Hatches Japão Sedãs SUVs Toyota

Toyota GA-B é a modular TNGA para próximo Yaris e outros compactos

Toyota GA-B é a modular TNGA para próximo Yaris e outros compactos

Enquanto a Toyota lança a produção da plataforma TNGA em Indaiatuba-SP, a bordo do Novo Corolla 2020, lá fora a montadora japonesa anuncia uma nova arquitetura global, a GA-B. Ela é uma variante compacta da base do sedã médio da marca, o carro mais vendido da história com mais de 47 milhões de unidades.


A plataforma GA-B utiliza uma nomenclatura que é popularmente associada com a Lexus, mas a TNGA usada por Corolla e Prius é identificada pela Toyota como GA-C, enquanto Camry e RAV4 usam a GA-K.

Toyota GA-B é a modular TNGA para próximo Yaris e outros compactos

Assim, a GA-B será utilizada na próxima geração do Yaris e terá arquitetura com alto nível de rigidez e menor peso com o emprego de mais aço de alta resistência.


De acordo com a Toyota, a GA-B tem suspensão dianteira McPherson com amortecedores de baixo atrito e variação de molas. Na traseira, a suspensão pode ser por eixo de torção ou multilink, dependendo da aplicação. Provavelmente a segunda opção será usada em SUV compacto.

Toyota GA-B é a modular TNGA para próximo Yaris e outros compactos

Um ponto interessante na GA-B é o assento do motorista, que de acordo com a marca japonesa, fica numa posição mais baixa para reduzir o centro de gravidade do carro, sendo inclusive deslocado mais para o centro. Numa proposta de SUV, esse assento precisará ser mais alto. Note que ela terá versão híbrida, com bateria no lugar do tanque.

A Toyota reforça a proposta de uma condução em posição mais baixa para que “os pontos sensíveis da parte superior do corpo e o ponto do quadril do motorista estejam posicionados mais baixos para dar aos projetistas maior liberdade para criar veículos com altura baixa e postura ampla.”

Toyota GA-B é a modular TNGA para próximo Yaris e outros compactos

Com isso, a GA-B terá balanços (dianteiro e traseiro) mais curtos, enquanto os entre-eixos serão maiores, ampliando o espaço interno. A Toyota diz que essa configuração modular permite ter modelos de tamanhos diferentes, incluindo entre eixos, ampliando as possibilidades de criação de novos produtos no segmento B, onde o Yaris é o principal produto atual.

Espera-se que o futuro anúncio da Toyota no Japão, para produção de um SUV compacto no Brasil, algo a ser feito junto com o governo de São Paulo, venha a ser feito com a GA-B, o que demandará investimento pesado em Sorocaba para fazer essa nova plataforma TNGA de compactos.

Toyota TNGA (GA-B) – Galeria de fotos

Toyota GA-B é a modular TNGA para próximo Yaris e outros compactos
Nota média 5 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Murilo Soares de O. Filho

    UAU!

    • Murilo Soares de O. Filho

      fui irônico mesmo, essa é a tendência, redução de custo, essa é a principal razão das plataformas modulares.

  • Eduardo T. Küll

    E quanto tempo demoraremos a tê-la por aqui, se é que a teremos…

  • Chap

    Para o Yaris, do primeiro mundo.

  • RKK

    “Toyota GA-B é a modular TNGA para próximo Yaris e outros compactos.

    Assim, a GA-B será utilizada na próxima geração do Yaris e terá arquitetura com alto nível de rigidez e menor peso com o emprego de mais aço de alta resistência.”

    -> Finalmente o Yaris terá uma plataforma decente, que não se deforma em crash-test (principalmente coluna A, conforme NCap).

    “Espera-se que o futuro anúncio da Toyota no Japão, para produção de um SUV compacto no Brasil, algo a ser feito junto com o governo de São Paulo, venha a ser feito com a GA-B, o que demandará investimento pesado em Sorocaba para fazer essa nova plataforma TNGA de compactos.”

    -> Será que o novo SUV da Toyota especulado para o Brasil (em substituição ao C-HR) seria baseado nesta nova plataforma TNGA-B e não na DNGA da Daihatsu ? Preferencialmente com suspensão traseira multilink.

    • Vinícius Sza

      Essa ‘DNGA’ deve ser a GA-B nomeada para a Daihatsu.

    • sigma7777777

      Sim, devido o ganho de escala para gerar ainda outros produtos.

  • zekinha71

    Essas fotos são de como serão nossos carros daqui alguns anos, se quiser o resto do carro vai ter que pegar os pacotes de opcionais e pagar bem caro.

  • Luiz Felipe S. Silva

    O Yaris asiático (igual ao brasileiro) está quase em tempo de ganhar uma nova geração. Será que vai usar essa arquitetura? Se sim, será que a Toyota brasileira vai saltar uma provável reestilização no Yaris local e pular pra uma nova geração?

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Será que vão globalizar o Yaris como é o Corolla? E poderiam também dar um tapa do Étios com um novo interior e câmbio CVT no lugar do AT4

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email