Japão Mercado Pickups SUVs Toyota

Toyota retira FJ Cruiser do Japão e adiciona Hilux após 13 anos de ausência

toyota-fj-cruiser-edição-final-1 Toyota retira FJ Cruiser do Japão e adiciona Hilux após 13 anos de ausência

A Toyota lançou a versão Final Edition de seu FJ Cruiser, que era uma releitura moderna do clássico Land Cruiser FJ40 dos anos 60, que aqui conhecemos como Bandeirante. O SUV foi lançado em 2006 no Japão e rapidamente chegou ao mercado americano, mas diferentemente do antigo modelo, o atual não teve vendas tão expressivas.



Utilizando a plataforma da Hilux da geração anterior e com componentes do Land Cruiser Prado, o Toyota FJ Cruiser já havia sido retirado do mercado americano e de outros nos últimos meses, resistindo apenas no Japão, onde agora adiciona uma versão final para encerrar sua carreira por cima.

toyota-fj-cruiser-edição-final-2 Toyota retira FJ Cruiser do Japão e adiciona Hilux após 13 anos de ausência

Com estilo bem retrô, o Toyota FJ Cruiser nunca foi vendido de forma oficial no Brasil, exatamente o país com a história mais interessante relacionada com o modelo que ele se inspirou, infelizmente. Dotado de um perfil bem robusto e volumoso, o modelo tem colunas bem verticais e espessas, especialmente as “C”.

Por dentro, o Toyota FJ Cruiser tem um painel com uma “parede” onde é fixado a instrumentação, tendo ainda enorme túnel central com as alavancas de câmbio automático e de tração 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida. O motor é sempre um V6 4.0 a gasolina, embora seja interessante pensar nele com o robusto turbo diesel 3.0, que equipou a geração anterior da Hilux.

toyota-fj-cruiser-edição-final-3 Toyota retira FJ Cruiser do Japão e adiciona Hilux após 13 anos de ausência

Vendido principalmente nos EUA, México e Oriente Médio, o Toyota FJ Cruiser agora se despede em casa, visto que a produção só vai ser encerrada no dia 31 de dezembro de 2017, conforme anunciado anteriormente e não em agosto, que chegou a ser veiculado por parte da imprensa.

Por isso, o consumidores japoneses poderão ainda ter o clássico moderno em suas garagens até pelo menos o começo de 2018. A versão Final Edition vem com pintura bege exclusiva, que também reveste assentos e parte do painel, além de rodas de liga leve aro 20 polegadas.

toyota-fj-cruiser-edição-final-4 Toyota retira FJ Cruiser do Japão e adiciona Hilux após 13 anos de ausência

No entanto, a Toyota ainda não desistiu de relembrar o passado e prepara o futuro com o conceito FT-4X, uma espécie de Jeep Renegade nipônico. Mas, se o parente próximo da Hilux dá adeus antecipado, outro filho da Toyota chega depois de 13 anos fora de casa. Aliás, filha, pois é a atual geração da picape que deu origem ao SUV que sai de cena.

toyota-hilux-2016-1 Toyota retira FJ Cruiser do Japão e adiciona Hilux após 13 anos de ausência

Lançada em 1968, a Hilux não é tão antiga quando o FJ, mas evoluiu bem mais que o utilitário resgatado em anos recentes. Mais vendida entre as picapes médias no Brasil, ela retorna ao mercado japonês após ter sido retirada em 2004, mas já naquela época ela era importada da Tailândia, pois a produção local se encerrou em 1997, mesmo ano em que começou a ser produzida na Argentina.

[Fonte: Autoblog/Actualidad Motor]

COMPARTILHAR:
  • Tosca16

    Toyoteiros iriam dizer que era resistente, baixíssima manutênção e blá blá blá…

    • Tosca16

      Então… se tem quem goste, mesmo antiquado, e possivelmente beberão, porque mudar ? Acho que só emissões fazem a Toyota mudar algum motor que seja desta linha no país, a não ser que as vendas fossem baixas e não se tornasse viável importar o motor.

      • Tosca16

        Ah, isso sim… se tiver um diesel com míseros 120cv e um gasolina de 300cv não duvido irem no diesel kkk

        • Ernesto

          Diesel com míseros 120cv? Tosca16, talvez você deveria se informar mais sobre os carros da Toyota. Ficar só falando bem de carros chineses e só falar mal dos Toyota, sem argumentos muito válidos, não é legal.

          • Tosca16

            Cara eu apenas dei um exemplo hipotético, pra confirmar o que o rapaz me disse acima, se tivesse um antiquado diesel e um moderno a gasolina concordo com ele que o público iria no diesel mesmo assim.

            • Victor Hugo

              Desenha para ele o que é uma situação hipotética.

              • Tosca16

                kkkkkk ai ai, será que preciso ?

                • Ernesto

                  KKKKKKK???? Respeito, hein Tosca16. Até o momento estávamos debatendo.

              • Ernesto

                KKKKK!!! Haters se juntam para agora dizer que é um exemplo hipotético, né?

            • Lucas

              É cara, não adianta argumentar com fã-boy. Porém, a Toyota ainda fabrica os motores menos potentes do mercado desde sempre.

              • Ernesto

                Não é questão de ser fã-boy ou não, Lucas. Uma questão é falar em dados corretos, outra é jogar números que denigrem uma marca. Se você analisar os comentários do Tosca16 em matérias sobre carros japoneses, muitas vezes ele comenta para criticá-los. Mas em chineses, estes são o supra-sumo dos carros. Incoerência, não é? Ou você concorda com isso?

                • Lucas

                  Realmente eu não parei pra ler os outros comentários do cara. Se for isso mesmo, você tem razão.
                  Abraço.

            • Ernesto

              Me desculpe, mas seus comentários são sempre falando mal de carros japoneses.

              • Tosca16

                Não, eu elogio as vezes kkkk.

        • Mr. Pug

          Antes um Toyota com 120cv do que um xing-ling com 300. O Toyota pelo menos não vai ser o famoso leite Glória, desmancha sem bater, como é o caso dos xings de Xery, Lixan, Jaca e cia.

          • Tosca16

            Cara, foi um exemplo, se tiver um motor diesel vs gasolina nesse tipo de veículo pode ser Toyota, VW, FIAT o que seja, o público irá no diesel… vocês tem uma cisma com os chineses, parece até birrinha.

          • Tosca16

            Ah, e potencia em diesel não quer dizer muita coisa; entre nos fóruns e veja o 3.2 diesel de 103cv da Effa Plutus, se tinha algo de bom na picape era o motor, mecânica simples e com torque em baixa muito bom. Veja lá no fórum 4×4 brasil. Se a informação estiver correta o motor é este: Deutz CA4DC2 10E3

      • ObservadorCWB

        MAs não só isso. As leis brasileiras penalizam motores com blocos maiores pelos impostos. Na minha opinião deveriam penalizar pela eficiência..mas…

      • carroair30

        Pra que um carro desses no Japao???? onde o cara vai??? so se for pra escalar o monte fuji,nao serve pra mais nada

      • Igor Virgilio

        Tenho uma sw4 4.0 V6, são 230cv e 38 de torque, 6km/l na cidade com pouco trânsito e andando dentro dos limites de velocidade, na estrada também dentro dos limites chegar a fazer 8km/l é um ótimo carro estou com ela a 3 anos e fora manutenção periódica troquei um rolamento de uma das polícias que me custou 170 temers. Meu carro anterior foi uma zafira elite que só me deu despesas fora o consumo de 8 e 9km/l cidade e estrada respectivamente.

    • Juarez Veras

      E é. Tem um monte de bandeirante rodando por ai. Um inteiraço pedem 80 mil. E vale. O ruim no norte do país é que eles compram e estragam alongando o chassis para fazer de lotação nas pirambeiras. Reverter fica meio que impossível. Teve várias versões do bandeirante. Com motor do mercedes 608, com câmbio seco, etc. A única coisa ruim mesmo é a direção que é setor e rosca sem fim, quem não está acostumado apanha. No mais pegar um bandeirante em ordem e resolver fazer uma viagem de dois anos pelo interiorzão do brasil é tranquilo. Devagar e sempre. Eu ando na captura de um em bom estado e preço faz um tempinho.

      • Tosca16

        Carros que hoje valem muito, este e uma D-20, especialmente 4 portas em bom estado.

  • Guilherme Gimenes

    esse carro eh vendido em quase toda América do sul..e pra variar, nunca chegou ao brasil. …

    • afonso200

      importado independente ja vi varias aqui

    • Zé Mundico

      Graças a deus.

  • Marcus Mendes

    Troller da Toyota?

  • Vattt

    Nunca gostei dessa releitura do Bandeirantes, parece gambiarra de estilos. Bem diferente da Jeep com o Wrangler ou até mesmo os Hummers H3 e H2.

    • Tosca16

      Toyota nunca foi exemplo de releituras, aliás as japonesas as vezes tem um estilo bem discutível .

      • Pedro Henrique

        eu já acho esse “estilo bem discutível” o charme das japonesas, você vê que é um negócio como vou dizer “com alma”
        sem esses carros genéricos que tem por aí…
        claro vê-se que eles aproveitam muito a base de um carro e fazem 546549847984 carros com isso e da pra perceber que todos vem da mesma base, mas, ainda sim cada um tem seu charme

  • Douglas

    Alguém notou que ele tem 3 limpadores de pára-brisa? Só tinha visto isso em alguns caminhões.

    • Leandro

      É pra compensar o limpador único do Etios.

  • Uranium

    Respondia por apenas 4% das vendas da SW4, por isso saiu de linha.

  • Jp

    Ao vivo esse carro impressiona pelo tamanho.

    • Zé Mundico

      Ou pelo tamanho da “beleza”.

    • Luis LC

      Fica entre um Hummer H2 e H3 mas por dentro não é muito grande não, o banco de trás cabe dois na boa mas o terceiro fica bem espremido. A porta traseira abre ao contrário e o banco dianteiro vai um pouco pra frente, acesso meio difícil. Tinha um amarelão perto de casa, via sempre

  • Iran Borges

    Troço lindo. Podia mandar pra cá. Ia vender mais que a RAV4

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    Poxa gostei desse carro, achei vídeo no youtube que só me fez gostar ainda mais, só peca no motor ser apenas a gasosa, diesel seria incrível
    Concorrente desse FJ Cruiser é o Honda Element, tem maluco pedindo no 2008 115 mil o mais caro 2011 por 190 mil .. Brasil e esses donos malucos de carros que se acham exclusivos !!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email