Finanças Governamental/Legal Híbridos Mercado Montadoras/Fábricas Toyota

Toyota Prius: montadora entrega ao governo proposta para produzir híbrido no Brasil

prius-sp

A Toyota entregou ao governo uma proposta para produzir o híbrido Prius no Brasil. A ideia é fabricar o veículo mediante incentivos fiscais e introduzir a tecnologia flex. A empresa oficializou sua intenção após a Anfavea apresentar sugestões para introdução de carros ecológicos no país.

O objetivo é importar em uma primeira fase, através de cotas e com IPI zero. Depois seria a vez da produção local de componentes e sistemas utilizados por carros elétricos e híbridos. Por fim, a montagem dos veículos no Brasil. Um grupo ainda defende a introdução de tecnologia de células de combustível para extração de hidrogênio a partir do etanol.

A Toyota já comercializa o Prius no Brasil, tanto para o consumidor comum quanto para frotistas. Em São Paulo, por exemplo, o híbrido japonês já tem uma frota de 116 táxis em circulação. No entanto, o preço sugerido para o modelo é de R$ 120.830, que torna sua expansão no mercado mais difícil. De janeiro até agora, a montadora já vendeu 295 unidades.





  • Antonio Js

    Boa iniciativa o governo deveria aceitar rápido, pois ter a tecnologia disponível no Brasil seria interessante ter uma base diversificada para destinar uma boa parte para a exportação e com alta tecnologia agregada.
    Outra área de incentivo e pesquisas seria a de acumuladores de energia e baterias, pois quem dominar a técnica terá uma fatia importante do futuro mercado planetário.

  • powercam

    Além do que, é feio pra caramba….. cruzes, como diria o salsicha!!!!

    • PONCIO PILATOS

      feio demais.
      carro pra 60.000,00…
      a moda do "ecológico" ainda é muito cara.

      • Mr. Anderson

        pelo menos na versão japonesa/norte americana, o Prius é mais completo que um corola

        ele é praticamente do mesmo tamanho que um Corolla, e já vem com câmbio CVT de série, nível de acabamento semelhante a de um Corola Altis, que custa R$75mil, tudo isso fora o sistema de motorização híbrida. Se um Corolla Altis custa cerca de R$75mil (preço na webmotors), e um Prius 0km pode ser encontrado por cerca de R$96mil (também na webmotors), esse R$21 de diferença compensariam somente caso uso do veículo fosse bem intenso. Se o governo colocasse o IPI dos elétricos/híbridos como o Prius pelo menos no mesmo patamar dos 1.0 flex, o carro poderia chegar num patamar de preço de um Corolla Altis.

      • Filipe Augustus

        Acredito que caso ele seja nacional, o preço deve ficar na casa do Corolla Autis, não acredito que vá melhorar muito mais que isso….

  • _Adriano__

    Lobby petrolifero, só falo isso!

  • blindzector

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..

    Motor exigido para entrada no Brasil… FrexPauer! :p

    • FelipeLange

      Pois é, esqueceram que o Governo e a PTrobrás são uma verdadeira máfia?

      Se elas quiserem introduzir, que pressionem o governo, e que tragam o carro a preço acessível.

  • mmcinza

    Eu já andei em um desses e achei o carro fantástico.

    Não é carro de R$60mil. Nem em outros mercados ele se equivale aos carros de R$60mil daqui.

    Por aqui seria um carro de R$70 ou 75 mil.

    • Aviador

      pelo menos na versão japonesa/norte americana, o Prius é mais completo que um corola

      comparando com o corolla básico do brasil que é bem mais depenado, o prius equivale ao corola brasileiro mais completo.

      • Mr. Anderson

        Que é justamente o Corolla Altis, que por R$75.000 (na webmotors.com.br) que já vem com câmbio automático

        Por R$96mil já se acha um Prius (webmotors)

        se houvesse a extensão do mesmo IPI dos carros flex 1.0 aos híbridos/elétricos, acho que o preço do Prius dava para chegar mais perto do valor de um Corolla Altis.

      • Davi8u

        Nos EUA esse Prius vem com 4 ou 5 modelos e ate la nao e barato assim. A diferenca e que por la existe um grande incentivo pra carro eletrico ou hibrido mais a vantagem no desconto de imposto pra quem comprar. No mais apesar de ser um carro super completo ainda e um carro que aparentemente so agrada o pessoal da California. Mas quem mora nos EUA ja sabe que o pessoal da California tem gostos diferentes e uma mentalidade pras coisas exquisitas e diferentes. Nao e um ponto de referencia ao gosto geral. Quem tem gosta mas vc tem que aprender a gosta do carrinho. Nao e um carro como um Porsche que vc senta no volante liga o motor e imediatamente vc se apaixona por ele.

        • Joel Pereira

          Ontem fiz uma viagem de 160km num Porsche 911. Que desilusao! So' gostei dos primeiros 30 minutos. Depois foi um pouco um sacrificio.
          Pelo menos serviu para tirar a ilusao da cabeca…

  • Vamos ver se a PRETROBRÁS deixa . . . .

  • Castle_Bravo

    A Toyota querendo "incentivos" como todas as outras, nem a questão do flex ela precisaria investir muito, já há kits não oficiais nos EUA que convertem o Prius para rodar com etanol, e funcionam perfeitamente.

    Como já disseram, a "moda" do ecológico é muito cara, e continuará sendo, até o dia que essa moda passar, como já passou outras vezes.

  • Rafaelndsilva

    Essa preferência da Toyota por lanternas "A la Manolo" estragam ainda mais o visual que já é controverso!

    • Davi8u

      Rafael essa preferencia como vc diz a la manolo e porque vc ja esta pensando como velho. Na sua infancia nao tinha carros com lanternas assim entao agora quando ve acha que e pra manolo. Enquanto que no resto do mundo essas lanternas sao usadas por quase todos os fabricantes. Exemplo. Quando era menino pra ter um carro legal vc tinha que ter carro com rodas magnels. Ai as coisas foram mudando e pasaram a ser rodas cinza fosco ou cinza claro. Ai ums 8 anos atras voltou novamente a moda das rodas 100% cromandas. Nao e " a la manolo" como vc quer acusar e sim vc que esta ficando velho e nao entende a mentalidade do pessoal mais jovem. Goste ou nao essa e a nova tendencia e se vc fizer uma pesquisa ira descobrir que e bem dificil achar uma montadora no exterior e porque nao dizer aqui no Brasil tambem que nao instala ja de frabrica essas lanternas que alem de serem mais faceis de ver dao mais luz. Com esses comentarios vc pode facilmente se passar por tiozao que gosta de Honda Civic ou Toyota Corolla. Um detalhe, eu sou tiozao…kkk.

  • Aviação

    no site da webmotors já há concessionárias oferecendo esse carro 0km por R$96.000,00 http://www.webmotors.com.br/comprar/toyota/prius/

    Acho que pechinchando dá para tirar por menos de 90mil

    Se pelo menos o governo reduzisse os tributos que incidem sobre ele para a mesma alíquota do 1.0 Flex, acho que daria para ficar na casa dos 75mil

  • Diggo

    A Toyota também é meio sem noção, se Ford consegue vender o Fusion nessa faixa, que é muito melhor em todos os aspectos porque ela não consegue reduzir esse preço? Só querem ganhar absurdos sempre.

    • Landrutt

      O Fusion vem do México e o Prius do Japão.

      • FlavioBlom

        Não é por nada, mas se vier do Japão mesmo, talvez seja mais negócio que um mexicano… (se custar um pouco menos, claro)

        • Landrutt

          Sim, ele vem do Japão. Galerinha adora criticar a Toyota mas esquece que o Prius vendido aqui possui o pacote mais completo de equipamentos e é vendido por cerca de 32 mil obamas nos EUA…exatamente o MESMO preço do Fusion Titanium Hybrid, que inclusive é vendido aqui mais caro que o Prius, apesar de vir do México.

        • Castle_Bravo

          Não tem como, pois temos acordo automotivo com o México e não com o Japão. O produto japonês sempre chegará mais caro.

          • Diggo

            Então que fabriquem aqui ou no México. Justamente pra isso que serve estes acordo pra incentivar a indústria local. Querem gerar empregos do outro lado do mundo só.

  • Doccar

    Tem tudo pra melar essa negociaçao, haja vista, a fome do governo brasileiro por impostos…

  • Mr. Anderson

    Conforme informações do webmotors.com.br, um Corolla Altis 2.0 custa cerca de R$75mil, um Corolla XRS R$70mil e um Corolla XEI cerca de R$65mil.

    No mesmo site, há ofertas de Toyota Prius (híbrido de motor elétrico como motor 1.8 puro à gasolina) a partir de R$96mil, apesar da tabela oficial dizer que o prius custa 120mil…

    Em nível de equipamentos, o Prius (fora os sistema híbrido) tem um nível quase igual ao do Altis, sem contar que no Prius o câmbio automático CVT é de série. NO Corolla Altis o câmbio é automático com conversor de torque.

    Se pelo menos o governo tributasse o Prius com a mesma alíquota do IPI que um flex 1.0, acho que daria para custar uns R$75mil, nível de preço semelhante a um Altis 2.0

    Não seria um incentivo, mas sim um tratamento tributário justo, já que apesar de ser um carro médio, consome menos combustível que um carro pequeno na cidade, e tem muito mais espaço interno e conforto. E na estrada consome menos que um grande.

    Com um imposto justo, igual ao IPI de um flex 1.0, seria uma excelente opção se custasse abaixo dos R$80mil e próximo aos R$75mil

    • FlavioBlom

      Eu acho que, principalmente, poderia haver, além da posição do governo (o qual concordo plenamente com você), a contrapartida da montadora em baixar um pouco os lucros.
      Porque as vendas caem e os executivos das montadoras já vêm com beicinho (igual ao Bebeto, aquele jogador de futebol chorão) pedindo queda nos impostos. Mas baixar lucros ninguém quer. Talvez os híbridos pudessem ser o pontapé inicial de uma nova visão, com menos impostos e menores lucros.

      • Davi8u

        Concordo plenamente com vc. So um detalhe. Vc ja viu aqui no Brasil algo novo custa menos do que o velho? Lancama cada ano carro do ano e chaman de novo. Ainda mais se for o Prius que e um carro muito tecnologico. Por 120 mil no nosso atual governo e dentro da mentalidade e preco Brasileiro podem argumenta que tem que cobrar caro porque a pessoa vai poder andar muito mais sem paga pelo preco da gasolina. Afinal se todos fizerem assim como que a Petrobras vai sobreviver e ainda roubar o que roubam? Pensando bem ta ate barato pela proposta dele.

    • Bruno Alves

      WebMotors? Conta outra cara.

  • Oswaldo

    Prius automático por até 75 mil, com certeza compraria um.

  • O_Corsario

    POrque não fazer apenas a etanol? Assim poderiam tirar o máximo proveito deste combustível renovável.

  • Bruno Alves

    Que beleza, Prius Flex. O consumo vai cair para 10 km/l na cidade.

  • ram250

    Na cidade, ele não bebe nada, no anda e para típico de SP, o Prius roda só no motorzim barbeador elétrico

  • Eu acho que o Governo Federal vai aceitar a proposta da Toyota de fabricar o Prius no Brasil mediante incentivos fiscais já que entrada de uma nova tecnologia na indústria nacional !

  • Não é por nada não, mas a Toyota é uma fabricante e não montadora… Por favor pessoal do NA não insistam nesse erro vocês também.

    • jaderf

      porque erro? ja ouviu até a ultima propaganda da toyota sobre o etios? ela mesma na propaganda fala que é uma MONTADORA…porque isso é errado? A marca faz toda a engenharia do carro, mas ela apenas monta os veiculos…creio eu que seja por esse motivo que chamam de montadora…

      • O próprio texto diz: "A ideia é fabricar o veículo mediante incentivos fiscais "

        Também existe a ANFEVA: Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores

        A montagem é parte do processo de fabricação de qualquer produto, só é correto afirmar que uma empresa "fabrica", quando ela importa os kits com o carro pré-fabricado e monta o veiculo.

        A propaganda do Etios está errada e grande parte dos veículos de noticias automotoras estão errados, usar o termo dessa forma em um site especializado equivale a um professor de português escrever errado.

  • Marcio Cardoso

    Se no primeiro mundo essa tecnologia híbrida e mais recentemente o carro 100% elétrico da TESLA ainda "engatinha", que dirá aqui nessa selva… Vai demorar muito, mais muito tempo para fazer volume de vendas.

  • fui em uma concessionária Toyota outro dia e parei para ver esse carro, achei muito bom, mais bonito de perto do que de longe e um acabamento impecável, nota 10! com um preço competitivo, comprava fácil…

  • GMV20

    A conversa tava boa até essa parte "…e introduzir a tecnologia flex…"

  • carroca_br

    Eu já pude andar em um e o nível de acabamento é realmente muito bom, algo que os brasileiros não estão acostumados, a tecnologia embarcada no veículo é muito show.

    Podem acreditar que é o tipo do carro muito mais bonito "pessoalmente" do que nas fotos, principalmente o interior que é de babar! Por 70 mil ia vender muito pelo carro que é!



Send this to friend