Japão SUVs Toyota

Toyota planeja SUV para brigar com Jeep Compass

Toyota planeja SUV para brigar com Jeep Compass

A Toyota apostou durante anos em uma linha de SUVs baseados em modelos grandes, alguns derivados de picapes. Contudo, assim como a Volkswagen, acordou para o fato de que os utilitários esportivos compactos estão em evidência.


Assim, parece que a montadora japonesa quer buscar os rivais em seus segmentos e um dos alvos seria o Jeep Compass. Como se sabe, o SUV da FCA tem um porte que faz a ligação entre os compactos e os médios tradicionais.

Embora o Corolla Cross já esteja pronto e será uma alternativa para o RAV4, focando mais no asfalto e com porte similar, um novo projeto japonês tem como objetivo ter um SUV robusto e com capacidade off road, pouco maior que o C-HR.

Toyota planeja SUV para brigar com Jeep Compass

Em 2017, a Toyota mostrou no Salão de Tóquio o conceito Tj Cruiser, que tinha um visual bem robusto, apesar de ser pouco atraente. Segundo fontes japonesas, o novo SUV será inspirado nessa proposta.

Para a revista nipônica Mag-X, as linhas do modelo serão bem mais suavizadas, mas ele continuará voltado para um fora de estrada pleno, o que indica que terá tração nas quatro rodas para isso.

Suas medidas também atestam a missão de disputar mercado com o Jeep Compass, tendo assim 4,410 m de comprimento, 1,815 m de largura, 1,600 m de altura e, provavelmente, um entre eixos com 2,640 m, como no C-HR.

Sua motorização será obrigatoriamente híbrida 1.8 e, talvez, 2.0. Versões a gasolina e diesel podem surgir, mas uma opção plug-in hybrid é quase certa, visto que o Compass também tem essa versão na Europa (e logo mais no Brasil).

Toyota planeja SUV para brigar com Jeep Compass

Feito sobre a plataforma modular TNGA (GA-C), o novo SUV da Toyota poderia ser fabricado na mesma linha do Corolla ou mesmo, num caso brasileiro, em Sorocaba, de onde se espera ver um Corolla Cross.

Vem ao Brasil? Olhando pela ótica do mercado nacional, este produto seria mais acertado que um Corolla Cross. Não só devido ao porte, mas também pela proposta intermediária.

Se a filial seguisse a linha da Jeep, teria ainda um segundo SUV, mas este baseado no conceito FT4X, que é essencialmente um rival do Renegade e também construído sobre a TNGA (GA-C). O que você acha?

[Fonte: IAB/Mag-X]

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Raimundo A.

    Até agora SUV aqui só se viu o C-HR, e não vem porque seria muito caro. E o Corolla é barato? A versão híbrida é absurdamente aqui mais cara que o Prius, que é importado.
    Enquanto não ver um SUV novo em teste aqui, poderia todas as hipóteses ou não ter nenhuma vista no exterior.

  • Marco Correa

    Essa frente aí é de Volkswagen! :)

  • Miguel

    Eu acho que a Toyota vai produzir um SUV mais tiozão. Isso aí tá muito moderno pra ela lançar por aqui.

    Talvez ela aproveite o Etios ou Yaris pra remendar um “””SUV””” compacto e um Corola pra fazer um “””””SUV”””” médio…
    Claro que tudo isso por um preço super especial.

  • Aires Jone

    Eu acho que se a Toyota quer criar rivalidade, já deve ter pesquisado o mercado e detetou compradores. Resta mesmo é saber qual será a “malandragem”: anabolizar o C-HR, o Toyota cross ou o RAV4 ( ou até encurtar o Vanguard que é a versão long base do Rav4 nalguns países).

  • fsjal

    conhecendo a política de preço da toyota, vai ser um suv compacto na base do Yaris com preço de Compass

    • passis

      Mas o Compass é um SUV compacto com base de veiculo do segmento B.

      • fsjal

        Mas um SUV baseado no Yaris seria mais concorrente do Renegade do que do Compass

        Se precisar explicar a ironia, perde a graça, irmão

        • passis

          Digo o mesmo sobre a ironia.

  • Vinícius Guerra

    A Toyota deveria na verdade baixar o preço do Yaris, está uma vergonha e colocar um motor 1.8 de 144 HP do Corolla da geração passada, se fizesse isso, já iria melhorar bastante. Tem que ser muito corajoso para pagar 90 mil num Yaris XLS com motor 1.5 do Etios, que ainda sim por ser mais pesado, anda menos que o Etios, isso a Toyota não vê. Já liguei e fiz a minha sugestão ao SAC deles, vamos ver se com o tempo melhora. Agora, outro SUV para quê?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email