Toyota Tundra 2022 surge mais sofisticada com V6 de 437 cv

Toyota Tundra 2022 surge mais sofisticada com V6 de 437 cv

A Toyota Tundra 2022 surge no mercado americano em sua nova geração, feita para enfrentar as picapes Ford F-150, Nissan Titan, Chevrolet Silverado, GMC Sierra e RAM 1500.

Bem maior que a Hilux, que tem na Tacoma sua irmã avantajada, a Tundra assume sua terceira geração para buscar as rivais num ambiente que inicia sua eletrificação, mas que ainda tem muita gasolina para queimar durante esta década.

Toyota Tundra 2022 surge mais sofisticada com V6 de 437 cv

Disponível em várias variantes, a Toyota Tundra 2022 não é uma picape para levar muito peso (veja aqui Nova Toyota Tundra 2022 aparece em versão TRD Pro atualizada), como é comum nessa categoria nos EUA. O importante lá é o reboque, com ela sustentando até 880 kg na caçamba e mais 5.443 kg em um trailer com freio próprio.

Com visual mais expressivo, refletindo o que o cliente quer, ou seja, um veículo mais parrudo e agressivo, a Tundra 2022 tem uma grade gigantesca com molduras bem espessas, além de um conjunto ótico complexo full LED.

Na traseira, o que chama atenção é a caçamba com vincos acentuados e tampa com chanfro enorme na parte superior, onde essa parte se converte em um degrau de acesso ao compartimento de carga.

Toyota Tundra 2022 surge mais sofisticada com V6 de 437 cv

Mais leve, a Tundra 2022 reforçou sua carroceria com mais aços de alta resistência, aumentando a rigidez torcional, além da caçamba agora dispor de painéis em alumínio para reduzir peso.

As lanternas traseiras verticais ganharam guias de LED em mesma disposição e com lentes ressaltadas, criando um visual bem interessante. Por dentro, a Nova Tundra tem um painel inteiramente atualizado e com multimídia de 14 polegadas.

Toyota Tundra 2022 surge mais sofisticada com V6 de 437 cv

Já a instrumentação continua analógica, como o americano gosta, bem como a transmissão se mantém com alavanca no imenso túnel central, que abriga diversos porta-objetos, compartimentos refrigerados e porta-copos.

O volante também é novo e traz mais funcionalidades, enquanto o banco traseiro oculta um compartimento de ferramentas e acessórios que o cliente americano exige em uma picape como a Tundra 2022.

Na mecânica, o destaque é a mudança da configuração da suspensão traseira, que mantém o eixo rígido, mas substitui as molas semielípticas por helicoidais, assim como a Nissan Frontier, por exemplo.

Toyota Tundra 2022 surge mais sofisticada com V6 de 437 cv

O propulsor novo é um V6 3.5 bi-turbo de 389 cavalos e 65,9 kgfm, que ussa camisa d’água e refrigeração dupla. Há também uma versão do mesmo hibridizada com 437 cavalos e 80,3 kgfm, que porta bateria de 288 volts e um motor/gerador colocado entre motor e câmbio.

Falando neste, trata-se de uma caixa automática de 10 marchas que tem modos Sport e Sport+, além de mudança inteligente em modos de reboque.

Toyota Tundra 2022 surge mais sofisticada com V6 de 437 cv

A Nova Tundra tem ainda suspensão pneumática opcional, monitoramento em 360 graus, além dos pacotes TRD Off Road e TRD Pro, este último com modos de terreno. Vem? Não vem…

Toyota Tundra 2022 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.