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Toyota Etios: Impressões gerais e ao dirigir (83 fotos)

Toyota Etios: Impressões gerais e ao dirigir (83 fotos)

O Toyota Etios é uma inédita proposta da marca japonesa no segmento de compactos populares. No segmento com maior representatividade do mercado, o compacto teve seu preço reduzido para enfrentar a concorrência, custando agora a partir de R$ 29.990.


A “simplicidade arrojada” da Toyota fica evidente no desenho da carroceria, feito para melhor aproveitamento interno, assim como na contenção de custos e corte de alguns itens para que o compacto pudesse ter seu valor reduzido. Por fora, o visual é simples, contando com poucos detalhes que inspiram esportividade ou luxo, tais como aerofólio traseiro e friso cromado, por exemplo.

O objetivo não é se destacar nestes quesitos, mas apresentar algo prático e funcional. Algumas das cores são bastante chamativas, como o verde, por exemplo, compensando em parte esse detalhe. Faróis e lanternas são simples e na versão XLS, há também úteis faróis de neblina. As rodas de liga leve têm bom desenho, mas só estão disponíveis no topo de linha, assim como muitos itens importantes.

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Infelizmente, os preços – nesse caso – são bem mais altos. Os retrovisores não possuem repetidores de direção, assim como o limpador tem apenas uma lâmina, que só poderemos testar em uma avaliação mais longa. Também não há protetor de cárter.

Por fora, o Toyota Etios revela o baixo custo de projeto ainda através do interior das caixas de rodas, onde não há plásticos ou proteções para isolamento acústico. Alguns rivais do japonês também apresentam esse detalhe.

Por dentro, o Toyota Etios tem visual simples, embora com diferencial estético da instrumentação central. No mais, o acabamento e equipamentos oferecidos estão no mesmo patamar dos nacionais. Há textura diferenciada sobre o painel, assim como acabamento diferenciado da alavanca de câmbio. O volante também é bastante interessante, sendo agradável visualmente e anatômico.

Outro item elogiável é a quantidade de espaço para copos e garrafas, sendo que em cada porta e no túnel central existem 7 lugares com essa função. O porta-luvas pode ter climatização, item pouco visto no segmento, apesar da abertura não ser das melhores. O espaço interno é bom.

Toyota Etios: Impressões gerais e ao dirigir (83 fotos)

Plásticos duros e tecidos nas portas estão presentes, embora o último somente em versões mais caras do Toyota Etios. Os bancos possuem tecido macio e proporcionam conforto relativo. Os espelhos nos para-sóis (sem iluminação) e o sistema de áudio com USB garantem maior comodidade. Mesmo assim, somente dois alto-falantes estão instalados no carro.

Já o painel de instrumentos não é complicado, embora a posição central possa sugerir. Voltado mais para o condutor, o equipamento é de fácil visualização, mas nas informações de velocidade e rotação do motor. O diminuto display digital com hodômetro e nível de combustível não confere boa visualização, especialmente o primeiro item. A Toyota poderia ter incluído um visor maior, já que há espaço suficiente para isso.

O banco do condutor não tem regulagem de altura, mas a coluna de direção sim (dependendo da versão). Os cintos de segurança são fixos e o banco traseiro é inteiriço. O ar condicionado, por exemplo, funciona muito bem, refrigerando o interior rapidamente, garantindo assim conforto aos passageiros. Os difusores, apesar da disposição, se mostram eficientes.

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O espaço interno é bom, sendo mais bem aproveitado na versão sedã, visto que possui maior distância entre eixos (2,55 m contra 2,46 m do hatch). No caso do porta-malas, o hatch tem espaço mediano, mas o sedã já é um excelente candidato a “carro de praça”. Há muito espaço no bagageiro do japonês (562 litros).

O acabamento nos dois bagageiros é bem simples, sendo que apenas o sedã tem iluminação interna, mas somente o Toyota Etios Hatch 1.5 XLS tem abertura elétrica. Novamente no interior, dois apoios de cabeça dianteiros e dois traseiros fecham o pacote de comodidade e segurança aos ocupantes.

Claro, há o importante airbag duplo de série e o ABS, que só aparece na versão XLS. Os vidros elétricos nas quatro portas e com comando em boa posição são pontos positivos, mas não há retrovisores elétricos, nem como opcionais. O alarme poderia ser estendido às demais versões.

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A ergonomia é boa, com os referidos comandos dos vidros e os controles das alavancas na coluna de direção em boa posição. Os sistemas de áudio e climatização também apresentam comandos bastante práticos, assim como o interessante botão para abertura do capô no painel.

No assoalho, alavancas para abertura do tanque e porta-malas estão presentes e geram praticidade e segurança. A iluminação interna também é cômoda. A visibilidade é ampla, graças ao bom tamanho dos vidros. Olhando para trás, as grossas colunas C reduzem, como em qualquer carro, a visibilidade. Os retrovisores externos e o interno possuem tamanho adequado.

A posição de dirigir é cômoda, mas poderia ser melhor com as regulagens que poderiam ser oferecidas ao condutor. A alavanca tem curso bastante reduzido, especialmente na 1ª, 3ª e 5ª. No cofre do motor, há um contrapeso que reduz esse curso e torna as trocas mais macias.

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Conduzindo o Toyota Etios

No test drive do segundo dia do evento de lançamento do Toyota Etios, nós rodamos na região entre Itupeva e Itu, no interior de São Paulo. O primeiro modelo testado foi o hatch com motor 1.3 (versão XS).

O hatch 1.3 deverá ser a versão mais vendida do popular da Toyota e se mostrou bastante interessante no que diz respeito à condução. O motor 1.3 16V de 84 cv com gasolina e 90 cv com etanol, foi bem ajustado para nossa realidade e mostrou vigor.

Com marchas bem escalonadas, o Toyota Etios XS 1.3 se mostrou ágil, tanto na estrada quanto no circuito urbano. Em velocidades constantes de 100 km/h e 120 km/h, a rotação chegou a 3.000/3.500 rpm, respectivamente.

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As retomadas foram adequadas à proposta, sendo naturalmente melhores que as dos rivais 1.0, segmento que a Toyota não se preocupou em entrar. A escolha é elogiável, afinal, os carros 1.0 estão seguindo em queda nos últimos anos, já que o consumidor passou a desejar maior prazer ao dirigir.

O silêncio a bordo é apenas razoável, ouvindo-se muito o ruído dos pneus e do motor, nas retomadas e aceleração. Em velocidade de cruzeiro, o 1.3 contém seu rugido. Para quem precisa ou gostar de explorar o motor de um carro, o Toyota Etios 1.3 chega facilmente à faixa vermelha e sem corte de rotação. O mesmo ocorre no bloco 1.5.

Falando no 1.5, andamos tanto no Toyota Etios hatch quanto no sedã. A diferença entre 1.3 e 1.5 é pouca em termos de potência e no desempenho geral, mas o maior torque do 1.5 é facilmente notado nas retomadas de velocidade. A 100 km/h, o motor gira em torno dos 2.900 rpm. O ruído interno gerado pelo motor é semelhante ao do 1.3.

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O Toyota Etios 1.5 XLS em versão sedã tem bom desempenho e conforto. O três volumes apresenta comportamento mais neutro, mas com natural maior tendência em sair de traseira nas curvas mais exigentes.

O hatch tem melhor dirigibilidade em curvas graças ao entre eixos menor e ao tamanho reduzido. Mesmo assim, a suspensão foi ajustada para maior conforto. Mais macia, ela absorveu muito bem os muitos buracos e depressões por onde passamos, não batendo no fim do curso em condições normais de condução.

Os freios nas duas carrocerias se mostraram muito eficientes, inclusive na versão 1.3, que carece de ABS. Não há maior tendência em escapar em frenagens bruscas em curvas e o equilíbrio trouxe segurança. A direção elétrica é bastante leve e confortável, assim como o acionamento da embreagem. Como não há medidor de consumo, teremos que avaliar este item somente em um teste mais longo.

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Enfim, apesar do baixo custo imposto pelo projeto, refletido no acabamento e de certa forma também no visual, o Toyota Etios se mostrou um carro bastante acertado para o dia a dia. Anda bem em qualquer versão, mostrando que a Toyota não economizou nesse quesito.

O Etios não vai ter uma vida fácil no mercado nacional. Além das marcas tradicionais, que fazem sucesso nos segmentos populares, a Toyota terá de enfrentar novatas no mercado, que também apresentam boas opções.

Enfim, agora será o consumidor que vai decidir o futuro do Toyota Etios no mercado. A montadora oferece boa garantia de três anos e promete o menor custo de manutenção no segmento, itens bastante apregoados pelas marcas “novas”.

Galeria de fotos do test drive do Toyota Etios:

Viagem a convite da Toyota.

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