Condução autônoma Japão Tecnologia Toyota

Toyota registra patente de condução autônoma em HUD no Japão

toyota-hud-autonomo Toyota registra patente de condução autônoma em HUD no Japão

A Toyota registrou em 21 de novembro de 2016 a patente de um sistema de condução autônoma que reproduz em uma display transparente (HUD) informações mais detalhadas sobre a operação da tecnologia, que só foi publicada nesta quinta (1). O objetivo é dar mais informações ao condutor quando este passa a ser um mero passageiro a bordo do carro.



A tecnologia da HUD indica todos os principais parâmetros do sistema através de gráficos e setas, indicando em um HUD bem amplo, os dados instantâneos da performance do veículo.

No texto da patente, aparecem mensagens como referentes à mudança de faixa, tráfego lateral, aceleração, fim da condução autônoma, entre outros. Com estas informações e mais uma apresentação “técnica” sobre o sistema de condução autônoma, a Toyota quer assegurar que o condutor tenha confiança na tecnologia.

A apresentação das informações na patente estão centradas em um HUD bastante amplo, mas poderia ser reproduzido também na multimídia ou no cluster. Naturalmente, o HUD se mostra mais seguro, mas ainda assim a japonesa poderia até criar um HUD holográfico projetado no para-brisa, ampliando ainda mais a visualização das informações, tal como planejado pela Jaguar Land Rover, por exemplo.

Além disso, o texto do registro dá detalhes sobre a tecnologia de condução autônoma da Toyota, que consiste em radares lasers LIDAR incluindo também um sensor externo, uma base de dados de mapas em 3D , um sensor interno, um receptor de GPS (Sistema de Posicionamento Global), uma ECU de condução autônoma e um atuador. Tais dispositivos fazem uma varredura sintética em 360 graus, criando uma imagem tridimensional completada por dados de GPS e mapas do banco de dados.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

  • Mr. Car

    Dispenso esta porcaria. Carro meu, dirijo eu.

    • Handlay P.B.

      Sim, mas esse sistema vai ser efetivo para ajudar a mitigar as mortes no trânsito.

      • Mr. Car

        Em carro meu, quem mitiga as mortes no trânsito sou eu, he, he!

        • Handlay P.B.

          Sim. E o sistema autônomo em quase todos os carros vai minimizar as mortes no trânsito impedindo que muitos imprudentes dirijam.

    • Huang Sen

      Tá bom tio, não precisa entrar em todos os tópicos pra falar a mesma coisa, necessidade de auto-afirmação.

      • Mr. Car

        A cerveja está geladinha neste boteco, Freud? He, he, he! Ah, e nunca é demais lembrar: carro meu, dirijo eu. He, he!

        • Handlay P.B.

          Uma pergunta: nesses 35 anos atrás do volante, você nunca causou um arranhão mesmo que pequeno em um veículo de alguém?

          • Mr. Car

            Causei. Com a chave, no carro de um idiota que me trancou num estacionamento e sumiu, he, he!

            • Handlay P.B.

              Mas você já danificou um veículo ou qualquer outra coisa de outrem com seu carro por acidente?

              • Mr. Car

                Sinto te causar enorme decepção, mas não, he, he!

                • Handlay P.B.

                  É, então você tem moral para dirigir e ser contra os carros autônomos. Mas por causa de milhares de imprudentes os autônomos virarão realidade.

                  • Mr. Car

                    Depois que eu morrer. Ainda bem, he, he!

                    • Handlay P.B.

                      Não, de acordo com outros sites em 2018 já haverá carros autônomos da Tesla para vender…

                    • Mr. Car

                      Meia-dúzia de carros autônomos no meio de milhões de carros tradicionais não fazem verão. Estou falando em existirem como padrão, como os carros que temos hoje. Vai demorar muuuuuuito. Ainda bem, he, he!

                    • Handlay P.B.

                      É, enquanto isso vai ter que ir tomando cuidado para nenhum imprudente matar você. Talvez em 2030 já tenha alguns milhões de carros autônomos nas ruas ao redor do mundo.

                    • Mr. Car

                      Não se preocupe, sempre tomei, he, he!

    • Porcaria ? Os kras estão investindo bilhões pra mudar o modo que nos locomovemos no planeta, evitar mortes, melhorar a vida das pessoas, e vc chama de porcaria? Sabe pq o Brasil é desse jeito e nao evolui, por causa de gente que pensa como vc, desculpa falar..

      • Mr. Car

        Dispenso esta porcaria. Carro meu, dirijo eu. Há mais de três décadas, e sem matar ou ferir ninguém. O resto do seu comentário é blá blá blá misturado com mimimi, desculpa falar.

        • Por vc entao ate hoje estariamos falando em telefones com fio, ne, ou nem existiria computador, impressora 3D, HUB, nada tecnologico? Se a tecnologia te traz tanto medo, entaõ devemos voltar a idade da pedra, que acha? Ser puxado por charretes, carro teu, dirigem cavalos!!!

          • Mr. Car

            O telefone sem fio não tinha por objetivo final a proibição do uso do telefone com fio, como o carro autônomo tem em relação ao convencional, esta é a diferença. Se eu quiser usar um tefefone com fio, ou escrever uma carta usando máquina de escrever, eu posso. Não me retiraram a opção. Não quer ou não sabe dirigir? Para isto já tem táxi, Uber, ônibus, metrô…Carro meu, dirijo eu!

            • Onde foi divulgado isso que irao proibir o carro convencional? Acho que nao deves se preocupar, se isso ocorrer, sera so em países desenvolvidos, onde as pessoas terao dinheiro pra ter pistas particulares. Prevejo no futuro clubes e parques pra se “dirigir”, ja que isso sera proibido nas ruas, segundo vc. Sera uma diversão hein hehe pelo menos sera melhor provavelmente com os carros mais tops que temos hoje, so pra da aquela brincada. Mas pode fica tranquilo, Brasil se entrar nisso ae algum dia, nos ja estaremos na 5ª reencarnação.

              • Mr. Car

                Como se precisasse divulgar, he, he! E ainda bem que vai demorar.

                • NIsso vc deu sorte então de viver no país que tradicionalmente é mais atrasado que os outros na implantação de novas tecnologias. Com certeza se isso for mesmo colocado como obrigatório la fora, pode ficar tranquilo que so depois de uns 30 a 50 anos pra chegar aqui, mesmo assim so nas grandes cidades e para um grupo seleto, e talvez depois de uns 100 anos pra ser geral.

  • Handlay P.B.

    Não gostei, vai deixar a experiência de se transportar muito artificial, prefiro dirigir do jeito atual mesmo…

  • nãotemjornalistajapa.

    digital?HD

  • ####Carlao GTS

    Meu nome , é : Pronto!

  • Edilson

    E quando der pane no satélite?

    • Angelo_RSF

      Possivelmente quando der pane no satélite ele irá se guiar pelo LIDAR, e seus mapas e sensores internos e possivelmente se isto não for suficiente ele irá solicitar que o motorista assuma a direção.

  • Augusto Brum

    Isso mostra que muitas montadoras podem investir em tecnologias que vão além de motores e componentes mecânicos, parabéns Toyota!! E sobre a condução autônoma eu acho uma ótima tecnologia, pois se os aviões comerciais utilizam muitas tecnologias autônomas, porque veículos terrestres não podem usar? Seria muito útil, pois acabaria com o exagerado consumo de combustível causado por maus motoristas profissionais e também as empresas iriam lucrar muito mais, apesar do alto investimento tecnológico, e também a segurança em viagens iria aumentar.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend