*Destaque *Featured Finanças Hatches Mercado Montadoras/Fábricas Toyota

Toyota Yaris é confirmado no Brasil e país receberá R$ 1,6 bilhão em investimento

Toyota-Yaris-2018-brasil-1 Toyota Yaris é confirmado no Brasil e país receberá R$ 1,6 bilhão em investimento

Ao mesmo tempo em que a Volkswagen apresentava o Novo Polo em São Paulo, a Toyota anunciava em Porto Feliz-SP a produção de um rival para o compacto da VW, o Yaris. A montadora japonesa aplicará R$ 1,6 bilhão em duas operações da empresa no interior paulista, sendo R$ 1 bilhão em Sorocaba, onde será feito o Yaris a partir do segundo semestre de 2018. Outros R$ 600 milhões serão investidos em Porto Feliz, onde o fabricante possui uma planta de motores.



A fábrica de motores terá assim sua capacidade instalada aumentada de 108 mil unidades por ano para 174 mil, indicando que a diferença (66 mil) deverá ser aplicada ao Yaris, que será produzido na vizinha Sorocaba. Atualmente, a unidade produz os motores Dual VVT-i 1.3 de até 98 cv e 1.5 com até 107 cv. O aporte na unidade de propulsores visa também atender aos novos carros que serão feitos no país a partir de segundo semestre de 2019, de acordo com a empresa.

Com 872.500 m2 de área total, a fábrica de motores de Porto Feliz e tem atualmente 320 funcionários, mas com o acréscimo na produção, outros 200 postos de trabalho serão gerados. Já em Sorocaba, a planta atualmente conta com 1.944 trabalhadores e ganhará mais 300 com a produção do compacto Yaris. Com todos os investimentos feitos de 2012 até agora, a Toyota já aplicou no país R$ 4,2 bilhões.

Toyota-Yaris-2018-brasil-2 Toyota Yaris é confirmado no Brasil e país receberá R$ 1,6 bilhão em investimento

A chegada do Yaris marca um novo passo para a Toyota no Brasil, que é muito conservadora em termos de ampliação da gama de produtos. Com o novo compacto, a marca nipônica acessará um segmento acima do atendido pelo Etios, que provavelmente terá suas versões reduzidas para dar espaço ao novo hatchback. Oficialmente a montadora não revelou detalhes sobre o modelo.

Mas, pelo que já havíamos comentado anteriormente, o Yaris chega para brigar em um segmento de compactos que estão unindo o segmento de entrada com o de compactos premium. Os motores 1.3 e 1.5 Dual VVT-i deverão ser oferecidos no compacto, mas podem receber ajustes para aumentar a potência.

Pelo menos no 1.5, afim de poder brigar melhor com a concorrência. Além disso, o câmbio manual de seis marchas deve ajudar na eficiência energética, assim como o chamado Super-CVT, que provavelmente assumirá o lugar de uma caixa automática de quatro marchas, hoje usada no Etios.

Se a Toyota de fato decidir encarar os rivais de frente, então o Yaris brasileiro pode oferecer parte do conteúdo visto na Tailândia, em especial os sete airbags e controles de tração e estabilidade, além do assistente de partida em rampa. O pacote não seria inovador, mas com um bom custo-benefício, já atrairá muitos interessados. Existem diversas opções, agora só resta saber se a conta fechará para a montadora.

 

  • GPE

    Se o Polo ta custando 70mil o top de linha (que deve chegar aos 80/82mil colocando os 2 pacotes de opcionais), esse aí vai bater em 85mil na versão completa (ainda q ofereça menos equipamentos que o Polo) em razão do T no capô.

    • Pois é

    • Fabio Thasmo

      74.490 com todos os opcionais incluindo couro.

      • Será que o NA poderia esclarecer se o Polo top com todos opcionais inclusive o cluster digital e a CNM é realmente esse valor? pq muita gente ta dizendo que esse pacote não inclui o cluster, que ele ta num pacote opcional e ficara mais caro.

        • O painel digital é opcional mesmo, mas a VW diz que o preço não passará de 75.000 com todos os opcionais.

          • 4lex5andro

            Os recém-lançados Argo e Polo devem ser os grandes rivais desse Yaris, além do City e do 208.

            E no patamar de preços cobrados pelos médios em 2015, que já estarão indo pra casa dos 110k em versões intermediárias em breve.

    • JCosta

      89.990 com o reloginho analógico…

    • Raul Pereira

      O que vai ser um baita tiro no pé, mas infelizmente uma verdade.

    • Iran Borges

      Não pode custar muito, pois aí entra na faixa dos SUVs, e nem o mais trouxa dos trouxas deixaria de levar renagade ou creta da vida pra levar um hatch compacto.

  • Leo

    A grande vítima do Yaris deve ser o Fit…

  • Mak Mak

    Devia ter lançado o modelo Yaris a anos atrás ao invés do Fétios aquele monstrinho que a Toyota insiste em fabricar e como não vendia nada começaram a colocar um monte de adereços que se dizem Cross e ficou um frankenstein ambulante.
    Agora sim com o Yaris a Toyota vai acertar um lançamento e que mate o Fétios.

  • dallebu

    Sexta-feira estive em Resende e visitei a fábrica da Nissan. Só agora entendo esses valores estrondosos necessários pra começar a produção de um carro, gente, só vendo pra ter uma noção da quantidade de máquinários, equipamentos, peças, logística, etapas etc. vc vê tanta coisa, tanta coisa e pensa, poxa, se eu trabalhar um mês e usar todo o meu salário, talvez eu consiga comprar alguns dos vários cabos desse robô o.O
    Agora entendi porque eles combram caro em adereços tipo os aros de plástico que contornam as caixas de roda quando lançam uma versão “aventureira”, pois não tem só o custo efetivo da matéria prima, vc gasta dinheiro pra projetar as peças, fazer vários protótipos, gasta uma fortuna pra mandar fazer os moldes para injeção de plástico, comprar novas prateleiras pra estocar, pagar alguém pra fazer controle de qualidade e de geometria a peça por amostragem, uma etapa a mais na linha de prendas pra furar os paralamas (com relativo custo de projeto e custo da prensa que vai fazer os furos), etapa a mais na linha de montagem etc. Enfim, foi um aprendizado e tanto, é uma experiência incrível, acho que todos os autoentusiastas deveriam visitar uma fábrica pelo menos uma vez na vida.

    • Zé Mundico

      Também acho que a atividade industrial deveria ser mais explicada ás pessoas comuns, para que as pessoas entendessem que tudo tem um custo a ser repassado ao produto.
      E você nem falou na mão de obra envolvida, pois cada setor na linha de montagem exige mais gente dentro e fora da fábrica.
      É esse tipo de coisa que deveria ser ensinado nas escolas.

      • Luis Burro

        Mas algumas coisas parecem ser soh oferecidas pra aumentarem o preco do produto final.

        • Zé Mundico

          Claro, senão não teriam sido oferecidas…..rsrsrsrs

      • Luis Burro

        Alem do mais,o produto podera ser vendido durante anos,devolvendo assim todo o investimento,lucro e muitas vzs ateh com juros.

    • Nos estados unidos e outros paises semelhantes estes valores são amortizados pela demanda e produção em escala, como na China também.

      • dallebu

        Exatamente, além de que nos estados Unidos e China, uma prensa, um robô etc é bem mais barato que no Brasil.
        Empreender aqui é muito caro!

        • Luis Burro

          Olhe,se eles nao tivessem ctza de q o risco valeria pena nao investiriam.Nenhuma empresa fica tanto num pais se nao estiver sendo favorecida.

    • zekinha71

      Tenho acompanhado por vídeo a construção de navios de cruzeiros, cada navio está custando por volta de US$ 1 bilhão, imagina o quanto de pessoas que cada navio vai ter que transportar só pra pagar a construção, e depois dar lucro pra companhia.
      E vi também o hangar de manutenção da Latam em BH onde estavam guardados 7 motores de Boeing, valor do estoque US$ 70 milhões, só em motores, quando a gente conhece essas coisas, e vê o valor cobrado de passagens, pacotes e outras coisas percebe, que não são caros, é nós que ganhamos muito péssimo.

      • 4lex5andro

        Outros países menores tem essas estruturas, como Hong Kong, Coreia do Sul e Irlanda do Norte,por exemplo, o grande problema brasileiro chama-se “excesso de Estado”, e seus impostos.

  • octavio cesar godoy

    Me dá claustrofobia esses carrinhos de brinquedo feitos aqui

  • awatenor

    Vou com um comentário de um amigo meu, feliz da vida com um Rétios: “É feio, mas é Toyota!” Acho que vale para o Bandeirante tb, rsrsrs

  • rodrigosr

    Da até dó desse Agile da Toyota perto do novo Polo.

  • Elfo Safadão.

    Com o Corolla a 100k e Hillux a 230 dá pra receber bem mais do que só isso.

    • leomix leo

      Elfo, em minha cidade a Hilux custa absurdos R$ 192k, esse preço aí deve ser da SW4 com 5 lugares, pois versão com 7 lugares aqui em minha cidade custa R$ 245k.

      • Elfo Safadão.

        desculpe não ter especificado, sim é a SW.

  • ronaldo rodrigues

    CUSTO-BENEFÍCIO NUNCA COINCIDE COM TOYOTA !!

    • Zé Mundico

      Mas cabe no bolso de quem paga.

      • leomix leo

        Nem sempre, a não ser naquele plano que o cara da 40% de entrada, paga 36x de uma prestação de R$ 699, e no final tem o resíduo para o cara pagar todo de uma vez só, a grande maioria deixa seu corolla sendo pago somente 85% da tabela Fipe, e continua na marca o resto da vida

  • Alvaro

    Puxa e não ficou muito claro se é esse Yaris tailandês que vai ser feito aqui em detrimento do europeu / japonês. Embora imagino que sim, depois das boas vendas do Etios, a Toyota deve ter visto que insistindo um pouco consegue emplacar qualquer carro no nosso mercado. A fora que essa versão tailandesa faz dupla com o sedã Vios.

  • Luciano Barbosa

    É você Tiida?

  • Vattt

    Toyota Yaris vai disputar com VW Polo o posto de hatch mais pobre e mais caro do mercado!!!! Sim, “Pobre&Caro” por oferecerem muiiiiiiito pouco nas versões baratas e cobrar muiiiiiito em versões mais caras!!!!

    • 4lex5andro

      Se for tão seguro e bem equipado quanto, pelo menos serão bons carros em consonância com o Primeiro Mundo; caros não tem jeito, sempre serão.

      Não faz muito tempo eram poucos hatch “premium” no Brasil e só Nfiesta, Punto e Polo (o antigo, já defasado em relação ao europeu).

      O ponto negativo é que os médios, como Golf, Corolla, Civic e Cruze vão subir os preços pra casa de 100/110 k.

  • Jurandir Filho

    Seu por 70 mil (versão 1.3)

  • Kaian Reis

    Quem vai deixar de comprar o polo ou argo para comprar esse?

    • Luis Burro

      Sempre tem um idoso,neh?

      • Kaian Reis

        Tinha esquecido do público 60+

    • Alexandre

      Não sei porque estão endeusando tanto esse Polo. Achei bem porco, acabamento pobríssimo e a versão brasileira ficou feia, rodas feias, tudo feio. Isso da parte que a gente vê, imagina o resto, as peças mecânicas, etc. A versão europeia ok, a nossa não.

      • Kaian Reis

        Eu particulamente gostei do Polo por gostar de tecnologia, e amei aquele painel digital dele, eu ia comprar um Argo, mas agora estou na dúvida entre ele e o Polo

  • Luis Burro

    Credo,eh de correr pra fugir!O unico q se salva (por eqnto) eh o corolla.Q carros medonhos!
    Mas como eh toyota e se fizer ao menos em parte a estrategia do corolla,desbancara permanentemente a ford e ateh a hyundai do quarto lugar em vendas.

  • Jesse James

    Projeto Tailandes um pouco menos feio que o MonstrEtios

  • marc west

    Todo esse investimento para lançar um carro que que já está em sua meia vida no mercado mundial? Meio estranho.

    Talvez a Toyota surpreenda a todos com uma nova geração desse Yaris para países em desenvolvimento. A esperança é a última que morre…

  • Raul Pereira

    Toyota está bem atrasada, isso sim.
    Com Polo elevando o padrão de projetos da categoria espero que os japas criem vergonha na cara e parem de se achar exclusivos ‘de quem vai bem’ e abaixem os preços. A Honda pelo menos se tocou e atualizou a tempo o pacote de itens do Fit, que melhorou consideralvelmente, apesar de oferecer a topo de linha 5 mil mais caro que o Polo.
    Agora, se a Toyota continuar nesse passo… o carro deve chegar só no começo de 2019, quando – espero – que as outras já estejam se programando para os motores híbridos de 2020 pra frente (pelo menos a CHevrolet tem esse plano, de acordo com um conhecido meu que trabalha lá)

  • Joel Oliveira

    Não queria estar na pele de quem comprou Etios top esse ano e em 2018 vai se bater com o Yaris lindão – e caro – na css.

  • Alvarenga

    Mais um carrinho totalmente sem graça, que vai custar um absurdo, mas vender adoidado !

  • Antonio

    Os fãs esperam ansiosamente a data de lançamento real deste veículo e alguns deles até especulam. Por isso, especulou-se que este veículo virá ao nosso mercado no final de 2017 ou início de 2018. Mas estou falando do bem construído e bem planejado Toyota Yaris iA 5 estrelas cupê/sedan que custa na Tailândia na faixa de US $ 20.000.

  • Tosca16

    Yaris não é feio, especialmente o sedan mas esse hatch aí se tivesse o logo da BYD eu ia dizer que era um elétrico kkkk.

    • Iran Borges

      kkk tudo a ver

  • beto

    Esse aí e o etios vão disputar o título de carro mais feio do Brasil.

  • Iran Borges

    Horroroso igual um nissan Tiida, quase empata com o Etios.

  • ‘Eduardo Oliveira

    Até que enfim! Já deveriam ter trazido antes de lançarem a aberração do Etios.

  • Alexandre

    Gente, espero que a Toyota adapte esse carro ao nosso mercado. Que feio! Rodas feias, pequenas demais pro carro.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend