Toyota GR Yaris chega à Argentina com exigências

toyota gr yaris 1 1

O Toyota GR Yaris chegou oficialmente ao mercado argentino, mas somente 300 hermanos poderão tê-lo na garagem. Mesmo assim, o hot hatch japonês não estará disponível para qualquer um com dinheiro na mão.


A Toyota decidiu que no GR Yaris só irá para as mãos de pessoas selecionadas e estas deverão atender diversos requisitos e imposições por parte do fabricante nipônico. Para quem gosta de acelerar e eventos automotivos, não haverá nenhum problema, nesse caso.

Custando US$ 54.400, o GR Yaris chega ao país vizinho com garantia de cinco anos ou 150.000 km. Mas, o bólido japonês exige mais que dinheiro para ser levado para casa.

toyota gr yaris 2 1

A Toyota, por exemplo, determina que a venda seja feita apenas para pessoa física, de modo a evitar a revenda imediata do produto.

Além disso, o comprador precisa se comprometer a ficar “um tempo razoável” com o carro, mesmo que o período não seja determinado pelo fabricante.

toyota gr yaris 4 1

Obviamente, ele tem de ter outros carros da Toyota na garagem e, como cliente da marca, tem que estar no Club Toyota, criado pela empresa em 15 de junho.

É necessário ainda indicar uma Garagem GR na Argentina para a entrega do carro, sendo esta uma rede de lojas específicas da Gazoo Racing por lá.

O pretenso dono do GR Yaris também precisa se comprometer a estar presente em muitos dos eventos da Gazoo Racing na Argentina, onde naturalmente a maioria deve ser em pistas. Ou seja, é como juntar a fome com a vontade de comer…

toyota gr yaris 12 1

Bem, se até agora a coisa parecia fácil para muito argentino que gosta de pisar fundo, a seleção fica mais rigorosa com um formulário do Google, enviado aos proponentes à compra.

Nele existem perguntas como: “Você é piloto profissional? Qual categoria, qual time? Você participa de Track Days? Com que frequência? Você participa como amador de atividades recreativas automobilísticas? Qual?”

toyota gr yaris 9 1

Bom, fora isso, ainda tem a seleção de perfil feita pela Toyota Argentina onde, dizem, que até o presidente Daniel Herrero, estará envolvido pessoalmente na escolha dos donos do GR Yaris.

Sobre este último, seu propulsor de três cilindros exclusivo G16E-GTS tem 1.6 litro, turbo, injeção dupla e 265 cavalos com 36,6 kgfm. Estranhamente, o GR Yaris ainda tem uma versão mansa no Japão com motor 1.5 M15A Dynamic Force de 120 cavalos.

Manual de seis marchas e com tração integral da Torsen, oferecendo deslizamento limitado nos dois eixos, voa de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e alcança 230 km/h. Se você fosse argentino, teria chances de ser aprovado pela japonesa?

Toyota GR Yaris 2021 – Galeria de fotos

[Fonte: Autoblog Argentina]

 

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.