Asiáticos Europa Hatches Japão Segurança Toyota

Toyota iQ recebe 5 estrelas no Euro N-CAP

toyota-iq-recebe-5-estrelas-no-euro-n-cap-1 Toyota iQ recebe 5 estrelas no Euro N-CAP

O pequeno Toyota iQ aparentemente pode passar a impressão de ser um carro inseguro, devido ao seu pequeno tamanho. Mas, no caso dele, as aparências enganam!

Recentemente o Euro N-CAP divulgou os resultados dos testes de impacto com o pequeno japonês. Resultado de um bom projeto? 5 estrelas no crash-test europeu!

toyota-iq-recebe-5-estrelas-no-euro-n-cap-2 Toyota iQ recebe 5 estrelas no Euro N-CAP

Com um resultado quase tão bom como o do Toyota Avensis, o iQ agora terá uma boa arma de marketing para aumentar suas vendas. Principalmente depois que o Novo Ford Ka recebeu apenas 4 estrelas.

Graças a introdução de novos sistemas de segurança, incluso um airbag traseiro, o iQ agora mostra que tamanho não é documento e que mesmo um pequeno carro urbano pode ser tão seguro como um grande sedã, assim como é o Avensis, por exemplo.

Fonte: Euro N-CAP.

  • Carlos Medeiros

    Po…. interessante. Mas o novo Ka recebeu 4 estrelas… o máximo são 5. Acho que ficou esquisita essa reportagem falando que o Ford Ka recebeu “só” 4 estrelas. Putz 4 estrelas pra um carro desse tamanho é muito bom. Pouca diferença de segurança pro IQ e muita diferença de beleza, porque o IQ é feinho demais…. vá de retro !!!

  • mcrafilski

    pouca diferença de segurança?
    amigo, vc acha que sua vida (ou sua perna, ou seu braço) valem 1 estrela?
    pense nisso.

  • tscarani

    [Comentario #144190 sera citado aqui]

    Se não sabe o que vai falar, não inventa. Os critérios são absolutos, tendo por base o estado dos bonecos depois da batida.

    [Comentario #144214 sera citado aqui]

    Isso você tá especulando sem a menor base. A chance dos ocupantes do Q7 sobreviverem é bem similar, e crash tests NÃO SÃO FEITOS CONTRA PAREDES DE CONCRETO normais! O bloco possui uma face de metal deformável, de forma a simular com precisão uma batida contra outro carro. A colisão a 64km/h contra esse objeto simula com perfeição dois carros batendo de frente, ambos a 55km/h.

    [Comentario #144219 sera citado aqui]

    Exato! Finalmente alguém com alguma noção. É por isso que a maior parte das pick-ups falha miseravelmente.

  • tscarani

    [Comentario #144159 sera citado aqui]

    Ao contrário do que brasileiros e americanos acham, tamanho não tem nada a ver com segurança.

  • Thunder Strike

    Só não esqueçam que um carro que recebe 5 estrela numa categoria de sedan médio é bem mais seguro que um carro que recebe 5 na categoria de compacto…e assim vai.

    Por Tanto o Avensis é BEM mais seguro que esse iQ…obviamente não tiro os méritos do iQ pq tirar 5 estrelas nessa categoria é muito dificil.

    A cada 200Kg a mais de “peso” em um carro ele tende a ser 10% mais seguro em uma colisão.

    Então comparar o Avensis com o iQ não tem nada a ver!

  • CARLOS

    Consumidores Europeus e Japoneses prezam pela segurança e pela tecnologia. Enquanto o mercado nacional preza apenas pelo desenho do carro. Por isso temos o maior índice mundial de mortalidade no trânsito. Podemos concluir que para muitos brasileiros a vida tem menos importância que a beleza subjetiva de um determinado modelo.

  • Rafael

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #144190 sera citado aqui]

    Cara não achei com muita lógica seu pensamento

    Por um lado um carro pequeno que tire 5 estrelas deve ser aplaudido pois conseguiu segurança através de reforços no carro sem comprometer o desempenho ( que em carros desse tamanho a potência é fraca)

    Em sedãs mesmo o peso intereferindo na colisão pois contrariando ao que voce disse a cada 200Kg ele deve ser 10% menos seguro pois a Energia Cinética é maior então precisaria de uma estrutura bem mais complexa.( Pelo menos é o que a física explica), mais colocando em consideração a potencia do motor do sedã aguentaria mais peso para estruturas

    Quanto maior peso maior o Estrago e menor a segurança.

    Confirmo que em sedãs seja mais dificil atingir 5 estrelas mais o conceito 5 estrelas consiste em depois da colisão o Cock Pit estiver intacto e a porta dianteira conseguir ser aberta.

    Se isso for conseguido o carro recebe as 5 estrelas

    Procure na Net Crash Test com caminhões

    E ai voce vai entender a relação Tensão x Peso onde o caminhão vazio até consegue se manter “pouco” amassado mas já o caminhão carregado praticamente some a cabine do motorista

    Um dos piores níveis já atingidos no Crash Test no Brasil foi da nossa querida VW Kombi

  • IGAUM

    [Comentario #144190 sera citado aqui]

    Mas isso é muito relativo…essa relaçao de peso/segurança…nao dá para considerar sempre uma taxa de X% de acrescimo de proteçao por X Kg…

    Um formula 1 é leve e extremamente rigido…por exemplo. Mas tbem rigidez nao é tudo pq dai entra a desaceleraçao…

    Enfim, bom resultado para o Toyotinha, fica equiparado ao Fiat 500 e ao Punto (Grande Punto)

  • oi

    [Comentario #144199 sera citado aqui]

    legal. então se o iQ bater num caminhão.. ADEUS motorista do caminhão!

  • Thunder Strike

    Seja educado nos seus comentarios.

    [Comentario #144199 sera citado aqui

    Então vamos pensar um pouco diferente, bate um Audi Q7 de 2 toneladas de frente com o iQ de menos de 1T…os dois são 5 estrelas em colisão frontal…dependendo da velocidade…o Motorista da Q7 sai com quase nenhum machucado enquanto o do iQ sai morto…

    Isso eu tirei de uma reportagem que saiu na 4Rodas…..por isso comentei…
    No meu ponto de vista tem lógica…e como que a maioria dos acidentes são entre carros e não entre carro e parede;…achei lógico postar isso…

  • Thunder Strike

    Então vamos pensar um pouco diferente, bate um Audi Q7 de 2 toneladas de frente com o iQ de menos de 1T…os dois são 5 estrelas em colisão frontal…dependendo da velocidade…o Motorista da Q7 sai com quase nenhum machucado enquanto o do iQ sai morto…

    Isso eu tirei de uma reportagem que saiu na 4Rodas…..por isso comentei…
    No meu ponto de vista tem lógica…e como que a maioria dos acidentes são entre carros e não entre carro e parede;…achei lógico postar isso…

  • soulblighter

    Ah nao Rafael, falar que carro mais leve é mais seguro… pqp!!!

    Imagina um carro grande e pesado batendo de frente com esse ai. Imagina a desaceleracao dentro do menor: vc vai de uma velocidade positiva pra uma negativa. É isso que te mata.

    Em crash test é diferente pq bate numa barreira imovel. A forca q ele bate é devolvida (“Para cada ação há sempre uma reação, oposta e de mesma intensidade.” Lei de Newton), e como a massa do pesado é maior, a forca consequentemente é maior. Se fizesse um crashtest dum caminhao carregado, o caminhao sairia totalmente destruido. Mas todo mundo sabe q numa batida é melhor estar num caminhao do q num carro pequeno, ou vc acha q nao? Carro pequeno so seria melhor se a batida fosse contra uma barreira imovel.

  • speedboy

    Voces estao bem de física hein ?

    Um carro mais leve é muito mais seguro. Fazer um carro grande seguro é mais complicado.

  • Adenilson

    Seja educado nos seus comentarios.

    Parabéns ao IQ

  • oi

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #144223 sera citado aqui]

    Sim.. mas isso para um objeto fixo!
    No caso de objetos moveis (outro carro).. o que tem menos massa toma no fiofó!

  • [Comentario #144223 sera citado aqui]

    No site da EuroNCap eles informam sim que as estrelas servem somente para a categoria. Um carro grande 5 estrelas é sim mais seguro que um subcompacto com a mesma nota.

    Em caso de colisão com uma parede, ambos tem resultados semelhantes, dada a força de reação equivalente ao peso. Entretanto, numa colisão entre dois carros de perfis diferentes, o maior é mais seguro. Sim, ele tem mais massa, mas ele é maior, tem maior zona de absorção de impacto e, subsequentemente, absorve mais força, transferindo menos para o condutor do que num subcompacto, em que o motorista tem menos de 1 metro de área de deformação à sua frente.

    Carros maiores com 5 estrelas euroncap são sim mais seguros que menores. Claro que um Opala 70 e alguma coisa é menos seguro que um iQ, mas aí a diferença é de projeto, ao longo de muitos anos.

  • Thunder Strike

    [Comentario #144264 sera citado aqui]

    É o que eu to tentando falar, mas ninguém acredita….acho que quem não acredita devia entrar nesse iQ e bater de frente com um caminhão (ambos a 4)Km/h) …tenho certeza que o pessoal do iQ não sobrevive e o do caminhão basicamente não se faz nada.

    mas …ninguém acredita…e querem justificar com física ainda ..hehe…

    Abs

  • Thunder Strike

    Seja educado nos seus comentarios.

    Valdo…vc lê 4Rodas…saiu uma reportagem sobre isso há um tempo atrás…ENTÃO NÃO ESTOU ESPECULANDO..TO FALANDO O QUE EU LI…FALOWS

  • Carlos Medeiros

    [Comentario #144159 sera citado aqui]

    Amigo não são todos os carros que recebem 5 estrelas. E 4 para 5 estrelas pode ser apenas talvez um air bag a mais.

    Eu não deixaria de comprar um carro porque ele recebeu “apenas” 4 estrelas. Se fosse assim não iria comprar quase carro nenhum.

    Acho feio demais esse IQ. O Ka é o subcompacto mais lindo do mundo….

  • Jacarezinho

    Seja educado nos seus comentarios.

    [Comentario #144175 sera citado aqui]

    TEM SIM…PODE TER CERTEZA QUE SIM..BATE UMA SUV COM UM CELTINHA E VEJA O QUE SOBRA DO CELTINHA!

  • VTR2008

    Seja educado nos seus comentarios.

    [Comentario #144311 sera citado aqui]

    Com certeza vc tem que olhar vários fatores na hora de comprar um carro, como pacote de equipamentos, preço, estética e segurança.

    4 Estrelas não é um desempenho ruim não, e realmente o Ka novo é muito bonito, provavelmente eu também ficaria com ele…

  • Thunder Strike

    Seja educado nos seus comentarios.

    [Comentario #144219 sera citado aqui]

    Vc que tá muito bem de física…parabéns…pelos seus cálculos…um Uno batendo em um ônibus…todos os ocupantes do onibus morrem e o pessoal do UNo saí ileso!

  • Thunder Strike

    http://images.paultan.org/truck_vs_car_crash.jpg

    http://i99.photobucket.com/albums/l291/n1riw/n1riw2/tr112007a.jpg

    http://api.ning.com/files/*54juLYOTrPLpcMhP7lkbXyKX926FPAPB13Chs1CDMY_/car1.jpg

    Fotos de Caminhões SUPER LEVES contra carros SUPER PESADOS
    Só podem os carros serem super pesados pq foram os únicos que estragaram..e pelos comentários de alguns que dizem que quanto mais leve mais seguro…esses caminhões são peso pena!

    Vcs acham que quem se machucou mais:??? do carro menor ou maior??
    http://knowledge.allianz.com/nopi_downloads/images/crash_test_z.jpg

    http://hight3ch.com/post/small-cars-vs-big-cars/

    http://www.expertmotor.com/news/video-audi-q7-crashes-with-fiat-500-in-a-super-crash-test-from-adac.html

    DEPOIS SOU EU QUE NÃO SEI FÍSICA !

  • Thunder Strike
  • Thunder Strike

    Assistiram o video???

    Depois eu que sou BURRO e não sei nada né…olha o que sobrou do FIAT 500…

    E PELA REPORTAGEM O Q7 é 4 estrelas no EURO N-CAP e o FIAT 500 é 5 estrelas!

  • danix

    [Comentario #144175 sera citado aqui]

    é dificíl falar com esses cabeças duras =P, acho que não lembram do twingo dando um pau em sedãs aqui no brasil..

  • Luis.J.R.

    É isso ai!Esse compacto tá de parabens, será que um dia teremos aqui.

Send this to a friend