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Toyota Raize é oficial no Japão – SUV compacto deve chegar ao Brasil

Toyota Raize é oficial no Japão - SUV compacto deve chegar ao Brasil

O Toyota Raize chega ao mercado japonês de forma oficial. O SUV compacto de menos de 4 m chega com preços a partir de R$ 61.900 em conversão direta (¥ 1.679.000) e também pode ser usado por lá através de um plano de assinatura que custa ¥ 39.820 ou cerca de R$ 1.470 mensais.


Coim diversas cores, o Toyota Raize chama atenção por ter versões bem peladas, inclusive sem sistema de áudio. Oferecido nas versões X, XS, G e Z, o pequenino japonês chega apenas com motor 1.0 Dynamic Force de três cilindros com turbocompressor e injeção direta de combustível.

Toyota Raize é oficial no Japão - SUV compacto deve chegar ao Brasil

O propulsor entrega 98 cavalos a 6.000 rpm e 14,2 kgfm entre 2.400 rpm e 4.000 rpm. O câmbio CVT é chamado de “D-CVT” sendo o mesmo Direct Shift usado pelo Novo Corolla no Brasil. Essa caixa continuamente variável tem engrenagem para saídas e relações infinitas para a continuidade da condução.


A Toyota fala em “aceleração potente e suave a baixas velocidades e desempenho silencioso e econômico em combustível a altas velocidades”. Além de tração dianteira, o Raize tem tração integral chamada Dynamic Torque Controle 4WD, que permite distribuir a força nas rodas traseiras em acelerações mais fortes e também em terrenos escorregadios.

Toyota Raize é oficial no Japão - SUV compacto deve chegar ao Brasil

O Raize tem consumo de 17,4 km/l na versão 4WD e 18,6 km/l na 2WD, tendo ainda pacote Smart Assist com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, detector de pedestres, alerta de faixa e ponto cego, bem como assistente de estacionamento inteligente, chamado Panorama.

O Toyota Raize tem cluster digital configurável e multimídia Toyota Play com sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay. O modelo tem volante multifuncional de desenho esportivo, assim como os bancos dianteiros. O SUV tem 369 litros no porta-malas, que possui compartimento sob o assoalho.

Toyota Raize é oficial no Japão - SUV compacto deve chegar ao Brasil

Depois do Japão, o Toyota Raize será lançado no mercado indiano, onde deve ganhar motor diesel. Por aqui, a expectativa é que desembarque em 2021 com produção em Sorocaba, onde a Toyota investirá para fazer a plataforma GA-B (TNGA/DNGA), a mesma usada pelo novo SUV, que mede 3,995 m de comprimento e 2,525 m de entre eixos.

Toyota Raize – Galeria de fotos

Toyota Raize é oficial no Japão – SUV compacto deve chegar ao Brasil
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Bil

    Esse fundo parece de carro de brinquedo. Muito feio! O resto tá ok, mas vai vir a 110 mil, com a louca precificação da Toyota.

  • Piston head

    O creta da Toyota. Pelo menos o desenho do painel consegue agradar mais.

  • vicegag

    Acho pequeno demais, se vier creio que devam dar uma espichada no entre eixos.

  • JMG

    Acho o carro muito pequeno para a Toyota querer competir com HRV, Renegade, Creta……
    A não ser que a Toyota lance esse carro para ficar em uma categoria inferior (tamanho e preço) e lance um outro futuramente com tamanho de 4,20-4,30m.

    • Tom Costa

      Claro que compete, tem um T na grade. Na cabeça do povo isso é uma justificativa e tanto.

      • Pois é. Analisando só sob critérios técnicos, seria fadado ao fracasso. Mas é Toyota, aí a lógica do mercado é subvertida facilmente.

        • André

          Também já não é mais bem assim, Etios e Yaris que o digam. Ambos vendem bem abaixo da expectativa da Toyota, isso dito por um funcionário deles.

          • É, mas ainda assim não se pode dizer que são um fracasso. Vendem muito bem se analisado o custo x benefício e o que há na concorrência por preços semelhantes.

          • konnyaro

            Era só lançar com um design que não seja horrível que as vendas seriam bem melhores. No caso do Yaris o balanço dianteiro excessivo matou o carro, já no caso do Etios, o carro por inteiro é uma desgraça em termos de estilo.

    • LL

      Com o yaris abaixo não tem como não concorrer em preço com o trio…

  • Mayck Colares

    Vi em outro site q não será esse a ser vendido aqui. Não acredito que a Toyota conseguirá se encaixar no segmento com a maioria dos concorrentes 20 a 30 cm a mais.

  • Danilo

    Por mim pode ficar por lá mesmo. Ficou muito pequeno, com desenho de gosto duvidoso e com certeza os preços serão altíssimos, à mim não interessa!

  • Tochio

    Vai tomar lugar do Etios, no quesito feiura é claro !!!

    • Pablo Alves

      nao vi diferença nenhum para um Creta

  • th!nk.t4nk

    É pequeno? É. Mas esse é justamente seu ponto forte. É um carrinho pra cidade, pra quem precisa de algo que caiba em qualquer vaga, tenha boa visibilidade e ergonomia. Antigamente o Fox fazia esse papel no Brasil. Não é carro pra família, é pro dia-a-dia, e nisso esse Raize parece bem focado. Só não pode ser caro logicamente.

    • THM

      Seria seu ponto forte se.o preço fosse.condizente.

      No entanto,por ser Toyota vai cobrar o preço de um “carro de família”. Ja fizeram loucura trocsndo seus sedas medios por crossovers e o suv Renegade; mas por um sub 4 aí é querer demais.

      Esse comprador que vc se.refere (homens jovens e mulheres nao tao endinheirados) irao querer algo mais próximo de um.Aircross.
      E aparentementr apenas a Fiat e Citroen podem dar esse veículo numa faixa de preco qie realmente inaugura nova subcategoria

      Como sabemos que a Toyota nao fara isso, é melhor q ela produza algo próximo dos 4.30m e cobre quanto quiser por isso.

  • Tamanho de Ecosport. O Ford fica devendo muito em espaço para a concorrência. Até por isso já encerrou seus dias de glória, estando relegado ao papel de coadjuvante do segmento atualmente.
    Analisando por esse lado, seria um produto pouco fadado ao sucesso. Mas, como é um Toyota… capaz de conseguir um bom público cativo, acho eu.

    • LL

      14cm menor que o eco sem pneu…

      • O entre-eixos é o mesmo e o porta-malas também tem capacidade quase idêntica. Em termos práticos, deve ter aproveitamento de espaço quase igual. Foi nesse sentido a minha observação.
        Mas é claro que os 14 cm a menos devam fazer falta em termos de percepção de porte do carro para quem observa do exterior.

  •  iSheepOS

    cadê os tontos que vão falar que isso é carro de 3a. idade… só no Brasil precisam chegar à 3a. idade para aprender a comprar carros bons

  • Mateus Pinheiro de Carvalho

    oxe, mas o presidente da toyota na argentina disse q nao seria esse modelo? porque continuam insistindo?

  • Natán Barreto

    É pra ser um popularzão no Japão. Totalmente fora do que será aqui

  • hinotory O

    Frente de Creta e trazeira de Tiggo 5x. Japoneses copiando chineses…

  • fillipe sampaio

    Não precisa. Já basta o Etios de feio

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