A Toyota marca presença no mercado de sedans compactos com o Yaris, que rivaliza com Onix Plus, Virtus, City e Versa.
O modelo tem apenas opção com motorização aspirada, se posicionado de forma mais conservadora que Onix e Virtus, por exemplo.
A versão XS é a intermediária e avaliamos uma na concessionária. A unidade avaliada contém alguns itens opcionais que não vêm de série, como soleiras, frisos e sensores de estacionamento.
Os detalhes você confere abaixo:
A Versão XS parte de R$ 115.490,00 e vem de série com:
7 airbags, controle eletrônico de estabilidade e de tração, luzes de rodagem diurna (DRL), assistente de subida, TSS (Toyota Safety Sense) com sistema de pré-colisão e alerta de evasão de faixa, rodas de liga leve 15″, aerofólio traseiro, acabamento interno do volante e das portas em couro e dos bancos, parte em couro, parte em tecido, central multimídia 7″ com 4 alto-falantes, 2 tweeters, conexão Android Auto e Apple CarPlay, Smart Entry, sistema de destravamento das portas por sensores nas chaves e mais.
Desempenho mediano com motor robusto
O Yaris é equipado com o motor 1.5 Dual VVT-i, que rende 110 cv e 14,9 kgfm de torque no etanol, enquanto na gasolina são 105 cv e 14,3 kgfm de torque.
A transmissão é do tipo CVT com modo semi-sequencial de 7 velocidades.
Com esse conjunto, o Yaris acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 12s, enquanto sua velocidade máxima é de pouco mais de 170 km/h.
Os números são aceitáveis dependendo da preferência do usuário, porém ficam bem aquém de seus rivais turbo.
Tanto a transmissão quanto a motorização são conhecidos por sua robustez e confiabilidade.
O Onix Plus faz o 0 a 100 km/h em cerca de 10,4s e tem velocidade máxima limitada a 187 km/h.
Já o Virtus TSI tem o 0 a 100 km/h próximo dos 10,5s e velocidade máxima de 201 km/h.
O City, mesmo não sendo turbo, também anda melhor, de 0 a 100 km/h em cerca de 10,5s, com velocidade máxima de 186 km/h.
Falando de consumo, o Yaris, no etanol, faz 9,2 km/l na cidade e 10,6 km/l na rodovia.
Na gasolina, faz 12,7 km/l e 14,9 km/l respectivamente.
O Honda City tem números de consumo muito parecidos com o Yaris.
O Onix Plus, com motor turbo e câmbio automático, faz, no etanol, 8,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na rodovia.
Na gasolina, são 12,1 km/l na cidade e 15,8 km/l na rodovia.
O Virtus tem números de consumo parecidos com os do Onix Plus.
Design merece atualização
Perante os rivais, o Yaris demonstra mais sinais de cansaço, com design defasado em relação à concorrência.
Visto de frente, a porção central do para-choque é inteiramente acabada em preto, se unindo à grade inferior, dando um certo aspecto de agressividade (mesmo que pouco).
O conjunto lembra um pouco o Corolla de geração anterior, somado aos faróis com desenho pontiagudo, voltados para o logo da Toyota.
A grade superior é bem simples, com linhas horizontais, termina em um detalhe prata que abriga o logo da Toyota, de fundo preto e linhas cromadas.
Nas extremidades do para-choque, um rebaixo abriga os faróis de neblina, que têm um acabamento preto. O conjunto traz uma ligeira esportividade para a dianteira.
O capô tem vincos que seguem em direção ao acabamento no meio da grade superior e uma dobra em direção ao meio dos faróis.
As rodas de aro 15” não chamam a atenção, seja pela cor ou pelo desenho, mas de qualquer forma combinam com a proposta conservadora do modelo.
O teto tem uma caída suave, que continua até o porta-malas, quase sem mudar sua angulação até o final da carroceria.
As lanternas são grandes, se estendem (e bastante) em direção à lateral.
A maior parte da área delas é vermelha, mas a porção inferior transparente.
Na tampa do porta-malas, o logo da Toyota, o modelo “Yaris” e a versão “XS” estão presentes nos emblemas cromados.
O para-choque é totalmente pintado na cor do veículo.
Interior de qualidade, com desenho sóbrio
Obviamente, não se trata do interior de um carro de luxo, ele ainda é um carro de “entrada”, apesar do preço.
A qualidade dos materiais utilizados na construção é nitidamente melhor que boa parte dos seus rivais nas versões intermediárias.
Na forração de portas, boa parte recoberta por materiais de toque macio, tem um design liso, sem muitas texturas aplicadas.
O volante tem um design sóbrio, sem apelo esportivo algum, totalmente circular, com comandos multifuncionais e costuras aparentes no aro e na capa do airbag.
O cluster é analógico e possui apenas um mostrador digital, tem aros cromados e um design diferenciado, com mostradores parcialmente sobrepostos, foge um pouco da mesmice que está tomando conta dos clusters digitais.
A multimídia fica encaixada no painel, sendo mais funcional que estética, passa batido no conjunto e não chama tanto atenção como de alguns modelos.
Nas unidades 2024/2025, a multimídia foi substituída por uma versão mais nova, mas conceitualmente não houve alteração no conjunto.
O ar-condicionado digital traz um pouco mais de sofisticação para o sedan.
O console central, assim com a manopla do câmbio, são bem simples e com um desenho ultrapassado, parecem ter vindo de um projeto de algumas décadas.
Os bancos têm uma mescla de tecido e couro, interessante pois traz conforto e sofisticação para o conjunto.
O espaço para as pernas no banco de trás é bom.
Vende mais que City e Versa, menos que Onix e Virtus
A categoria de sedans compactos é bem disputada, pelo menos da segunda colocação para baixo.
O líder Onix Plus reina absoluto no segmento, no acumulado até julho de 2024, emplacou 34.771 unidades.
O segundo colocado, Virtus, emplacou quase metade, 17.982 unidades.
O Yaris está na terceira colocação, tendo emplacado 12.063 unidades.
City em quarto com 7.901 e Versa em quinto com 7.277 completam o ranking.
O mercado gosta do Yaris, basta ver que é o que tem o visual mais cansado, menor desempenho e só ganha de alguns modelos no quesito acabamento e robustez.
Se a Toyota acertar a mão na nova geração do modelo, arrisco dizer que podemos ter uma reviravolta no segmento.
Porém, como a montadora costuma ser comedida em suas apostas, provavelmente não haverá versão turbo, motorização que caiu na graça dos brasileiros.
Sem essa opção, provavelmente não será capaz de brigar com Onix e Virtus, mantendo a competição restrita à medalha de bronze.
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