Toyota passa GM em vendas nos EUA no ano passado

Toyota passa GM em vendas nos EUA no ano passado

Nas últimas nove décadas, a General Motors dominou as vendas de automóveis nos EUA, mesmo nos melhores anos da Ford. Contudo, em 2021, a escassez de componentes fez com que a montadora de Detroit, a maior das Big Three, perdesse muito em vendas.

Iniciando as vendas em 1958, a Toyota chegou ao mercado americano com o Land Cruiser (o nosso Bandeirante) e talvez não tenha imaginado quando se tornaria líder do então maior mercado do mundo.

Na ocasião, a GM já tinha 27 anos de liderança absoluta no mercado americano e volumes que impediam qualquer um de rivalizar com ela, mas em 2021, a realidade foi bem diferente para a montadora.

Toyota passa GM em vendas nos EUA no ano passado

Com a falta de chips e outros componentes, a GM teve que suspender a produção em muitos lugares da América do Norte e inclusive na Coreia do Sul, de onde vem alguns modelos.

A GM viu suas vendas reduzirem em consequência disso e a Toyota que, apesar de ser afetada igualmente, sofreu menos com  falta de componentes e assim conseguiu manter os emplacamentos e assumir a liderança.

A Ford foi outra afetada e perdeu a chance de assumir a liderança após 90 anos. Em números, a Toyota emplacou 114.034 unidades a mais, somando 2.332.262 veículos leves nos EUA no ano passado.

Toyota passa GM em vendas nos EUA no ano passado

Em comparação com 2020, as vendas subiram 10%, enquanto a GM caiu 13%, somando 2.218.228 unidades. Como marca, a Toyota vendeu bem mais que a Chevrolet, entregando 408.709 unidades, 28% menos que 2020.

Já a Chevrolet vendeu 284.265 unidades ou 45,2% menos que em 2020. No geral, a GM caiu 43,1% contra 28,2% da Toyota. Jack Hollis, vice-presidente sênior de operações automotivas da Toyota Motor North America, disse:

“A Toyota é grata aos nossos clientes leais por colocar sua segurança e confiança nos veículos Toyota e Lexus”. Ele completou: “Ser a n.º 1 nunca foi um foco ou prioridade. O foco da empresa sempre foi ser a melhor marca em termos de segurança, qualidade e valor na mente dos clientes”.

[Fonte: Auto News]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.