Toyota GR Corolla é confirmado para o Brasil em 2023

Usando as redes sociais, a Toyota confirmou a chegada em 2023 do GR Corolla, o suprassumo do best seller mundial, que será um rival direto do Honda Civic Type R, também confirmado para o próximo ano.


Como uma resposta à Honda, a Toyota acorda para a vida ao trazer um bólido inédito, que trará 304 cavalos e 37,7 kgfm obtidos no já famoso G16E-GTS.

Este é um motor estranho, tendo três cilindros em linha e 1.6 litro, mas com turbo e injeção direta, o G16E-GTS se traduz em performance e eficiência a bordo do hot hatch nipônico.

Com transmissão manual de seis marchas, o GR Corolla tem tração nas quatro rodas sob demanda, mas não com 100% de força nas rodas traseiras, o que seria um modo drift desejável.

Este sistema confere até 60:40 para tração dianteira e até 30:70 para traseira, além de manter em boa parte os 50:50 para melhor equilíbrio.

Desembarcando do Japão para ampliar a gama da Gazoo Racing no Brasil, o GR Corolla trará o estilo Sporty da geração 12 do Corolla, diferente do visto aqui.

Tendo um olhar agressivo, o GR Corolla tem faróis full LED, grade estilizada, saias de rodas abauladas, saias laterais, rodas esportivas aro 18 polegadas, spoiler traseiro, escape duplo e difusor de ar.

Dentro, o GR Corolla tem ambiente escurecido, cluster digital personalizado e exclusivo, bancos esportivos em Alcantara, pedais de alumínio e alavanca de câmbio estilizada.

O volante também é esportivo e deixa o Toyota GR Corolla ainda mais exclusivo, tornando-o um carro desejável para muita gente.

A única questão será o preço, mas para entusiastas de desempenho, o GR Corolla já será uma adição importante ao histórico de carros esportivos ou mesmo à coleção vigente.

O GR Corolla deverá ser um carro bem usado em track days pelo país, assim como baterá de frente com o entusiástico Honda Civic Type R.

Sem dúvida, será um duelo de Funajima automotivo, mas quem será Musashi nessa história? Veremos…

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.

Deixe um comentário