Crossovers Sedãs Segurança Toyota Vídeos Volkswagen

Toyota Yaris ganha 4 estrelas e VW T-Cross leva 5 no Latin NCAP

Toyota Yaris ganha 4 estrelas e VW T-Cross leva 5 no Latin NCAP

O Latin NCAP divulgou um novo lote de testes de segurança para carros vendidos nos mercados da América Latina. Desta vez foram os modelos Toyota Yaris Sedan e Volkswagen T-Cross. Utilizando regras mais rígidas que os determinados por lei no Brasil e região, o instituto independente europeu que, por aqui, tem sede em Montevidéu, deu sequência à Fase X, que teve dois testados no dia 7 de março.


O Toyota Yaris Sedan levou 4 estrelas. O sedã compacto da marca japonesa somou 26,99 pontos de um total de 34 para proteção de adultos e 38.05 de um máximo de 49 pontos para crianças. No geral, levou 4 estrelas para cada requisito analisado. O Latin NCAP apontou a falta de airbags laterais, de joelho e de cortina na versão testada.

O instituto indicou boa proteção para cabeça e pescoço, assim como para as canelas de motorista e passageiro. Abdome, pelve, cabeça e tórax tiveram boa proteção em impacto lateral, mas o Yaris Sedan não foi testado em impacto contra poste.

Toyota Yaris ganha 4 estrelas e VW T-Cross leva 5 no Latin NCAP


Já o recém-chegado Volkswagen T-Cross ganhou 5 estrelas de forma geral com pontuação de 31.62 e 41.22, respectivamente para adultos e crianças. Foi acusada a falta de airbag do joelho do motorista. Todos os aspectos de proteção ao adulto foram considerados bons, tanto em impacto frontal quanto lateral. Apenas deformação “insignificante”, de acordo com o instituto, foi verificada na área onde ficam os pés.

Com seis airbags e controles de tração e estabilidade de série, algo presente também no Toyota Yaris Sedan testado, o Volkswagen T-Cross fechou um quarteto de compactos nacionais que conseguiram 5 estrelas no Latin NCAP e por isso ganharam um prêmio do instituto, por conta da introdução de carros com nível de proteção exigido pela entidade.

Toyota Yaris ganha 4 estrelas e VW T-Cross leva 5 no Latin NCAP

Mesmo com a boa pontuação obtida nos modelos up!, Polo, Virtus e T-Cross, todos de fabricação nacional, a VW ainda tem carros com proteção inferior, como Fox, Gol e Voyage, por exemplo. A Toyota tem até sete airbags disponíveis para o Yaris, mas somente nas versões mais caras.

Toyota Yaris Sedan – 2 airbags

Volkswagen T-Cross – 6 airbags

 

Toyota Yaris ganha 4 estrelas e VW T-Cross leva 5 no Latin NCAP
Nota média 4.8 de 4 votos

  • Hugo Avelar

    Tudo como o esperado! Toyota dando mole, VW igualando em segurança igual aos outros Suv’s mais vendidos!

    • cepereira2006

      Diria que a VW fez melhor que os concorrentes, em termos de segurança.

      • Ivan claudio dias florencio

        Bem comentado.

      • JOSE DO EGITO

        Pena que o teste nao envolve surdes prematura(barulhos generalizados da linha VW) e queimaduras do liquido de arrefecimento

      • Zaskia

        Se você quiser assistir “Five Feet Apart” aqui é o lugar! todos os filmes disponíveis, completos com linguagem !!
        aqui: ROOMSERIESXYZ.BLOGSPOT.COM

      • Junoba

        Pobre não compra carro. Comparar a segurança dos carros latinos da VW com a Volvo é trágico. Esses comentaristas do N.A se superam a cada dia…

        • ViniciusVS

          Segurança é importante, direção defensiva é muito mais.

          O tempo passa e o ser humano continua com suas ignorâncias, não que Latin N Cap seja dispensável, longe disso… Mas as pessoas gostam de superestimar os testes de segurança, na teoria é tudo muito lindo porém na prática são outros 500… Em uma rodovia a 100km/h uma colisão poderá ser fatal independente das estrelas só que muitos não conseguem ter esse pensamento lógico em pleno século 21.

          As estrelas de hoje são os Airbags dos anos 90. Quantos não se mataram em carros importados da época usando o argumento que eram carros seguros, que tinham airbags e outras asneiras? hoje um carro popular é mais seguro que um importado daquela época, e dai? as pessoas continuam achando que são imortais dentro de um carro 5 estrelas, se amanhã o mesmo carro 5 estrelas pegar 2 ou 3 estrelas em um novo teste, do dia para a noite ele vira uma cadeira elétrica? eu juro que não consigo entender o pensamento desse povo…

    • Domenico Monteleone

      Podemos dizer que é o mais seguro do segmento, já que nenhum outro da categoria tem 6ab de série, alguns nem freio a disco nas 4 rodas tem.

      • RodrigoABC

        A questão é que a carroceria teve um comportamento instável na região dos pés do motorista e o”marginal” no peito do motorista.
        Além disso a coluna A dobrou justamente no encontro do aço de “alta resistência” e aço de “ultra-alta resistência”.

        AB por AB, quando era vendido o New Fiesta Sedan ano passado tinha mais que o Yaris

        • Ernesto

          Creio que ele esteja falando do T-Cross e não do Yaris já que ele menciona os 6 airbags de série, coisa que o Yaris não tem.

      • Rodrigo

        Podemos dizer que o Yaris Seda também é o mas seguro visto que é o único com 7 airbags.

    • th!nk.t4nk

      A VW é aquela marca que nem sempre tem o melhor acabamento ou visual, mas capricha na estrutura e segurança de seus modelos (dos europeus, pelo menos) e cobra a mais por isso. Aí vai das prioridades de cada consumidor.

      • tiago

        Então se a prioridade for estrutura e segurança a escolha é VW?

      • Rodrigo

        Nitidamente nesta nova gama da VW se ve uma preocupação com estruturas de melhor qualidade. Porem quando falamos em acabamento me desculpe, porem está nivelada com a Renault. Muito plastico de baixíssima qualidade.

  • Domenico Monteleone

    4 estrelas não é de tudo ruim, mas poderia e deveria ser melhor, porém, é o que dá pegar um carro Tailandês projetado em 2012 e lançar aqui como a última palavra em automóvel.

    • Maledeto

      Vou te falar: pelas características do projeto eu achei até ótimo. Tava esperando uma nota bem pior…

      • RodrigoABC

        Estrelas por estrelas, o Onix com ESC (se tivesse) provavelmente teria as 4 e se igualaria com o Yaris

        • Freaky Boss

          Onix, será??

        • Edinaldo_Tapica

          Isso se o assoalho da unidade testada tivesse bem soldadinho né?

  • MauroRF

    Eu ontem, quando soube que o Latin Ncap ia divulgar resultados, comentei com meu irmão que o Argo não seria testado e que o T-cross seria testado antes do lançamento para a VW ostentar as cinco estrelas no adesivo no vidro traseiro. Dito e feito.

  • tech76

    Sugestão: colocar nas reportagens de crash test a imagem que mostra os dummies e o desempenho da proteção em cada área do corpo, assim como informar se a estrutura foi considerada estável ou instável. No caso do Yaris foi considerada instável.

    • Junoba

      Mais informações entre no site oficial da Latin Ncap.

  • Adauto Vieira Dias Júnior

    Depois dessas notícias. Vamos ter um aumento de preços! Simples assim .

  • SDS SP

    Não tem jeito: sem ESP, nada de 4 estrelas e sem airbags laterais, nada de teste do poste que por sua vez, pode qualificar para 5 estrelas.

    • Louis

      2 air-bags no Yaris acho pouco mesmo. Deveria ter no mínimo 4 de série.

      • Ernesto

        Concordo.

  • Freaky Boss

    4 estrelas no YARIS sem airgbag lateral e de cortina está até bom, penso que a estrutura é boa.
    E parabéns para a VW novamente nesse quesito.

  • Danilo

    2 Airbags pro Yaris e 6 pro T-Cross, nada mais do que o esperado. Sem contar que o Yaris já é um projeto antigo que a Toyota tem a cara de pau de oferecer por aqui como o suprasumo dos compactos.

  • Samluzbh

    A VW foi sábia em ceder o carro para testes, afinal será exportado, agora achei vergonhoso o Yaris principalmente pelo valor cobrado por ele.

    • Junoba

      Pra ter 5 estrelas, precisa de airbag lateral.

  • tiago

    Latin-ncap é muito lento, não tem ordem de teste, metodologia confusa…
    está passando da hora de aparecer uma IIHS por aqui.

  • Rodrigo

    Gostaria de entender o processo de escolha das versoes do carro a ser testado. o Toyota Yaris possui 7 estrelas na versão XLS. Porem liberaram a versão de entrada para test. Já o T Cross testaram a versão mais completa com 6 air bags e as que tem somente dianteiros não testaram. Qual a real transparencia destes resultados?

    • Brenno Fernandes

      Todos T-cross possuem 6air bags. Desde a versão de entrada a mais completa.

  • marcelo

    toyota yaris carissimo para ser 4 estrelas, o virtus muito mais carro em segurança e porte a vw se destacou com o up na segurança e estendeu para toda a linha.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email