Toyota: trabalhadores aprovam fechamento no ABC

toyota sbc 1 1

Os trabalhadores da Toyota aprovaram o fechamento da histórica fábrica de São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista.


Negociado pelo sindicato dos metalúrgicos do ABC, o acordo atende a duas opções para os empregados da montadora japonesa.

Uma delas é o PDV, plano de demissão voluntária, que surge para quem quer permanecer na região da Grande São Paulo.

Nesse caso, a Toyota pagará 35 salários fixos, mais um salário por ano trabalhado.

O acordo prevê ainda 12 meses de assistência médica e mais ofertas de cursos profissionalizantes no Senai e no Senac.

Para os funcionários que decidiram arrumar as malas e ir para o interior paulista, a Toyota dará um bônus de transferência de R$ 15 mil, mais 2,4 salários para mudança de endereço  e mais 2 salários pela permanência no emprego e estabilidade até 2026.

Os funcionários que ficarem até o encerramento das atividades, planejado para novembro de 2023, receberão ainda um bônus por apagar as luzes.

Com isso, a Toyota pavimenta seu caminho para o triângulo de operações no interior de São Paulo, onde ficam as unidades de Porto Feliz, Indaiatuba e Sorocaba, que receberão novos moradores em breve.

Transferindo sua administração e o total das operações para estas cidades, a montadora espera se tornar mais eficiente e avançar no aumento da produção no país.

Tendo passos extremamente longos por quase 15 anos no Brasil, num intervalo entre a produção do Corolla e a chegada do Etios, a Toyota decidiu acelerar seus negócios por aqui.

Em Sorocaba, sua nova sede no Brasil, a Toyota centra a produção dos modelos Etios, Etios Sedan, Yaris, Yaris Sedan e Corolla Cross, mas planeja a chegada de um SUV compacto híbrido.

Na cidade de Indaiatuba, a Toyota mantém a produção do Corolla no endereço com nome da concorrente (General Motors), enquanto Porto Feliz produz motores para atender a demanda local e exportação aos EUA.

[Fonte: Auto Data]

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.