Crossovers Europa Híbridos Salões do Automóvel Toyota

Toyota mostra traseira do novo SUV compacto derivado do Yaris europeu

Toyota mostra traseira do novo SUV compacto derivado do Yaris europeu

Pronto para Genebra, o novo SUV compacto da Toyota – seu segundo de fato desde o recente lançamento do Raize – tem mais um teaser divulgado na Europa. O modelo híbrido será uma das principais atrações da marca japonesa na tradicional mostra suíça.


Simplesmente chamado de “B-SUV”, o novo produto terá propulsão híbrida já confirmada, assim como um sistema de tração nas quatro rodas que, pela descrição da Toyota, pode ter relação com o usado pelo RAV4 Hybrid.

Nesse caso, o novo SUV pequeno deve utilizar um motor elétrico no eixo traseiro para prover a tração em vez de eixo cardã e diferencial. O modelo tem o sistema descrito como “inteligente”.

Toyota mostra traseira do novo SUV compacto derivado do Yaris europeu

Na imagem, a traseira do crossover revela o badge “Hybrid” com “AWD-i”, algo não visto, por exemplo, no RAV4 Hybrid. Em relação ao visual, o conjunto apresenta lanternas em LED retangulares e bem afiladas, que não parecem ligadas entre si. A tampa do bagageiro possui um pequeno prolongamento aerodinâmico, dando mais personalidade ao produto.

O para-choque possui a parte central com proteção preta pronunciada e laterais na cor da carroceria. Também dá para notar uma curva pouco acentuada do teto em direção ao defletor de ar, sobre a vigia da tampa do porta-malas. Pelo esboço revelado anteriormente, parece que o novo carro terá muito do RAV4 e será igualmente bem expressivo.

Toyota mostra traseira do novo SUV compacto derivado do Yaris europeu

Sua plataforma é a TNGA (GA-B), que foi projetada para atender os carros compactos da Toyota e Daihatsu, tendo bateria de níquel-hidreto metálico sob o banco traseiro. A arquitetura também será usada pelo próximo Yaris nacional e já está em utilização no modelo europeu, do qual esse crossover é derivado.

Ainda não se sabe se essa proposta de SUV para a Europa será a mesma que servirá ao Brasil, onde a produção ocorrerá em Sorocaba. Se a Toyota seguir a lógica de alguns concorrentes, provavelmente aqui teremos um modelo diferenciado, maior e com bagageiro mais generoso, além de mecânica comum com opção híbrida. Vamos ver…

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Willie Cicci

    Se eu conheço a Toyota BR, pra cá virá um bicho esquisito.

  • MonHoe

    Nem sonha que não vem a Toyota aqui no máximo algo na plataforma do Etios

    • cobaiao

      Pois é, falou em “derivado do yaris europeu” é sinal que não vem para cá. Aqui só coisa que seja indiano, tailandês, ou melhor, “projetos de alto lucro valor agregado”

  • Piston head

    Seja qual for a origem, já está super atrasado. Olha os executivos da Toyota Br neste exato momento: ZzzzzzzzzZ…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email