Carros Conceito Crossovers EUA Toyota

Toyota FT-AC Concept: SUV compacto será produzido até 2020 e terá tração 4×4

Toyota-FT-AC-Concept-2018-2 Toyota FT-AC Concept: SUV compacto será produzido até 2020 e terá tração 4x4

Mostrado em Los Angeles, o conceito Toyota FT-AC será produzido nos próximos dois anos, de acordo com o site Motor Authority. A proposta de crossover urbano com uma pegada mais ousada foi mostrada ao público na Califórnia e já é o terceiro de uma sequência de utilitários esportivos compactos que o gigante japonês está mostrando ao consumidor nos últimos meses.



O primeiro foi o FT-4X, mostrado em abril no Salão de Nova Iorque, sendo este uma espécie de “Renegade da Toyota”, inspirado claramente no clássico Land Cruiser – Bandeirante por aqui – e com dimensões muito parecidas com as do compacto da Jeep, vendido nos EUA e também aqui no Brasil. A releitura da marca japonesa parecia indicar uma proposta nesse sentido, o que não seria ruim para o cenário brasileiro, onde não há nada abaixo do RAV4 no lineup da empresa.

Toyota-FT-AC-Concept-2018-2 Toyota FT-AC Concept: SUV compacto será produzido até 2020 e terá tração 4x4

Logo depois a Toyota mostrou no Japão o TJ Cruiser, um conceito com uma ideia estranha, a de unir um monovolume com um crossover, mas não nos moldes vistos na Ásia. Não tão atraente e nem muito global, a proposta parece ser direcionada para os mercados asiáticos, onde monovolumes 4×4 são comuns.

Por fim, eis que surge o FT-AC em Los Angeles, trazendo um foco mais urbano, quase um aventureiro. O visual lembra até um Subaru. Jack Hollis, gerente geral da Toyota Motor North America, diz: “É como nos anos 90 novamente, podemos ter mais de um veículo em cada segmento se eles forem diferentes o suficiente”.

A declaração de Hollis indica que o FT-AC irá conviver com outros produtos compactos da Toyota. O executivo confirmou a plataforma modular TNGA, a mesma do FT-4X e também que o estilo irá influenciar os próximos RAV4 e 4Runner. A marca não revelou o tamanho do crossover, mas ele parece ser um pouco maior que o conceito citado acima, servindo assim como um intermediário entre este e o C-HR.

Hollis também revelou que o FT-AC terá tração nas quatro rodas e será personalizável. A ideia de um aventureiro urbano com pegada off-road parece ser atrair os consumidores jovens, órfãos da Scion. Estima-se que os preços comecem em US$ 20.000. Essa é a mesma faixa onde atuam os principais SUVs compactos no mercado americano.

Se a Toyota irá propor uma dupla de crossovers na gama de entrada com FT-4X e FT-AC, então ela partirá com força no segmento, onde atualmente conta apenas com o C-HR, que custa a partir de US$ 22.500, mas tem uma pegada mais “asfáltica” e com porte presumivelmente acima das propostas conceituais vistas nos EUA. Por lá, a gama Toyota conta ainda com RAV4, 4Runner, Highlander, Sequoia e Land Cruiser.

[Fonte: Motor Authority]

COMPARTILHAR:

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email