Cupês Esportivos Europa Toyota

Toyota GR Supra ganha motor 2.0 Turbo de 262 cavalos na Europa

Toyota GR Supra ganha motor 2.0 Turbo de 262 cavalos na Europa

O Toyota GR Supra chega como uma opção interessante ao mercado de carros esportivos na Europa. Com vendas a partir de março, o cupê de alta performance da marca japonesa tem um coração compacto, porém, bem disposto.


O bólido nascido da parceria com a BMW, agora vem com motor 2.0 Turbo de 262 cavalos e 40,6 kgfm, que em realidade é o B48 do fabricante da Baviera. A nova opção de acesso do Supra garante uma economia de peso de 100 kg em comparação com a versão de seis cilindros 3.0 litros.

Toyota GR Supra ganha motor 2.0 Turbo de 262 cavalos na Europa

Com isso, o Toyota GR Supra 2.0 vai de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e atinge máxima limitada em 250 km/h. A Gazoo Racing até poderia ter usado a versão de 306 cavalos desse propulsor, mas a ideia é dar vantagem ao 3.0, que tem 340 cavalos. Equipado com transmissão automática ZF 8HP de oito marchas, o bólido tem tração traseira.

Tendo distribuição de peso 50:50, o GR Supra 2.0 terá maior equilíbrio dinâmico. Tetsuya Tada, engenheiro-chefe do GR Supra, diz: “Para obter uma direção ágil e curvas estáveis, trabalhamos duro para reduzir o peso do carro, buscando um equilíbrio de peso de 50:50”.

Toyota GR Supra ganha motor 2.0 Turbo de 262 cavalos na Europa

Tada completa: “Isso nos apresentou grandes desafios, mas não queríamos comprometer nossos objetivos”. A Gazoo Racing diz também que o GR Supra alcança a “proporção áurea” nas dimensões do carro, tendo relação 1,55 entre distância entre eixos e comprimento total.

Isso significa uma condução esportiva realmente apreciável. Essa característica existe também nas demais versões do GR Supra, sendo um esforço da Toyota para ter um produto mais apurado possível em dirigibilidade, já que é o último purista que a marca conseguirá emplacar antes da eletrificação. Então, ele precisa ser lembrado como os icônicos dos anos 80 e 90.

Toyota GR Supra ganha motor 2.0 Turbo de 262 cavalos na Europa

Disponível na edição exclusiva e limitada da versão Fuji Speedway, o GR Supra vem com pintura branca exclusiva, rodas esportivas aro 18 polegadas (19 opcional), retrovisores em vermelho vivo, detalhes em fibra de carbono no interior, assim como bancos esportivos e acabamento em Alcantara vermelho e preto. Pacote de segurança ADAS+ e multimídia com tela de 8,8 polegadas estão presentes, entre outros.

Toyota GR Supra 2.0 Turbo 2020 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Luís Paulo

    Belo brinquedo!

    • Daniel Deichmann

      Realmente, um belo brinquedinho. Só merece um aero maior, como do Supra da geração anterior.

  • Natán Barreto

    O interior poderia ter mais personalidade porque só trocou o emblema. É total a identidade da BMW, tirando a cor cinza e vermelha. Se fosse bege com emblema BMW, ninguém notaria

    • Emilio

      Foi o que pensei…

  • Augusto

    Traseira diferente e bem resolvida!!

  • RicardoVW

    Não curto esses carros clones!

  • Redrum

    Poxa… esse teria tudo para vir para o BR mais barato que o Z4 de entrada… por R$250.000 não teria nada mais divertido…

  • th!nk.t4nk

    Gosto da traseira e do fato dele usar o ótimo B48. Mas sinceramente? Ao invés de ir no clone, é mais negócio ir no original da BMW de uma vez. A Toyota que faça um produto realmente seu pra colocar um emblema, senão fica naquela “ah você tem o novo Supra… mas na verdade é um Z4 né…”.

    • O carro não é um projeto da BMW, é um projeto misto, inclusive o motor foi revisado varias vezes pela Toyota para não quebrar, então ele mais Toyota que BMW kkkk.

      • th!nk.t4nk

        O coração desse carro é o BMW B48, já super comprovado em diversos carros há anos. Não tem nada de “revisado pela Toyota”, ele manteve as mesmíssimas specs originais da BMW (as quais já eram usadas em vários modelos da marca 2-3 anos antes do lançamento desse Supra). A única coisa da Toyota nesse carro é o emblema mesmo.

  • Gabriel

    Daria uma briga boa com o Yaris GR que é mais potente, leve, tração integral e cambio manual.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email