Mercado Toyota

Toyota tem o maior índice de satisfação entre marcas, aponta ranking

A J.D Power divulgou nesta quinta-feira, 2, o ranking de satisfação de proprietários de automóveis no Brasil. De acordo com os gráficos divulgados pela consultoria, a japonesa Toyota fica em primeiro lugar entre as 13 marcas pesquisadas, com 829 pontos. As coreanas Hyundai e Kia ficaram em, respectivamente, segundo e terceiro lugar, com 815 e 812 pontos. Vale lembrar que ambas as marcas estrearam na premiação.

A Fiat, montadora que mais vende automóveis em nosso mercado, ocupou o oitavo lugar, com 754 pontos. A Volkswagen, que aparece em segundo lugar no ranking de vendas, anotou 738 pontos, na décima primeira colocação. A Chevrolet, terceira mais vendida, ficou em nono, com 748 pontos. Já a Ford ficou em último, com 738 pontos.

Ao total, 52 modelos foram avaliados, levando em conta apenas os automóveis que tiveram vendas acima de 15 mil unidades ao ano. Os modelos Mille, Siena Fire e Punto, os três da italiana Fiat, ficaram em primeiro lugar nas categorias “Subcompacto”, “Compacto de entrada” e “Compacto Superior”, com 766, 856 e 771 pontos. Nos outros dois segmentos, “Cabine única” e “Médio”, apareceram os japoneses Fit e Corolla.

Esses números foram obtidos através de uma pesquisa realizada pela J.D Power, que enviou um questionário online para 8 mil pessoas, que deveriam estar com o mesmo carro na garagem há no mínimo um ano. No questionário, foram analisados os quesitos design, custo de propriedade, experiência com pós-vendas de qualidade.

Subcompactos

1. Fiat Mille (766 pontos)
2. Fiat Novo Uno (756 pontos)
3. Chevrolet Celta (755 pontos)

Compacto de Entrada**

1. Fiat Siena Fire (856 pontos)
2. Volkswagen Voyage (776 pontos)
3. Renault Logan (753 pontos)

Compacto Premium**

1. Fiat Punto (771 pontos)
2. Volkswagen Polo (769 pontos)
3. Honda City (765 pontos)

Monovolume

1. Honda Fit (795 pontos)
2. Nissan Livina (784 pontos)
3. Chevrolet Meriva (771 pontos)

Modelo Médio**

1. Toyota Corolla (829 pontos)
2. Kia Cerato (823 pontos)
3. Hyundai i30 (809 pontos)

MONTADORAS

1. Toyota (829 pontos)
2. Hyundai (815 pontos)
3. Kia Motors (812 pontos)
4. Mitsubishi (811 pontos)
5. Nissan (784 pontos)
6. Honda (782 pontos)
7. Citroën (764 pontos)
8. Fiat (754 pontos)
9. Chevrolet (748 pontos)
10. Renault (747 pontos)
11. Volkswagen (738 pontos)
12. Peugeot (736 pontos)
13. Ford (728 pontos)

* O índice geral de satisfação é feito com base em uma escala de 1.000 pontos
** Os segmentos consideraram hatchs e sedãs





  • Leandro1978

    Impressão minha, ou os modelos mais criticados por aqui são os que estão no topo da lista?

    • Mais criticado pelo preço, e equipamento. Dos compactos premium, monovolume, e medios, até que está boa. Só o Polo que eu achei estranho estar ali. Mas o legal é ver que do primeiro ao setimo lugar não tem nenhuma das 4 grandes (Fiat, VW, GM, Ford). Essa é a realidade. Ranking de satisfação pós compra. Antes é tudo lindo, depois de comprar é que ve a carroça que são as 4. (com exceção a alguns modelo é claro).

      • giodoesitbetter

        Curioso é que nenhuma das líderes desse ranking vende carros populares. A primeira é a Nissan.

        Curioso é que o tão vendido e amado VW e seu Gol tiveram um péssimo resultado. Aí eu pergunto, como é que vende?

        • AutoIng

          Vende pela fama do passado… O problema é depois da compra. E claro, tem os cabeças-duras, que mesmo após ter até o motor trocado ainda insiste na marca (por isso nosso mercado está desse jeito!).

          • edumardecerva

            Fama do passado e tem outro ponto. Tenho um Uno Mille Way 2012, comprei o carro pq trabalho o dia todo na rua e em regiões horríveis (periferia de São Paulo) como vendedor, e pergunto, dá para se colocar um carro mais descente num ambiente desses?
            Embora o UNO MILLE não tenha estabilidade, conforto, segurança, potencia, etc (e por ai vai). Para o meu uso, eu economizo mais de 400 reais por mês em combustível, peças, segurança (ostentar num lugar desses não é muito bom). Isso explica a compra, ou melhor, o uso explica a compra?

        • Tripa-Seca

          Em que posição o Gol ficou?

      • GuilhermeMMatos

        Bom, por ter feito esse comentário, acredito que você nunca teve um Polo. Eu já tive um e achei um excelente carro, muito bom mesmo. Aliás, se você procurar nessas pesquisas de satisfação vai ver que o Polo está sempre bem avaliado pelos donos.
        É muito difícil conhecer alguém que teve um e reclamou…
        É uma pena a VW ter abandonado ele, por isso não comprei outro.

        • Leandro1978

          Não, não tive Polo, preferi o Fit. Tive três, um antigo e dois novos. O último, 2011, foi roubado no mês passado. Mas já andei e dirigi o Polo e gostei muito, mas preferi o espaço interno do Honda. No caso, o meu comentário foi mais para chamar a atenção do pessoal, que adora criticar a compra dos outros, mas que, devido a esta pesquisa, é possível notar que, justamente os mais criticados, são os que possuem os donos mais satisfeitos. Cadê o Clio, por exemplo, que falam que é o melhor popular? Mille, Uno e Celta estão à frente.

          • Edylle

            Só por que tiveram um alto de nível de aceitação, não quer dizer que são realmente melhores. Não vou comparar Clio, Mille, Uno e Celta, mas creio que deve acontecer mais ou menos assim: o meu sogro, por exemplo, é louco por Gol. Ele e o seu irmão só compram Gols há décadas e se perguntarem para eles o que acham do carro, irão dizer que é ótimo (tanto que mesmo tendo dinheiro para comprar carro melhor, não o fazem).
            Todos nós estamos carecas de saber que o Gol não é bom, mas vai perguntar isso para os donos cabeças-duras deles… =/

        • O_Corsario

          Tenho um Polo e também estou 95% satisfeito com ele.
          Mas também não compraria outro, pois foi abandonado.

      • MM_

        Isso é o mais natural de acontecer não?

        Principalmente quando existe o envolvimento de serviços, quanto maior a venda, menor a satisfação.

        • Leandro1978

          Mas Uno e Celta não estão entre os mais vendidos ano passado?

          • MM_

            Sim, mas eu estava dizendo sobre o ranking das montadoras. É natural que as marcas que vendem altos volumes, como as 4 grandes, fiquem atrás de montadoras que vendem somente 3 ou 4 modelos de carros.

    • fep

      Exatamente, os mais criticados estão no topo.

    • comminga

      Realmente, Toyota ( Corolla principalmente ), Hyundai e Kia.

  • Ricardo_Vieira

    Vixii, depois dessa o E.T.ios parte de 40k… Hahahaha

    Brincadeiras a parte, Toyota tem fama de pós-venda muito bom por aqui… não é de se espantar a primeira colocação!
    Agora, a Ford atrás até da Peugeot?? Olha que a francesa não é vista com bons olhos por aqui… (palavra de ex dono de PUG!)

    • TDRamos

      Mas tbm jah vi muita gente reclamando do pós venda da Ford, por serviços de revisão caros, etc.

      No geral as sempre elogiadas são a Toyota e Honda, num empate tecnico

      mas digo no geral pois claro que sempre existem os 'pontos fora da curva', uma concessionaria dessas duas atender mal e de uma outra atender a nivel exemplar

      • spock_cwb

        Pois é ,

        Confesso que me surpreendeu a Honda em 6o. apenas. Inclusive atras da Nissan , da qual eu sempre escuto muitas reclamações.

        • LucianoDavi

          Spock. Acontece que a pesquisa levou em consideração somente proprietarios que possuem o veículo com mais de um ano na garagem. O Civic não possui um ano ainda. Então a Honda ficou somente com o Fit e o City. O Fit ficou em primeiro. O city está em uma categoria meio estranha.

          Ai fica fácil pra Toyota, ela só tem um veículo no Ranking pra concorrer. O seu modelo é o primeiro lugar, e ela ficou com aquela média.

          Resumo: a pesquisa não tem valor algum e deve ter sido encomenda da Toyota ou Hyundai pra mostrar que está em segundo lugar e alavancar vendas.

          Conhecendo a Toyota, acho que foi a coreana que contratou a pesquisa. Aliás, pesquisa ridícula.

        • pauloferrer

          tenho um nissan e nao tenho o q reclamar, não é uma brastemp (toyota) rs… mas é bem honesto, não me da problemas etc…

      • GUGASP

        Tenho um Focus GLX 2.0 Mec. 2010/ 2011 e digo: o carro é excelente, mas o pós-venda da Ford aqui no interior de SP é despreparado e as revisões semestrais obrigatórias são muito caras.
        As revisões do meu Focus custam o dobro das revisões do Corolla do meu pai. Aí fica difícil elogiar a Ford…

        • AugustoSeide

          Tenho um Focus tbém, o carro é meu xodó, mas o pós-venda da Globovel, representante da Ford aqui em Itajaí/SC, o serviço é fraquinho e caro.

          Cheguei até a me arrepender ter comprado um Ford, por causa do péssimo atendimento no pós venda.

          Valeria a pena ter gasto um pouco a mais em um Toyota, talvez ficar com menos itens no carro, mas receber em troca um ótimo pós-venda.

    • Cil

      Aqui em Aracaju, nem o pré-venda nem o pós-venda da Honda e da Toyota são essas coisas todas. O que salva é a qualdade dos carros mesmo. Eheeheheheh Quero só ver como vai ser na hora de vender o Etios.

      • giodoesitbetter

        Olha, aqui em São Paulo a diferença não é muita não.

  • PrecosBaixosJA

    A Toyota sempre foi a melhor! Depois a Nissan! (pelo menos nos EUA)

  • rcm88

    Quem nunca foi mal atendido na Ford?

    • macaense

      Eu

      • vitimsl

        2… pelo contrário, sempre fui muito bem atendido…

        • PHRROCHA

          3. Sempre fui bem atendido na Ford (em Maceió, na CYCOSA, e agora em Teresina, na ANTARES). E já fui pessimamente atendido na Volks aqui de Teresina -PI. E fracamente atendido na toyota daqui tb. Sei que o atendimento varia de concessionária pra concessionária, mas não consigo achar uma justificativa pra Volks ter igual ou melhor pontuação que a FORD (meu irmão foi receber um GOLF de mais 60 mil e passei vergonha pela concessionária). Esse ranking pra mim só olhou uma coisa: o pós venda de qualidade. E assim mesmo, só acertou a posição da Toyota e da KIA (talvez). Os proprietários da HYundai estão ali somente porque os donos dos hyundays tem o "melhor carro do mundo" (mas ai é o carro, e não o atendimento). E a dona Citroen nunca, mas nunca, seria melhor em pós venda que qualquer das 4 grandes (por pioeres que estas sejam). Ranking barato pra brasileiro ver. Compra quem quer.

    • giodoesitbetter

      O único lugar até hoje que fui mal atendido foi na VW. E já passei por todas as ditas "bombas" (PUG, Nissan, Renault, SsangYong…).

    • Krestu

      Fui ver um Focus na concessionária, fiquei 15 minutos no show room e não consegui nem ser atendido… Desisti na mesma hora de comprar qualquer Ford. Se pra vender é assim, imagina o pós.. vishhhh

  • Fernando

    Pois é… nego vive chilicando falando mal da Fiat, mas foi a MELHOR avaliada entre as 4 maiores nacionais (Fiat, Ford, Volks e GM).
    Fico imaginando os fanáticos engolindo a seco essa notícia e arrumando mil desculpas tentando argumentar e falando baboseira.

    • Comentarista666

      Bom, a Hyundai e a Kia estão em 2° e 3°… A Honda está apenas em 6°…

    • Cristiano_RJ

      E os fanáticos que odeiam a Hyundai e a Kia? Esses devem estar procurando uma ponte para se jogar!

      • fep

        E os que odeiam a Toyota e o Corolla também.

        • spok

          mas ninguem reclama que toyota e corolla sejam carros ruim… Este teste só aponta a satisfacao de pos venda. O preco que é surreal na toyota.

          E o pos é inegavel que toyota seja boa.

          Só me surpreendi com a honda, nunca vi ngm falar mal, talvez seja de regiao para regiao, aqui é mto boa.

          • dudupruvinelli

            eu particularmente acho o corolla muito caro aqui no Brasil. A versão top de linha aqui não chega aos pés da de entrada nos EUA.

          • Dragoniten

            Relativo, meu pai teve altas chatiações com o pós da Toyota. Comprou um Corolla 2006 0km, tem o mesmo carro até hoje :)

      • 3ic

        PQ? o ranking é de satisfação das CSS e não do melhor carro. A maioria das montadoras graças a Deus não prendem seus donos a sua politica mercenaria, ja osdonos de coreanos, por conta da obrigatoriedade de 5 anos de garantia so conhecem CSS não tendo um parametro de comparação para o tal. So resta elogiar ou elogiar, pois mundo fora css praticamente não existe.

        • Cristiano_RJ

          "osdonos de coreanos, por conta da obrigatoriedade de 5 anos de garantia so conhecem CSS não tendo um parametro de comparação para o tal"

          Quer dizer que os donos de coreanos nunca tiveram outras marcas antes… ah tá. Então tá bom!

    • PONCIO PILATOS

      tive muitos problemas com as FIAT, em duas concessionarias diferentes, até arranhar o carro, em varios locais arranharam, é uma marca que nao compro mais carros. infelizmente. tem bons produtos, mas…. Ja a toyota, tou felicíssimo com o meu vovorolla…

    • giodoesitbetter

      Eu já tive problemas na FIAT com o Palio Fire da minha namorada, mas até agora nada com meu 500.

  • Jason

    "1. Fiat Mille (766 pontos)"

    Com esse desempenho, difícil que aposentem ele… Muito embora o irmão mais novo tenha ficado em segundo na lista.

    Que a VW ia ficar lá embaixo era presumível… Como futuro ex cliente da marca, atesto que o atendimento deles (pelo menos na concessionária que eu vou) deixa muito a desejar.

    E as orientais no topo da lista… Achei que a Honda iria ficar entre as 3 primeiras, mas não ficou feia na foto também.

    • Tripa-Seca

      Na verdade, o pessoal está confundindo ranking de satisfação com de "melhor carro".
      Satisfação tem a ver com expectativa.
      Quem compra um Mille espera o que? Baixa manutenção e baixo consumo. E isso o carro atende bem, dando de brinde um bom espaço interno e desempenho (Dado o baixo peso, que deve comprometer a segurança, mas quem liga muito para isso no Brasil?).

      • Leandro1978

        É isso que penso. É igual aquela propaganda do i30, que afirmava que tinha um índice de satisfação maior que o Jaguar na "terra da rainha". O consumidor sempre vai ser mais crítico em relação a carros mais caros. Um inglês que compra um i30 não deve esperar encontrar acabamento ou conforto de Jaguar XJ nele, não? Agora, se um Jaguar XJ tiver uma costura do banco solta… No caso do Mille, por exemplo, é como você fala, espera-se baixa manutenção e consumo. O que me parece que ele entrega satisfatoriamente. Dificilmente vão esperar conforto ou equipamentos de um modelo médio nele.

  • tiards

    Depois tem gente que vem e me pergunta: "porque você não sai da linha Corolla e pega outras novidades do mercado?, ai está a resposta.

    • AutoIng

      Mas olha que as "novidades" estão melhor colocadas do que a Volks, por exemplo…

    • fep

      Uma bela resposta que muitos aqui não gostaram, e se leram, estão se mordendo por ai ou fingindo que nem leram.

  • Vinicastro

    Achei curiosas as posições da Citroen e Hyundai. Todo mundo desce a lenha mas tão na frente de Ford, Fiat, VW, GM…

    • gcarlos

      Por um motivo:
      Probabilidade

      O q carro q se vende mais, tem mais probilidade de insatisfação

      Um carro q vende 300unidades/mes, terá menor probabilidade, a não ser q seja ruim mesmo.

      É só uma lógica matemática, não tenho carro.

      • Cristiano_RJ

        Isso seria válido se estivéssemos falando em número absolutos. Mas toda pesquisa como esta adota critérios probabilísticos válidos para fins de comparação. A começar pelo tamanho da amostra de pesquisados, que devem ter um número mínimo de participantes, além de cálculo de desvio padrão, etc. Além do mais, o i30 não vende 300 unidades/ mês. Entre junho de 2009, mês do seu lançamento, e julho de 2012, o Hyundai i30 vendeu 96.570 unidades no país, o que dá uma média de 2.541 unidades / mês. Nada mal para um médio! Aliás, fui proprietário de um i30 entre agosto de 2009 e junho de 2012. Rodei mais de 64.000 km com ele e posso atestar a qualidade do modelo coreano. Fiquei 100% satisfeito. O pós venda CAOA? RUIM. Mas como o produto é bom, acabei tendo pouco contato com a rede autorizada.

    • arianoneves

      Pois é, tive dois corollas e nunca tive o que reclamar deles e nem das CCS, troquei num hyundai (achei que a toyota estava pedindo demais por menos) e o carro da hyundai (azera) é só elogios, entretanto as CCS são um lixo, toda vez que entro numa CAOA tenho a impressão que querem me roubar e quase fui na última revisão!

      • Fnihues

        Tenho um Azera 2011 e o carro é extremamente confiável, confortável e seguro, não tive problema algum até então. Fiz a revisão de 30.000 KM agora em Julho e custou R$ 430,00 (310,00 em peças como está no site da montadora e mais 120,00 de mão-de-obra). Não acho que seja explorado visto que tenho um colega com um Honda Fit e ele fez a revisão de 40.000 KM que custou R$ 1.600,00. A revisão de 40.000 KM do Azera irá custar R$ 472,00 (352,00 em peças como está no site da montadora e mais 120,00 de mão-de-obra), então pergunto quem está explorando, os japoneses ou os coreanos?

    • Rafael_rec

      É aquela velha situação, muitas vezes quem reclama da marca A ou B aqui no NA nunca chegou perto dos carros dessa marca. Uma coisa é certa, reclamar de certos carros ou marcas por aqui é certeza de muitos joinhas.

      Muita gente aqui as vezes reclama do meu ódio pela Nissan, mas como ex-proprietário de carros da marca eu reclamo pelo fato das diversas mancadas que a japonesa teve comigo, além de achar os seus carros extremamente bizonhos, ok desing é relativo.

      Um grande hit aqui é falar mal da Hyundai/CAOA, eu nunca tive um carro da coreana então não vou dar a minha opinião a respeito da mesma, mas sei de familiares que possuem modelos dela e não têm nada a reclamar dos serviços. Propagandas exageradas tipo "o melhor sedan médio do mundo" é até aceitável, afinal eles querem vender o peixe deles. O que não é legal por parte da CAOA é cobrar até 10.000 numa pintura branca ou fornecer dados técnicos de alguns carros diferentes da realidade.

      • GuilhermeMMatos

        Concordo, tenho um i30 e acho o carro muito bom.
        O problema aqui no Rio (pelo menos esse ano) é fazer revisão… só tem a concessionária da Barra pra atender todo mundo
        ou seja… ta uma m…

        • Onde você comprou? Aqui na Barra tem 3 Hyundais, sendo 1 Caoa em frente ao Barra Shopping. Lá eles atendem bem.

          • GuilhermeMMatos

            estava falando a respeito de revisão, oficina

            ou seja, pós venda
            só uma na barra ta fazendo revisão

            • Cristiano_RJ

              Eu também tinha dificuldade em agendar as revisões do meu i30. E olha que eu moro na Barra! De fato, a convivência com meu Hyundai foi uma maravilha: carro de mecânica confiável e construção acima dos padrões brasileiros. Agora, a convivência com a rede autorizada CAOA é uma m…

      • MM_

        Eu tive os mesmos problemas com a Nissan e muita gente aqui reclama quando eu falo mal.

        Tenho um vendedor que tem um Tiida e agora está sem carro pq furou o condensador do ar quente. Como isso furou nem ele tem idéia. Só sei que o carro encheu de água por dentro pq ele coleta água do radiador. Ainda deram uma previsão de 10-15 dias para entrega da peça.

        Esse carro dá defeitos bizonhos, isso sim.

      • Cristiano_RJ

        Rafael, muito sensato o seu comentário. Uma grande verdade dita por você é: "Um grande hit aqui é falar mal da Hyundai/CAOA". Acho que tem gente que faz isso só por esporte!

        Enfim, fui proprietário de um i30 e fui muito feliz com ele. Não sou apegado a bens materiais e constumo trocar de carro a cada 3 anos. Só que pela primeira vez, quando me desfiz do i30, fiquei com um "nó" na garganta. Que a CAOA é anti-ética, não se discute. Que o pós venda é é fraco, também não vou negar. Agora, o elevado índice de satisfação da Hyundai tem tudo a ver com a qualidade dos seus modelos!

    • Cristiano_RJ

      Não acho curioso não. Antes das "new commers" surgirem, as "4 irmãs" sempre foram destaque negativo no que diz respeito a pós venda. O problema é que os fanatismos da vida, fazem com que muita coisa seja relevada, o que não ocorre com essa marcas que você falou, já que não possuem "torcida organizada" consolidada. Veja, por exemplo, quando ocorre um recall. A Chery fez um recall em um modelo recém lançado já comentaram: "tá vendo aí, é carro chinês". A Honda também fez no recém lançado CR-V e ninguém critica, acha normal, positivo até: "é sinal de respeito ao consumidor".

      • Niveiro

        Seu comentário é muito pertinente. Ainda sobre os chineses, quando vieram com seus interiores em tom caramelo, que particularmente acho bem mais agradável que a defendida "preferência nacional", a galera desceu o pau falando que era brega, isso e aquilo. Mas a maioria dos carros de luxo tem interior em tom caramelo, e ninguém critica. Muito pelo contrário. É como se os menos afortunados se negassem a ter um pouco do que os mais afortunados têm. Parece até autoflagelação.

  • GUGASP

    Como escrevi acima, o que estraga a Ford é o pós-venda despreparado e muito caro.
    Tenho um Focus GLX 2.0 Mec. 2010/2011, um carro excelente, mas as revisões obrigatórias custam o dobro do preço das revisões do Corolla do meu pai.
    A Toyota assalta você na hora da compra, mas depois ganha disparado das outras no excelente pós-venda e baixos custos de manutenção.

  • Rods

    Pessoal confunde bom atendimento com uma mina gostosa de recepcionista…. Cafézinho e ducha grátis…..

    • lachard

      No caso da Toyota não, na css que freqüento (Interjapan/SP) so tem peludo e baranga, o café é meia-boca, a ducha é uma porcaria mas o serviço é rápido, respeitam os horários combinados e com preços até que razoáveis.

      • Rods

        Não falo só da Toyota…… No geral…..

        Mas pro meu ex sogro era isso…. Se gabava da ducha grátis….

        Uma vez veio na minha cidade e levou o carro para trocar uma bateria na cc…. Poisé….

        Os kras não lavaram o carro dele…. Ele ficou bravo que só vendo….

        "Na cc de Vitória eles lavam o carro enquanto eu tomo um expresso!!!!!!!!"

        Podre….

      • giodoesitbetter

        Então, mas essa de que "o serviço é rápido, respeitam os horários combinados e com preços até razoáveis" eu tive em todas as marcas e CSS que passei, com exceção da VW.

        Do Palio Fire ao Mercedes-Benz B200, todos os carros que tive cumpriram com igualdade todos os requisitos.

        Por isso não entendo pq tanta babação de ovo do povo pra cima da Toyota.

        • Fernando

          Pois é.. as pessoas tem mania de enxergar a concessionária como a DONA da marca.
          MEUS amigos, por favor, a concessionária é apenas um ponto de venda PARTICULAR, e na maioria das vezes, é gerenciada por um ganancioso que quer apenas vender e ganhar dinheiro.

  • Lazaro

    Conclusão: A maioria dos críticos que vem aqui no site descer a lenha na Toyota, Kia, Hyundai são os que nunca chegaram nem perto de um carro dessas marcas.

    Concordo que Toyota ( por exemplo) é caro, porém é raro ver alguém reclamando de um carro deles.

    E as 4 grandes?? Só motivo pra rir mesmo, a Fiat só ganha das outras pois no quesito custo de propriedade tem o MILLE ( um dos carros mais baratos e mais jurássicos do País) e NOVO UNO que são mais baratos que os concorrentes.

    O quesito design também deve ter ajudado, pois muita gente compra o NOVO UNO por achar Bonitinho ( eu acho feio pra kct) e o PUNTO, esse sim considero um carro muito bonito.

    Queria ver se tivesse o quesito Qualidade e Segurança. Ai lascou tudo, FIAT e cia iriam se lascar bonito…

    • Tripa-Seca

      Desculpa, mas índice de satisfação tem a ver com expectativa, não com design bonito. Isso é conhecido antes da compra do carro.

      • Lazaro

        Concordo com você!!

        Porém na reportagem diz assim " No questionário, foram analisados os quesitos design, custo de propriedade, experiência com pós-vendas de qualidade"

        Se for se apegar apenas nesses pontos é tenso!!!

  • wbianchi

    Pessoal que critica citroen/pug nunca deve ter tido um. Tenho um a 3 anos, e nunca me deu problema. O atendimento da css sempre foi excelente. Apenas os mecanicos que parecem não ter muita facilidade para lidar com o carro.
    Quando fui comprar o carro passei em várias css, na Honda e GM nem me atenderem. Na VW o vendedor não quis me mostrar o carro e ainda ficou me encarando como se eu fosse fazer alguma coisa errada. Ai eu penso, se a venda é assim, imagine a pós venda. Na Citroen fui muito bem atendido nas 2 que fui.
    Esses dias fui na Renault e na Nissan, na Renault fui muito bem atendido, já na Nissan fui em 2 css e nem atendido fui.

    • MM_

      Eu tive um C4 até o ano passado, minha esposa um 307 até o ano passado também e minha mãe tem um 207.

      E nunca mais piso em uma CCS Peugeot. Assim está bom para você?

      • Lazaro

        Eu tive um 307 Tip 2009/2010 e não tenho o que reclamar, carrinho bacana, potente e nunca deu um problema.

        Não piso mais na Fiat depois do Stilo problemático que eu tive, horrível..

  • wbianchi

    Pessoal que critica citroen/pug nunca deve ter tido um. Tenho um a 3 anos, e nunca me deu problema. O atendimento da css sempre foi excelente. Apenas os mecanicos que parecem não ter muita facilidade para lidar com o carro.
    Quando fui comprar o carro passei em várias css, na Honda e GM nem me atenderem. Na VW o vendedor não quis me mostrar o carro e ainda ficou me encarando como se eu fosse fazer alguma coisa errada. Ai eu penso, se a venda é assim, imagine a pós venda. Na Citroen fui muito bem atendido nas 2 que fui.
    Esses dias fui na Renault e na Nissan, na Renault fui muito bem atendido, já na Nissan fui em 2 css e nem atendido fui.
    Já tive GM também, e o pos-venda é horrivel. Eles te tratam como se estivessem fazendo um favor.

  • O_Corsario

    Estas pesquisas tem que ser vistas com muitas reservas.
    8 mil entrevistados? Pouca gente… De que região do Brasil? QUantos de cada região? Como estas pessoas foram escolhidas? Porque elas foram escolhidas?
    Outra coisa, "satisfação" é como número de vendas, não prova qualidade nem nada do gênero, até porque "satisfeito" é um termo mto relativo. Bom exemplo é meu pai, que faz mais de quinze anos só tem VW e está "muito satisfeito", pois faltam termos de comparação…

    • Leandro1978

      Depende, 8 mil entrevistados podem ser representativos. Vai depender da forma de escolha e como as perguntas são feitas. Uma empresa como a JD Power certamente não faria uma pesquisa "meia boca". Quanto à satisfação, depende do que você espera do produto né? Por exemplo, se eu compro um modelo popular, certamente entre as minhas expectativas sobre o modelo não estão encontrar conforto, equipamentos ou desempenho de modelos maiores. Então, se tal modelo tiver baixo consumo e manutenção barata, pode ser que minha expectativa já esteja alcançada, assim estaria satisfeito em relação ao modelo. Agora, se compro um modelo mais caro, com motor maior e mais equipamentos, a exigência, a expectativa serão maiores.

      • O_Corsario

        Pois é, seria bacana saber quais critérios foram usados. Sou meio chato com pesquisas pois muitos acabam tomando elas como verdade absolutas.
        E o que vc falou é verdade, e só reforça, para mim, como isso é relativo. Vai ser muito mais fácil agradar um cara que partiu de um compacto para um médio do que um cara que já teve três médios, por exemplo. A "satisfação" depende de muitos fatores, basta lembrar a turminha do "teste de 100 dias" que ficou maravilhada que o carro rodou uns 6.000 km sem quebrar… Brincadeira né?

    • metal_sm

      Seu pai só teve VW, é igual meu pai que sempre teve Chevrolet e sempre achava a melhor. Agora ele ta com um Nissan Tiida e perguntei sobre o antigo amor e ele disse: "Chevrolet é passado, é ex-mulher". Fale pro seu pai testar outro carro ele mudara de idéia se ele não for cabeça dura.

      • O_Corsario

        Meu pai é cabeça-dura, mas eu sou chato! rs Ainda convenço ele a experimentar outras marcas, nem que seja só para ter certeza que gosta mesmo de VW.

    • riccorreasp

      Essa história de satisfação é complicada. Veja nosso governo, as pesquisas mostram satisfação elevada.

      Talvez eles estejam fazendo essa avaliação em frente a uma CUT, força sindical ou na sede do PT…

  • fep

    Meus parabéns Toyota.

  • comminga

    Bom saber disso, ótima notícia.



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