A Toyota confirmou que será produzido o primeiro híbrido flex do mundo no Brasil. O liftback híbrido da marca japonesa pode ser essa opção feita no país em 2019, mas o novo Corolla é o mais provável. O início da fabricação ocorrerá no fim do próximo ano e, embora a empresa não diga o local, o mais provável é que seja em Indaiatuba-SP, onde a instalação da montadora está passando por um processo de modernização.
Essa atualização da fábrica paulista está orçada em R$ 1 bilhão e permitirá que a mesma fabrique carros com a plataforma TNGA. Além do Toyota Prius, a marca prepara o lançamento da nova geração do Corolla, que aqui deve ser vendido na variante de estilo “Prestige”, cujo visual é mais sóbrio.
O projeto do Prius Flex foi desenvolvido pela Toyota em parceria com universidades do país e a união dos produtores de cana, a Unica. Com isso, o propulsor 1.8 Dual VVT-i usado no híbrido, passa a funcionar também com etanol, reduzindo ainda mais a emissão de poluentes e dando ao consumidor opção de escolha de combustível.
- Toyota Prius 2019: preço, consumo, fotos, equipamento (e detalhes)
- Corolla 2020: preço, consumo, fotos, versões, revisão (detalhes)
- Especial: O nascimento do Ka visto de dentro
Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela, diz: “A história da Toyota é caracterizada por grande coragem frente aos novos desafios e em sua busca incessante por soluções inovadoras e tecnológicas.”
Ele complementa: “Foi assim com o lançamento do Prius em 1997, e é assim agora com a confirmação da produção deste que será o híbrido mais limpo do mundo. Este é um marco, não só para a Toyota do Brasil, mas para toda a indústria nacional e estou muito orgulhoso dos nossos engenheiros, que trabalharam em conjunto com a equipe de nossa matriz para oferecer esta solução híbrida a etanol aos clientes brasileiros”.
Anteriormente, cogitou-se a produção do Prius na fábrica de São Bernardo do Campo, sendo uma operação mais focada no CKD, ou seja, montagem final do veículo. Com a planta de Indaiatuba modernizada, a Toyota pode fazer ali qualquer carros sobre a TNGA.