Toyota Hilux V6 diesel tem especificações do motor reveladas

Toyota Hilux V6 diesel tem especificações do motor reveladas

A Toyota Hilux ganhará um propulsor bem mais potente que o atual 1GD 2.8 atualizado, que entrega 204 cavalos e 50,9 kgfm, já disponível no mercado para quem quiser acelerar mais com a picape média japonesa.


Contudo, quem ainda pensa que o modelo 2022 pode oferecer mais, terá de esperar um tanto para ver a cogitada versão V6. Como uma rival para a próxima Volkswagen Amarok V6 ou mesmo a atual, se durar até lá, a Hilux V6 será um produto bem interessante, com rumores falando em foco no off-road.

Então, uma Hilux V6 terá a mão da Gazoo Racing, criando assim uma GR Hilux V6. Mas, como será esse motor? O tal V6 diesel da Toyota quase ficou pelo caminho após o escándalo do Dieselgate em 2015, visto que já estava sendo preparado desde 2012.

O objetivo era efetivamente substituir o V8 4.5 usado na linha Land Cruiser e também em modelos da Lexus. Entretanto, o desenvolvimento acabou sendo retomado algum tempo depois e a Toyota apenas esperou o fim da geração atual para colocá-lo em linha.

Trata-se de um V6 3.3 que, pelo que se descobriu na Austrália, será acompanhado de um novo V6 3.5 a gasolina. Deste, não esperamos nada por aqui, mas o queimador de óleo terá um papel importante, ainda mais que terá 302 cavalos e 71,1 kgfm.

Além de um motor muito potente, que substitui o antigo V8 4.5 de 272 cavalos e 66 kgfm, a Toyota também introduzirá uma nova transmissão automática, a princípio inicialmente apenas para o Land Cruiser.

Essa nova caixa terá 10 marchas e isso pode significar sua introdução na Hilux V6, é possível, dado que o câmbio automático atual, de seis marchas, não deve suportar a carga de torque elevado do novo V6 3.3 diesel.

Assim, enquanto alguns mercados exigem a hibridização imediata, a Toyota ainda encontrará lugares para vender seu novo V6, que deverá chegar também a modelos como a SW4, por exemplo.

[Fonte: Auto Forum]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.