Hatches Mercado Montadoras/Fábricas Sedãs Toyota

Toyota Yaris já demanda 145 vagas para linha de produção

Toyota-Yaris-2018-brasil-1 Toyota Yaris já demanda 145 vagas para linha de produção

A Toyota já iniciou o processo de contração de pessoal para a produção do compacto Yaris no Brasil. Nessa fase inicial, 145 pessoas serão admitidas, mas a empresa divulgou que 300 postos de trabalho serão abertos em Sorocaba-SP para a fabricação do novo carro, que começará no segundo semestre de 2018.



Com investimento de R$ 1 bilhão, a planta de produção de Sorocaba terá sua capacidade produtiva ampliada, mas por ora, a Toyota prefere manter o ritmo com limite em 108 mil carros por ano, o que foi alcançado após investimento em 2015. Recentemente, a empresa revelou que terá terceiro turno em suas fábricas a fim de atender a demanda e promover um crescimento na região, envolvendo assim as duas fábricas de veículos no Brasil (Sorocaba e Indaiatuba) e a outra localizada na Argentina (Zárate).

Toyota-Yaris-2018-brasil-1 Toyota Yaris já demanda 145 vagas para linha de produção

A Toyota conseguiu ampliar as vendas em 7% na América Latina e 5,3% no Brasil, mas reconhece que sem ampliar a produção, não conseguirá manter o ritmo de crescimento. Nesse cenário, o Yaris aparece como impulsionador de vendas da marca, já sendo bem-sucedido no mercado asiático e já com presença na Argentina.

Até o momento, a Toyota revelou oficialmente a produção do Yaris em versão hatch, mas já se fala no sedã como companheiro no portfólio nacional. Este último já está presente no mercado do Sudeste Asiático e prepara sua chegada na Índia, onde anda sendo visto em testes. Ambos têm chances muito boas de vender bem por aqui e até superar as atuais marcas dos Etios e Etios Sedan, que possuem um apelo visual menor.

Toyota-Yaris-2018-brasil-1 Toyota Yaris já demanda 145 vagas para linha de produção

O Toyota Yaris deve assumir com o tempo a posição do Etios, tendo assim uma proposta melhor para poder entrar de vez no Top 10 do ranking nacional, onde a marca consegue manter o Corolla há bastante tempo. Assim, o novo compacto baterá de frente com Fiat Argo e Volkswagen Polo, propondo unir um carro de entrada com conteúdo de compacto premium. Os motores atuais VVT-i Flex 1.3 e 1.5 deverão ser mantidos no hatch, talvez com uma atualização no segundo caso, a fim de ampliar a potência. Já o câmbio automático de 4 marchas deve ser trocado por um CVT, mais eficiente.

No caso do Yaris Sedan, o três volumes da Toyota também terá dois rivais de peso: Fiat Cronos e Volkswagen Virtus, ambos chegando quase ao mesmo tempo no mercado. Diante deles, a mesma receita de motor 1.5 VVT-i do Etios Sedan seria a saída, mas evidentemente com câmbio CVT. Cabe o motor 1.8 do Corolla oferecido para frotistas e clientes PCD? Provavelmente sim, o que permitiria ao sedã compacto ocupar a faixa que o médio abandonou no varejo.

Toyota Yaris e Yaris Sedan 2018 – Galeria de fotos

COMPARTILHAR:
  • Leo

    Mais bonito o sedã. Com a força que a marca tem no Brasil, é carro para preocupar demais a concorrência, já que o design não é mais um problema, como no Etios.

    • Filipe

      A traseira do hatch. Com aqueles faróis imensos… Achei que não ficou legal.

      Tomar o lugar do Étios!? Só se ele sair de linha na Ásia. O que acho é que com o novo Corolla(TNGA), Toyota deverá aumentar ainda mais o preço do Corolla, dando espaço para o Yaris ficar na faixa dos R$ 60 mil a R$ 85 mil.

      • Airplane

        O Yaris será posicionado entre o Etios e o Corolla.
        Para isso as versões Platinum do Etios e as versões de entrada e PCD do Corolla serão eliminadas.

        • Luciano RC

          A Toyota terá que ajustar as versões do Etios e Corola. Porém eu vejo um enorme potencial nesse modelo. Ainda acho que a Toyota irá subir o Corola, tirando a GLi 1.8.

  • Mardem

    crendeuspaitodopoderoso!
    Rodinhas de rolimã, frente avacalhada e traseira de dar arrepios (hatch…a do sedan é uma cópia de algum Hyundai)

    Estamos lascados! Quando não recebemos projetos locais jabuticaba (olá Argo e Cronos), recebemos essas aberrações para outros povos também desafortunados…
    O pior é que mesmo o Yaris europeu já é bem bizarro. O problema está na prancheta da Toyota. Deve ser caneta com defeito, já que só faz carro feio!
    Na minha humilde opinião, um produto com a linguagem vista no Corolla iM seria muito interessante, sem esses exageros grotescos do modelo das fotos. Mas é aquela coisa né…se opinião fosse boa, ninguém dava, vendia!

    • Vinícius

      Sim, o problema está justamente na Toyota, que não faz carros bonitos mesmo. O Corolla mesmo, se for fazer um ranking de beleza entre os sedans medios vendidos aqui, possivelmente ficaria entre os últimos. Mas esse Yaris tem, ao menos, a cara dos veículos globais da Toyota (diferente do Etios).

      • Cesar Oliveira

        O problema é que o Brasil é pobre mesmo. Os carros Toyota mais vendidos nos EUA, Canadá e Austrália são bem melhores. Só pegar o exemplo do novo Camry.

    • Handlay P.B.

      O problema não é o design, mas o preço alto que o Yaris adaptado ao Brasil custará. E do jeito que os carros estão tendo seus preços avultados, daqui uns anos o Yaris poderia valer o mesmo que custa um Corolla 11 hoje.

    • Piston head

      Só se salva o Supra, o resto é uma negação. Se Etios vende bem, esse então… Já estou vendo a propaganda, se a moda pegar será o mini Corolla.

  • tjbuenf

    Estou achando difícil esse carro substituir o Etios. Acredito mais que ele venha num patamar superior.
    E esse hatch é muito esquisito. Prefiro até o Etios externamente…

    • Airplane

      Não vai substituir o Etios mas sim ficar entre ele e o Corolla.
      Concorrente direto dos Honda City e Fit.

      • Marcelo Martins Ferreira

        Sim, é bom os japas da Honda abrirem os olhos !! a Toyota vai roubar uma boa parcela dos clientes de Fit e City.

        • Piston head

          Então tu não conhece os clientes de Fit e City…

          • Marcelo Martins Ferreira

            Não conheço pois não trabalho com venda de carros, mas a marca Toyota tem força para fazer balançar um cliente que gosta de carro japonês e se esse Yaris vier competitivo tem muita chance de conseguir esses clientes …

            • Piston head

              Sim, concordo. Porém nada me tira a impressão de que uma boa parte dos proprietários de City e Fit vivem num ciclo vicioso em torno desses 2 modelos. Toyota é Toyota, mas Honda é Honda. Agora, fala sério esse Yaris chegar com essa pinta de ”premium”.

  • Alexandre Maciel

    “… um carro de entrada com conteúdo de compacto premium…”

    Típica aberração do mercado brasileiro.

    • Danillo Barros

      Foi o que mais me chamou a atenção!
      Se o Corolla não tem conteúdo Premium, o Yaris vai ter? Até parece…

  • sigma7777777

    Polo e Argo já estão tremendo.

    • Airplane

      City e Fit também !

      • Marcelo Martins Ferreira

        Tb acho que briga maior vai ser com o Fit, o sedã deve brigar com City, Virtus e Cronos.

    • PEDAORM

      Verdade. No Brasil não basta tem um produto superior, tem que ter é a marca japonesa.

      • sigma7777777

        Sim, a mecânica geralmente é mais simples e robusta, e as peças entre os japoneses tem preços similares, mas contra alemães surge uma baita diferença. Eu digo isso porque cotei peças para os sedans médios japoneses (Corolla, Civic, Lancer, etc) e depois fui dar uma espiadinha nos similares alemães ou nos premium, tendo em vista que nas versões de entrada constam preços parecidos aos top de sedans médios, e as peças geralmente custam o dobro.. Outro problema é a indisponibilidade de peças, fazendo com o que o proprietário precise aguardar duas semanas ou mais.

    • Ducar Carros

      O Argo menos, já que esse carro vai bater nas versões Precision e HGT, que, parece, já estão sendo pouco vendidas (o Polo TSI tem mais custo-benefício).

      Creio que o alvo será mesmo Polo TSI e Fit.

    • Franco da Silva

      A lógica seria essa concorrência, mas se o Etios já tem preços de Argo e Polo, não tem como o Yaris ser concorrente (em preço) – vai custar um Corola “básico”.

  • Russel Riehle

    Vejo muita vontade em criticar a Toyota.
    O carro não é lindo. Mas não diria que é horroroso. É normal.
    O preço deve ser mais caro, como sempre é na Toyota.
    Mas, reclamem o quanto quiser, deve trazer os atributos que fizeram a Toyota vender bem no mercado Brasileiro.

    Não tenho amor à nenhuma marca. Todas jogam contra mim, enquanto consumidor!
    Mas acho cômico observar que existem comentaristas que se julgam alheios ao mercado, como se fossem meros observadores (e não igualmente brasileiros) e também se consideram mais inteligentes e bem informados que os demais compradores. Se tanta gente assim está optando pagar mais por um Toyota, essas pessoas devem ter visto vantagens que talvez – TALVEZ – o comentador inteligente e esperto esteja deixando passar!

    • carlos4carros

      Mas a maioria que crítica são de meros observadores. É fácil ler a ficha técnica na internet e opinar.

    • Ganso

      Esses comentadores, na sua grande maioria, até hoje só pilotaram um teclado de computador. Tenho um sobrinho de 16 anos que é assim.

    • Filipe

      Concordo plenamente. Sem dúvida que Honda e Toyota cobram muito caro pelos seus carros. Mas uma coisa é fato inegável: a concorrência é incompetente em termos de padrão de qualidade (leia-se produto e serviço).

    • PEDAORM

      Compram confiabildade e pós venda. Os produtos geralmente são aquém da concorrência.

    • John Doe

      A maioria é vendedor da VW.

      • Ernesto

        Acompanho a algum tempo o NA e posso dizer que tem de tudo, donos de carros de marca alemã, italiana, norte-americana…

  • Luiz Pereira

    Gradualmente esse carro vai ocupar a posição do Corolla, e em pouco tempo estará custando mais de R$ 100.000,00. A GM usou a mesma estratégia na época que substituiu o Omega pelo Vectra, e depois pelo Astra: oferecer ao mesmo público um carro de segmento inferior, “maquiado” para parecer melhor.

    • Airplane

      Substituirá as versões mais baratas, de entrada e PCD, do Corolla.
      É o “Corollinha” !

    • Filipe

      Isso virou moda em TODAS as montadoras aqui na republiqueta das bananas! TRISTE!!

    • Ricardo

      Sim, cada coisa absurda que acontece como por exemplo na VW onde o Fox viria pra ser substituto do Gol como carro de entrada a VW tira o Polo de linha na epoca e sobe o Fox para “compacto premium”, acho que vai acontecer isso mesmo, carro de entrada o Etios que mesmo feio é um carro honesto e bem construido, fica na faixa de HB20, Fiesta, Grand Sienna, Prisma….e o Yaris vai brigar com Vitrus, Polo, Argo, City e Fit dependendo da versão HB ou Sedã.

    • Franco da Silva

      Exato! Não briga com Polo, Argo e famílias, como o Etios já tem preços de Argo e Polo, não tem como o Yaris ser concorrente.

  • yurieu

    150 postos de trabalho e tem gente que é contra a importação de veículos de qualidade.

    • Vinícius

      Não sou contra a importação de veículos de qualidade, mas esse Yaris não será importado, será produzido aqui no Brasil e esses 150 postos são para a produção do mesmo.

      • RPM

        O que entendi,foi que mesmo produzindo localmente,olhe a quantidade pífia de postos de trabalho que se cria….se levarmos em conta ainda nossos 14 milhões de desempregados,aí que os números ficam espantosos…

        • Vinícius

          É pouco mesmo, por mais que os números citados sejam somente para a produção e quando se produz um veículo internamente isso auxilia toda a cadeia. São poucos postos abertos, porem tratando-se de empregos gerados, é bem superior do que se fosse importado.

        • Debraido

          Más a matéria se refere somente ao que já foi demandado pela fabrica, sem contar os indiretos.

        • Ducar Carros

          Isso (145 vagas) é só para a produção pré-série, ou seja, para fabricar poucas unidades para testes e ajustes na linha de montagem.

          Na fase de produção, além de serem mais empregos na própria fábrica (as 300 vagas anunciadas no artigo), tem os empregos também nos fornecedores de peças/componentes para o carro.

        • Luciano RC

          Isso são empregos diretos. Ele gera inúmeros empregos indiretos. Fornecedores, concessionários, cegonheiros, etc.

        • Ernesto

          Desculpe-me, mas você está tendo uma visão muito limitada.

    • Nicolas97

      Para importar precisa exportar, caso contrário o câmbio explodiria, Além disso são trabalhadores adicionais, só para montagem final do carro, usando partes prontas, em volume baixo de inicio de produção,, A fabricação dos componentes demanda 10x mais pessoas, da fabricação do aço, plástico, etc. A Indústria Automobilística gira em torno de 15~20% do PIB.

  • Tochio

    Não vejo graça nesse carro !!

    • Airplane

      Sem dúvida é um carro sério.

    • Marcelo Martins Ferreira

      Eu tb não vejo, é tão sem graça qto o Fit, é bom os japas da Honda abrirem os olhos pois acho que esse carro vai ser um concorrente direto do Fit.

  • afonso200

    to vendo que vao tirar as versoes top do etios

    • Airplane

      Sim, as “Platinum” !

  • CanalhaRS

    Provavelmente será um bom carro. Mas que desenho medonho…

  • Calibra vermelho 95

    Não é o mais bonito, mas tb não é feio. O sedan acho até atraente. Se a Toyota posicionar bem o Yaris, vai vender muito! A força da marca Toyota é muito grande. Quem tem menor poder aquisitivo, sonhava com um Corolla mais barato. Daí veio o Etios em 2012, só que…o design e interior desanimaram muito os possíveis compradores. Agora o Yaris pode ser a redenção da Toyota, e pra ser entre os 10 mais vendidos terá que roubar cliente dos concorrentes – Onix, HB20, Ka, Polo e Argo. E para isso vai ter que ter um preço atraente Toyota, não tem jeito!

    • Marcelo Martins Ferreira

      Acho mais provável que roube clientes da Honda, acho que esse carro vai brigar mais com o Fit , e o sedã com o City, Cronos e Virtus.
      Onix, Ka e HB20 é outra faixa de preço, muito difícil esse carro ter um valor agressivo para entrar nessa briga.

      • Airplane

        Tens razão pois é o Etios que já briga com Onix, Ka e HB20.
        O Yaris brigará com Fit, Polo e Argo.
        O Yaris Ativ (sedã), por sua vez, concorrerá com City, Cobalt, Versa, Virtus e Cronos.

        • Marcelo Martins Ferreira

          Sim, concordo !

  • Racer

    Eu gostei do desenho, só o parachoque traseiro do sedan que poderia ser menos “redondo”.

    Estive em Foz do Iguaçu nesta semana. A variedade de modelos que existem no Paraguai é grande. Tem modelos da Toyota que nem passaram perto de aparecer por aqui.

  • Tosca16

    Esse hacth se tivesse um logo da BYD eu ia dizer que era um modelo híbrido ou elétrico kkkkk.

    • Ernesto

      Se tivesse logo da BYD você ia elogiar por ser chinês, né Tosca16? Rsrsrs

      • Tosca16

        Ia dizer que é mais um elétrico kkkk

  • Wolfpack

    Essa fornada da Toyota tá muito, mas muito estragada. Para esses carros ficarem feios, devem melhorar muito. O Ethios é carro do ano em design se comparado a isso ai. Acho que os caras ficaram arrogantes e pensam que vendem qualquer coisa, coloque m e r d a dentro de uma lata com simbolo da toyota e vende, principalmente entre o público pouco letrado e pouco afeito ao mercado, desenvolvimento automobilístico.

    • Ernesto

      KKKKKKKKKK!!!

  • Adriano Lius II

    Se por uams rodas esportivas 17 ou 18, acho que da pra engolir com uma boa dose de wisk .

  • Pedro Cunha

    Já prevejo comentários como “mini-corolla”, talvez a própria TOYota o faça, como a VW fez ao chamar na publicidade o polo de “mini-golf”.

  • Cosi fan Tutti

    Esse carro vai ocupar o nicho que antes era do Corolla, é assim, o que antes era o preço dos médios agora vai ser o preço destes, e os médios vão passar a ser grandes, passando dos 100 mil.

    • Volkswagen Virtus

      E sedan médio vai virar “luxo” para o brasileiro médio?

  • NYC_Man

    Ruim é que esse carro vai jogar preço do Polo e do Arco lá para cima.
    Vai chegar custando mais e em seguida as duas concorrentes vão precisar subir tb

  • Ricardo

    Tomar o lugar do Etios eu duvido, até porque a faixa de preço do Etios é abaixo do Polo, Vitrus, argo, Fit e City que devem ser concorrentes do Yaris, e duvido muito que a toyota use o Yaris que vai ter o CVT na faixa de preço do Etios, creio que Etios como vende bem ainda fique como carro de entrada e o Yaris como premium.

  • Cincinato

    Não sou fã da Toyota, mas esse carro vai vender igual pão quente.

  • Handlay P.B.

    O Yaris tem um design bem agradável, mas os motores não chamam atenção, porém, os potenciais clientes verão a logo da Toyota no carro e não se importarão com isso, porque é Toyota!!! Quando esse carro for adaptado ao Brasil e ter a fábrica com produção avultada, a briga entre os carros do segmento será boa. Porém, se o Yaris ser líder no segmento, o principal motivo pode ser a logomarca estampada na carroceria…

  • Danilo

    Se chegar a preços de Argo e Polo (Argo concorrendo com a versão de entrada e o Polo com a 1.5) vai tomar bastante venda dos dois. Quem não preferiria levar um Toyota (que não seja feio como o Etios) pra casa ao invés de levar um Fiat ou VW? É a chance do sujeito da classe C sair de uma marca “renqüem” pra uma marca de mais renome ( assim como foi o caso Ecosport/Duster para os Renegade/HRV).

  • Lucas

    Esse carro transpira pobreza de materiais e design só de olhar, é impressionante. Nunca andei nele, mas já sei que o Polo é melhor em qualquer aspecto imaginável.

    • Rafael Guerra

      Polo e aquele painel de Passat 87? Carro muito sem graça, enjoa só de entrar, cintura e painel alto, assentos traseiros claustrofóbicos. Já vi o carro, mas vou fazer o test drive pelo ao menos para ver se existe essa superioridade técnica toda que o vendedor da VW fica vomitando. O vendedor chegou a dizer que pelo fato do carro ser 5 estrelas em segurança, se bater de frente com um Honda Fit o Fit deforma, o Polo não…..kkkkkkkkk

      • Marcelo Martins Ferreira

        O painel e principalmente o console central é bem de Passat mesmo !

      • Ernesto

        Provavelmente você fará o test-drive e continuará a falar mal do carro.

        • Rafael Guerra

          Realmente o carro não me vestiu e nem me encantou, mas não significa que posso ter uma outra opinião dirigindo ele, normalmente minhas experiências em dirigir volkswagens são bem agradáveis, exceto pelo Gol 1.0 G4, aquilo é em carro ruim em todos os aspectos.

  • Gambixx

    Exterior e interior de carro dos anos 90. Mas mesmo assim deve ter a boa mecânica da Toyota e é melhor que o Feiétios.

  • Paulino Lino

    Duas ABERRAÇÕES !!!!!

  • Phabeew (Phabeew)

    Horríveis. Não serão páreo para Polo/Virtus. Serão sucesso na praça, os taxistas adoram a mecânica Toyota.

  • Guh MDNS

    A Toyota consegue fazer carros mais feios q o Etios, ave maria!!!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email