EUA México Pickups Toyota

Toyota Tacoma será feita apenas no México, mas não deve chegar aqui

Toyota Tacoma será feita apenas no México, mas não deve chegar aqui

A Toyota está com um plano de remanejamento de produtos em suas fábricas na América do Norte. Isso deve reforçar a produção da picape média Tacoma, mas fora dos EUA.


Tudo começa com Highlander e Sienna. O grande SUV da Toyota nos EUA, assim como a minivan tamanho família, passarão a ser fabricados em Princeton, Nova Jersey.

Com US$ 700 milhões investidos nessa instalação, a Toyota teve que tirar o SUV Sequoia e leva-lo para San Antonio, Texas. Ali, com mais investimentos, a montadora japonesa fará também a nova geração da Tundra, sua picape grande.

Contudo, para fazer estes dois, a Toyota precisa eliminar um modelo e este será a picape Tacoma, que terá sua produção encerrada nos EUA em 2021.

A partir daí, a Tacoma será fabricada apenas em Guanajuato, capital de estado homônimo no México. Dessa forma, Tundra e Sequoia compartilharão o mesmo chassi, que será atualizado e não totalmente novo.

O objetivo da Toyota é preparar a Tundra para rivalizar com eletrificados da GM, Ford e FCA. A proposta da japonesa pode passar pelo V6 3.5 turbo, que trabalha com um motor elétrico. A potência é de 456 cavalos com 68,8 kgfm.

Toyota Tacoma será feita apenas no México, mas não deve chegar aqui

No caso da Tacoma, existe outra unidade da Toyota em Tijuana, Baixa Califórnia. Em sua terceira geração, a picape usa motores 2.7 a gasolina e V6 3.5 de 280 cavalos, sendo este da série FKS (Dynamic Force).

Com transmissão manual de cinco marchas ou automática com seis velocidades, a Toyota Tacoma até poderia chegar ao Brasil, porém, aqui já temos a Hilux. Esta picape média argentina é a que preenche a demanda da marca no segmento.

Assim, por ter porte parecido, a Tacoma se torna inviável por aqui. O modelo deve seguir sem opção diesel e unificar com a Tundra em itens de conforto e segurança, através do compartilhamento do chassi, que terá porte reduzido.

[Fonte: Carscoops]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Chris

    Seria uma opção lança-la aqui como Hilux, como uma “nova geração” no futuro.

    • Raimundo A.

      A Tacoma é maior sendo, digamos, um equivalente a RAM 1500. Para mim, como marca japonesa gosta de analisar e muito o mercado antes de pensar em ofertar, só faria sentido a Tacoma por aqui se a FCA/PSA ter êxito com a RAM 1500 que deve ser ofertada este ano e vai concorrer num patamar pouco acima das médias topo de linha incluindo a Hilux mais cara.

      Se vender bem a RAM citada, pode com essa transferência para o México que ajudaria na tributação, pensarem numa oferta futura.

      A Tacoma no lugar da Hilux é melhor nem cogitar. Os custos são diferentes, além das medidas. Se isso fosse possível, não existiria Hilux ou Tacoma. Seria o mesmo produto com ajustes locais dependendo do mercado e não produtos diferentes por conta das prerrogativas de cada local.

      • Paulo Lustosa

        Na verdade a Tacoma é concorrente da Colorado americana, com porte sim menor que da RAM 1500, esta full size e que compete com a Tundra.

        • 😎.

          O NA deveria fazer uma matéria esclarecedora sobre os segmentos de picapes dos EUA e suas participantes , nos comentários é recorrente o desconhecimento geral sobre o assunto.

          • Raimundo A.

            Com certeza, é recorrente o desconhecimento, como as más interpretações, por preguiça ao ler rápido ou não querer mesmo entender o ponto de vista diferente. Assim, alguns que devem se achar donos da verdade criticam supondo que o outro não sabe, mas no texto consta que a comparação é sob certo contexto.
            Aí, simplifico que se alguém escreve demais citando variáveis, alguns não entendem, mas quando escreve curto e grosso, a mente funciona e ver coisa até que ele não disse e ainda concorda.

        • Raimundo A.

          Eu sei que a RAM 1500 é full size, meu caro. E sei que a Tacoma é pouco maior que a Hilux. Não é concorrente direta da RAM 1500, pois a Trundra existe para isso, mas vendo o posicionamento da Toyota aqui, a Tacoma é superior como a Colorado é perante a nossa S10. Então, a Tacoma, poderia, sim, bater com a RAM 1500 como a FCA irá ofertar esta para competir com as versões topo de linha das médias.
          Quem não tem cão, caça do gato diz o ditado popular e é só ver o Toro com versões cada vez mais caras buscando a clientela de quem hoje tem uma média.
          Por isso, no final, disse que se fosse tão fácil a Tacoma como sucessora da Hilux aqui, por que não fizeram ainda? Claro, até possível se o preço subir para abrir espaço para um produto abaixo. Especulam que a futura S10 será tal qual a Colorado. Confirmando, tente a S10 melhorar e o preço, em tese, subir. E subiria para encaixar a futura média compacta, dita sucessora da Montana, para enfrentar o Toro e o Tarok.

          • George Sousa

            Sinceramente acho que a maior diferença e o design. Me parece que a Tacoma é apenas um pouco maior que a Hilux ( menos de 10 cm, o que convenhamos numa picape não é grande coisa ). O mesmo se dá com colorado Colorado e S10 que serão unificadas na próxima geração. A Tacoma não e e t diferente da Hilux quanto o amigo fez supor , salvo no design. Em dimensões e posicionamento são semelhantes

            • Raimundo A.

              A diferença a Toyota sabe por não por a Hilux nos EUA e a Tacoma aqui. A VW não teria posto a Amarok nos EUA por conta de acabamento mais simples.

            • Vitor C

              A verdade a Colorado não passa de uma S10 melhorada, a carroceira e chassis são basicamente os mesmos.

              A Tacoma e a Hilux são diferentes, mas atuam no mesmo segmento e tem porte parecido, o lógico seria unificar ambas na próxima geração e concentrar a fabricação no México para abastecer as Américas.

      • Debraido

        Tacoma = Hilux

      • Vitor C

        Na verdade a Colorado não passa de uma S10 melhorada, a carroceira e chassis são basicamente os mesmos.

        A Tacoma e a Hilux são diferentes, mas atuam no mesmo segmento e tem porte parecido, o lógico seria unificar ambas na próxima geração e concentrar a fabricação no México para abastecer as Américas.

      • Cássio

        A Tacoma é equivalente à Hilux em porte, como explicado na matéria. Concorrente da RAM 1500 é a Tundra.

      • Chris

        Bom dia, diria que essa diferença de tamanho seria praticamente irrelevante, quando colocado em porcentagem. É um produto provavelmente mais caro, acredito que o preço poderia se manter o mesmo, o que mudaria seria a margem de lucro da Toyota. Foi apenas uma opinião que provavelmente diminuiriam os custos em pesquisa para uma nova geração da Hilux. Abraço.

  • globo nao tem japa

    Tacoma,Tundra e Hilux

  • Marcus Vinicius

    Se a Tundra chegasse ao Brasil deverá ter como alvo as RAMS 1500 e 2500.

    • 😎.

      Sim , esse é o concorrente certo para a Ram , mas infelizmente é fabricada nós EUA .

  • 😎.

    Mesmo de um segmento abaixo da Ram 1500 a Toyota deveria trazer a Tacoma para competir com a marca americana esse nicho de mercado , das picapes ” premiun” . Com um público fiel , boa fama, concessionárias preparadas para lidar com pós venda de picapes e um bom motor diesel a Toyota teria sucesso na oferta do produto no nosso mercado.

  • Tosca16

    Pra que trazer se eu posso superfaturar uma Hilux? Lança uma versão comemoratrouxa da Hilux pra custar uns 250 mil e vende.

    • Exato, para que a Toyota iria colocar um produto para concorrer com a própria Hilux, que conseguem vender pelada por 200k+?

    • MonHoe

      Coloca um sonzinho JBL e um aplique de couro no painel e chama de Diamond e cobra esse valor, Toyoteiro paga com um sorriso no rosto

      • Tosca16

        Vc compra uma versão destas nem um chaveiro de brinde o concessionário Toyota lhe dá, um tapetinho que seja, nem negociando kkkk.

  • Zé Mundico

    Sem chance aqui no Brasil, já tem Hilux argentina super-hiper faturada e se for trazer esse caminhão obrigatoriamente a Hilux terá que ser reposicionada para dar espaço a Tacoma, que custaria perto de 300 mirréis. Resumindo, a Toyota iria desvalorizar a sua querida e idolatrada Hilux em troca de um trambolho caríssimo que poucos iriam comprar.
    Apesar de grande em volume, o mercado brasileiro é pobre e limitado, carros muito caros acabam se tornando nicho e moscas brancas. Aqui no Brasil a Tacoma iria vender umas 10 por mês até ir baixando, baixando até ser abandonada e não compensar mais nem para pagar o frete….

    • Raimundo A.

      A Tacoma não é um caminhão pequeno e duvido preço na casa dos 300k, mas seria mais cara que a Hilux.
      A pergunta é se pagariam tanto pelo Toyota?

  • Vinicius

    Muito grande para os padrões Brasileiros, não cabe na garagem de prédios e lojas. Similares em dimensão lançados no Brasil não venderam quase nada.

    • Tosca16

      Similares, não Toyotas… no dia que a Toyota lançar um trem destes aqui, mesmo que por 250 mil ou mais, vai ter gente vendendo casa, apartamento, e tudo mais só pra ter espaço pra guardar o trambolho, e pior, usar na cidade, como carro pequeno, mesmo com todos os contras de um “caminhão” em perímetro urbano. Não duvide do que a Toyota faz nos seus clientes, kkkk.

  • Saymon Erickson

    Tacoma para eles, Hilux para nós.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email