Asiáticos Hatches Lançamentos Sedãs Test Drive Toyota

Toyota Etios: Impressões gerais e ao dirigir (83 fotos)

toyota-etios-test-drive-40-620x412 Toyota Etios: Impressões gerais e ao dirigir (83 fotos)

O Toyota Etios é uma inédita proposta da marca japonesa no segmento de compactos populares. No segmento com maior representatividade do mercado, o compacto teve seu preço reduzido para enfrentar a concorrência, custando agora a partir de R$ 29.990.



A “simplicidade arrojada” da Toyota fica evidente no desenho da carroceria, feito para melhor aproveitamento interno, assim como na contenção de custos e corte de alguns itens para que o compacto pudesse ter seu valor reduzido. Por fora, o visual é simples, contando com poucos detalhes que inspiram esportividade ou luxo, tais como aerofólio traseiro e friso cromado, por exemplo.

O objetivo não é se destacar nestes quesitos, mas apresentar algo prático e funcional. Algumas das cores são bastante chamativas, como o verde, por exemplo, compensando em parte esse detalhe. Faróis e lanternas são simples e na versão XLS, há também úteis faróis de neblina. As rodas de liga leve têm bom desenho, mas só estão disponíveis no topo de linha, assim como muitos itens importantes.

toyota-etios-test-drive-26-620x412 Toyota Etios: Impressões gerais e ao dirigir (83 fotos)

Infelizmente, os preços – nesse caso – são bem mais altos. Os retrovisores não possuem repetidores de direção, assim como o limpador tem apenas uma lâmina, que só poderemos testar em uma avaliação mais longa. Também não há protetor de cárter.

Por fora, o Toyota Etios revela o baixo custo de projeto ainda através do interior das caixas de rodas, onde não há plásticos ou proteções para isolamento acústico. Alguns rivais do japonês também apresentam esse detalhe.

Por dentro, o Toyota Etios tem visual simples, embora com diferencial estético da instrumentação central. No mais, o acabamento e equipamentos oferecidos estão no mesmo patamar dos nacionais. Há textura diferenciada sobre o painel, assim como acabamento diferenciado da alavanca de câmbio. O volante também é bastante interessante, sendo agradável visualmente e anatômico.

Outro item elogiável é a quantidade de espaço para copos e garrafas, sendo que em cada porta e no túnel central existem 7 lugares com essa função. O porta-luvas pode ter climatização, item pouco visto no segmento, apesar da abertura não ser das melhores. O espaço interno é bom.

toyota-etios-test-drive-57-620x412 Toyota Etios: Impressões gerais e ao dirigir (83 fotos)

Plásticos duros e tecidos nas portas estão presentes, embora o último somente em versões mais caras do Toyota Etios. Os bancos possuem tecido macio e proporcionam conforto relativo. Os espelhos nos para-sóis (sem iluminação) e o sistema de áudio com USB garantem maior comodidade. Mesmo assim, somente dois alto-falantes estão instalados no carro.

Já o painel de instrumentos não é complicado, embora a posição central possa sugerir. Voltado mais para o condutor, o equipamento é de fácil visualização, mas nas informações de velocidade e rotação do motor. O diminuto display digital com hodômetro e nível de combustível não confere boa visualização, especialmente o primeiro item. A Toyota poderia ter incluído um visor maior, já que há espaço suficiente para isso.

O banco do condutor não tem regulagem de altura, mas a coluna de direção sim (dependendo da versão). Os cintos de segurança são fixos e o banco traseiro é inteiriço. O ar condicionado, por exemplo, funciona muito bem, refrigerando o interior rapidamente, garantindo assim conforto aos passageiros. Os difusores, apesar da disposição, se mostram eficientes.

toyota-etios-test-drive-58-620x412 Toyota Etios: Impressões gerais e ao dirigir (83 fotos)

O espaço interno é bom, sendo mais bem aproveitado na versão sedã, visto que possui maior distância entre eixos (2,55 m contra 2,46 m do hatch). No caso do porta-malas, o hatch tem espaço mediano, mas o sedã já é um excelente candidato a “carro de praça”. Há muito espaço no bagageiro do japonês (562 litros).

O acabamento nos dois bagageiros é bem simples, sendo que apenas o sedã tem iluminação interna, mas somente o Toyota Etios Hatch 1.5 XLS tem abertura elétrica. Novamente no interior, dois apoios de cabeça dianteiros e dois traseiros fecham o pacote de comodidade e segurança aos ocupantes.

Claro, há o importante airbag duplo de série e o ABS, que só aparece na versão XLS. Os vidros elétricos nas quatro portas e com comando em boa posição são pontos positivos, mas não há retrovisores elétricos, nem como opcionais. O alarme poderia ser estendido às demais versões.

toyota-etios-test-drive-35-620x412 Toyota Etios: Impressões gerais e ao dirigir (83 fotos)

A ergonomia é boa, com os referidos comandos dos vidros e os controles das alavancas na coluna de direção em boa posição. Os sistemas de áudio e climatização também apresentam comandos bastante práticos, assim como o interessante botão para abertura do capô no painel.

No assoalho, alavancas para abertura do tanque e porta-malas estão presentes e geram praticidade e segurança. A iluminação interna também é cômoda. A visibilidade é ampla, graças ao bom tamanho dos vidros. Olhando para trás, as grossas colunas C reduzem, como em qualquer carro, a visibilidade. Os retrovisores externos e o interno possuem tamanho adequado.

A posição de dirigir é cômoda, mas poderia ser melhor com as regulagens que poderiam ser oferecidas ao condutor. A alavanca tem curso bastante reduzido, especialmente na 1ª, 3ª e 5ª. No cofre do motor, há um contrapeso que reduz esse curso e torna as trocas mais macias.

toyota-etios-test-drive-9-620x412 Toyota Etios: Impressões gerais e ao dirigir (83 fotos)

Conduzindo o Toyota Etios

No test drive do segundo dia do evento de lançamento do Toyota Etios, nós rodamos na região entre Itupeva e Itu, no interior de São Paulo. O primeiro modelo testado foi o hatch com motor 1.3 (versão XS).

O hatch 1.3 deverá ser a versão mais vendida do popular da Toyota e se mostrou bastante interessante no que diz respeito à condução. O motor 1.3 16V de 84 cv com gasolina e 90 cv com etanol, foi bem ajustado para nossa realidade e mostrou vigor.

Com marchas bem escalonadas, o Toyota Etios XS 1.3 se mostrou ágil, tanto na estrada quanto no circuito urbano. Em velocidades constantes de 100 km/h e 120 km/h, a rotação chegou a 3.000/3.500 rpm, respectivamente.

toyota-etios-test-drive-8-620x412 Toyota Etios: Impressões gerais e ao dirigir (83 fotos)

As retomadas foram adequadas à proposta, sendo naturalmente melhores que as dos rivais 1.0, segmento que a Toyota não se preocupou em entrar. A escolha é elogiável, afinal, os carros 1.0 estão seguindo em queda nos últimos anos, já que o consumidor passou a desejar maior prazer ao dirigir.

O silêncio a bordo é apenas razoável, ouvindo-se muito o ruído dos pneus e do motor, nas retomadas e aceleração. Em velocidade de cruzeiro, o 1.3 contém seu rugido. Para quem precisa ou gostar de explorar o motor de um carro, o Toyota Etios 1.3 chega facilmente à faixa vermelha e sem corte de rotação. O mesmo ocorre no bloco 1.5.

Falando no 1.5, andamos tanto no Toyota Etios hatch quanto no sedã. A diferença entre 1.3 e 1.5 é pouca em termos de potência e no desempenho geral, mas o maior torque do 1.5 é facilmente notado nas retomadas de velocidade. A 100 km/h, o motor gira em torno dos 2.900 rpm. O ruído interno gerado pelo motor é semelhante ao do 1.3.

toyota-etios-test-drive-13-620x412 Toyota Etios: Impressões gerais e ao dirigir (83 fotos)

O Toyota Etios 1.5 XLS em versão sedã tem bom desempenho e conforto. O três volumes apresenta comportamento mais neutro, mas com natural maior tendência em sair de traseira nas curvas mais exigentes.

O hatch tem melhor dirigibilidade em curvas graças ao entre eixos menor e ao tamanho reduzido. Mesmo assim, a suspensão foi ajustada para maior conforto. Mais macia, ela absorveu muito bem os muitos buracos e depressões por onde passamos, não batendo no fim do curso em condições normais de condução.

Os freios nas duas carrocerias se mostraram muito eficientes, inclusive na versão 1.3, que carece de ABS. Não há maior tendência em escapar em frenagens bruscas em curvas e o equilíbrio trouxe segurança. A direção elétrica é bastante leve e confortável, assim como o acionamento da embreagem. Como não há medidor de consumo, teremos que avaliar este item somente em um teste mais longo.

toyota-etios-test-drive-28-620x412 Toyota Etios: Impressões gerais e ao dirigir (83 fotos)

Enfim, apesar do baixo custo imposto pelo projeto, refletido no acabamento e de certa forma também no visual, o Toyota Etios se mostrou um carro bastante acertado para o dia a dia. Anda bem em qualquer versão, mostrando que a Toyota não economizou nesse quesito.

O Etios não vai ter uma vida fácil no mercado nacional. Além das marcas tradicionais, que fazem sucesso nos segmentos populares, a Toyota terá de enfrentar novatas no mercado, que também apresentam boas opções.

Enfim, agora será o consumidor que vai decidir o futuro do Toyota Etios no mercado. A montadora oferece boa garantia de três anos e promete o menor custo de manutenção no segmento, itens bastante apregoados pelas marcas “novas”.

Galeria de fotos do test drive do Toyota Etios:

Viagem a convite da Toyota.

4.0

  • hugogyn94

    Ah que carrinho feioooooooooooooooo.

    • rajkoothra

      Feio, ordinario e pior…. CARO!

      PS: o painel e no minimo revoltante….

      • Eugenio C.

        Em outros sites que avaliaram o carro, o material de acabamento chegou até a soltar. E criticaram a ergonomia, além do consumo. Significa?

    • fabio_augusto
      • Diego Casagrande

        Os designers estão simplesmente perdendo a criatividade.

        • fabio_augusto

          A questão é que um carro de quase 14 anos atrás, tem um design mais harmônico que o atual…

          • aprs

            Que fase! Chega a ser falta de respeito com os indianos.

      • Fmonteiro

        Bem, então em 2025 a situação melhora…
        http://www.almuraba.net/news_view_3050.html

        • odirrr

          Malditos!!!! Com um projeto pronto do Yaris, nada de espetacular ou padrão "exclusivamente europeu" que justificasse não colocar em um país "emergente" como o nosso, nos empurram essa porcaria de Etios!!!!

          Se o pessoal fosse mais comprometido parava de comprar até o Corolla em protesto.
          Depois de ver esse link a Toyota desceu no meu conceito abaixo de todas as marcas que atuam no mercado nacional.
          Toyota, só o Bandeirante mesmo.

      • Diego Casagrande

        Está certo que, a maioria dos designers e marcas estão se baseando na função do automóvel para ter um menor custo, mas isso não implica em elaborar uma arquitetura tão exóticas destes e outros modelos por aí, realmente não dá para entender. A VW de melhor exemplo ultimamente baseia-se na funcionalidade e menor custo de produção, mas mesmo assim não está saindo veículos "estranhos" e de gostos dúvidosos, a exemplo do Golf VII que proporcionou o baixo custo e ao mesmo tempo entrega uma arquitetura elogiável, digamos assim.

        • fabio_augusto

          O Up! é um bom exemplo de carro de baixo custo mas com design aceitável.

          • Eugenio C.

            Baixo custo? O Up é apenas subcompacto, não baixo custo… tanto que tem o mesmo preço de um Citroën C1, Peugeot 107, Kia Picanto, Hyundai i10, Toyota Aygo… todos subcompactos.

            Para ter ideia, um Dacia Sandero custa bem menos que um Up ( ou melhor, 2 mil euros a menos). Com o preço pago por um Up básico, leva-se um Logan MCV (versão multiuso do Logan). ISSO é baixo custo…

    • mmcinza

      Como dono de um Toyota, eu fiquei desapontado com esse carro.

      Podiam ter entregue algo mais digno.

    • andrepegn

      Estas fotos do interior foram após o CRASH TEST do LatinCap?
      Realmente tá mal acabado viu!!

      • survivor123

        A propósito, que venda horrores, se confirmarem-se essas 4 estrelas da ncap. Pelo menos serve para que os concorrentes vejam que o brasileiro está preocupado com segurança.

        • ahsoliveira

          pelo sistema de pontuação do Latin Ncap é Possível ( no Euro Ncap já vão considerar como requisito sistemas anticolisão)! o estranho mesmo é não ter vídeos no site e nem descrição do veículo, e não ter essa notícia em outros sites do gênero, se for mentira o NA vai se queimar, mais que nisso :http://www.jalopnik.com.br/caso-entre-na-e-dafra-expoe-as-responsabilidade-e-os-deveres-do-jornalismo-automotivo/
          se não foi um belo furo.

          • W_Santos

            Acredito que nem foi furo do N.A nem mancada. Simplesmente o imagem do latin Ncap aparece nos slides de apresentação do carro, e por certo os "apresentadores' desta maravilha mencionaram algo a respeito e foi repassado para nós, pelo N.A.
            Estranho é o latin Ncap, que ao que eu saiba apresenta os próximos resultados de crash tests somente em novembro, soltar essa informação com antecedência para uma marca específica, perde um pouco a credibilidade.
            Um orgão/instituição que regulamenta/analisa parâmetros quaisquer, que permite antecipação de resultados para favorecer um marca/participante em especial, isso é estranho.

        • Eugenio C.

          A Latin NCAP NÃO testou o Etios. Aquela matéria já foi corrigida. Era apenas a "intenção" da Toyota atingir 4 estrelas… mas digamos que ela atingiu 5 estrelas no quesito "pior opção de compra".

          • survivor123

            vou repetir o comentário com uma alteração sutil.

            A propósito, que venda horrores, SE CONFIRMAREM-SE ESSAS 4 estrelas da ncap. Pelo menos serve para que os concorrentes vejam que o brasileiro está preocupado com segurança.

    • Paulo_T

      O Logan é LINDO!
      na boa, não é possível q esse sedan pegue apenas por ser Toyota… lixo!!! mto feio!!
      sem fala do interior… pqp!

      • rafa_marcao

        Acabei de ver um hatch perto de casa. Nossa… a cor azul era linda, mas o carro contrastava de uma maneira absurda…

      • Paulo_T

        parece, mas nao sei sobre o NA…
        mas é impressionante como em algumas semanas as pessoas mudam de opnião…
        o carro continua horroroso, absurdamente caro, mas tem mta gente q nao gostava já aceitando… rs

    • josevaldop

      Achei que o sedan fosse o Logan

      • AutoIng

        Logan é bonito perto disso aí.

        • mouraleo

          O Logan pelo menos tem o interior agradável, o Etios..nem isso tem…É Toyota…que coisinha feia que fizeram heim…

    • odirrr

      Eu não coloco o design como item prioritário para mim.

      Mas esse visual indiano simplesmente não dá.
      Não é nem questão de feiura, mas o contexto geral do carro passa uma impressão muito, mas muito tosca.

    • odirrr

      Na verdade, quase faço um paralelo com o lançamento do lada no brasil anos atrás, tal impressão que passa esse carro.

    • Ground_Zero

      Lá vamos nós de novo. É Toyota, então deve ser confiável, durável, sem dor de cabeça. Mas para tê-lo, você deve aceitar um carro muito, muito feio (pior que o Agile?), com um painel de instrumentos esquisitíssimo e fora do alcance natural de visão do motorista, que não é nem prático, nem mais barato que o tradicional, nem mais bonito.

      Eu, que adoro hatches pequenos como o Etios, eu, que respeito a qualidade de um Toyota, não quero isso aí. Nesse patinho feio eu não ponho meu suadíssimo dinheirinho.

    • mouraleo

      O Logan pelo menos tem o interior agradável, o Etios..nem isso tem…É Toyota…que coisinha feia que fizeram heim… E o NA desabilitou os comentários na matéria: https://www.noticiasautomotivas.com.br/toyota-etio… citanto que o Etios quer levar 4 estrelas no NCAP…muita gente nem percebeu que a Toyota quer levar…mas não levou nada ainda. Um carro feio por dentro e por fora, só restou fazer um marketing dizendo que quer 4 estrelas em crash test…mas não fez nada de crash teste…vamos ver se esse carro indiano leva 4 estrelas no NCAP…é a Toyota se deseperando…já baixou R$ 5.000 na versão de entrada após a chegada do HB20…precisa mesmo de um argumento muiiiitoooo forte para vender essa coisa horrorosa.

    • lrgil

      já mais esperaria algo do tipo da Toyota…

    • LucasBaldo

      Pode ate ser feio mas finalmente no brasil,como nao vemos ha muitos anos a concorrencia vai forçar o aumento da qualidade dos veiculos nacionais.

  • marcossadalamuller

    Gostei desse motor 1.3. É um desempenho muito interessante. A 120 km/h a 3500 rpm enquanto que a maioria dos 1.0 já tá gritando nos 4100 rpm. Na versão básica do Etios, não têm nenhum carro com motor maior que 1.0 de 30 000 reais. Tenho saudades do Corsa 1.4 que possuia desempenho muito bom e preço semelhantes de um 1.0 e era elogiado por todos. Espero que a Toyota coloque à disposição pra testá-lo durante uma semana inteira aqui no NA.

    • jonathan1985

      Tem o 207, aqui no RS pelo menos ele parte por preço abaixo dos 30 mil agora em tempos de ipi reduzido… Vi esses dias um zero por 29.990,00 com ar condicionado, se vai colocar o air bag, que vem de série no toyota dá elas por elas, já que nem ar condicionado os japas se prestaram em colocar nesse indiano de uma figa…

      E mesmo sendo um remendo, ainda é beeem mais bonito e provavelmente melhor acabado que este carrinho.
      Tem a questao da segurança, mas tá todo mundo comentando que esse tal crash test nao deve ter sido feito com unidade fabricada aqui, vai saber…

      • Rodrigo_ndf

        O sedã também pode ser uma boa opçao se for colocar no papel lado a lado com outros sedãs 1.5 (pelo menos), ABS, AB2, e porta malas grande ( 562 l, item muito importante para famílias com filhos) ainda levar em conta: pós venda, garantia, e o histórico de confiabilidade que a Toyota tem no mercado (isso pesa muita na hora de decisão de compra de qualquer produto quanto mais de um automóvel).

    • Eugenio C.

      Tem o Uno 1.4, que custa menos… tem o Peugeot 207, que apesar de antigo e com 2 portas, já vem com ar, direção hidráulica, volante regulável, vidros e travas elétricos e um pouco de dignidade de série… tem o Logan 1.6… tem o Gol 1.6… Todos abaixo de 32 mil. Falta alguma opção? ¬¬

  • Henrique

    [ Brazilian mode on ] "Pow gente tudo bem que ele não é o mais bonito mas é um Toyota né, marca premium da status não é um Volks nem Fiat que td mundo tem.Hyundai HB20 é bonito mas não tem concessionária na minha cidade então prefiro não arriscar, fora que dizem que Hyundai tem manutenção muito cara."

    • _William

      kkkk esse vai ser o argumento do pessoal mesmo!

  • bedotRJ

    Nem protetor de cárter? Aí é osso demais…

    Pior que se um projeto pessoal der certo, vou ter que comprar esse carro. Foi uma promessa: mesmo entrando um dinheirinho bom, eu teria que passar três anos com um 0km de gosto duvidoso e CxB ruim. Vai ser um Etios Hatch 1.3 verde vômito metálico. Que beleeeeza!! kkkk

    • RafaPinheiro

      Nem por promessa eu pegava esse carro.

    • Jason

      Verde vômito? kkkkk

      Pega um preto que é o que parece menos feio…

      • bedotRJ

        Não, tem que ser de cor berrante, se não a promessa fica incompleta. Vai ser verde vômito mesmo. E se lançarem um amarelo catarro, tô dentro! kkkkk

        • JPaulo10

          Ou verde bosta de nenê.

    • RafaSprenger

      arranque suas pernas, amarre em um cadarço e coloque no pescoço, vai chamar mais atenção, ou então compre um Agile, coloque aquele kit cromado e tire as calotas, ao menos um interior mais interessante você vai ter, quanto a feiura externa, são equivalentes…

      • victordegasperi

        E o Agile tem o amarelo catarro.

    • sergiopsy

      Olha só, não estou defendendo este carro não, ate então pq já o critiquei bastante, hehehe. Mas a maioria do carros não possui protetor de carter, segundo os css protetor de carter é acessório, uma peça tão importante e é acessório. Linha VW Gol, Voyage, Fox, Polo todos eles só comprando a parte, na Fiat você acaba conseguindo o protetor como brinde mas também não esta presente como equipamento de série pelo menos nos que eu já pesquisei que era o Palio, Punto no Linea e no Bravo eu não sei. Então resumindo protetor de carter somente em modelos acho eu considerados de luxo em nosso mercado.

      • Euzi0

        O meu Bravo já veio com protetor de cárter. Se veio de fábrica ou não, eu não sei, só sei que não paguei por ele a mais na CSS

    • Ranier_Aquino

      e por apenas 29900… ta caro pra tanta economia…

  • Alex_abade

    Aquele mostrador do hodômetro e do combustível parece ser inútil, já não basta a pessoa ter que olhar pro lado ainda vai ter que "se esforçar" pra enxergar as informações naquele mostrador ching-ling menor que o visor de um Nokia de 10 anos atras?

  • Racer2001

    Pode ser feio, e poderia vir um pouco mais barato, porém quatro estrelas no LatinNCAP é um diferencial. Torna o Etios o popular mais seguro do Brasil.

    Eu compraria tranquilamente. Tem coisa muito pior vendendo bem no Brasil há anos.

    • marcossadalamuller

      Motor 1.3 na versão de entrada enquanto que a maioria de seus concorrentes são raquíticos 1.0 também é um diferencial a considerar. Agora só falta analisar o Chevrolet Ônix e o novo Renault Sandero que vêm por aí.

      • bedotRJ

        Mas o Etios 1.3 minimamente equipado sai a preços de carros 1.4 e até 1.6 da concorrência. É só comparar e constatar.

        • marcossadalamuller

          Eu falei na versão básica. Não têm nenhum carro mais de 1.0 de até 30 000 reais no mercado. Tinha saudades do Corsa 1.4 pois tinha um motor muito bom e bem esperto e possui o preço semelhante desse Etios básico. E todo mundo elogiava o Corsa 1.4 por conta do preço e desempenho. E se falarmos na versão sedan, ele está com preços bem equivalentes com Chevrolet Cobalt e o Nissan Versa.

          • bedotRJ

            Aí tudo bem, mas o que levaria alguém a preferir um Etios sem ar, sem direção, sem vidros e travas elétricas a um March 1.0 S que tem tudo isso? Um pouco de torque a mais? Aí o cliente pode botar mais uns 500tinhos e levar um 207 1.4 completinho, um Corsa, um Uno… No caso do Sedan, ele certamente é mais raquítico do que o Versa. Deve ser pouca coisa melhor do que o Cobalt 1.4. E olhe lá.

            • marcossadalamuller

              3 kgfm de torque a mais, é uma diferença muito considerável. Aí depende da prioridade de cada um. O Corsa 1.4 vendia bastante mesmo na sua versão básica, mesmo tendo concorrentes 1.0 mais equipados. Por que é que o Etios não pode ocupar essa lacuna oferecendo um carro com desempenho bom com preço semelhante desse Corsa? No caso do sedan, não falei nada sobre ele. Entenda que eu só falei que é equivalente a esses outros concorrentes. É só mais um pra concorrência. Eu gostei mesmo foi na versão 1.3 de entrada, pois pra mim o que importa, é desempenho em um carro de até 30 000 reais. Só uso carro em final de semana.

              • bedotRJ

                Entendo a sua prioridade porque o meu carro é um exemplo típico dessa característica, o único na época que eu comprei, um Ka 1.6. O problema é que o Etios 1.3 não chega a ser nenhum foguete e, no preço da versão básica, deve equipamentos que já são padrão para faixa de R$ 30mil. Nem no Sul dá prá imaginar alguém abrindo mão de ar condicionado. Em lugar nenhum, dá prá imaginar alguém gastando 30 conto prá não ter direção hidráulica. É simplesmente anacrônico. Os 'olhos azuis' e o 'olhar 43' do Etios não me parecem suficientemente sedutores para alguém abrir mão do mínimo de conforto.

          • DCald

            Alias, o Corsa maxx, por 29990 (27990 com desconto do ipi) já vinha com DH, travas, alarme, ve dianteiros), motor 1.4, farois com duplo refletor, PROTETOR DE CARTER! haha…e, por mais 3mil (32990/30990) vc acrescentava ar condicionado e airbags!
            E ninguem vinha aqui falar que o carro era bom custo beneficio… só falavam que era pre-historico, etc (vai ver se algum desses carrinhos atuais tem dirigibilidade/desempenho/conforto superior ao corsinha!)

            • aprs

              Concordo. O Corsa C entrou pro rol dos bons carros esquecidos. Teve um final Trágile.

    • RafaPinheiro

      Calma pequeno gafanhoto, ainda não vimos os resultados de HB20 e Onix no teste

      • aprs

        O melhor compacto DO MUNDO não espero menos que 10 estrelas.

        • cocomaker

          resultado do Latin Ncap Multiestrelas … kkk

    • ahsoliveira

      o negócio é esperar os teste de outros modelos se o HB 20 tirar a mesma nota que um gol… fo**-se

  • sergiomalandro

    "contenção de custos",mas para isto precisa criar um monstro,sem duvidas o carro nacional mais feio dos ultimos tempos,superou dòblo,mille,gol g4,twingo,clio(antes do facelift)

    • Odilon

      Não esqueça do Agile e do Fiesta Bipolar.

  • lucaslfbsb

    Bem, se cabe ao consumidor definir o futuro do veículo, bem, por mim não é um muito positivo. Esse carro, a despeito da qualidade de construção, é defasado em design, não possui ergonomia no painel; a impressão que temos é a de dirigir um carro dos anos 90.
    E o preço é PROIBITIVO.
    Será um fiasco.

    E, como nosso mercado é tresloucado, isso não irá acontecer. As revistas irão elogia-lo, será eleito Melhor Compra, etc…As pessoas irão compra-lo como água… Para nossa infelicidade..

    • Odilon

      Triste realidade.

    • gui_wd

      Sim a imprensa especializada vai dar alguma $forma de arranjar ótimos atributos para esse carro, porém os sites especializados, até agora não tem dado folga, as críticas são fortes e os vereditos das avaliações não tem sido positivos.

  • Jason

    Meu Deus, assim não dá… esse interior judia do carro. Fora o design exterior, que torna o carro monótono e muito carudo. Vai vender pela segurança, como um amigo notou acima, e pelo status que o nome Toyota – embora muitos neguem – ainda passa ao comprador.

  • pcogo

    É só eu que achei o marcador de combustível impossível de visualizar? imaginem a noite "tentar" ver quanto tem de combustível!!!! Poxa Toyota, tinha que economizar até no display de LCD!!!!!
    Até calculadora chinesa tem tela maior.

  • RodWH

    Pros: Motor, espaco interno, vida a bordo, seguranca.
    Contras: Acabamento, design.
    Veredito do pessoal comentando: Lixo, vale nem 25 mil.

    Sendo que esse mesmo pessoal reclama que brasileiro ignora AB e ABS e leva rodas de liga leve, adesivos… tsc tsc tsc.

    Nem gosto do carro. Pra mim e mais do mesmo, preco absurdo, projeto de terceiro mundo. Assim como Gol, Palio, HB20. Mas pelo menos subiu a barra no quesito seguranca, o que vejo com bons olhos. Nao sei porque esse odio todo.

    • fabio_augusto

      vida a bordo?

      • bedotRJ

        Ele quis dizer 'vada a bordo', como no Costa Pacifica. Só com expressas ordens superiores para vc retornar ao interior do Etios.

      • RodWH

        Voce leu a noticia? Ar condicionado gela bem, 7 porta copos/garrafas, porta luvas refrigerado, muito espaco interno, motor que nao fica gritando na estrada como os 1.0…

        • gui_wd

          pra que eu quero 7 porta copos? não vou fazer open bar dentro dessa jabiraca

      • koizo_nit

        é, fizeram um milagre , transformaram um carro menor que o march em uma van uhauhauhauha

    • DCald

      pra ter abs, tem que pegar o de 33,5mil!

  • c_aragones

    O pior eh saber que gente vai comprar e achar lindo e luxuoso so por causa do emblema na frente. Carro feio, com design ultrapassado e acabamento digno de um celta pé duro. Os coreanos vao nadar de bracadas no segmento se depender da concorrencia.

  • ewertt

    O texto até que motiva, até eu ver as fotos…

    • _William

      Até agora os textos daqui estão pegando bem leve, até o uolcarros deu umas cutucadas…

      • gui_wd

        Não sei porque estão pegando leve se deixam nas entrelinhas que é uma M? Qual o medo de falar a verdade nua e crua?

  • fabio_augusto

    Onde diabos a Toyota fez pesquisa de mercado pra lançar esse carro? Num sanatório?
    A Toyota poderia ter aproveitado a plataforma do Etios, que é a mesma do Yaris, e lançado um carro com um design inspirado no Yaris e custando a preço do Gol.
    A Hyundai é que foi esperta…

  • leosalzano_

    Pra muitos aqui o fato do carro ser feio desabona qualquer outro ponto positivo , no caso do Étios o ponto forte é o fato dele ser mais seguro que os concorrentes, e ai como fica? muitos batem no peito dizendo que segurança é prioridade, e agora, vão comprar o feinho seguro ou o bonitinho como os outros?

    • Sias

      Airbags e ABS só na versão TOP….

      O cara até pode simpatizar com coisa feia…mas não deixa de ser feio. E a conversa de mostrar pro vizinho….queria ver qual o carro que estes tem.

      • RodWH

        Airbag de serie, 4 estrelas no NCAP, ABS a partir de 33 mil (ou 36, nao sei)

        Os outros populares tem tudo 1 estrela e vem sem nada, e ai como fica

        • Sias

          Procurei este teste e não achei. Foi no Euro ou no Latin?

          Mas mesmo assim (minha opinião, não sou "consumidor" desta categoria de veículo), não fica. É feio que nem o raio, ABS deveria estar presente desde a básica e a qualidade do interior não parece ser melhor do que a de um Uno.

          Acredito que compensa muito mais colocar um pouco de dinheiro a mais e partir pra coisa melhor.

          • RodWH

            Latin. Concordo que o carro e horrivel, e o painel e horrivel, mas porque o ABS deveria ser de serie? Brasileiro liga pra isso por acaso? Toyota ta usando o Brasil pra lucrar absurdos, porque se dariam ao trabalho de gastar com o que o povo nao exige?

            Como ja falei aqui, pra mim o carro veio competitivo no setor dos populares, nada alem disso. Tem pontos fortes e fracos assim como por exemplo o Gol, que tem o desenho muito mais bonito, acabemento melhor mas motor fraco e menos seguranca. O unico que aparentemente vai balancar mesmo o setor vai ser o HB20, mas ainda assim ta muito caro, e tem que ver os asteriscos dessa garantia de 5 anos ai.

            • Sias

              Procurei no site da Latin NCAP e não encontrei, só do Corolla. A garantia de 5 anos eu não sei se levaria até o fim, só se não fossem cobrados preços absurdos nas revisões.

              Eu dou mais valor para o ABS do que para o AirBag (mas não dispenso ele). Prefiro evitar o acidente do que me proteger no acidente. Mas como disse, não dispenso os dois itens.

              • Louis

                Já eu dou mais valor ao Airbag, tenho um medo danado de vir um carro desgovernado e bater de frente comigo!

        • Rox_

          Por esse preço, a concorrência já pode ter ABS/AB2 o que melhora a nota para 3 (se considerarmos o Gol). Acho realmente muito estranho esse carro ter 4 estrelas, vi lá embaixo a foto do painel que soltou uma peça, em testes de outros sites disseram que o acabamento é frágil, não sei se essa informação é realmente confiável.

    • DCald

      pelo preço das versoes minimamente equipadas, dá pra olhar pro lado e pensar num new fiesta/sonic… carros que tambem são seguros, só que melhor equipados e mais bonitos! hehe

  • Rods

    Por fora eu até aceito… Mas por dentro…. Lixo total…

    "diferencial estético da instrumentação central." (Piada né?! Diferencial estético?????)

    "O volante também é bastante interessante.." (Para… Pode parar…. A maioria hj tem comandos de rádio, etc… Esse é até exagerado…)

    "O porta-luvas pode ter climatização, item pouco visto no segmento, apesar da abertura não ser das melhores." (A saída de ar é um lixo!)

    "Os bancos possuem tecido macio e proporcionam conforto relativo." (O G!/AutoEsporte disse que o banco é horrível e não tem regulagem de altura…)

    "O diminuto display digital com hodômetro e nível de combustível não confere boa visualização, especialmente o primeiro item." (Penso que seja a porcaria MASTER do carro…. Que economia porca…)

    Há ainda, segundo o G1, parafusos aparentes….

    Gente… Não dá pra engolir esse carro….

    Foi o maior desrespeito que já vi….

    • fabio_augusto

      Aqui no NA disseram que o ar gela com eficiência. Li em outro lugar que demora pra gelar…

      • _William

        Eu também li em outros dois lugares (se não me engano), e ambos diziam que o ar demorava pra gelar.

        • Rods

          Se formos pensar, qualquer carro pequeno gela rápido….

    • Ric53

      Você citou os pontos mais importantes da matéria que ao meu ver, chega a desafiar a inteligencia do consumidor ! .. mas só pra completar ..

      "Já o painel de instrumentos não é complicado, embora a posição central possa sugerir. Voltado mais para o condutor, o equipamento é de fácil visualização, mas nas informações de velocidade e rotação do motor." PQP! como um quadro de instrumentos que fica no meio, NO MEIO pode ser considerado "voltado mais para o condutor" ?? Eim NA??

      • Rods

        Ele é meio "inclinado" lateralmente…. Ficou podre!

        Se o quadro de instrumentos fosse maior, até daria pra engolir…. Mas é muito pequeno, com ponteiros menores ainda….

        Até eu desenho um melhor.

    • renanzacarias

      Eu também acho que a palavra para este carro é esta: Desrespeito. É chamar o consumidor de cego e tapado.

    • lachard

      Em ação o "homem-legenda" hehehe

  • ericsp

    a Lada voltou ao Brasil! que beleza hein!?

    • rattrap587

      Ainda acho o velho Lada superior a essa josta de Etios… Pelo menos é um projeto sabidamente velho e não uma porcaria de carro travestido de novidade.

  • VRJunior

    Devia chamar Crendios não Etios.

    • Automania

      Ou Horrétios. Tem gente que chama de Derretios também. Prefiro chamar de lixo.

  • jackson_sch

    Putz, mas a economia foi ao extremo. Viram que o hatch só tem um amortecedor sustentando a porta traseira?

    • Automania

      Caramba! Não tinha visto isso… Se duvidar esse carro usa menos peças que um Uno Mille. Mas o precinho… Ó…

    • Hellvins

      Caramba não acredito???

  • zzzepa

    …ese lançamento vai durar muito é?…abre site, fecha site, tá lá essa anormalidade automobilística…

  • andrebritoleite

    O limpador único é tipo UNO ou é articulado tipo busao?

    • Automania

      Tipo busão.

  • RafaPinheiro

    Uma imagem fala mais que mil palavras.
    <img src="http://s2.glbimg.com/wNt-ceowGexgRc2JIFt4av1NNZZSn0b3p3k0L4ElMPZIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/09/18/painel-300.jpg"&gt;
    Imagem de uma das avaliações feita no etios por outro site hoje.
    Sem mais….

    • bedotRJ

      Eita, já soltou a tampa do painel? Isso é inédito, nunca vi acontecer em carro nenhum.

      • riccorreasp

        Bedot, desista de sua absurda promessa.

        Para a sua segurança. rs

        • bedotRJ

          kkkkkkkk tô pensando em fazer um 'up grade' da promessa, prá só valer a versão básica, sem ar condicionado nem direção hidráulica para circular no calor de 40º C do Rio. Se não for com sacrifício completo, a recompensa não vem, rs.

    • andre_ribeiro

      Ah, mas carro chinês é assim mesmo…. opa, esqueci, é japonês e, mais do que isso, é qualidade Toyota né o.O

    • DCald

      painel removivel? que chique! hauhauhau

      Como eu disse, a fama Toyota de qualidade, na verdade é só pq ela só vendia veiculos de categoria que exige maior qualidade (nunca foi nada excepcional se comparada aos concorrentes de marcas tradicionais)

    • koizo_nit

      mas tem o emblema da toyota!!! uhahuauhauha

      • _William

        Bom, na matéria do uol carros, disseram o seguinte: " O tampão que cobre o painel de instrumentos saiu durante o teste, enquanto o revestimento de plástico que decora a região da coluna C descolou. Qualquer criança que faça um pouco mais de força é capaz de arrancar um pedaço ou outro do carro, Torcemos para que isso seja apenas falhas de modelos "pré-série". Mas elas já haviam sido registradas anteriormente"… Ué, cadê a qualidade "padrão Toyota" nisso?!

        • bedotRJ

          No caderno CarroEtc. (jornal O Globo) de hoje, o repórter relatou a fragilidade de algumas peças, citando também a capa superior do painel e a moldura do rádio, que saíram na mão dele durante essa mesma avaliação. Parece que a Toyota está com um belo pepino nas mãos.

    • fabio_augusto

      Essa surpreendeu até os chineses…

    • AutoIng

      Carro colado a cuspe. Por que não basta ser feio e caro, tem que desmontar sozinho ainda por cima!

    • brugin

      A Toyota vai argumentar que era um carro pré-série…
      Triste, que acabamento é este??

    • aprs

      É pré-série indiano, reforçado pra tirar 4 estrelas.

    • Rox_

      É isso ae que tem 4 estrelas? kkkkkkkkkkkkkkk

    • Ga_Jr

      Qualidade Toyota passou longe qui no BR, assim como acontece com todas as outras marcas quando começam produzir aqui. Pelo jeito vamos ver se a Hyundai faz "diferente" com o HB20 como está dizendo na propaganda.

    • lucaslfbsb

      Que isso, caro! Isso acontece nas melhores famílias! O que é uma pecinha solta, frente a um carro com o nome TOYOTA estampado em seu esculpido corpo!
      Isso não é uma peça solta; é um compartimento secreto para guardar a carteira ou um sensor de rastreamento! Achou que foi enganado, não? A TOYOTA pensa em tudo!
      Não dá pra comprar a qualidade desse veículo! É algo destacável!!!!

      —Não dá pra levar a sério…esse carro

  • dudupruvinelli

    "Os cintos de segurança são fixos" Como assim? É aqueles que tem que regular? Quer dizer que não é retrátil?

    • ahsoliveira

      ele não tem aquela regulagem de altura na coluna

      • AutoIng

        Seria sofisticação demais. Não tem nem ajuste de altura dos bancos. Limpador de vidro é único, igual ao Mille. Pobreza extrema esse carro.

        • ahsoliveira

          esse carro só não merece crítica em segurança, 4 estrelas para essa categoria é considerável, Mas comprar essa bagaça já outros 500 (não o carro da Fiat) , e do jeito que brasileiro da valor a segurança em automóveis

  • Nasckar

    Como é a iluminação do painel (Velocímetro) ?

    • Odilon

      voce liga o celular e aponta pra ele. lol

    • bruno

      não é

  • JPaulo10

    Ai, ai, ai, Mais um popular pelado.
    E o NA está testando agora o Versa. Quero ver alguém reclamar do acabamento dos carros Nissan, comparados a esse Toyota… Ou aqueles que meteram o pau no HB20 …

    Mas eu faço uma pergunta de português: se em 2013 vai ser obrigatória a instalação de freios ABS e airbag, o que fará a Toyota (e as outras) em relação às suas versões e preços? Porque, hoje, cobra-se mais pela versão com os ditos equipamentos.
    Se o Etios básico subir de preço, não se aproxima demais da versão superior (com AB e ABS)? Ou essa versão básica vai deixar de existir (desvalorizando demais os veículos comprados agora)?

    • koizo_nit

      vao tirar outras coisas

      • W_Santos

        Tipo os bancos? Pq o que tirar da versão pé de boi?

        • GuiBashop

          É mais fácil a Toyota subir o preço de todas, e o consumidor que se …

        • koizo_nit

          a direcao eletrica por exemplo
          o parachoque na cor do carro
          os super porta copos, rs

  • ahsoliveira

    bastava a Toyota ter colocado o Visual do Yaris, que estaria sendo extremamente elogiado com os mesmo preços e opcionais, basta ver o HB20 só que tinha aqui nos comentários do NA era gente dizendo que um já era dele, antes de qualquer teste.

  • YukiOhashi

    Valeu pelo texto, mas acho que tem algumas falhas:
    – Já tem repetidor da seta na lateral, então nao precisa ter no retrovisor. Seria apenas estético.
    – Quanto maior o entreeixos melhor o comportamento em curvas, teoricamente. O hatch pode ter se saído melhor por ter os eixos mais próximos às extremidades, o que diminui o efeito de pêndulo.
    Abraço!

  • andre_ribeiro

    Dizem que o carro é mais seguro, mas ele é apenas em partes, já que o cinto não pode ser regulado em altura (o que pode ser um problema já que ficaria mal colocado dependendo da estatura do ocupante), só tem um limpador de para-brisa (muito menos eficiente do que dois, e eu que achava que isso era coisa de Mille dos anos 80) e instrumentos no painel (ergonomia ruim e longe da visão). Cadê a segurança nesses quesitos?

    • koizo_nit

      tem q tomar cuidado com as informacoes que dao para gente

      esse mais seguro é relativo, pq o choque é do proprio peso do carro contra a barreira, ou seja um carro leve como é o caso do etios ( menor que os outros da categoria, ate que um march ) teoricamente tem mais chances de se sair bem no crash teste, mas se o choque for contra um outro carro maior a coisa muda

      por exemplo um hatch medio com 3 estrelas batendo de fente com um hatch pequeno de 4 estrelas, eu iria preferir estar dentro do medio

      • Mc_

        Nada a ver… Renault Modus vs Volvo 940[youtube emtLLvXrrFs http://www.youtube.com/watch?v=emtLLvXrrFs youtube]

        • koizo_nit

          vc nao entendeu amigo, o renault sao 5 estrelas, esse volvo em um crash nao obteria nem 1 estrela, vc pegou um exemplo fora do contexto que eu estava querendo dizer, esse volvao ai da decada de 90 se batesse a 40 por hora ja ferraria todo

          mesmo assim tenta bater um esse volvo de nem 1 estrela no etios pra vc ver o estrago no etios

      • lachard

        Óbvio, além disso além de se pensar em segurança passiva deve-se prestar muita atenção na ativa e ai acho que a Toyota não se preocupou muito.

    • Odilon
  • Froid_Dalton

    Na boa, cara, esse carro chega a causar vergonha alheia…..simplesmente não cola….tento gostar dele mas não consigo!!!! Não causa emoção, o acabamento é ridículo, esse painelzinho é uma piada, cara!!!!! Nunca pensei que fosse dizer isso, mas um Sandero é capaz de cativar mais do que esse carro, e olha q eu detesto o Sandero!!!! A Toyota subestimou demais o brasileiro. Se trouxessem esse carro há uns 5 ou 10 anos atrás, ele seria um sucesso. Agora não….agora, o brasileiro está mais exigente e muito mais bem informado sobre o assunto do que antigamente. A Hyundai fez o gol de letra com o HB20, fez a lição de casa certinha, oferecendo um carro bonito por dentro e por fora, acabamento de nível acima do da categoria, generosa lista de equipamentos de série, 5 anos de garantia e valores justos(dentro da absurda realidade brasileira, onde preço justo não existe, claro!!!). Enfim……a Toyota foi com muita sede ao pote, achando que o brasileiro é ingênuo…..poderia até ser, não fosse pela chegada de um certo carrinho coreano que inovou o segmento. E agora, Toyota???

    • marcos3000

      vc esta certíssimo, como os dirigentes da toyota falou, se o preço colar… colou… senão nos baixamos.

      • Froid_Dalton

        Nossa, eles terão de fazer milagres com esses preços então…tipo, uma coisa inédita mesmo….carro completo a preço de popular de entrada, tipo Celta e Ka, pq desse jeito aí ele não sai nem na foto ao lado do HB20!!! A diferença é tão gritante entre os dois que, se fossem da mesma marca, seria como comparar um Fiesta antigo com o New Fiesta, parecem de categorias distintas. A Hyundai merece ser aplaudida de pé pela estratégia. E a Toyota, não é possível que tenha sido tão burra, me desculpem o termo.

    • fabio_augusto

      E isso pq ainda estão por vir o Onix e o Mitsubishi Mirage. Na boa, fiquei com pena da Toyota agora…

      • Pena de uma empresa que não respeita seu consumidor?
        Eu sinto despreso desta empresa!

  • marcos3000

    tenho quase certeza de uma coisa, ágio não vai ter, pq não vai vender kkkkkkk.

  • Sias

    Esta economia na regulagem de altura do cinto não se justifica. Pode parecer bobagem para alguns, mas dependendo da estatura da pessoa faz uma grande diferença mesmo. Desde o ponto de vista da segurança quanto do conforto.

  • Daniel Ramos

    Feio demais esse carro, esse painel analogico no meio ficou muito nada haver, rsrs, pelo menos se fosse digital…
    esse carro parece carro antigo, prefiro investir em um carro melhor, o HB20(não que ele seja lá grande coisa), pra categoria o HB20 esta saindo na frente dos concorrentes atuais!

  • tblessa

    Os carros no Brasil so são caros porque nós consumidores pagamos os preços que as montadoras colocam, se ninguem comprar abaixam em uma semana, pagar 30 mil por um carro sem limpador e desembaçador traseiro com apenas um limpador na frente e com um acabamento de carro chines e ainda feio de doer, muito melhor pagar 21 mil em um mille com kit visibilidade. Vai te cata Toyota.

    • pcogo

      Ah, mas peraí.

      Ele tem friso cromado na tampa traseira e o Mille não tem friso cromado.

      Brasileiro adora cromados.

      cromados = carro de luxo, top de linha!!!

  • Fallas

    Mais feio que encoxar a mãe no tanque!

  • HenriqueHJ

    bom, eu li a revista Car and Driver do ultimo mes, e lá explicava o do porque Etios no mercado brasileiro, resumindo: a Toyota se armou para enfrentar os chineses que iriam aportar por aqui, ou seja escolheu a arma de acordo com o tipo de inimigo, achando que iria ter uma invasão de carros chineses de baixo custo e qualidade, mas isso acabou não acontecendo com a elevação do IPI.

    e os executivos brasileiros da toyota estão cientes que o etios é um carro desprovido de beleza e que a influencia indiana foi em demasia.

    mas a toyota já tinha muito do etios pronto e investido muito então resolveram não dar pra trás e levou o projeto etios adiante, mas a toyota tem uma carta na manga, o carro TOYOTA DEAR (qin) está entre parenteses a "palavra" chinesa. mas a revista errou pois a grafia "Qin" é a palavra DEAR em ingles. ou seja vamos chama-lo apenas de toyota DEAR. se procurarem na net pois foi exposto como conceito no salão de pequm, podem ver que é um carro bem mais moderno e de linhas bem superiores não perdendo em nada para o elantra (NMO). terá versão sedan e hatch.

    então daqui a 2 anos além do lançamento etios entrará mais um sedan "premium" entre o Etios e o corolla, será um especie de City da Toyota. com a faixa de preço igual ocupado pelo city. e utilizará o mesmo motor do Etios 1.3 e 1.5. talvez com cavalaria maior (essa parte é especulação minha). e a toyota não construiu uma fábrica de motores no brasil a toa.

    mas nada do que eu escrevi invalida feiura do ETIOS.

    • fabio_augusto

      Interessante isso, porém um erro grave na estratégia da Toyota. Focou nos chineses que já tinham fama de pouco confiáveis? Era questão de tempo pros brasileiros verem o que os chineses realmente são. Hoje, quase não ando vendo carros chineses nas ruas, esfriou muito a vontade de ter um chinês. E mesmo com o aumento do IPI, o preço dos chineses não aumentaram muito. Vide a JAC.
      A Toyota deveria ter estudado mais tempo pra tomar uma decisão, e ter feito como a Hyundai: ofereceu um produto moderno e atraente que tanto disputa com os chineses como com os nacionais.
      Agora já fez a burrada, agora aguenta as consequências…

  • CharlesAle

    Tem de averiguar se é ou ñ 4 estrelas,agora,se o HB20 viesse com 1.3 a preço de 1.0,ai sim ia ser fatal para o etios,enfim,acho q a Toyota sacaneou o Brasileiro ao nivelarmos aos indianos,ñ menosprezando indianos,mas merecíamos um carro melhor,até porquê pagamos caro pelo carro,não sou agourento,mas que não venda nada dessa coisa bisonha!!!!!!!!

    • gcarlos

      Com certeza estamos um degrau acima, com todo respeito dar pra trazer ums produtos com um nível melhor.

    • W_Santos

      charles, o que eu acho estranho é: 4 estrelas sem 3° apoio de cabeça e sem cinto de segurança de 3 pontos central, pode isso?

  • geoshina

    Não gostei. Uma marca conhecida mundialmente trouxe um péssimo produto. Porque eu digo péssimo produto? Porque a Toyota deveria ter sido esperta o suficiente em juntar o "know-how" dela, aliado a um design mais consensual. Não há arrojo. Penso totalmente na Tailândia e na Malásia, de quando eu colecionava aquelas edições de "Carros do Mundo" da Quatro Rodas. Não dá agora em 2012.

    Esperava um carro simples, mas bonito (ou sem deixar as ruas mais feias) e de qualidade por ser Toyota.
    Sem revestimento nas caixas de rodas? Hum……
    4 estrelas no Latin NCap? Será um motivo para louvar este carro? CLARO QUE NÃO!
    É o mínimo esperado, assim como as outras partes que são falhas, no meu ponto de vista.

    Antes de incitar maiores controvérsias, não quero puxar o saco de montadora X ou Y.
    Vindo de uma montadora que tem o iQ e o Yaris, esperava mais em termos de desenho.

    E outra coisa, há um erro no texto. O Etios é ágil, e não ágio, como está escrito acima.

  • brugin

    Basearam o carro no Yaris… de 2008 pra baixo, olhem o painel do Yaris 2008:

    <img src="http://autobrasil.files.wordpress.com/2008/06/yaris_interior.jpg?w=300&h=199"&gt;

    Agora o painel do novo Yaris:

    <img src="http://www.encontracarros.com/upload/toyota/novo-toyota-yaris-2012-04.jpg"&gt;

    Imagem Exterior do novo Yaris:

    <img src="http://www.encontracarros.com/upload/toyota/novo-toyota-yaris-2012-01.jpg"&gt;

    <img src="http://www.encontracarros.com/upload/toyota/novo-toyota-yaris-2012-03.jpg"&gt;

    Será que produzir o Yaris aqui seria tão caro?? Um projeto que já está pago e tudo mais?
    Pelo menos o Yaris servisse realmente de inspiração para o Etios, mas o atual, pelo menos. Não o Yaris de 1990…

    • gui_wd

      O Yaris estaria no nível do HB20. Eu vi esse modelo novo no Peru, é muito legal, mas nada "premuim", como se diz por aqui

    • bruno

      mesmo o yaris de 1999 estaria melhor que esse (f)etios

  • pcogo

    Pessoal, é impressão minha ou o carro usa afogador:
    https://www.noticiasautomotivas.com.br/images/img/
    em cima do pedal da embreagem
    https://www.noticiasautomotivas.com.br/images/img/
    dentro do volante à esquerda

    • Uellington Santos

      Acho que é para abrir o capô/capu/tampa do motor…

    • koizo_nit

      essa maravilha é pra abrir o capo, a injecao aposentou o afogador hehehe

  • Fmonteiro

    Eu pegava, mas tentaria vender na mesma hora. :)

  • MM_

    Pedem me crucificar, mas achei o visual interior bem interessante.

    • rattrap587

      Eu também. Pra tacar fogo… Deve queimar bonito!

  • Lord Krauser

    Lembrem – se, o Etios foi desenvolvido para países de terceiro mundo.

    Simples demais para um Toyota… o New Yaris citado logo acima ficaria bem no ligar desse Etios.

  • luizcrjr

    trash, lixo japônes…

    • Odilon

      Sabe o que aconteceu? eles tinham um projeto do Etios baseado no yaris, ai aconteceu o tsunami e a radiação que escapou das usinas japonesas pegaram o projeto e deformou criando esse monstrinho ae.

  • Vadauco

    Esse painel é medonho. o.0

    • ale_das_auto

      Cara, estou convusionando ainda……..esse painel é um tapa na cara da sociedade….

      • rattrap587

        É uma falta de respeito!

  • rfsjparj

    Chuta que é macumba!

    Cadê a comprovação que esse ET.ios conseguiu 4 estrelas no latin ncap?

    Eu duvido!

    • bruno

      conseguiu 4 estrelas no Cncap (china) a latin ncap ainda nao testou o etios

  • Rodrigoww

    Eu tenho ódio e vontade de me mudar do país só em pensar nisso. Mas esse carro vai vender MUITO. Você vão ver… Nosso povo tem os carros que merecem e preço que merecem. País de otários, desaculturados.

    • rattrap587

      Burro é assim mesmo. Tem gente que merece ter essa coisa… Ou seja, não merece ter coisa melhor.

  • marcosdr

    Em relação ao sedan, prefiro o Tiida Sedan. Feiura por feiura, fico com este.

  • snurex

    Isto é carro?…parece mais uma piada de mal gosto com os brasileiros ACORDEM POVO !!!!!!!!!!!!!

  • Jon_mg

    É Toyota, só com o nome você não vai vender isso ai não. O Hyundai HB 20 dá é de 1000 x 0 nesse Etios em questão de beleza…

  • jvjv

    Entre ele e o Logan, ficaria com o Logan…

  • GustavoTeles

    Ele é feinho? É sim, mas tem 4 estrelas no Latin NCAP, olha que eu nem gosto taaanto de toyota mas compraria ele só por conta desta informação! (minha família agradece pela segurança)

    • gui_wd

      ahamm, só que ele não tirou 4, é apenas uma meta, o teste nem foi realizado, ou seja, nem pra isso presta

    • DaysanF

      Onde vc viu esta informação? Acho que esta informação é inverídica.

  • mariostefa

    Esse carro deveria ir pra Etiopia.kkkkk

    • rattrap587

      Seria uma baita sacanagem para os Etíopes… O que vc tem contra eles?

      • mariostefa

        nada contra eles. seria uma oportunidade de trocarem os camelos(alguns sao nomades e usam camelos)kkkk. E com certeza eles vão achar lindo essa coisa aí.

  • JuniorSza

    Tudo bem que o carrinho é de baixo custo (para a Toyota), mas precisava levar ao extremo? Toyota FAIL!

  • lorim_ce

    rapaz…o índice de rejeição desse carro é uma coisa de outro mundo…assim como a falta de beleza, o preço, o painel, o acabamento interno….ta bom né

    • MM_

      Indice de rejeição de leitores do NA não diz muita coisa.

      Todos os carros que tiveram muita rejeição aqui venderam bem. Por outro lado, os "queridinhos" não vendem nada.

    • gui_wd

      rejeição em unanimidade como essa só vi na avaliação daquela Tropical F250

  • ale_das_auto

    Meu Deus do céu, meu "padin pade cisso"

    Minhas críticas a este carro não caberiam em apenas um comentário…

    Esse painel central que só indiano mesmo pra entender.
    Esse conta-giros lá do lado direito para o passageiro ver.
    Esse tom claro no cockpit
    Essas saidas de ar no meio que do nada tem duas do lado direito……sem uniformidade nenhuma esse design interno….

    Tem muita coisa errada nesse carro, a começar pelo seu lançamento tardio….se viesse há 10 anos, seria uma coisa, mas hoje??? WTF MAN?!?!?!

    O autor ficou com medo de expressar o quanto esse carro é decepcionante, tentou fazer um texto morno….

    Resumindo, ficou sem identidade, parece um March de traseira, lembra um Logan de dianteira e por dentro parece um QQ.

    Jesuizzzzzzzzzzzzzzzzzz, mata tutooooooo…..tatatatatatata

    • gui_wd

      o texto realmente ficou morno, e para evitar falar a verdade, não foi sequer tocado no quesito design, não tem avaliação sobre isso. Apenas diz que não é o foco do projeto. Tudo bem não ser o foco, mas nem por isso a aparência do carro deixa de existir.

  • Rennan_

    A frente da até pra engolir, agora essa traseira é totalmente desproporcional!
    Agora o design do Yaris estava no nível do HB20

    Toyota dando tiro no pé!

  • Odilon

    Sei que esse pensamento esta errado, mas este final de semana levei meu G5 para trocar a lampada de um Farol e me saiu 30 reais, isso sendo da Bosh. Agora leva pra trocar de um carro não tão popular assim. O cara la me comentou por exemplo que a lampada do Cruze custa 350 reais! É muita grana em uma lampada. E é ai que mora o preciosismo dos carros populares. Voce sabe que na primeira batida não perdera 2/5 do seu salario com a droga de um reparo pequeno. Obviamente se o HB20 vender bastante em alguns anos a situação muda pra ele.

    • Euzi0

      Qualquer lampada H1 ou H11 (farol e farol de neblina) da Philips (Crystal Vision que é super branca) custa 340 reais as duas.

      De qualquer forma, a lampada do C3 custa 15 reais aqui em SC.

      Abraços

  • erickluuh
    • Stark

      Detalhes que fazem a diferença ein! Interior em 2 tons, um som melhor e comandos do ar diferenciado, as saídas de ar retangulares, tudo isso dá um outro ar de superioridade no carro.

  • shdn2010

    Vai se ferrar toyota, o radio parece um toca-fitas.. o painel parece coisa de carros dos anos 90, o que adianta ter otimos motores e estes interiores horriveis, até parece que fazem as coisas com má vontade aqui no brasil.

  • Louis

    Esse carro vai queimar a imagem da Toyota no brasil
    Eu até compraria, mas que o bixo é feio e caro, isso é!

  • PKuster

    Simplesmente horroroso esse Etios, feio por fora e por dentro. Vendo por fora, parece que os pára-choques estão meio soltos e a grade está amassada, além do painelzão central medonho, com essas horríveis saídas de ar. MAS, em terra onde se vende bem assombrações como Agile, Cobalt, Sandero, Logan, Symbol, falso 207 e outros, tudo é possível.

    • Ga_Jr

      Só tiraria Sandero da sua lista, o resto concordo com tudo que disse.

  • edy_caceres

    qualquer chines é superior a esse toyota!

  • Ga_Jr

    O sonho desse Etios sedã é ser o Logan. Muitos criticam o estilo do Logan, mas ele é muito mais coerente, interessante e bonito que esse Etios, pois nada combina nele. Medonho!

    • gui_wd

      cara o ego do Logan está nas alturas, ele ficou gatão! Vai até sair pra comemorar hoje com o Agile e o Cobalt

  • Odilon

    O painel central é mais uma forma de cortar custos. Como o carro é fornecido em mercados no qual tem tanto a mão inglesa quanto a mão normal é bem fácil e menos custoso trocar a posição do motorista de lado. Pratica comum da tata motors.

    • ale_das_auto

      Realmente, a Toyota adaptou nas coxas só pra dizer que também vende um popular aqui no Brasil.

      Dos lançamentos este aí está mais pra fora de linha

  • AndersonDak

    "Os freios nas duas carrocerias se mostraram muito eficientes, inclusive na versão 1.3, que carece de ABS. " ?????? ue agora freios sem ABS são melhore? sei não achei que o NA puxou muito saco desse carro…. gosto muito do NA mais duvido que o carro seja bom assim. minha opinião.

    • CanalhaRS

      Amigo, leia de novo o texto, porque você entendeu errado…

  • carlosph

    Não tem um angulo desse caro que dê para dizer "é, ate que nao é feio". A Toyota deveria ser expulsa do país por lançar isso.

    A traseira do sedan é HORRIVEL, parece o Kiko estufando as bochecas, isso rodando a noite vai causar acidentes dando susto em motoristas.

  • DaysanF

    Este carro é de extremo mal gosto, pelado, mal acabado!

    Sinceramente, tem que ser muito brasileiro para absorver este tipo de carro… Já sei, alguém vai dizer é um toyota ( e daí?), não tá vendo que é um carro inferior a qualquer outro modelo da toyota, num tá vendo que não tem nenhum diferencial em relação aos outros!

    Sinceramente, me decepciono todos os dias com o mercado brasileiro (ou seja, seus consumidores)!!!

  • BrunoMulsane

    Carro feio, passa a real sensação de coisa feita as pressas. Com certeza, de longe, prefiro um gol, palio ou fiesta rocam do que essa marmota. O HB20 nem cito, pois pra mim ele se enquadra em outro patamar. O lançamento deste carrinho é uma falta de respeito com os brasileiros. E ainda tem otário que elogia esse carro.

  • 3dimensional

    Brazil peixe! VAI VENDER IGUAL ÁGUA!

  • macaense

    Aquele display digital tá mais pra teste de oculista, pqp

  • rattrap587

    Veredicto: Esse carro é uma desgraça que se move, levando sua feiúra e toskice por onde quer que passe.

  • johnnyburanelo

    Não irei expressar tudo o que sinto por este pequeno e asqueroso pedaço de lixo, por que provavelmente iria ser censurado

    <img src="http://cdn.memegenerator.net/instances/400x/21960323.jpg"&gt;

    E O SEDÃ ENTÃO!!!!!
    eu teria vergonha de andar dentro, iria colocar uma sacola de supermercado na cabeça
    <img src="http://2.bp.blogspot.com/-GeuNUH3_k8Q/TznD6IUSzwI/AAAAAAAAAAQ/S0ZUjH7P5Mw/s220/saco%2Bna%2Bcabe%25C3%25A7a.jpg"&gt;

    Toma vergonha nesta cara larga Toyota

    afff

  • FSaccon

    – Paulo Guarda-Chuva, como é o novo carro da Toyota?
    – É muito feioooooooooooooooooooooo!

  • rfaerocha

    Esse painel é de um carro de 1963, só que piorado.

    Olha se não é igual:
    http://atibaia.olx.com.br/chevrolet-brasil-3100-1
    http://atibaia.olx.com.br/chevrolet-brasil-3100-1

  • Diegorji

    Não acredito que vá vender fácil, não pelo desenho, mas sim pelo preço e pelos opcionais disponíveis na versão básica. Brasileiro gosta do ar condicionado e por 29,990 vc compra o queridinho gol GV com ar condicionado.

  • paulober2003

    Vamos com calma! A galera aqui também só quer chutar o pau da barraca… Num é nenhum Corolla não… Mas vocês têm que perceber que nosso país infelizmente tem uma economia pobre. Não somos um mercado consumidor de carros ultra-possantes e modernos, tem neguinho que compra até hoje o GOL e outros o monstro do AGILE… Enfim… Temos que ter no mercado carros disponíveis em todas as faixas de preço, e se por bem você for um endinheirado e poder comprar um carro confortável do seu gosto, ótimo!
    O Etios é um excelente carro olhando pela perspectiva do preço, segurança 4 estrelas, conforto do ar condicionado e espaço interno e do bagageiro. Este carro tem lindas rodas de liga leve na versão top similares a do corolla, muito agradável o desenho. A dianteira e a traseira realmente não é muito o gosto dos brasileiros, não é nenhum hyundai com lanternas fluidas com desenhos "hi-to-fly", mas é diferente! O novo sempre causa impacto!

    Acredito que para este carro se tornar bem mais acertado, poderiam ajustar os mostradores de velocidade e rpm para trás do volante, no som deixar um espaço para colocar um DVD doubledin pionner e adicionar mais um limpador de para-brisas! Daí até eu comprava um Etios 1.5… botava um rodão aro 18 bem estrelado, rebaixava só um pouquinho ele e ficava SHOW! Afinal ele é um Toyota! =D UAHuHAuhUAHuHAUhA….

    • luizcrjr

      Agradável? acho que até o fiesta antigão é mais bonito que esse Etios…

  • luizcrjr

    MAIS UMA CARROÇA!!!!!!! DIGO CARRO………….ARRRRRRRRRGHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!

  • shopfloor management

    vi um na rua…a primeira reação foi: ai que burro, da zero pra ele…
    depois vi que era de test drive…

  • Goncalves

    Comprei um sedan sd xls 1.5 nao pelo preco nem pela beleza, mas pelo fato que trabalho longe de casa, e um carro economico e seguro, sim muito economico e muito gostoso de dirijir. mas ainda falando de beleza isso eu entendo casei com a miss de meu estado, e de seguranca tambem entendo um pouco sou da area a uns 20 anos. enfim, casei com uma mulher linda e comprei um carro seguro, economico, de pouca manutencao, bem confortavel… e um toyota.

  • Klaus

    Concordo que o carro é feio, com acabamento pobre, sem o básico (retrovisores elétricos, cinto e banco com regulagem de altura, cinto de 3 pontos no meio do banco de trás, alto-falante atrás, tecido nas portas nas versões X e XS, etc). Acho bom isso de nós brasileiros estarmos mais críticos e exigentes. É algo positivo. Temos mesmo que reclamar, não aceitar preços absurdos, chorar um desconto, afinal de contas, carro não é um investimento e sim um bem de consumo. Mas sinceramente não vamos conseguir mudar o Brasil assim de um dia para o outro, O povo ainda tem que amadurecer muito. Entra no google maps e observe as ruas de portugal, espanha e itália. Os carros são na maioria hatch simples e muitos com mais de 10 anos. O europeu compra carro para as necessidades básicas e não ficam trocando de carro todo ano como nós que trocamos por status. Segurança é importante? Conforto, seguro barato, manutenção barata? Economia de combustivel importa? Potencia? Aparencia não é tudo! Faça um test drive no Etios e você vai mudar seu modo de pensar! Não quero que ame o Etios, quero que seja racional!

  • Cesar

    Falou tudo e disse a verdade. Tenho ETIOS 1.5 e é tudo de bom porque não quebra. Se não é o mais bonito com certeza é o melhor visto que já tive outras marcas. Carro é para atender as necessidades do consumidor. Compre um e seja feliz..

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend