Finanças Governamental/Legal Mercado

Trabalhando para pagar imposto

De acordo com dados do estudo “Os dias trabalhados para pagar tributos – 2011” do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), até o dia 29 de maio, o brasileiro terá trabalhado apenas para pagar imposto. Em média, nós brasileiros superamos países como Estados Unidos, onde os americanos trabalham 102 dias para pagar os impostos.

Segundo o IBPT nós precisamos trabalhar 149 dias por ano só para sustentar a carga tributária imposta pelos governos federal, estadual e municipal. Na Suécia, os habitantes trabalham 185 dias para pagar impostos. Mas, há uma simples diferença entre o Brasil e a Suécia, o governo da Suécia por exemplo, oferece serviços de primeiro mundo, como educação, saúde e segurança pública, afirma o presidente do IBPT.

A cada dia que passa, a quantidade de dias trabalhados para pagar tributos só aumenta. Em 2007, eram 40% do comprometimento com a renda bruta, esse ano deverá ser de 40,82%. E os impostos embutidos em nossos carros não são nada diferentes: também são abusivos.

Cada classe social contribui com uma parcela de dias diferentes: classe baixa precisa trabalhar 142 dias por mês; a classe alta trabalha 152 dias e a classe média, 158 dias para sustentar os tributos cobrados no País, destinando 43,29% de sua renda bruta.





  • João Paulo Roquete

    Tá triste a situação! Por dia vejo umas 6 matérias aqui no NA falando de desrespeito ao consumidor, impostos altos, governo compra jetta pra senador… tá f*da esse país!

    • x60

      *** Vereadores

      • João Paulo Roquete

        é tudo do mesmo saco…

      • vinicarioca

        pra senador tbm compraram recentemente…

    • Hodney

      O brasil é um país sem solução. A solução seria FORMATAR por completo este remendo de nação.

      Do jeito em que se encontra, pior ficará.

      • DiMais

        e instalar um SO livre baseado no Linux para que todos pudessem ter acesso a ele…

  • Thiago_Matos

    Pagamos tantos impostos e vemos o dinheiro aplicado em coisas como o tal "kit que ia para as escolas públicas" R$ 1.800.000,00. e muito descaso com nossa saúde segurança e estradas e tudo mais ao nosso redor. Que é isso Brasil!

  • Robson Iecker

    O Ruim não é pagar imposto o ruim é não ter retorno do que pagamos…..

    • vinicarioca

      pagar imposto é ruim… não ter retorno é pior

    • Romulo_Max

      Totalmente correto!!
      Não tem como fugir dos impostos (a não ser que vc more no Oriente Médio), mas o problema é vc pagar tanto imposto e ver ele indo parar no lixo, melhor, indo parar na cueca de politico, nas Ilhas Cayman, nas obras superfaturadas da Copa = na mão de empreiteiro e politico… :S

      Boa hora pra falar da campanha Preço Justo Já. É só assinar a petição: http://www.precojustoja.com.br

      • tuago007

        Exato Robson!! Se houvesse retorno real pra sociedade não teríamos esse sentimento de "dinheiro jogado fora".

        • jogador

          Nunca haverá retorno justo para a sociedade porque os recursos são escassos e a demanda infinita. A sociedade brasileira tem que escolher: ou governo assume tudo ou privatiza tudo. Pagar pelos dois não dá.

      • MaiconMSouza

        Pois é bem que o NA poderia fazer uma matéria sobre a campanha #preçojustoja muito embora não tenha haver com o tema do site que é carros, mas é de cunho social e moral. ;D

        • Romulo_Max

          Até que tem bastante haver. Qr coisa mais cheia de imposto nesse país do que carro?? Vc paga imposto de tudo qnt é lado, é imposto sobre financiamento, emplacamento, licenciamento, seguro obrigatorio, impostos embutidos no seguro, impostos embutidos nos pedagios, estacionamento, inspeção veicular… metade do preço da gasolina é imposto, Imposto de Renda, Imposto de Importação (dependendo do modelo), etc… acho que esqueci varios. Te assaltam de tudo que é forma.

  • Marcelmtm

    Enquanto isso os nosso políticos trabalham 149 dias ou menos por ano…..

    • O_Corsario

      E não pagam nenhum imposto…

    • evtdesign

      Pois eu duvido que chegue à esses 149.. você quer dizer 49 né? ahahaha é osso..

      • Marcelmtm

        Hauhauhauahauha…É verdade!!! Temos q rir pra naum chorar!!!

  • bauboni

    Cada dia tenho mais convicção de que, assim que possível, vou embora deste país…. :$

    • jogador

      Escolha bem para onde vai, porque em matéria de impostos e governo temos poucos países que se safam. Li um artigo recentemente que um sueco ia se mudar para a Suíça porque ficou encantado com a eficiência do país e descreveu a burocracia sueca como torturante. kkkkkk

  • kikofar

    O país trata o trabalhador de forma burra e injusta. Se eu ganhar até 1.500 conto/mês (aproximadamente) não pago imposto de renda. Mas se eu me desdobrar, tiver 2 empregos, estudar, melhorar de cargo e de salário, aí pago cada vez mais. Na minha opinião, isso é um convite à mediocridade!!!

    Triste!

    • Marcelmtm

      Mas é essa a política do Brasil…Quanto melhor vc for mais vc se ferra. Assim vai se formando uma população mediocre que não se esforça e nem se interessa por educação, por melhorias…
      O engraçado é que os politicos que tem uns dos melhores cargos e salarios do país não se ferram. Ou seja, aqui se vc tem grana pq é honesto e batalhador se lasca, tem q declarar timtim por timtim no seu IR e td o mais…Agora se vc tem grana pq é safado ta td bem.

    • aleneo2

      mas voce acha que é mais facil roubar dinheiro de alguem que nao teve educação que nao sabe fazer conta e que nao fala direito ou de um cara que estudou e tem consciencia civica?

  • O_Corsario

    O dilema é: se tirar imposto, aumenta o consumo de forma exponencial, e isto trará uma forte inflação.
    O correto é ir desonareando aos poucos a sociedade da alta carga tributária, com austeridade fiscal e crescimento sob controle.
    Infelizmente Lula, em busca de aprovação popular, atropelou o coreto e, ao invés de um crescimento sustentado, incentivou um crescimento desordenado à base da oferta de crédito. Assim criou uma grande bolha de consumo e falsa sensação de riqueza, responsável por, entre outros males, o retorno forte da inflação.

    • Armando_Perez

      Assino embaixo e complemento, o melhor crescimento é dar incentivos fiscais para as indústrias crescerem.
      criando metas de aumento de produtividade x diminuição de impostos, fazendo as empresas se preparem para melhorar o consumo sem mexer na inflação.
      Alem de esse barbudo insano ter criado um excesso de crédito em nosso mercado, temos os juros mais altos do mundo e além de tudo a falta de educação financeira da população em geral.

      • aleneo2

        esse barbudo ferro todo mundo mesmo, nao podemos esquecer que alem disso ele ainda aumentou o gasto com funcionários publicos, nao procupou com o deficit da previdencia e nao investiu em infra-estrutura como devia.

    • aleneo2

      concordo plenamente com voce, porem tem um pequeno detalhe. a carga no inicio dos anos noventa era proxima de 23%, hoje é 40% na verdade tao fazendo o contrário. agora tem que conter o credito e desafogar a carga tributária para manter o crescimento e reduzir o imposto. porem ai arruma briga com banco e etc….
      acho q tamo é ferrado

    • Sayd_Jarrad

      o pior amigo..é que se ele voltar a se eleger, ele ganha…Os tomadores de cachaça que vivem de bolsa familia agradecem….

    • AnderPvai

      rapaz vc falou tudo, tenho propriedade rural e trabalho com construçao civil, cara é lamentavel a situaçao, na lavoura ta impossivel encontrar mao de obra (mas ta cheio de gnte ganhando bolsa familia), na construçao civil tbm, eu pago meus impostos quer eu lucre ou nao, mas nao tenho preço minimo para trabalhar na lavoura, para, no minimo nao perder, compro um terreno por 50 mil até eu vender a casa ele ja vale 70 nao posso aumentar o valor da casa pq foge do financiamento, quer dizer perdi meu lucro, ainda estou bem pq luto pra caramba e tenho varias atividades financeiras, agora dó eu sinto qndo o cara vai comprar minha casa brilhando o olho em 30 anos rsrs (realmente faz jus ao nome minha casa minha vida), ou seja, a maioria dos brasileiros que nao tem nada vive só do seu salario, vai passar a vida inteira para comprar um carro popular lixo, uma casa, e estufar os cofres do pais. cara q isso, pq? vo para pra nao dar taquicardia.

  • DiegoCasinha

    E dá-lhe imposto. Falta cobrança por nossa parte gente, se todo este imposto é arrecadado e não tem uma cobrança eles não vão investir continuaremos a ser escravos trabalhando para a elite. Apesar de todo imposto que o Brasil arrecada 35% é para o pagamento das dívidas e salário dos politicos. imaginem só, o Brasil arrecado 1 trilhão de reais o ano passado olha o quanto pesa sustentar o governo, isto que não acho justo e o resto eles desviam tudo.

  • Lucas_Gomes

    E tem gente que critica aqueles brasileiros que "só são patriotas em época de Copa do Mundo"…
    Então me dê motivos pra ter orgulho desse país!

    • Armando_Perez

      cara… dexo eu pensa final do ano te respondo… kkk (não tem o que ter orgulho)

    • betowmf

      Podemos ter orgulho do clima desse país?? awiuhewaiuheuwai pelo menos num neva, num tem terremoto e nem nada né hahahah

    • jogador

      Patriotismo é o último refúgio do canalha!
      Tem que trabalhar e ter orgulho de si mesmo e contribuir para quem está a sua volta

  • Marcos_Astra

    REsolver este problema é simples . Ninguem precisa ir para ruas jogar nada em ninguem , nada !! BAsta o povo se unir e não pagar os impostos !! SIMPLES , não quer dizer que não iremos mais pagar , apenas que não concordamos com os tais valores !!! impostos tem que ter , porém justos !!! E temos tb que ter leis para estes "PU…"do Governo , assim como para nós cidadãos . Eles Desviam milhares de dinheiro , não devolvem , e voltam normalmente !!! Nossos impostos são para sustentar esta "PUT…." que acontece . è nego comprando JETA , é funcionario fantasma a rodo , E atendimentos precario , a SAUDE , temos isso? é brincadeira !! IPVA? Imposto para vereador arrecadar … Só serve para isso . Cidades lotadas de buracos.. Você compra um carro e ainda tem que pagar R$ 1500,00 (focus) em media todo ano? Absurdo VocÊ comprou o CARRO !!! ISSO ESTÁ UMA ZONA !!! O dia que o povão PERCEBER o poder que TEM !!! não precisa fazer nada . Estado A – ninguem para IPTU , Estado B mesma coisa !! Isso tudo vai ser modificado !! rapido !!! COm politico só tem uma maneira – É mexer onde MACHUCA !! e onde é? NO BOLSO !!! Como fazemos ? Basta não pagar os impostos, será a maneira de nosso protesto. não pagar Não é crime . ta na lei !! É usar a LEI DELES contra eles próprios !!!

    • bittcorp

      IPVA é imposto estadual e IPTU é municipal…
      A maior parcela dos impostos que pagamos está embutido no valor dos bens que compramos… (ICMS, PIS/COFIS, CIDE, etc)

    • 3dimensional

      Sempre pensei nisso.
      Mas brasileiro é o povo mais desunido que existe…
      Ninguém quer botar a cara pra bater.

      Como exemplo veja a classe caminhoneira que se diz tão unida.
      Se metade dos caras decidissem parar nas estradas em protesto, a máquina do Brasil ia ou não parar de vez?
      Masssssssss…..deixa rolar…buracos…pedágios……jornadas abusivas….

  • Sr_Andante

    O governo apenas desonerou pontualmente e temporariamente, com as reduções de IPI para aquecer a economia. Por isso eu discordo de você pois essas medidas (apesar de pontuais e temporárias) não geraram inflação. O que gerou a inflação do início do ano, por exemplo, foram os preços dos alimentos, transportes e educação (sempre no início das aulas). Eu acredito particularmente que estes aumentos foram gerados principalmente pela ganância das grandes corporações em auferir lucros e, no caso do transporte, mormente o público, do fator eleitoral (a moeda de troca dos empresários de transporte público que financiam os governadores eleitos é sempre aumento abusivo no preço das passagens, com anuência tácita do governo e à revelia da capacidade de pagamento população).
    A oferta de crédito feita pelo governo anterior, na verdade foi oferta, em sua maioria, de micro-crédito o que, mesmo gerando um risco 'sub-prime', devido à seu montante de menor vulto não representa risco macro-econômico. Além disso, para setores como micro e pequenas empresas, há a proteção de fundo garantidor.
    Portanto, não acredito que esta seja uma bolha, haja vista o risco calculado, mas sim política de elevação do bem-estar social das faixas de renda mais baixa, por adquirir bens de consumo, moradia, custeio e investimento agropecuário e no caso de empresas, bens e de produção, custeio e financiamento, pagando juros mais baixos e sendo beneficiada por medidas fiscais pontuais.
    Quanto a sensação de riqueza, creio que a inaceitável carga tributária (contra a qual os governos nada fizeram e nada fazem para combater), faz com que a classe média tenha esta sensação. A camada mais pobre, que paga menos impostos, não sente esta sensação, mas sofre, isso sim, com qualquer aumento da inflação que é provocada, na minha opnião, pelas consequencias do sentimento de ganância das grandes corporações e compromissos dos administradores públicos com seus financiadores de campanha, mandando o povo às favas.

  • Sr_Wilson

    são cerca de 200 reais por mes de pedágio (quando morava em SP esse valor era de pelo menos o dobro) 700 de escola 500 de plano de saude 400 de condominio, traduzindo eu pago 21.600,00 por ano para coisas que estão garantidas pra mim pela constituição, na verdade por coisas que são a justificativa do governo para tantos impostos, traduzindo eu trabalho 250 dias por ano pra pagar imposto se juntarmos esses valores. eu trabalho até o começo de setembro só pra pagar impostos.

  • Vieira_Dias

    É uma falta de respeito…
    pagamos muito para o governo e recebemos pouco…
    os memso que acontece na compra de carros…
    lol

  • felipeRJ

    Pensa no motivo de os tributos serem tão altos… Muitos vão dizer corrupção, mas eu digo assistencialismo.

    O caixa (ou conta bancária) do governo é igual à uma caixa d'água. Quanto mais água é usada, mais água tem que entrar.

    O governo brasileiro é o que mais gasta dinheiro com "redistribuição de renda". A cada novo bolsa família, mais dinheiro precisa entrar na caixa d'água.

    Quem estuda sobre tributos (impostos) costuma pensar na carga tributária líquida. Que é a carga tributária abatendo os bolsas famílias da vida. Quando fazem esse abatimento o Brasil fica bem na média mundial.

    Atualmente a classe média paga muito imposto pra poder ajudar que não tem dinheiro. E a classe alta? Sonega.

    Acha que deve mudar? Para de apoiar que o governo de dinheiro aos menos afortunados e cobre que de educação de qualidade. Sabe o lema "ensinar a pescar"?

    Pois é. Falo isso porque trabalho com isso e vejo de perto o que acontece de fato.

    As indústrias apoiam as campanhas pra reduzir impostos. Mas apoiam também os governo que criam bolsas qualquer coisa. Logo só haverá uma saída se o povo não abrir o olho: abaixar o imposto sobre as indústrias e umantar o imposto sobre a classe média. Afinal a caixa dágua não pode ficar vazia.

    Tirou dinheiro de algum lugar, tem que entrar de outro.

    Abraços,

    Felipe.

    • pfcmacedo

      O que da mais voto: Bolsa familia ou investir em escolas melhores??? Pro brasileiro é receber a esmola do bolsa familia, muitos nem trabalham pra receber o auxilio.
      Quem se prejudica com isso é a classe media que não recebe nada, paga muito e ainda não tem serviço algum

  • Pedro_Lourenco

    Lula-lá, brilha uma estrela…Lula-lá, cresce a esperança…quem mandou votar no "pai dos pobre"? Agora guentaaaa!!!!

  • betowmf

    Tomara que exploda logo, e que o Brasil comece a falir. Quem sabe assim os governantes tirem as suas bundas gordas da cadeira e coloquem a mão na massa.

    • jogador

      Já explodiu! e da maneira mais engraçada: com muito dinheiro nunca antes visto. A indústria nacional tá asfixiada com a concorrência chinesa e o câmbio, o que revelou o que todo mundo sabia: O Brasil é muito caro!

  • epa

    Vai piorar!
    Político Brasileiro está cada vez mais cara de pau, e o povo cada vez mais passivo.

  • betowmf

    Acho que tinha que deixar essa materia no topo, pra todo mundo ver !

  • MovidoàLenha

    Trabalhamos tanto para q para encher o bolso dessa corja VOTEM EM BRANCO se n tem um politico honesto votem assim e a melhor forma

    • pfcmacedo

      Acho errado tambem, votar em branco só diz que voce se abstem de decidir logo concorda que qualquer um seja eleito. Acho que devemos é procurar politicos honestos na hora de votar, são poucos porem existem mas eles acabam não conseguindo ganhar pois ser honesto não da voto, politicagem e uso da maquina publica faz o eleito. Infelizmente. Quer um pais melhor, comece por você(todos os brasileiros "você" é modo de falar). Ensine seu filho que acabe com o jeitinho brasileiro, se vc e seus descendentes fizerem já melhora e que sabe um dia a maioria não faz

      • Movido à Capim

        existem como e minoria acaba sendo desprezado por falta de apoio

  • exmarujo

    Aqui na Bélgica trabakha um pouco mais, de 1 de janeiro até 31 de junho é para o governo, ou seja 6 meses, o que me anima um pouco é que em 5 de julho estou dentro de um avião e para bem longe daqui:D

    • tuago007

      Exmarujo, mas existe qualidade nos serviços públicos pelo menos?

      • jogador

        Isso de pagar impostos e ter serviço publico de qualidade é uma grande ilusão social democrata. Por que você acha que a divida de vários países europeus explodiu? Impostos não são suficientes para custear isso tudo.
        Eles estão parecendo a gente há 30 anos e vemos hoje no que deu (acreditem, já tivemos saúde e educação de qualidade no Brasil)

  • SilasCoul

    Pagamos tanto e cada malandro político vai pegando um pouco. Começa em Brasília, dps governadores e deputados roubam mais um pouco, dps prefeitos e vereadores, dps diretores de escolas, hospitais… e só deve chegar no povo uns 40% do total pago.

  • joaopbezerra

    A diferença é que a classe baixa e média são quase que obrigados a pagar, porque senão terão nomes sujos, e etc, enquanto quem é de classe alta (alta mesmo, e não quem compra Corolla Altis em 60x e se acha) consegue driblar muito imposto.

  • CanalhaRS

    Diante desses números não resta muito o que fazer a não ser ir pra rua e botar a boca no trombone. Ficar em casa olhando futebol e tomando cerveja não vai resolver o problema.

  • pfcmacedo

    Olha só que potencial temos, um pais extremamente agricultavel, com bens naturais sobrando, não temos terremotos, tsunamis, neve etc. Mesmo assim não conseguimos evoluir me arrisco a dizer que nenhum pais no mundo tem tanto potencial para ser potencia como o Brasil porem com a mentalidade da população (sim pois que coloca os politicos la é a população) e dos politicos nunca chegaremos a lugar nenhum

  • Cil

    E vamos ter que trabalhar um bocado mais para bancar o assalto público para financiamento de campanha, como querem as belezinhas alojadas lá no congresso. Dentro em breve, pagaremos uns 40 mil por QQ graças a esta palhaçada. Aqui em Aracaju está uma revolta generalizada porque o tal laudêmio subiu em alguns casos 2000%.

    A piada maior. Um geógrafo determinou que a região de maré fica a 60 metros da costa e o laudêmio só pode ser combrado de terrenos a até 33 metros de distância da maré. Ou seja, os terrenos de laudêmio estão em pleno oceano. As pessoas são roubadas na cara dura!

  • Marcos_Astra

    Pessoal POrque os tributos seja de qualquer coisa São altos? A resposta é simples , Eles são altos , absurdos porque NÓS RECLAMAMOS e PAGAMOS !! Enquanto continuarmos a PAGAR sempre serão ALTOS e cada vez mais !!!

  • Hodney

    Se vocês forem observar, o brasileiro precisa pagar mais de 6 meses de trabalhar e ainda arcar com saúde e educação, já que esses itens o brasil não garante ou dá por meio de serviços "inexistentes".

    Na escola pública, o serviço é para transformar os estudantes e um seguidor da ideologia de gramsci. Sendo burro mas convicto de ações desastrosas morais.
    Na saúde pública tem que morrer a míngua nos corredores de hospitais a lá-cuba.
    Em casa o cidadão é obrigado a pagar um sistema de monitoramento para ter uma impressão de segurança em sua residência.

    No entanto, o brasileiro precisa realmente é trabalhar 8 a 9 meses para pagar impostos e arcar para si com PLANOS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO EM ESCOLA PARTICULAR E SISTEMA DE SEGURANÇA RESIDÊNCIAL além do SEGURO DE CARRO.

    brasil! Uma tentativa inviável.

  • rodriflorencio

    Eber, corrige a frase: "142 dias por mês"
    abraço.

  • Paulo

    Não fala besteira se as empresas daqui pagasse igual ganha os americanos em menos de 40 dias pagaríamos os impostos, parem de chorar as empresas brasileiras tem lucro duas vezes maior que médias mundiais e para empresas americanas ter o mesmo valor em lucro que as brasileiras precisa fabricar e vender 4 vezes mais, ou seja, 4 vezes mais matéria prima, mão de obra, energia, logística, encargo e impostos; já foi demostrado matematicamente.



Send this to friend