Esportivos Hatches Japão Lançamentos Toyota

Toyota GR Yaris é um hatch esportivo anabolizado com até 272 cavalos

Toyota GR Yaris é um hatch esportivo anabolizado com até 272 cavalos

Parece que o Hyundai Veloster Turbo – mais especificamente nas versões R-Spec e Ultimate – agora tem um rival à altura. Este é o Toyota GR Yaris, que surge como um hot hatch compacto e anabolizado, que será vendido dentro e fora do Japão.


Para cada um, a Toyota reservou uma potência diferente, como geralmente é de costume entre os fabricantes japoneses, que atendem seus clientes domésticos com um “algo a mais”.

Toyota GR Yaris é um hatch esportivo anabolizado com até 272 cavalos

Nesse caso, o Toyota GR Yaris oferece 272 cavalos e 37,6 kgfm, enquanto a versão internacional tem 261 cavalos e 36,6 kgfm. Tudo isso é entregue em um novo motor que agora é considerado o três cilindros mais potente do mundo.

Trata-se de um estranho 1.6 com 1.618 cm3, tendo Dual VVT-i nas 12 válvulas e taxa de compressão de 10,5:1. Ele vem com turbocompressor e intercooler, além de injeção dupla D4S (direta e indireta).

Toyota GR Yaris é um hatch esportivo anabolizado com até 272 cavalos

Pesando 1.280 kg, o Toyota GR Yaris voa de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e tem máxima limitada em 230 km/h. Tendo discos de freio de 356 mm na frente e 296 m atrás, o hatch possui pinças de 4 pistões na dianteira e 2 na traseira.

Já a suspensão é McPherson na frente e Double Wishbone na traseira. Com visual bem agressivo, o GR Yaris foi desenvolvido pela Gazoo Racing em parceria com a Tommi Mäkinen Racing, parceiro da Toyota no WRC, de onde o projeto do modelo surgiu.

Toyota GR Yaris é um hatch esportivo anabolizado com até 272 cavalos

Medindo 3,995 m de comprimento, 1,805 m de largura, 1,460 m de altura e 2,558 m de entre eixos, o Toyota GR Yaris chama atenção pelos faróis full LED azuis de olhar agressivo, grade retangular enorme e saias de rodas abauladas, especialmente a traseira, que abrigam rodas esportivas aro 18 polegadas com pneus 225/40 R 18, que podem ser Dunlop SP Sport MAXX050 ou Michelin Pilot Sport 4s.

Toyota GR Yaris é um hatch esportivo anabolizado com até 272 cavalos

O GR Yaris se apoia em um sistema de tração nas quatro rodas chamado GR-Four 4WD com força de 50:50 e podendo ter até 70% no eixo traseiro. O hatch trabalha com um câmbio manual de seis marchas.

Com visual bem esportivo por fora e igualmente por dentro, o novo esportivo da Toyota parece muito empolgante, porém, não se empolgue muito. Ele não deverá chegar ao Brasil.

Toyota GR Yaris 2020 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Edgar

    Blá blá blá…
    Blá blá blá…
    Blá blá blá…
    …porém, não se empolgue muito. Ele não deverá chegar ao Brasil.

    • El Gato!

      Sim, porque venderia que nem água, não é?
      Cara, em um mercado onde a grande massa faz carnê de 5 anos para pagar um Ônix, pra quê uma marca traria um carro como esse? Olha o número de vendas do Sandero RS, 206 GT, 500 Abarth… é insignificante! Lamento muito que a marca não traga o carro, mas entendo perfeitamente.

      • FREDRED

        Vendas do Sandero RS é insignificante pra você!
        A Renault está muita satisfeita em vender aproximadamente 200 carros por mês, que é um número bem alto por ser tratar de um carro raíz sem frescura e mi-mi-mi.

        • El Gato!

          Queria saber tua fonte. Sério. Se puder, me passa, por favor.
          De tudo que achei online, vi apenas uma informação, de um ano atrás, mencionando que as 200 unidades por mês que você menciona eram apenas a expectativa do fabricante, bem distantes das aproximadamente 60 unidades mensais que o carro vendia naquele momento.

          • Rogério R.

            Ele deve ter visto no site Motor1 no Teste(comparativo): Honda Civic Si e Renault Sandero RS., citando que a marca francesa vende em média 250 unidades mensais do hatch esportivo. Se refletirmos bem, realmente deve estar vendendo o que a marca planejou senão nem teria saído a linha 2020 do esportivo francês. E como gosto de visitar sites de montadoras de países latinos-americanos, vi que o Sandero RS 2020 atualmente está sendo exportado para o México. O 208 GT, e o Golf GTI foram os últimos a sairem de linha aqui. Creio que até a 3ª geração do Sandero a versão esportiva sobreviva aqui, a partir disso não sei, pois até na Europa o Clio RS saiu de linha, restando apenas a versão RS Line(antiga GT LIne) 1.0 TCe 100 e 1.3 TCe 130, potências bem distantes do antigo Clio RS 1.6 turbo com mais de 220 cv.
            Se manter o CxB o Sandero RS com certeza fica até a chegada do Sandero 3 aqui.

  • El Gato!

    Cara, que pacote… deve ser divertidíssimo de tocada! Pequenininho, potente, torcudo, leve, tração integral… foguetinho!!!

  • Chap

    Monstrinho (no bom sentido), não tem Fiesta ST, Polo GTI para segurar esse. Quando a Toyota quer fazer coisas legais, eles fazem. Deveriam fazer uma versão esportiva para o Corolla hatch também.

    • Gabriel

      Rapaz, acho que até o novo supra (na versão “manca” 2.0) toma desse monstrinho.

  • Felipe Gonçalves

    Enquanto isso no Brasil temos a Hilux GR por 214 mil reais com 177 pôneis malditos

  • Thiago

    Em 2014 (6 anos atrás) a BMW lançou um motor 1.5, 3 cilindros de 231cv no I8

  • Pedro Santos

    Tração 70% traseira achei interessante!! E a potência é perfeita pro tamanho do brinquedo

  • th!nk.t4nk

    Por que raios alguém pegaria um Yaris GR, se por valor semelhante pode levar um Mini John Cooper Works ALL4? É mais carro em todos os aspectos (0-100 em 4,9 s contra 5,5 s), mais potente (306 contra 272 cv), tem mais torque (45 kgfm contra 37 kgfm), tem acabamento muito superior, melhor pacote tecnológico e também é AWD 50-50. Tem que ser muito fã da Toyota pra levar o Yaris nesse caso.

    • Daniel Deichmann

      Não que justifique mas é feio demais esse ALL4

  • p3drov

    Nunca tinha ouvido falar de um motor tricilíndrico acima de 1.5. Interessante.

  • Gabriel

    Que conjunto incrivel, talvez até bengue o Supra 2.0T

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email