_Destaque Híbridos História Mercado Toyota

Toyota Prius se tornou o primeiro híbrido para as massas há 20 anos

toyota-prius-20-anos-1 Toyota Prius se tornou o primeiro híbrido para as massas há 20 anos

Quando o mercado automotivo mundial era exclusivamente composto apenas por carros a gasolina, GNV, diesel e álcool (Brasil), a Toyota iniciou uma discussão sobre qual seria o carro do século 21. Isso já por volta de janeiro de 1992. No ano seguinte, um projeto atendendo ao pedido foi chamado de G21 e tinha como objetivo ampliar a eficiência dos motores em 1,5 vez mais em relação à média daquela época.



Mas, fazer isso com os motores existentes até então era impossível. Teria de haver uma solução alternativa para baixar tanto o consumo de combustível e também a emissão de poluentes, outra preocupação do projeto. Assim, o G21 considerou o uso de um powertrain híbrido, que uniria o motor a combustão normal com um motor elétrico auxiliar.

toyota-prius-20-anos-2 Toyota Prius se tornou o primeiro híbrido para as massas há 20 anos

Logo os resultados apontaram para uma meta de 2 vezes menos consumo em comparação com os carros comuns. No Salão de Tóquio de 1995, a Toyota então apresentou um conceito chamado Prius, que utilizava um motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina, uma caixa de transmissão continuamente variável (CVT), um motor elétrico e um capacitor para armazenar a energia produzida pelo propulsor principal, que alimentaria o motor elétrico.

A proposta era interessante também porque mantinha o motor desligado com o carro ligado e nas saídas não era necessário seu funcionamento. Logo, o G21 atingiu 30 km/litro e enfim estava pronto para ir ao mercado. Dois anos depois, em 1997, a Toyota apresentava ao mundo o Prius, o primeiro carro híbrido de produção em larga escala. Mas, o consumo médio era menor: 28 km/litro. Em dezembro, o modelo começou a ser vendido no Japão.

toyota-prius-20-anos-5 Toyota Prius se tornou o primeiro híbrido para as massas há 20 anos

Antes de ser um liftback, estilo que marcou o modelo até os dias atuais, o Toyota Prius surgiu como um simpático sedã compacto, que media 4,27 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,49 m de altura e 2,55 m de entre eixos. Mas a versão japonesa, exclusiva até 2001, tinha alguns problemas elétricos que não o faziam trabalhar corretamente em altas altitudes e climas quentes. Os problemas foram resolvidos até o surgimento da versão americana, um pouco maior (4,30 m) e mais baixa (1,46 m).

Este utilizava baterias de níquel-hidreto metálico. Além disso, o Toyota Prius para os EUA surgiu com a inédita tela digital que mostrava o funcionamento do sistema, o que cativou muitos clientes a andar de forma mais eficiente com o híbrido nipônico. Mas, o modelo só chegou ao mercado americano em 2001, dois anos depois do Honda Insight, que de fato foi o primeiro híbrido para as massas no mercado americano.

toyota-prius-20-anos-3 Toyota Prius se tornou o primeiro híbrido para as massas há 20 anos

Quando surgiu no Japão, o Prius custava pouco mais de US$ 16 mil, mas a Toyota gastava US$ 32 mil para produzi-lo. Mesmo a versão para os EUA foi vendida com prejuízo na primeira geração. Em 2003, surge a segunda geração do híbrido, agora com o estilo liftback que não o abandonaria mais.

Seis anos depois, aparece a terceira geração. É esta que chega ao Brasil alguns anos depois. Por fim, em 2016, é lançada a quarta geração do Prius, agora com plataforma TNGA e versão Plug-In definitiva (a anterior ganhou essa opção bem depois do lançamento). O modelo é vendido por R$ 126.600.

Toyota Prius – Galeria de fotos

 

 

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend