Toyota GRMN Yaris 2022 surge no Japão com série de 500 unidades

Toyota GRMN Yaris 2022 surge no Japão com série de 500 unidades

O Toyota GRMN Yaris 2022 apareceu no Salão de Tóquio com uma série limitada de 500 exemplares, que realmente deverão atrair ainda mais a atenção dos fãs e entusiastas de velocidade.

O hot hatch japonês chega com duas opções, Circuit Package e Rally Package, que reforçam a proposta esportiva do compacto da Toyota, ainda ausente do mercado brasileiro, mas já entre os argentinos.

Toyota GRMN Yaris 2022 surge no Japão com série de 500 unidades

Com seu motor de três cilindros GR16-GTS 1.6 com turbo, que entrega 272 cavalos, o Toyota GRMN Yaris 2022 teve o torque aumentado para 39,6 kgfm contra 37,7 kgfm do GR Yaris regular.

Devidamente manual e com seis marchas, o Toyota GRMN Yaris também difere do padrão por usar dois diferenciais de deslizamento limitado e mecânicos, em vez do sistema eletrônico da Torsen.

Toyota GRMN Yaris 2022 surge no Japão com série de 500 unidades

Já em relação aos pacotes, o Circuit é voltado para as pistas e tem rodas esportivas BBS aro 18 polegadas, assim como suspensão mais firme com novos amortecedores ajustáveis Bilstein.

Também faz parte do pacote discos de freio maiores, bem como suas pinças de cor vermelha. Há um novo spoiler dianteiro, assim como saias laterais específicas e asa traseira feita em fibra de carbono.

Toyota GRMN Yaris 2022 surge no Japão com série de 500 unidades

Por dentro, os bancos em estilo concha são da Recaro, mas com ausência do banco traseiro, onde há uma barra de torção do monobloco. O peso dessa versão é 20 kg menor que o padrão, segundo a Toyota.

No caso do Toyota GRMN Yaris Rally, o visual exterior conta igualmente com capô e teto em fibra de carbono, com a tampa do motor também tendo entrada de ar extra.

Toyota GRMN Yaris 2022 surge no Japão com série de 500 unidades

As rodas são diamantadas e a suspensão é mais alta, adicionando barras estabilizadoras maiores e mesmo conjunto Bilstein ajustável.

Por dentro, o ambiente é o mesmo, com exceção da gaiola de proteção padrão FIA e a barra de torção traseira, tendo somente dois assentos, como no Circuit.

Segundo a Toyota, o Toyota GRMN Yaris Rally pesa 30 kg a menos que GR Yaris normal. O hatch na versão Circuit custa ¥ 8.467.000 (R$ 412,2 mil), enquanto o Rally sai por ¥ 8.378.764 (R$ 407,8 mil). “Caro nê”?!

Toyota GRMN Yaris 2022 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.