Toyota levará carros usados de volta à fábrica para atualizá-los

Toyota levará carros usados de volta à fábrica para atualizá-los

A Toyota quer ampliar o tempo de uso dos automóveis no Reino Unido e para isso, levará os carros usados de volta à linha de montagem para atualizá-los.

No país, os consumidores habitualmente trocam de carro a cada dois ou três anos.

Para a marca japonesa, estes carros que entram no mercado de usados precisam ser atualizados para oferecer mais ao segundo dono, assim como depois ao terceiro proprietário e depois o descarte, num processo de reciclagem.

A Toyota UK diz: “Precisamos ampliar a maneira como observamos a vida do veículo e do cliente. Acho que estamos muito familiarizados com os ciclos usuais de dois a três anos que são extremamente populares no Reino Unido, mas precisamos ir além desse ciclo de dois a três anos e dizer: ‘Ok, o que acontece no segundo ciclo e no terceiro ciclo?’”

Toyota levará carros usados de volta à fábrica para atualizá-los

A marca japonesa enxerga que os carros devem ser usados por pelo menos 10 anos, mas com atualizações para se tornarem mais eficientes e também aumentar a reciclagem de componentes.

O fabricante não indicou exatamente o que trocará nos carros nessas modernizações, mas os carros modificados serão aqueles comercializados por leasing, cujos contratos vão até três anos, através do Kinto.

Outro ponto que a Toyota quer abordar é a redução no desperdício na produção de carros novos e também diminuir o impacto ambiental, mas não explicou como isso será feito.

Podemos imaginar que parte dos carros novos usarão peças e componentes oriundos da reciclagem, mas revisados e inseridos novamente. Por ora, nem a Toyota parece saber exatamente como fará.

Agustín Martín, presidente e diretor-executivo da Toyota UK, disse: “Como reciclamos? Como reutilizamos diferentes peças que são essenciais e talvez possam ser usadas para outros serviços? Como podemos reconstruir as baterias, reutilizá-las e reciclá-las? Como usamos parte do material para o novo veículo que será usado na fábrica?”.

No recente lançamento, o Toyota bZ4X tem sua bateria de lítio com garantia de 10 anos e eficiência de 90% ao fim desse período.

[Fonte: Autocar]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.