o melhor carro da galáxia, nesse pontos os vovozinhos piram e molham sua fralda geriatrica de tanta alegria, para não passar urina para o delicado banco de couro feito de bois e vacas nobres selecionados e criados pela Nasa a montadora decidiu fazer recall sim mas das fraldas geriatricas dos proprietários desses carros para evitar acidentes como molhar e manchar os nobres bancos de couro. Para complementar, os air-bags usados nesses carros ao abrirem soltam no ar, no moderno habitáculo interno, fragrância de naftalina aroma campos do céu ou aroma enxofre da terra.

    • Yuri Lima

      Uma blasfêmia! Toyota só faz carros perfeitos!
      Ai de quem ousar criticá-la. Será linchado em praça pública.

  • radiobrasil

    Será que houve alguma vítima desses terríveis airbags no Brasil? Não vi nada… mas nos EUA (onde descobriram o problema, se não me engano) teve até morte!

  • Della Lud

    Eu amo Toyota!!
    Eu vendo peças de injeção diesel, e nunca ganhei tanto dinheiro como agora vendendo esses injetores de Hilux 2013/…
    Vendo igual agua.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Valbelo

    Fiz o recall em Friburgo/RJ num sábado com hora marcada, pontualidade, qualidade, pagaram o meu taxi até o centro ida/volta, o meu XLS tem 60 mil rodados, faz 19 km/L na estrada e 12km/L na cidade. Super satisfeito, carro com base do motor de alumínio é outra coisa! Parabéns a Toyota!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend