O Toyota Land Cruise Prado 2021 continua firme e forte na atual geração, que existe desde 2009. Renovado, o SUV da marca japonesa – que já foi vendido aqui – estreia o novo motor diesel 2.8 que estreou na Hilux 2021, apresentada na Tailândia.
Irmão do Lexus GX 460, o Toyota Prado 2021 vem agora com 204 cavalos entre 3.000 e 3.400 rpm, tendo 50,8 kgfm entre 1.600 e 2.800 rpm. Ele vem ainda com sistema Start&Stop para reduzir o consumo.
Junto com esse novo motor GD 2.8, o Toyota Land Cruise Prado 2021 tem transmissão automática de seis marchas, além de tração 4×4 com reduzido e comandos inteligentes.
Com esse novo conjunto motriz, o Land Cruiser Prado vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge máxima de 175 km/h. O conjunto é construído sobre chassi de longarinas e com molas helicoidais no eixo traseiro.
Entre as novidades, o Prado 2021 recebe uma nova multimídia, igual à do RAV4, contendo Google Android Auto e Apple CarPlay, tendo uma tela ecrã de 8 polegadas. Além disso, recebe os sistemas controle de cruzeiro adaptativo e detector de pedestres com frenagem autônoma de emergência.
Em sua quarta geração, o Toyota Prado segue sendo uma variante mais luxuosa e confortável do clássico japonês Land Cruiser, que continua a ser produzido como um utilitário 4×4, assim como fora no passado o nosso Bandeirante.
Em 1984, a série 70 derivou um modelo batizado de J50, mas ainda era bem ligado do Land Cruiser clássico. Contudo, em 1990, a J70 aumentou de tamanho e passou a ter sete lugares, gerando posteriormente a J90 em 1996.
Essa geração já foi vendida não oficialmente no Brasil, mas a partir de 2002, a J120 foi regular. A J150 nunca foi vendida, embora rumores apontassem para sua chegada. Ainda assim, a Toyota tem algumas unidades recentes em sua fábrica do ABC.
Já com 11 anos de mercado mundial, a geração J150 ainda não tem sucessor e talvez nem tenha, devido a queda nas vendas dessa categoria de SUVs no Japão, tanto que o Mitsubishi Pajero Full sairá de linha em breve.