Linha 2018 Sedãs Toyota

Toyota Etios Sedan 2018: preço, consumo, versões, equipamentos, fotos

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O Toyota Etios Sedan 2018 tem agora novo visual dianteiro em todas as versões na linha 2018. Suas versões são as X, XS, XLS e Platinum. O sedã compacto teve algumas alterações, entre rodas, acabamento interno, volante, cluster, motorização, câmbio, entre outros. O conjunto ficou mais equilibrado e dá ao modelo uma aparência mais harmoniosa.



No mercado brasileiro, o Etios Sedan 2018 tem desempenho bom, ficando em 20º lugar no mês de agosto com  3.187 emplacamentos. No acumulado do ano, o sedã da Toyota é o 18º no ranking com 20.413 unidades vendidas. No segmento de sedãs de entrada da Fenabrave, o modelo está em terceiro com 11,63% de participação.

O Etios Sedan 2018 é fabricado em Sorocaba-SP, cidade distante 87 km de São Paulo. A fábrica recentemente completou cinco anos de atividades, tendo sido construída exclusivamente para produção do sedã compacto e também do hatch. A planta, localizada às margens da rodovia estadual Presidente Castello Branco, poucos quilômetros após o trevo de acesso para Sorocaba-Itu, recebeu investimento inicial de US$ 600 milhões.

Na ocasião, a unidade tinha capacidade para 74 mil veículos por ano e posteriormente recebeu investimentos adicionais de R$ 1 bilhão, sendo expandida a capacidade instalada da fábrica a partir de janeiro de 2015 e atualmente pode fabricar 108.000 unidades anualmente. A planta da Toyota emprega 1.780 funcionários, mas o complexo, que inclui um parque de fornecedores localizado ao lado do terreno da unidade, abriga 11 empresas e mais outro contingente de empregados.

Desde 2012, os Etios e Etios Sedan receberam 13 alterações e em 2016, somaram 67.770 unidades em conjunto, um recorde histórico. Além de abastecer o mercado brasileiro, a dupla de compactos da Toyota também é exportada para Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica, Honduras e Venezuela. Em 2016, 26 mil unidades foram enviadas para fora e representaram 28% da produção da unidade, que foi de 93.598 veículos.

A instalação é bem moderna e trabalha em conjunto com outras duas plantas localizadas na região, sendo uma em Porto Feliz para produção de motores e outra em Indaiatuba, que produz o Corolla. Além disso, a fábrica da Toyota em Sorocaba também é abastecida de componentes oriundos da unidade histórica de São Bernardo do Campo, localizada no Grande ABC.

Esta velha fábrica, que já produziu o rústico e robusto utilitário Bandeirante e até fez a pintura de carrocerias do Fusca para a Volkswagen após o incêndio de 1970, agora ela é a sede administrativa da empresa no país e recentemente recebeu uma modernização, que inclusive adicionou um pequeno museu.

A ideia até pouco tempo atrás era voltar a produzir em São Bernardo do Campo e o modelo seria o híbrido Prius, que seria feito em baixa escala. No entanto, a ideia parece ter sido postergada, embora o híbrido tenha vendido até agosto pouco menos de 1,6 mil unidades em 2017.

Mas, de volta ao Etios Sedan 2018, sua produção e a do Etios 2018 ficaram bem perto do limite em 2016 e esse ano a capacidade instalada pode chegar ao limite máximo. Com a perspectiva de que o mercado voltará a se reaquecer, bem provável que a Toyota faça mais um investimento para ampliar a produção da unidade, ainda mais que o Corolla também possa ser montado rapidamente na fábrica para dar conta da demanda. Então, podemos até esperar por 140 mil unidades/ano ou pouco mais. Com isso, a dupla de compactos e mais o sedã médio seriam atendidos, mas fala-se no Yaris Activ e também no C-HR nacional. Então, Sorocaba pode ficar ainda maior.

Confira as novidades abaixo:

Etios Sedan 2018 – detalhes

O Etios Sedan 2018 tem agora uma nova dianteira, com grade atualizado e formato mais afilado. O para-choque dianteiro é novo, bem como o traseiro. A versão XLS ganha as saias laterais que antes estavam disponíveis apenas na versão Platinum. E a versão Platinum ganha cromados na grade dianteira e também tapetes de carpete.

O Etios Sedan, assim como o hatch, é um desenvolvimento da Toyota para Índia e Brasil, além de outros mercados emergentes. Carros de baixo custo presentes nos dois mercados serviram de base para os estudos do projeto. Igualmente lançado na Índia, o modelo chamou a atenção por ser o primeiro sedã compacto da marca japonesa no mercado de baixo custo e, por consequência, buscando assim oferecer um melhor custo-benefício.

Ao chegar no mercado automotivo do Brasil, o Toyota Etios Sedan não teve tanto impacto por conta do preço elevado e de falhas de qualidade, algo impensável em um sedã da marca nipônica. As linhas eram bem simples e até antiquadas, que também não atraíram olhares. Quadradão, o modelo logo pareceu estar pronto para ser táxi, pois tinha porta-malas grandes, bom espaço interno e apenas o necessário.

A frente é a mesma do Etios 2018, mas uma carroceria diferente do hatch a partir da coluna B. Com 4,37 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,55 m de entre eixos, o Etios Sedan 2018 tem entre eixos maior e consequentemente mais espaço para quem vai atrás. Além disso, conta com 562 litros no bagageiro, que é enorme.

O sedã compacto da Toyota chama atenção pela grade em “V”, para-choque mais aerodinâmico e esportivo, mas as lanternas não foram repaginadas, continuando com o mesmo aspecto triangular e verticalizado já conhecido, que tem pouco além, mas é prático. As colunas C são bem distribuídas e ajudam no equilíbrio estético do modelo.

Por dentro, o Etios Sedan 2018 respira baixo custo com tudo simples e prático. O antigo cluster era muito ruim e ajudou a criar uma imagem negativa do produto logo de cara, mas a atualização na linha 2018 fez com que o quadro de instrumentos ficasse até atraente, impressão bem diferente do anterior. Até o volante era simples, mas ficou melhor na atualização. Prático mesmo é o porta-malas com abertura invertida, enquanto o console é somente adequado.

O ambiente tem linhas bem rústicas e bancos confortáveis, sendo o espaço no banco traseiro o melhor atrativo, mas contando com encosto inteiriço e apoios de cabeça apenas para dois. Já o bagageiro é mesmo para taxista. Amplo e com ótimo espaço, pode levar malas ou compras grandes sem o menor temor de faltar espaço. O Etios Sedan 2018 se tornou um dos sedãs mais preferidos por profissionais do setor e também por frotistas.

Etios Sedan 2018 – novidades

Após a atualização da linha 2017 não há muito o que falar de novidade do Etios Sedan 2018, embora ele ainda chame atenção pelo painel de instrumentos com tela TFT de 4,2 polegadas, batizado de Toyota Smart Screen. Estes displays são os mesmos do Toyota Prius 2018. Além disso, o acabamento interno está bem melhor, agora com mais tons escurecidos.

Etios Sedan 2018 – versões

Confira abaixo as versões do Toyota Etios Sedan 2018:

Toyota Etios Sedan X 1.5L 16V manual
Toyota Etios Sedan X 1.5L 16V automático
Toyota Etios Sedan XS 1.5L 16V manual
Toyota Etios Sedan XS 1.5L 16V automático
Toyota Etios Sedan XLS 1.5L 16V automático
Toyota Etios Sedan Platinum 1.5L 16V automático

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Etios Sedan 2018 – equipamentos

A versão de entrada X do Etios Sedan já é bem equipada, contando com quadro de instrumentos digital, computador de bordo, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro, abertura interna do porta-malas e do tanque, chave com controle do alarme, para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro, vidros elétricos e travas elétricas, além dos obrigatórios airbag duplo, freios com ABS e EBD, banco traseiro com encosto rebatível e alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança.

O Etios Sedan 2018 na versão XS adiciona sistema de som com Bluetooth, controle de cruzeiro (versão automática); controle do som e telefonia no volante, detalhes cromados, bancos com tecido em duas cores, descansa-braços no assento do motorista (versão automática), difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados, bem como a função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, podendo então mostrar o custo por km rodado.

A versão XLS do Etios Sedan adiciona ainda rodas de liga leve de 15 polegadas, pneus 185/60 R15, sistema de áudio com tela touch screen e espelhamento de smartphone, faróis de neblina, acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro), volante em couro e retrovisores externos com indicadores de seta integrados.

Por fim, temos a versão topo de linha do Etios Sedan 2018, que é a Platinum. Esta tem rodas com desenho exclusivo, manopla de câmbio em couro, detalhe cromado na grade; aerofólio; tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com rádio, MP3, USB, Bluetooth, TV digital, DVD player e navegador GPS integrado.

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Etios Sedan 2018 – preço

Confira abaixo os preços do Toyota Etios Sedan 2018:

Toyota Etios Sedan X 1.5L 16V manual R$ 50.690
Toyota Etios Sedan X 1.5L 16V automático R$ 55.590
Toyota Etios Sedan XS 1.5L 16V manual R$ 53.990
Toyota Etios Sedan XS 1.5L 16V automático R$ 58.890
Toyota Etios Sedan XLS 1.5L 16V automático R$ 64.190
Toyota Etios Sedan Platinum 1.5L 16V automático R$ 68.390

Etios Sedan 2018 – motor

O Toyota Etios Sedan 2018 não dispõe do motor 1.3 Dual VVT-i flex, que desenvolve 88 cv com gasolina e 98 cv com etanol, a 5.600 rpm, e torque de 12,5 e 13,1 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm, presente apenas no Etios 2018 em versão hatch. A única opção é propulsor 1.5 Dual VVT-i flex, que rende até 102 cv a 5.600 rpm e 107 cv a 5.600 rpm, bem como 14,3 kgfm a 4.000 rpm e 14,7 kgfm, a 4.000 rpm, ambos com bloco e cabeçote em alumínio, respectivamente com gasolina e etanol.

O Etios Sedan 2018 oferece transmissão manual de seis velocidades ou automática de quatro marchas, a mesma que já foi usada pelo Toyota Corolla 2018 até a geração anterior à atual. Essa caixa é oferecida em mais da metade da gama de versões do sedã, dando assim ao consumidor a opção de um automático com bom custo-benefício.

Antiga na Toyota, essa motorização ainda é muito versátil e conta com grande oferta de peças e componentes na cadeia produtiva mundial, chegando a ser clonados por montadoras locais da China. Como por lá a lei de propriedade industrial é escassa, então ficou difícil coibir a prática. Já o câmbio automático é muito resistente e já consolidado, equipando inclusive no superluxuoso híbrido Lexus LS 500h 2018, que tem também uma caixa CVT.

Nos próximos anos, a Toyota deve utilizar um propulsor mais atual, possivelmente um 1.2 com Turbo e três cilindros nas versões mais caras do sucessor do sedã, enquanto a intermediária pode ainda ostentar uma versão flex aspirada.

Fala-se que Porto Feliz-SP irá produzir um novo tipo de motor turbinado para atender a demanda do Corolla e provavelmente de outros modelos nacionais. O câmbio CVT inevitavelmente substituirá o automático no próximo modelo, que pode ser o Yaris Activ e sua variante hatchback ou um sedã totalmente novo, feito sobre a plataforma global TNGA.

É essa base que está sendo cogitada para o sucessor do Etios Sedan 2018, o que provocaria um aumento na largura do carro e, talvez, no entre eixos, que atualmente é de 2,55 m. Se a intenção for brigar com Honda City, Volkswagen Virtus ou Fiat Argo em versão sedã, o modelo terá de ter uma plataforma mais espaçosa e ainda mais porta-malas, quem sabe próximo de 600 litros, mas aí já seria absurdo. O tamanho atual preservado já seria um ganhou enorme.

A aerodinâmica deve ficar mais apurada, assim como a estética, mais bem cuidada e agressiva, para conquistar consumidores mais jovens, enquanto o Corolla 2018 faz o papel de atender uma faixa etária mais alta e com maior poder aquisitivo. Outra mudança deverá ser na conectividade, fazendo-nos esperar por multimídia com Android Auto e Car Play, hotspot WiFi e serviços online. A segurança pode incluir airbags laterais e controles de tração e estabilidade, assim como assistente de partida em rampa.

Etios Sedan 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Etios Sedan 2018 com motor 1.5 MT – 11,3 segundos e 186 km/h
  • Etios Sedan 2018 com motor 1.5 AT – 12,0 segundos e 186 km/h

O Etios Sedan 2018 anda muito bem com o propulsor 1.5 Dual VVT-i, que equipa todas as versões do sedã. Esse motor tem boa disposição, mas em alta rotação, sendo mais adequado para a estrada e um pouco menos para a cidade. Para um 1.5, ele deveria ser mais esperto em baixa, mas transparece sua pouca força nas saídas e retomadas.

O 1.5 precisa de mais de 3.000 rpm para responder de forma adequada, mas acima disso assume seu papel de opção mais potente da linha Etios no geral, embora a diferença não seja tão empolgante. O sedã é maior, mas é um pouco mais pesado apenas que o hatch.

Os números de aceleração e velocidade mostram que, apesar da pouca força em baixa, o 1.5 Dual VVT-i necessita de  11,3/12,0 segundos e atinge máxima de 186 km/h em ambos os câmbios e abastecido com etanol. Com isso, a performance foca mais em economia de combustível, com relações mais longas.

O escalonamento de marchas no câmbio manual é boa, mas o automático de quatro marchas sofre mais para manter um bom ritmo sem exigir demais do motor 1.5 Dual VVT-i. Em alta rotação e carregado, o Etios Sedan 2018 até que se comporta de forma razoável, considerando sua proposta, tendo um entre eixos maior que o hatch, garante melhor dirigibilidade.

A traseira é bem saliente e saída um pouco mais em curvas, mas o conjunto de suspensão tem bom ajuste e garante a estabilidade necessária para não passar apuros, pois não há controles de tração ou estabilidade. Carregado, a traseira tende a abaixar bastante, mas não tão quanto alguns concorrentes. Mesmo assim, a condução ainda é aceitável para uma viagem na estrada, por exemplo.

No geral, o Toyota Etios Sedan 2018 é um bom carro para dirigir na cidade e, com alguma reserva, também na estrada. Ele é leve e agradável ao volante, cuja assistência elétrica, precisa e progressiva. O handling é um dos melhores do mercado e ele ganha o cliente por seu bom comportamento. Os freios são bem equilibrados para a proposta do modelo. Para uma família de tamanho médio ou para taxistas/frotistas/motoristas particulares, torna-se um sedã bem adequado pelos seus préstimos. É econômico, espaçoso e robusto.

Etios Sedan 2018 – consumo

Cidade

  • Etios Sedan 2018 com motor 1.5 MT – 8,5 km/l com álcool e 12,5 km/l com gasolina
  • Etios Sedan 2018 com motor 1.5 AT – 8,4 km/l com álcool e 12,2 km/l com gasolina

Estrada 

  • Etios Sedan 2018 com motor 1.5 MT – 10,3 km/l com álcool e 15,0 km/l com gasolina
  • Etios Sedan 2018 com motor 1.5 AT – 10,4 km/l com álcool e 14,9 km/l com gasolina

Etios Sedan 2018 – manutenção e revisão

Revisão

Quilometragem

Preços 1.5

10.000 km

R$ 230

20.000 km

R$ 480

30.000 km

R$ 417

40.000 km

R$ 699

50.000 km

R$ 369

60.000 km

R$ 636

Etios Sedan 2018 – ficha técnica

Motor

1.5 Dual VVT-i

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1476

Válvulas

16

Taxa de compressão

13:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 102 cv @ 5600 rpm / Etanol: 107 cv @ 5600 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 14,3 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 14,7 kgfm @ 4000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas / Automático 4 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas / Liga Leve aro 14/15 polegadas

Pneus

175/65 R14 /185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4369

Largura sem retrovisores (mm)

1695

Altura (mm)

1510

Distância entre os eixos (mm)

2550

Capacidades

Porta-malas (litros)

562

Tanque (litros)

45

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

965 (MT) / 985 (AT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,31

Etios Sedan 2018 – fotos

4.0

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  • Andre Henrique Melo

    Adorei o carro dirigi modelo 2016.Um caso a pensar.Em valores o Sedan como hatch tenho preço atraente se comparar demais modelos com motorização 1.0 ate 1.4.Sem contar que marca tem ótima valorização de mercado.

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