Híbridos Hatches Montadoras/Fábricas Tecnologia Toyota

Toyota híbrido Flex será produzido no Brasil em 2019

Toyota híbrido Flex será produzido no Brasil em 2019

A Toyota confirmou que será produzido o primeiro híbrido flex do mundo no Brasil. O liftback híbrido da marca japonesa pode ser essa opção feita no país em 2019, mas o novo Corolla é o mais provável. O início da fabricação ocorrerá no fim do próximo ano e, embora a empresa não diga o local, o mais provável é que seja em Indaiatuba-SP, onde a instalação da montadora está passando por um processo de modernização.


Essa atualização da fábrica paulista está orçada em R$ 1 bilhão e permitirá que a mesma fabrique carros com a plataforma TNGA. Além do Toyota Prius, a marca prepara o lançamento da nova geração do Corolla, que aqui deve ser vendido na variante de estilo “Prestige”, cujo visual é mais sóbrio.

O projeto do Prius Flex foi desenvolvido pela Toyota em parceria com universidades do país e a união dos produtores de cana, a Unica. Com isso, o propulsor 1.8 Dual VVT-i usado no híbrido, passa a funcionar também com etanol, reduzindo ainda mais a emissão de poluentes e dando ao consumidor opção de escolha de combustível.

Toyota híbrido Flex será produzido no Brasil em 2019


Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela, diz: “A história da Toyota é caracterizada por grande coragem frente aos novos desafios e em sua busca incessante por soluções inovadoras e tecnológicas.”

Ele complementa: “Foi assim com o lançamento do Prius em 1997, e é assim agora com a confirmação da produção deste que será o híbrido mais limpo do mundo. Este é um marco, não só para a Toyota do Brasil, mas para toda a indústria nacional e estou muito orgulhoso dos nossos engenheiros, que trabalharam em conjunto com a equipe de nossa matriz para oferecer esta solução híbrida a etanol aos clientes brasileiros”.

Anteriormente, cogitou-se a produção do Prius na fábrica de São Bernardo do Campo, sendo uma operação mais focada no CKD, ou seja, montagem final do veículo. Com a planta de Indaiatuba modernizada, a Toyota pode fazer ali qualquer carros sobre a TNGA.

 

Toyota híbrido Flex será produzido no Brasil em 2019
Nota média 5 de 4 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • No_Name

    O carro a ser produzido não foi confirmado pela Toyota. Dificilmente será o Prius, de vendas limitadas. Utilizarão o powertrain para o Corolla de nova geração, o que coincide com a data de lançamento do carro por aqui.

    • Eng Turbo

      Isso mesmo, será o Corolla TNGA Hibrido. Não haverá o Prius, não antes de 2023

  • Louis

    Quer vender mais, Toyota? Substitua o esquisito Prius pelo Corolla hybrid.

    • Cristiano

      Outras publicações tem citado Corolla (usando o powertrain 1.8 do Prius e um 2.0 aspirado e híbrido com 180 cv já usado em outros mercados) e por incrível que uma versão híbrida para Hilux 2.7 flex. Com tudo isso o Prius só permanece se continuar vendendo o que se espera dele, inclusive já vai receber um facelift.

      • Francisco Helio

        SW4 2.7 flex hybrid… essa eu quero ver, e até me aventurar em 80folhas de boletos… :)

        • Cristiano

          Segundo notícia da própria Toyota da Argentina, deve vir na nova geração da Hilux em 2020.

  • vicegag

    “A história da Toyota é caracterizada por grande coragem frente aos novos desafios e em sua busca incessante por soluções inovadoras e tecnológicas.”
    Quem lê até acredita, no que se refere a história da Toyota Brasil, não parecia ter tido muita coragem, ou buscava incessantemente por inovações tecnológicas, pois ficou mil anos, só produzindo o anacrônico Bandeirante.

    • Retrato do Papai

      não me parece com aquela toyota que a pouco tempo utilizava embreagem a cabo no etios… se fuçar o motor deve achar até um carburador ali

      • Edson Fernandes

        Usava ou ainda usa?

        • Retrato do Papai

          o sistema foi substituído pelo hidráulico no modelo 2017 se não me engano

  • Ronaldo

    Estamos num momento chave do mundo automobilitisco, algumas montadoras estão investindo em carros elétricos, outras em hybridos, as que investem em carros eletricos apostam num pulo direto para a referida tecnologia, já os hybridos apostam que a mudança sera gradativa passando primeiro pelo sistema hybrido, vai ser muito interessante e muita coisa ira mudar já que o petroleo tende a ser substituido.

  • Emanuel Martins

    Parabéns a toyota por incentivar a pesquisa no Brasil.

  • Aí eu olho para o Etios e realmente acredito que a Toyota tem uma história de coragem frente aos desafios

    • Luis Carlos Saccon

      O Etios ( principalmente o hatch ) é um carro econômico , versátil , de seguro baixo , não dá manutenção , gostoso de guiar , não custa os olhos da cara ( seu preço é compatível com o que ele oferece ) , é estável , fácil de estacionar , fora o atendimento Toyota que é diferenciado …… posso afirmar isso com convicção , pois é o segundo Etios que possuo …….o que vc deseja mais em um carro ???? ….beleza ???? ….. vai assistir ao miss Universo …..lá talvez vc encontre o que deseja !!!!!

      • Ih! A sua educação é tão feia quanto o seu carro

        • Luis Carlos Saccon

          Gustavo ……vc tem razão ….. escrevi e cliquei em publicar sem reler ….. peço desculpas pela minha indelicadeza , mas o meu comentário foi justamente pelo fato de muitas pessoas deixarem de ver qualidades em um carro e só se abster em beleza …. e , beleza , é uma coisa muito subjetiva …. opiniões sobre beleza , em carros , são muito variadas …. o que eu quis mostrar é que existem muitas outras qualidades no Etios , e nem o acho feio ( não é lindo , mas também não é feio ) …….. o comentário final foi um deslize ….. só não vou apagá-lo porque sua resposta ficaria sem sentido ………..grande abraço e me desculpa , mais uma vez

      • Danilo Melo

        um carro pode ter tudo isso mais a beleza, uma coisa não exclui a outra.

      • Cosi fan Tutti

        ahah se o Etios é tao bom assim pq nao vendem ele no mundo inteiro? Pq nao tem ele na Europa, Portugal etc.. entra na Toyota de la, eles tem Aygo, Yaris, e pq nao tem essa belezura do ETios?

        • Luis Carlos Saccon

          Você acha que eu sei os tramites , planos , estratégias e segredos de uma montadora , do por quê não se lançar carros em determinados continentes ou países ??? …. sou apenas um consumidor comum ….. e eu acho , que aqui , como ninguém , posso afirmar se tratar de um carro acima das minhas expectativas , pois já fui proprietário de dois …… a explicação esteja talvez onde as minhas expectativas de um carro seja bem inferior as suas …… se fazer o quê , né ??? ……. eu vivo aqui …….coisas de terceiro mundo !!!!

          • Cosi fan Tutti

            Sim, eu acho que por pensamentos como o teu que nosso mercado é do jeito que é. E infelizmente é o pensamento geral. Um Etios custa aqui o que custa um Polo na europa, mesmo se a gente for considerar câmbio etc.. Então dae vc ja ve a disparidade, mas se o brasileiro aceita e paga e ainda acha um ótimo produto, pq a Toyota iria lançar algo diferente? Eu citei o ex. de outros países pois jamais a Toyota lançaria um carro como Etios em regiões desenvolvidas, pois não venderia em nada e a imagem da marca iria ser manchada. Aqui é o contrário, um carro ruim e mediocre (quando lançado, teve algumas melhorias) se torna algo ótimo porque é da marca. Eu sempre falei na época, se o Etios fosse chinês não teria uma alva viva que o defenderia, mas como é Toyota…

            • Luis Carlos Saccon

              Carro ruim e medíocre ???? …… isso depende onde e como vc usa o carro ….. na cidade acho perfeito , e na estrada , em viagens curtas , não faz feio não ….. faz o seguinte : —– converse com quem tem e pergunte sobre o que acham do carro ….. capaz de ficar muito surpreso em saber que muitos pensam diferente de vc ……… já tive carros da Nissan , Volks , Ford , Fiat ,Renault e GM , então vc pode me perguntar onde fui melhor atendido que lhe respondo = TOYOTA e onde fui pessimamente atendido = em todas , menos na Nissan ……… se não acha isso primordial em uma montadora , então acho melhor a gente parar mesmo por aqui ………e não compare o Polo da Europa com o Etios daqui , em preços e outros quetais , pois aí vai abrir uma brecha muito grande de comparações

              • Cosi fan Tutti

                Se o Etios custasse entre 25 e 39.990 a versão completa, estaria muito bem pago, pelos erros de projeto, falta de ergonomia, aquele painel horroroso, etc.. E o Yaris a partir de 40 mil sendo o hatch verdadeiro da Toyota para todos os mercados. Agora custando o que ele custa, so mesmo quem gosta muito da marca, e não sou eu que digo isso, o proprio mercado, tanto que a Hyundai veio depois da Toyota e esta bombando com seu HB20 há tempos já, e a Toyota não consegue bota seus hatchs no top 5.

                • Luis Carlos Saccon

                  Acho que vc está sendo injusto com o Etios …… não é só ele que tem o preço majorado aqui no país ….. me lembro bem quando a Toyota lançou o Etios aqui , todo mundo pedia o Yaris , por ser um projeto mais recente e menos antiquado …..pois bem , o Yaris está aí também ( e não está vendendo como a Toyota queria ) …… quando decidi pelo Etios , comparei com Onix , Fiesta , 208 , Sandero 1.6 , Up 1.0 ( vi relatos de problemas no motor turbo ) , e outros , os quais não me lembro agora ….. o Etios me pareceu o melhor entre eles , isso pelo que espero de um carro ( 80% cidade e 20% estrada ) …. enfim , estou contente com o meu carro ….. não me dá despesas grandes e , por enquanto , me satisfaz , e é isso que me interessa no momento .

                  • Cosi fan Tutti

                    O Yaris devia ta no lugar do Etios e o Etios ser um modelo de no maximo 39.990, como eu disse antes, Yaris é muito caro pelo que oferece, sendo feito na plataforma do Etios. E não vende tao mal assim também. Ambos vendem bem para as ambições da Toyota. Podiam vender mais e ate serem lideres, podiam, mas a marca nao quis assim, paciência.

                    • Ernesto

                      Mais um especialista de internet…

                    • Cosi fan Tutti

                      Eu ja andei no Etios…

  • Oliveira

    podiam era colocar o design do Mirai nesse Prius.. não que também não seja feio, mas pelo menos é menos grotesco..

  • Flight_Falcon

    Devem retirar o Prius do mercado e colocar o novo Corolla híbrido na faixa de preço dele.

  • Domenico Monteleone

    O conceito é muito legal e tudo, mas pra mim esse carro é feio pra danar.

  • Jonas Seerig

    O cancer “flex” pega mais um!!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email