Hatches Mercado Montadoras/Fábricas Sedãs Toyota

Toyota Yaris já demanda 145 vagas para linha de produção

Toyota Yaris já demanda 145 vagas para linha de produção

A Toyota já iniciou o processo de contração de pessoal para a produção do compacto Yaris no Brasil. Nessa fase inicial, 145 pessoas serão admitidas, mas a empresa divulgou que 300 postos de trabalho serão abertos em Sorocaba-SP para a fabricação do novo carro, que começará no segundo semestre de 2018.


Com investimento de R$ 1 bilhão, a planta de produção de Sorocaba terá sua capacidade produtiva ampliada, mas por ora, a Toyota prefere manter o ritmo com limite em 108 mil carros por ano, o que foi alcançado após investimento em 2015. Recentemente, a empresa revelou que terá terceiro turno em suas fábricas a fim de atender a demanda e promover um crescimento na região, envolvendo assim as duas fábricas de veículos no Brasil (Sorocaba e Indaiatuba) e a outra localizada na Argentina (Zárate).

Toyota Yaris já demanda 145 vagas para linha de produção

A Toyota conseguiu ampliar as vendas em 7% na América Latina e 5,3% no Brasil, mas reconhece que sem ampliar a produção, não conseguirá manter o ritmo de crescimento. Nesse cenário, o Yaris aparece como impulsionador de vendas da marca, já sendo bem-sucedido no mercado asiático e já com presença na Argentina.


Até o momento, a Toyota revelou oficialmente a produção do Yaris em versão hatch, mas já se fala no sedã como companheiro no portfólio nacional. Este último já está presente no mercado do Sudeste Asiático e prepara sua chegada na Índia, onde anda sendo visto em testes. Ambos têm chances muito boas de vender bem por aqui e até superar as atuais marcas dos Etios e Etios Sedan, que possuem um apelo visual menor.

Toyota Yaris já demanda 145 vagas para linha de produção

O Toyota Yaris deve assumir com o tempo a posição do Etios, tendo assim uma proposta melhor para poder entrar de vez no Top 10 do ranking nacional, onde a marca consegue manter o Corolla há bastante tempo. Assim, o novo compacto baterá de frente com Fiat Argo e Volkswagen Polo, propondo unir um carro de entrada com conteúdo de compacto premium. Os motores atuais VVT-i Flex 1.3 e 1.5 deverão ser mantidos no hatch, talvez com uma atualização no segundo caso, a fim de ampliar a potência. Já o câmbio automático de 4 marchas deve ser trocado por um CVT, mais eficiente.

No caso do Yaris Sedan, o três volumes da Toyota também terá dois rivais de peso: Fiat Cronos e Volkswagen Virtus, ambos chegando quase ao mesmo tempo no mercado. Diante deles, a mesma receita de motor 1.5 VVT-i do Etios Sedan seria a saída, mas evidentemente com câmbio CVT. Cabe o motor 1.8 do Corolla oferecido para frotistas e clientes PCD? Provavelmente sim, o que permitiria ao sedã compacto ocupar a faixa que o médio abandonou no varejo.

Toyota Yaris e Yaris Sedan 2018 – Galeria de fotos

Toyota Yaris já demanda 145 vagas para linha de produção
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email