Asiáticos Japão Montadoras/Fábricas Toyota

Toyota investirá em São Paulo

toyota-novo-corolla-2008-1 Toyota investirá em São Paulo







A Toyota decidiu investir US$1bilhão no Estado de São Paulo, acabando com isso a guerra pela disputa da segunda planta de produção de automóveis do fabricante japonês, atualmente o maior do mundo. A empresa pretende investir em uma fábrica para produzir automóveis pequenos e também uma segunda fábrica para produzir exclusivamente motores. A Toyota ainda não decidiu em qual município paulista irá investir seu dinheiro, mas pode ser que seja em dois municípios, já que uma das fábricas pode acabar em outra cidade se a escolhida não comportar os dois empreendimentos. Em Indaiatuba, a montadora não planeja instalar outra unidade, já que o terreno da mesma é muito inclinado para um projeto desse porte. Os japoneses ainda estão em fase final de escolha de qual modelo irá produzir na nova fábrica, mas é evidente que será um carro bem mais barato que o atual Corolla, já que a capacidade instalada será de 200.000 unidades/ano. A unidade fabril da Toyota deve ficar pronta em 2010.

Fonte: Valor Econômico.



  • IGAUM

    Todo mundo só pensa no estado de SP…. acho q mais do que isso, o governo federal deveria incentivar, na forma de lei esses investimentos.

  • AleCosta

    [Comentario #89207 sera citado aqui]

    Infelizmente isto acontece pq no Brasil temos muitas diferenças econômicas. O estado de SP sendo o mais rico do país recebe muito mais incentivo do que os outros. Eu estava torcendo para a fábrica vir para o meu estado (Paraná) que tambem tem suas qualidade tanto que aqui temos (Renault/Nissan/VW/Volvo/FIAT(Motores)) dentre outras empresas do ramo. Mais tambem ficaria muito feliz se a Toyota fosse para outros estados como os da Região Norte/Nordeste. O Brsil nunca vai ser desenvolvido totalmente se tivermos concentração de renda e de industrias. Abraço!!!

  • jeanlehn

    Existiam rumores que umadessas fabricas seriam em Joinville aqui em Santa e BELA Catarina, tomara que sim chega do monotpolio de Sao Paulo tudo se concentra la, eles tem q parar com essa historia e investir em outros estados tambem , depois reclamam do congestionamento e etc por la , ta ai a explicacao!

  • Shiol

    [Comentario #89214 sera citado aqui]

    Enquanto isso, Pernambuco esquecido!
    É uma pena que praticamente, só exista São Paulo para investimentos internacionais, todo o mundo só enxerga São Paulo.
    Ridículo!
    Ficam reclamando do péssimo ar e congestionamentos horríveis, mas cidade grande é isso mesmo, essas são as consequências.
    Tem ótimas oportunidades de trabalho, mas ficou cheia de indústrias, poluição e número de carros só poderiam crescer.
    Chega desse monopólio de São Paulo!

  • victor

    Eber,posta os novos preços do peugeot 207:
    hatch: a partir de 37.790
    perua:a partir de 42.990

  • Raimundo

    [Comentario #89226 sera citado aqui]

    Concordo q os investimentos deveriam ser melhor distribuidos mas nao eh apenas uma questao de politica. Um fabrica de carros requer um conjunto de outras fabricas proximas q a deem suporte. Poucos estados no Norte/Nordeste tem estas condicoes. A Bahia, ao meu ver, ganhou a Ford, pois alem das enormes vantagens fiscais, tem boa infra-estrutura e esta colocada ao Sudeste. Quanto a Pernambuco, ainda ha chances de alguma montadora pintar por la, e isto eh de menos. Li no jornal esta semana q a Siderurgica Nacional vai se instalar no Polo de Suape e o investimento eh de 6,5 bilhoes de Reais. Muito superior aos 2,5 bilhoes da Toyota.

  • Jeffyin

    Pernambuco seria meio complicado para vender os carros no mercado nacional, por questões logísticas e infra-estrutura de suporte. Por isso a necessidade de ser perto ou no sudeste. Gostaria que viesse para o Paraná, mas fazer o q…

  • lamb0

    PEUGEOT 207 COM PREÇO INICIAL DE 37.790!!
    MEU DEUSS.. ESSE ERA PRA SER O PREÇO DO 207 VERDADEIRO!! SE ESSE CARRO VENDER AGENTE TA PERDIDO!! O Q É ISSO?! QUAL É O LIMITE?! :asner: :censor: :asner: :censor:

    MORIAH.. faça um topico pra nois comentarmos sobre isso.. por favorr!!

  • D.Lobo

    E mais uma vez o Norte é esquecido,aliás não é nem cogitado :censor: :down:

  • hk17

    [Comentario #89226 sera citado aqui]

    eles fazem as fabricas em SP pq geralmente é la que eles vendem mto
    como sp é uma cidade enorme eles investem lah pq sabem que lah tem gente de grande poder aquisitivo
    e outra..
    que lah tem mta gente que pode comprar carro de altos preços
    ai eles poem tdu em sp..
    onde vc ve carros NOVOS TIPO:BMW,PORSCHE,MERCEDES,NISSAN 350Z..
    e por ai vai
    a maioria das novidades sempre sai em são paulo
    pq lah tem bastante fabricas e o pessoal do dinheiro..
    se a toyota colocasse uma fabriuca em pernanbuco talvez não iria vender tanto quanto sp
    e outra que eles iriam cobrar muito de frete para outros estados..

  • Raimundo

    [Comentario #89229 sera citado aqui]

    Eu ja diria q eh pela quase ausencia de industrias de auto-peças para automoveis e os maiores compradores estarem no Sul e Sudeste. Os fatores q vc relatou ja estao sendo sanados pois o governo deste estado tem investido muito em infra-estrutura por conta da grande quantidade de empreendimentos q tem conseguido. O polo de Suape, por exemplo, ja tem uma central de distrituicao da GM e outra esta em fase de assinaturas. Se o problema fosse infra-estrutura, nao teria conseguido tantos investimentos importantes.

  • Raimundo

    [Comentario #89239 sera citado aqui]

    Concordo q o poder aquisito influencia mas pra q existe o frete? A Ford esta na Bahia e vende para todo pais. Bahia, Fortaleza e Recife se equivalem no aspecto renda. Logo, o Sudeste e Sul q tem as maiores rendas podem pagar um frete mais caro sem problemas. Se os fabricantes fossem nessa logica de onde tem rico la vou me instalar, a Honda nao faria motos no Amazonas e as empresas de eletronicos idem. Normalmente, estas fabricas ficam onde as materias-primas sao mais faceis, ha infra-estrutura adequada, mao-de-obra qualificada e incentivos fiscais atrativos. Lembro do caso da Effa q pode vir a ter fabrica em Pernambuco. Disseram q seria um otima opcao para os nordestinos por serem carros baratos. E o fabricante vai investir uma nota para um mercado restrito e para um publico muito desconfiado. As pessoas esquecem de como a Hyndai começou e seus principais compradores sao do Sudeste.

  • [Comentario #89241 sera citado aqui]

    Acredito que seja a Chery a interessada em investir em uma fabrica em Pernambuco, mas mesmo assim existe uma cidade paulista interessada na planta. Acredito mais na fabrica em pernambuco devido ao maior interesse demonstrado pelo estado nordestino.

  • vi-usa

    tomara q a producao seja do YARIS,ai quero ver FIAT e VW,vao ter q fazer algo q preste em vez de colocarem essas porcarias no mercado….

  • Luis.J.R.

    Toyata vai mesmo continuar em sp?A proxima fabrica vai ser em sorocaba.
    http://ultimas-noticias.org/2008/01/16/toyota-define-sorocaba-para-nova-fabrica-no-brasil/

  • yasu

    Essa notícia se refere ao Estado de São Paulo não a cidade de São Paulo.

    Muitas fábricas deixaram São Paulo nos últimos anos, algumas foram para a Bahia, outras para o Sul, se São Paulo recebe investimento com certeza não é graças ao governo federal.

    São Paulo é responsável por boa parte da economia Brasileira mas o retorno em investimentos pelo Governo Federal não vem na mesma proporção.

    Por isso parem de chorar, e votem melhor em seus Governadores e deputados

  • Raimundo

    [Comentario #89245 sera citado aqui]

    Tem razao Moriah! Eh tanto nome estranho q vc confunde. Obrigado!

  • dmt01

    Dificilmente mais fábricas irão se instalar no Norte ou Nordeste. A Ford instalou uma fábrica na BA devido a grandes incentivos ficais, a ZF franca de Manaus só existe pelo mesmo motivo. Se tirar isso não há motivo algum para investir lá. Duas coisas são necessárias para investimentos da indústria automobilística: mercado consumidor e infra-estrutura.

    A infra-estrutura do Nordeste é precário e o mercado consumidor não está lá, está no centro-sul. Mão-de-obra barata não faz milagre, Goiás tem mão de obra barata e está colado em SP. As estradas do NO são péssimas resultando em custos altos de transporte, as estradas do interior de SP estão anos luz à frente daquilo. Não existem fornecedores locais pois seria muito arriscado investir lá. A Ford não expande a fábrica da BA por causa disso. A Toyota saber muito bem disso e vai colocar a fábrica deles no local mais racional.

  • Ogawa

    Concordo com boa parte dos comentários que li. Recentemente me formei, meu projeto final consistia em levantar uma empresa do zero! Como era em equipe, a parte que me cabia era a produção, o que, entre outras coisas, consistia também de estudos para se escolher o local da fábrica.

    Hoje eu entendo como empresas gigantescas mantém linhas de produção em lugares distantes do público consumidor, como Taiwan, Malásia etc. A diferença que o custo da localização faz no preço final do produto (inclui consumo de energia, incentivos fiscais, proximidade de fornecedores, mão-de-obra barata, clima, malha logística, espaço para crescimento) é gritante. E isso ainda depende do que é prioridade para a EMPRESA, obviamente.

    Supondo que você queira levantar uma fábrica de determinado produto, e antes disso fez uma pesquisa com o consumidor a respeito do preço que ele está disposto a pagar por ele. Se você encontrasse uma localidade que reduzisse drasticamente o seu custo de fabricação e, logicamente, aumentando bastante a sua margem de lucro, vc se instalaria num outro estado ou lugar que não tenha tantas vantagens apenas para atrair o desenvolvimento para lá? Melhor não né…isso é papel dos governantes…à medida que fossem apresentadas mais vantagens para que eu decidisse por outro lugar, aí sim.

    O que é prioridade para empresas em expansão é se expandir de forma sustentável e, se possível, lucrativa! Se a prioridade para a estratégia da Toyota é estar localizada em São Paulo, mandem ver! Se, do ponto de vista deles, é mais vantajoso se instalar lá, acho desnecessário contestar a decisão. Até pq eu acho mesmo que eles ponderaram todos os fatores existentes antes de escolher, jamais permitiriam desperdício de dinheiro!

  • LSFP

    [Comentario #89207 sera citado aqui]

    Os motivos que levaram a Toyota a fazer a fábrica em SP foram dois: a proximidade com os fornecedores de autopeças e a boa malha viária do estado
    Sou de SP e antes que me acusem de bairriso apenas apresentei os motivos da montadora
    Tinh dito que a fábrica será na Bahia mas no fim a disputa ficou entre São Paulo e Paraná, os estados com mais fábricas, mais fornecedores e melhor malha viária
    A horrível malha viária brasileira que aumenta e muito os custos de logística é o maior obstáculo das montadoras para investirem nas demais regiões, só há 3 fábricas de carros fora do sul e do sudeste no Brasil, a da Ford em camaçari, a da mitsubishi(mas que pertence ao grupo souza ramos) em Catalão e a da Hyundai(que pertence ao grupo caoa) em Anápolis e agora teremos a da chinesa chery em pernambuco

  • Portuga

    Bem, você só encontra fabricar de autos e auto-peças fora de SP, apenas e exclusivamente por ter havido um forte incentivo fiscal por parte dos governantes locais, uma forma de incentivo que deveria ter sido acompanhada pelos governantes paulistas no mesmo periodo, fato, alias que agora é feito pelos prefeitos e governantes paulistas, pois se aqui tem as melhores condições ( fornecedores proximos, meios de distribuição diversos e amplamente facilitados, a maior parte dos consumidores e tendo as mesmas condições de incentivo, acha que irão sair daqui ?Ñ mesmo… sou a favor do que foi dito, o que um estado oferecer, para levar as nossas industrias, vai ser coberto (José Serra)…e isto é defender o interesse local.

  • Portuga

    Concordo plenamente com o amigo, e em materia de infra-estrutura e publico consumidor, São Paulo é imbativel…

  • Jeffyin

    [Comentario #89240 sera citado aqui]

    A infra-estrutura de suporte que comentei é justamente essa falta de indústrias de auto-peças..

    enfim, concordamos hehe

  • Giovanni

    Lamentável que a Toyota tenha optado por São Paulo, mas como já disseram a montadora visa apenas o lucro, e não tem motivos pra se preocupar com outros detalhes. Claro que a qualidade de vida dos funcionários conta muito, mas vale lembrar que essas indústrias modernas não necessitam de tanta mão-de-obra. Os engenheiros que precisam já estão sobrando em SP, não é necessário atrair outros. Quem sai perdendo é o Brasil, que continua a concentrar suas indústrias em um único Estado. E de certa forma os paulistas perdem também, aquilo lá já está caótico demais e tende a piorar.

  • FHPatricio

    Galera,

    Tem algumas notícias rolando por aí que a Toyota iria pra Sorocaba – SP. Moro em Santa bárbara d´Oeste – SP e é bem provável que venha para cá a empresa.

    Existe uma área muito grande e plana aqui na cidade, entre as rodovias SP 348 – Bandeirantes e SP 306 – Comendador Emílio Romi. Segundo algumas fontes (dono da área) a Toytota efetuou a compra do terreno.

    Também é provável que a fábrica se divida em 2, sendo uma responsável pela mêcanica (motores, câmbio, etc.) e a outra pela montagem.

    Não podemos esquecer que a região de SBO – SP tem uma excelente logística e um número imenso de fornecedores que vão desde autopeças, usinagens e uma das maiores fundições do País, a ROMI. Que por sinal está investindo para “triplicar” a produção atual.

  • mister m

    Bem, sou de São Paulo. Mas quero expor uma questão aqui. Todos dizem que somos protegidos, etc. É bom deixar claro que grande parte do PIB nacional é paulista. Só que temos um outro problema que talvez as demais regiões do país não saibam. Nossa população já ultrapassou a marca de 40 milhões de habitantes, e isso significa mais do que o dobro de pessoas do 2º Estado em população no Brasil que é MG. Portanto, entendam que realmente aqui não é a panacéia como se pensa. E aquilo que diziam de terra de oportunidade, já não o é nem mesmo aos que aqui vivem.

  • j.neto1985

    AO AMIGO DE SANTA BÁRBARA D’OESTE.

    Eu não li em lugar algum que a cidade de SBD tenha sido a escolhida, pois por enquanto a Toyota nega qualquer compra.

    Pelo que li a Toyota teria comprado um terreno de 22 alqueires na cidade de Sorocaba-SP.

    Respondendo à expansão do mercado automotivo brasileiro, a Toyota poderá até 2010 iniciar as atividades em uma nova fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo, de acordo com o jornal Valor Econômico. De acordo com a prefeitura do município, executivos da montadora japonesa estiveram na cidade analisando possíveis terrenos e condições de infra-estrutura básica. O fabricante, no entanto, nega a informação.

    Segundo a publicação, a nova fábrica da Toyota terá uma capacidade produtiva de 200 mil carros por ano. A futura linha de montagem poderá ficar responsável pela produção de um veículo compacto inédito no Brasil. Antigos boatos indicavam que este veículo poderia ser o Yaris, porém, a própria Toyota afirmou que o modelo é muito caro para o mercado brasileiro.

    Atualmente a Toyota possui fábricas nos municípios de Indaiatuba (SP), onde é fabricado o Corolla e a Fielder, São Bernando do Campo, no centro expandido de São Paulo, e Guíba (RS). As duas últimas unidades produtivas são responsáveis pela produção de peças e componentes variados para os modelos produzidos no País.

    Fonte: Auto Esporte

    Segundo fontes, a Toyota, através de um grupo de empresas parceiras, já comprou um terreno na cidade de Sorocaba (SP) para a construção de sua nova fábrica. A nova unidade será dedicada à fabricação de veículos de baixa cilindrada, provavelmente um compacto para disputar mercado com o Honda Fit.

    A primeira tentativa da montadora foi ampliar a fábrica de Indaiatuba (SP), de onde sai o Corolla e a Fielder, mas não há espaço no terreno. Outras cidades foram cogitadas, como Campinas, mas Sorocaba acabou sendo a escolhida por facilidades logísticas. A nova fábrica poderá ser inaugurada em 2010.

    Fonte: ICarros

    PS: Notícias dessa semana

  • Vento

    Ouvi dizer que os Japas andaram sondando minha cidade também, Piracicaba-SP. Aqui existem algumas industrias do ramo de auto peças, inclusive fornecem para a Toyota também!
    É esperear prá ver!… :shii:

    Abs;

  • tiagolucero

    AI AI AI AI… TÁ CHEGANDO A HORA

    VW, FIAT, GM ADIOS…

  • Anderson Puff

    :clapp: :clapp:

    Será que nós veremos aqui o que já aconteceu nos EUA? ou seja um masacre japones sobre as marcas lideres do mercado….hahaha

    Volks, Gm vão ser as primeiras e sucumbir junto com suas gambiarras.. hahaha
    :hauhau: :hauhau:


Send this to a friend