Toyota Land Cruise Prado 2021 ganha novo motor de 204cv da Hilux

Toyota Land Cruise Prado 2021 ganha novo motor de 204cv da Hilux

O Toyota Land Cruise Prado 2021 continua firme e forte na atual geração, que existe desde 2009. Renovado, o SUV da marca japonesa – que já foi vendido aqui – estreia o novo motor diesel 2.8 que estreou na Hilux 2021, apresentada na Tailândia.


Toyota Land Cruise Prado 2021 ganha novo motor de 204cv da Hilux

Irmão do Lexus GX 460, o Toyota Prado 2021 vem agora com 204 cavalos entre 3.000 e 3.400 rpm, tendo 50,8 kgfm entre 1.600 e 2.800 rpm. Ele vem ainda com sistema Start&Stop para reduzir o consumo.

Junto com esse novo motor GD 2.8, o Toyota Land Cruise Prado 2021 tem transmissão automática de seis marchas, além de tração 4×4 com reduzido e comandos inteligentes.

Toyota Land Cruise Prado 2021 ganha novo motor de 204cv da Hilux

Com esse novo conjunto motriz, o Land Cruiser Prado vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge máxima de 175 km/h. O conjunto é construído sobre chassi de longarinas e com molas helicoidais no eixo traseiro.

Entre as novidades, o Prado 2021 recebe uma nova multimídia, igual à do RAV4, contendo Google Android Auto e Apple CarPlay, tendo uma tela ecrã de 8 polegadas. Além disso, recebe os sistemas controle de cruzeiro adaptativo e detector de pedestres com frenagem autônoma de emergência.

Em sua quarta geração, o Toyota Prado segue sendo uma variante mais luxuosa e confortável do clássico japonês Land Cruiser, que continua a ser produzido como um utilitário 4×4, assim como fora no passado o nosso Bandeirante.

Toyota Land Cruise Prado 2021 ganha novo motor de 204cv da Hilux

Em 1984, a série 70 derivou um modelo batizado de J50, mas ainda era bem ligado do Land Cruiser clássico. Contudo, em 1990, a J70 aumentou de tamanho e passou a ter sete lugares, gerando posteriormente a J90 em 1996.

Essa geração já foi vendida não oficialmente no Brasil, mas a partir de 2002, a J120 foi regular. A J150 nunca foi vendida, embora rumores apontassem para sua chegada. Ainda assim, a Toyota tem algumas unidades recentes em sua fábrica do ABC.

Já com 11 anos de mercado mundial, a geração J150 ainda não tem sucessor e talvez nem tenha, devido a queda nas vendas dessa categoria de SUVs no Japão, tanto que o Mitsubishi Pajero Full sairá de linha em breve.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.