Japão Segredos-Flagras SUVs

Toyota Raize: novo SUV compacto em catálogos japoneses – chega dia 5

Toyota Raize: novo SUV compacto em catálogos japoneses - chega dia 5

O Daihatsu Rocky ainda nem recebeu seu nome oficialmente no Salão de Tóquio 2019, mas por trás de sua presença, se esconde um produto de impacto maior no mercado de SUVs compactos da Toyota, no caso um equivalente desta para o modelo.


Na Índia, surgiu primeiro o nome Rise, sendo esta a identificação de um SUV compacto da Toyota para atuar no disputadíssimo mercado local, abaixo de 4 metros. Com o Rocky, o elo de ligação entre os dois estava selado. Porém, não se sabia como seria este SUV pequeno da japonesa.

Toyota Raize: novo SUV compacto em catálogos japoneses - chega dia 5

Bom, parece que agora ele já tem nome completo: Toyota Raize. Pelo menos é assim que ele será chamado no Japão, onde catálogos de marketing revelam não só a cara dele, mas suas faces personalizadas sob os pacotes de customização Toyota Original, Modellista e TRD.

No primeiro, três versões: Powerfull, Sporty e Premium. Advance Blast e Elegant Ice no segundo e, por fim, Agressive no TRD. Mas, no geral, o Toyota Raize compartilha a mesma estrutura do Daihatsu Rocky, tendo mudanças apenas em detalhes específicos da marca.

Toyota Raize: novo SUV compacto em catálogos japoneses - chega dia 5

Os faróis são semelhantes, com projetor full LED e luzes diurnas em LED. Já grade e para-choque são novos, inspirados no RAV4, mas com grelha ampliada e molduras laterais maiores, que criam vincos pronunciados nas extremidades. Na traseira, os elementos são comuns, mas com sutis alterações no Raize.

Assim como no Daihatsu Rocky, o Toyota Raize mede 3,995 m de comprimento, 1,695 m de largura, 1,625 m de altura e 2,525 m de entre eixos. Ele também incorpora o novo motor Dynamic Force 1.0 Turbo com 98 cavalos e 14,1 kgfm. Com câmbio CVT, ele tem tração dianteira, mas pode ter AWD.

Toyota Raize: novo SUV compacto em catálogos japoneses - chega dia 5

O lançamento no Japão deverá ocorrer no dia 5 de novembro. Com essa configuração, o Toyota Raize tem potencial para todos os mercados do BRICS e até Europa e EUA, seguindo assim os rivais Hyundai Venue e Ford EcoSport. Por aqui, ele ainda enfrentará o Honda WR-V em porte.

Se de fato este for a versão final do SUV compacto que a Toyota lançará no Brasil, a ser feito em Sorocaba, então este motor 1.0 Turbo com tecnologia flex pode até igualar ou superar a potência do 1.5 Dual VVT-i do Yaris atual, ficando o mesmo propulsor para a próxima geração deste.

Toyota Raize e Daihatsu Rocky – Galeria de fotos

[Fonte: Worldscoop/Life30On]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Carlos

    -Tranqueira com cinco letras?

    -R A I Z E

    • Edgar

      Tranqueira que arrisco a dizer que será líder do segmento, somente por ser Toyota…
      CH-R cada vez mais distante… Esse Raize está como um Dacia para a Toyota…

      • Fabrício Sanches

        Perde de longe para todos os concorrentes atualmente no Brasil. O prestígio da Toyota tem limite. Pergunte para o Etios e para o Yaris.

        • Edgar

          O Etios (tanto Hatch quanto o sedan) figurou direto entre os 20 mais vendidos antes da chegada do Yaris … o Yaris figura direto entre os 20 mais vendidos… Ou seja, um SUV mesmo que pequeno vai vender bastante…

          • Paulo Lustosa

            nem sempre figurar entre os 20 mais vendidos quer dizer que será lider ou vende bem diante dos concorrentes… isso se aplica somente ao Corolla e Hilux. Segmento inferior o bom senso do consumidor impera.

            • Gabriel Camilo

              O que quer dizer com “Segmento inferior o bom senso do consumidor impera”?

              • Paulo Lustosa

                O consumidor de segmento inferior vão atrás de um produto com melhor relação custo x benefício, mecânica de fácil manutenção e que tenha uma boa negociação e política agressiva de vendas, por isso o Etios e o Yaris não fazem nem cócegas em cima dos concorrentes por oferecerem menos por mais, e a Toyota, que apesar da rede de concessionárias ter um pós-vendas em maioria (maioria porque a Quatro Rodas desmentiu isso), não são abertas à negociação de valores e condições de compra, tanto é que hoje o Etios só vende mais em vendas diretas, e na época que ele era vendido normalmente, não fazia nem cócegas em cima do Onix, Prisma, Cobalt, Gol, Voyage e a linha Fiat da época, assim como hoje o Yaris não faz a mesma coisa nem para o Polo e Virtus.

                • Fabrício Sanches

                  Falou tudo.

            • Edgar

              Cara, não sou torcedor de montadora… Ma o nicho de SUV pequeno é mais fechado do que o de Hatch e Sedan de entrada…
              Bota aí, o cara deve escolher entre : Raize, WR-V, Tiggo², Ecosport de entrada. Qual vc acha que será o mais visado?

              • Paulo Lustosa

                Coloque mais… Tracker 1.0T, Renegade 1.8 automático PCD (que é vendido ao público normal por 70k), Creta Sense e TCross 1.0 TSI manual… logicamente o Corolla não é de roubar venda desses, fora que tirando o Raize e EcoSport, o resto são tudo hatchback ou minivan com roupagem aventureira no molde do Crossfox, não um Crossover.

        • Edu

          Como assim? O carro ainda nem foi lançado.

  • Cesar

    Agora quero ver os detratores dizerem que este não é um SUV Raiz e.

  • Alvarenga

    A Toyota faz veiculos muito sem graça, mas pelo menos coloca motores minimamente aceitaveis. Ao contrario da Suzuki que faz veiculos legaizinhos mas carentes de motor….um inferno.

    • Kaian Reis

      Acho que não em, ao menos o scross e Vitara tem um bom motor 1.4 turbo

      • Alvarenga

        é, exceção, sempre tem exceções…..apesar que fiz test drive em um vitara 1.4T e achei extremamente ruim em giro baixo, turbo lag de 10 anos atras.

        • Paulo Lustosa

          Sim, o Yaris com o motor que não aguenta puxar o alto peso que o carro tem junto com a Hilux e seu powertrain manco são exceções se comparados com o Etios e o Corolla.

      • Mr. Pennybags

        Esse motor é forte econômico pra caramba. Consegui fazer 900km com um tanque (só estrada).

  • CanalhaRS

    Minha nossa, conseguiu ficar mais feio que o irmão da Daihatsu.
    E com 3,99m não vai deslanchar aqui, até porque ninguém seria ingênuo de achar que ele custaria menos que a concorrência.
    Mas ainda cedo para afirmar alguma coisa, pode ser que o nosso seja um pouco maior e diferente.

    • Lucas Silva

      Esse carro deve mesmo vender bem é na India, ja que la tem incentivo fiscal (a.k.a redução de impostos) para veículos com menos de 4 metros, aqui no Brasil isso seria inútil esse limite de tamanho, o que faria ter menos impostos aqui seria vir com motor 1.0, mas pra um SUV, a não ser que seja turbo, bem difícil da conta de um veículo desses.

      • Edu

        Usará plataforma modular e pode vir um pouco maior para cá.

        • Lucas Silva

          Se a toyota estiver disposta a fazer essas alterações para trazer pra cá, mas ai tem o risco do preço ir mais pras alturas e acabar virando outro T-Cross, mas se caso vir e tiver um interior decente pelo preço que irá cobrar, talvez possa fazer sucesso (só espero que se caso isso ocorrer eles botem a frente do conceito DN Trec nele porquê meu deus… Essa frente ai vai ser polêmica que nem a do HB20 se chegar pra cá).

          • Edu

            Acabamento e motorização ao nível do Yaris provavelmente. Turbo talvez.

            • Lucas Silva

              Só não pode ter preço como o dele, se não fica difícil convencer alguém a comprar ele.

  • Sino Weibo

    Por ser Toyota se vier vai custar entre 100 e 150 mil, pelo menos. Talvez mais caro, pra não tirar as vendas do Corolla.

    • Essa faixa de preços seria do C-HR.

      • Sino Weibo

        Mas o HR-V ja custa isso, a Toyota não lançaria um carro pra perder pra Honda, alem do lucro ne. De qualquer forma o povo compra.

        • Paulo Lustosa

          Geralmente os Honda são mais caros que os Toyota.

          • Sino Weibo

            Geralmente? No caso do Corolla x Civic, mesma coisa, CR-V x Rav4, idem, Fit x Yaris, igual.

    • Edu

      Se fosse lançado hoje acredito que estaria na faixa de 85 a 95 mil, concorrendo com Kiks, T-Cross, Ecosport, Renegade & cia.

      • Sino Weibo

        Mais barato que Corolla? Então por isso que não lançam.

        • Edu

          Se sua lógica valesse muitos crossovers não teriam sido lançados.
          Cruze LT=99.200 / Tracker LT= 92.200
          Civic LX=97.900 / HR-V LX=94.400
          Jetta Confortline 1.4 TSI=109.900 / T-Cross Confortline 1.0 TSI AT=99.990
          Sentra SL 2.0 AT=108.190 / Kicks SL 1.6 AT=102.790
          C4 Lounge 100 Anos 1.6 Turbo=107.490 / C4 Cactus 100 Anos 1.6 Turbo=104.490
          Crossover não tem que obrigatoriamente ser mais caro que sedã. O Raize é um produto para mercados emergentes, usará uma plataforma mais simples que a do Corolla e portanto deverá ter preço menor.

          • Sino Weibo

            Na verdade eu é que estou desatualizado, não sabia que os sedans médios estavam tão caros.

  • RKK

    O desenho frontal do Daihatsu Rocky ficou melhor que o Toyota Raize.

    • Lucas Silva

      Mas comparado ao conceito DN Trec, os dois deixam bastante a desejar no design frontal (não entendo porque não manteram a frente do conceito).

  • Natán Barreto

    Mais um Toyota meia boca pro mercado brasileiro tal qual Etios e Yaris BR

  • ChalMust

    Só o preço mesmo para definir o sucesso dessa carniça …

  • hinotory O

    Frente do Creta e trazeira do Tiggo 5.

  • Rafael Rocha Dalben

    Traseira de T-Cross.

    • Denis

      Pra mim é a traseira do Chery Tiggo 5X

  • Mayck Colares

    O sucesso depende de como a Toyota posicionaria ele. Não vai colar sendo posicionado com os outros Suvs compactos que tem entre 4,30 a 4,20.

  • MarcosGojira

    Feio igual o Creta

  • cobaiao

    Mal lançou e o carro já vem com 3 níveis de xunagem tunagem diferentes

  • Lucas Silva

    Tem certeza que não é um Hyundai?! Com essa grade ai parece muito um carro novo dela rsrs

  • Janio Candido

    Sinceramente ele ficou bem interessante, será que vem pro Brasil msm! já quero! toyota é toyota…

  • Marcelo Faria

    Olha,quando a gente acha que já viu muito carro feio da Toyota ela vem e nos aterroriza novamente com um design desgraçadamente desengonçado e ridículo…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email